Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gira-Discos - conselhos sobre modelos vs compatibilidade

3 participantes

Ir para baixo

gira - Gira-Discos - conselhos sobre modelos vs compatibilidade Empty Gira-Discos - conselhos sobre modelos vs compatibilidade

Mensagem  David Pereira 24/4/2012, 01:32

Boa Noite,
Venho pedir a vossa opinião no seguinte, quero comprar um gira-discos que tenha uma boa compatibilidade dentro dos equipamentos que tenho que são:

Colunas AKAI que pelo consegui apurar têm as caracteristicas:
3-way, 8ohms
Rated: 65w, 110w max
Driver size: woofer 10", mid 4", tweeter 3"
Dimension: H26" x L13" x D10"
Very good bass, clean, crisp highs

Amplificador Pioneer A109

Tenho alguns modelos em ideia, alguns bastante vintage mas dado os meus ainda fracos conhecimentos em sistemas audio e o budget diminuto que tenho, pedia alguns conselhos nesta matéria, a vosso ver entre a seguinte lista quais são as melhores opções?

PIONEER PL - S14 Stereo Turntable
Bang Olufsen Beogram 1001
AIWA MOD.PX E800
Onkyo Y-200D
Sanyo Plus Q25

Também achei este no OLX que me despertou alguma atenção
http://setubalcity.olx.pt/gira-discos-sony-semi-profissional-iid-345335029

Obrigado a todos
David
David Pereira
David Pereira
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 9
Idade : 46
Localização : Lisboa
Ocupação : Analista
Interesses : Vinil, Música Rock, Computadores, Revistas Antigas,
Data de inscrição : 21/04/2012
Pontos/Reputação : 23

Ir para o topo Ir para baixo

gira - Gira-Discos - conselhos sobre modelos vs compatibilidade Empty Re: Gira-Discos - conselhos sobre modelos vs compatibilidade

Mensagem  ricardo onga-ku 24/4/2012, 08:39

A resposta das colunas ( ao eixo em câmara anecóica), a julgar pela especificação do fabricante, parece bastante equilibrada mas as colunas utilizam um tweeter de cone que tem um desempenho mauzito (visível no gráfico):

gira - Gira-Discos - conselhos sobre modelos vs compatibilidade 667379803akai3wayspeake

O vendedor não indica a sensibilidade das colunas mas nessa altura as colunas eram mais sensíveis do que hoje em dia por isso a pouca potência do Pioneer deve ser suficiente, a menos que se trate de uma sala de grandes dimensões.
Atenção que o vendedor do referido anuncio está nas Filipinas. Cool

Quanto aos pratos, talvez o Pioneer seja a melhor opção.

http://vilanovadegaia.olx.pt/gira-discos-pioneer-pl-s14-stereo-turntable-iid-358676450

Ricardo
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

gira - Gira-Discos - conselhos sobre modelos vs compatibilidade Empty RE:

Mensagem  David Pereira 24/4/2012, 11:05

Obrigado pela resposta Ricardo,

As colunas parece que são mesmo essas, por acaso agora a potência de som até tá bastante grande, tanto que indo com o botão de volume até meio já fica tão alto que até pode incomodar os vizinhos, mas entendo que a nível de fidelidade pode não ser o melhor também. Eu gostei desse pioneer mas também fiquei com o Bang Olufsen Beogram 1001 na cabeça, pelo que li há quem não concorde que seja um bom gira-discos. Qual a sua opinião nessa marca/modelo em especifico?

Obrigado
David
David Pereira
David Pereira
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 9
Idade : 46
Localização : Lisboa
Ocupação : Analista
Interesses : Vinil, Música Rock, Computadores, Revistas Antigas,
Data de inscrição : 21/04/2012
Pontos/Reputação : 23

Ir para o topo Ir para baixo

gira - Gira-Discos - conselhos sobre modelos vs compatibilidade Empty Re: Gira-Discos - conselhos sobre modelos vs compatibilidade

Mensagem  ricardo onga-ku 24/4/2012, 11:25

Um gira-discos é um equipamento de precisão puramente mecânico composto por vários elementos que( todos eles) afectam profundamente o resultado e o seu desempenho depende da topologia, da qualidade dos componentes e da qualidade de fabrico.
Tratando-se de um equipamento usado há que ter em conta o estado de conservação.
Além disso requer uma afinação cuidada para cumprir a sua função da forma mais eficaz.

Como tal existem fortes possibilidades de um gira-discos usado não estar em condições, isto para além do facto que muitos equipamentos de produção em massa dos anos 70 têm um desempenho que está longe de ser aceitável.

Se o seu objectivo é a reprodução com fidelidade dos seus discos a minha sugestão é engordar o orçamento e comprar um Rega, um Systemdek, um Ariston ou um Project usado e uma célula nova.
Se para além disso aprecia equipamentos vintage, parece-me inevitável engordar ainda mais o mealheiro para evitar surpresas; deve procurar equipamentos da Thorens ou talvez os topos de gama da Lenco e uma célula nova.

Caso contrário vai comprar um traste velho que só lhe vai dar problemas e obrigar à substituição do mesmo com os custos acrescidos que isso acarreta.

Ricardo
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

gira - Gira-Discos - conselhos sobre modelos vs compatibilidade Empty Re: Gira-Discos - conselhos sobre modelos vs compatibilidade

Mensagem  luis lopes 24/4/2012, 19:47

na minha opinião (também) deves optar pelo pionner.
MAS opta sempre que possivel por poder ouvir (antes da compra)
com os teus aparelhos.
luis lopes
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2877
Idade : 57
Localização : Maiorca F.Foz
Ocupação : Motorista á espera de melhores dias...
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Data de inscrição : 19/04/2009
Pontos/Reputação : 3131

Ir para o topo Ir para baixo

gira - Gira-Discos - conselhos sobre modelos vs compatibilidade Empty RE

Mensagem  David Pereira 24/4/2012, 22:05

luis lopes escreveu:na minha opinião (também) deves optar pelo pionner.
MAS opta sempre que possivel por poder ouvir (antes da compra)
com os teus aparelhos.

A minha ideia é um Pioneer, a audição antes de comprar é que já é mais complicado se o comprar online através de alguém que não esteja perto, mas até ao final desta semana vou decidir!

Obrigado
David
David Pereira
David Pereira
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 9
Idade : 46
Localização : Lisboa
Ocupação : Analista
Interesses : Vinil, Música Rock, Computadores, Revistas Antigas,
Data de inscrição : 21/04/2012
Pontos/Reputação : 23

Ir para o topo Ir para baixo

gira - Gira-Discos - conselhos sobre modelos vs compatibilidade Empty Re: Gira-Discos - conselhos sobre modelos vs compatibilidade

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos