Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

"Thirteen Moons" - filigrana musical

3 participantes

Ir para baixo

musical - "Thirteen Moons" - filigrana musical Empty "Thirteen Moons" - filigrana musical

Mensagem  Jotace 16/9/2010, 17:03

Sei que há por aqui pessoal com gosto musical refinado. Sei que já devo alguns favores a este fórum e aos seus sempre prestáveis membros. Por isso, resolvi pela primeira vez, falar de uma banda que muito aprecio e que quase ninguem conhece, o que é lamentável.

Na sequência da recuperação do meu gira-discos, “desenterrei” um disco da minha colecção, e retirei-o assim, tambem, do canto da memória em que ele se encontrava.

Voltei a pô-lo a rodar, com a agulha a bailar-lhe em cima, e relembrei o assombro que eu estava a ouvir, e que havia conhecido pela primeira vez há quase 20 anos.

Foi em 1990 que, ao ler um artigo do Blitz sobre os “Thirteen Moons”, lhes retive o nome, apesar de nunca os ter ouvido. Algum tempo depois, comecei a ouvir rodar na rádio, num programa especifico, uma canção deles, do seu album “You will find mercy on your road”, desse mesmo ano. Tratava-se de “A moment in time”. Fiquei imediatamente agarrado.

Tempos depois, tive a felicidade de encontrar o vinil deste album, numa promoção, e comprei-o. E assim, descobri um disco precioso, dos melhores que tenho na minha colecção.

Os “Thirteen Moons” foram uma banda sueca, composto por 3 moçoilos, que durou de 1985 a 1993, ao que consta. Como muitos suecos, eram dados aos estados depressivos, decerto, e a sua musica espelhava bem esse espirito melancólico. Os dois primeiros albuns, apesar de apresentarem alguma riqueza musical, eram quase na sua totalidade, mais dificeis de digerir por serem, digamos, demasiado ... ‘bocejantes’.

Porém, em 1990 lançaram o seu terceiro trabalho, e que viria a ser o ultimo (infelizmente), o tal disco que eu tenho, em que pela primeira vez eles conseguem sacudir a melancolia extrema, e elevá-la a um estado de bom gosto que fez este disco, para mim, roçar o patamar da ‘obra-prima’.

Melodias cativantes mas não de consumo imediato, orquestrações simples mas cuidadas, uma voz anasalada e melancólica, e acima de tudo uma guitarra delicada e deliciosamente filigrânica, resultaram numa amálgama unica, para a qual até hoje não consegui encontrar paralelo.

Curiosamente, uma das canções menos apelativas do disco veio a ser recriada e reinterpretada pela Alison Moyet ("the last time ever i saw your face").

Actualmente é quase impossivel encontrar discos dos Thirteen Moons no mercado. Sempre foram uma banda quase desconhecida, tanto cá como no estrangeiro.

Descobri, recentemente, que em 2006 foi editada um colectanea intitulada “Going against the tide”, que reuniu temas dos seus 3 albuns, se bem que, infelizmente tenham ficado de fora alguns pérolas do 3º e ultimo disco, em desfavor de temas ‘bocejantes’ dos dois primeiros, mas ... são contingencias tipicas da construção de colectaneas supostamente representativas de toda uma carreira. Tambem esta colectanea já está fora de mercado.

musical - "Thirteen Moons" - filigrana musical 13moons

No meio das minhas voltas, encontrei um link para um download seguro (eu já o fiz) e gratuito para essa colectanea.

É esse link que aqui vos deixo, para que, quem queira ousar ouvir, possa fazê-lo. A qualidade da conversão para MP3 até é boa, pelo que merece posterior passagem para um CD, para ouvir num Hi-Fi em condições. Não encontrei, ainda, onde fazer o download do album que tenho em vinil.

http://rapidshare.com/files/336775559/TM_gatt.rar.html

E para aguçar o apetite, e como primeira amostragem, recorro ao Youtube para vos dar a ouvir dois temas do disco que eu tanto prezo. Infelizmente, a maior parte dos (poucos) temas desta banda disponiveis no Youtube pertencem aos discos anteriores, mas consegui encontrar estes dois :

A moment in time (1990):

https://www.youtube.com/watch?v=NudD310M-3E

Going against the tide (instrumental - 1990):

https://www.youtube.com/watch?v=QoNJOTKqe7E

E só vos chateio com isto, porque sei que haverá alguém por aí, que provávelmente vai, com esta ajudinha, descobrir uns minutos de puro prazer auditivo. Eu não ganho nada com isto, a não ser obviamente, o prazer de partilhar algo que considero especial, e que tão poucas pessoas tiveram oportunidade de conhecer. "Ah, e tal... downloads... falta de qualidade... rebéubéubéu..." , dizem alguns. Pois... mas aqui, não há outra hipotese. E o som não está nada mau, para um download. 256 kbs já permitem a passagem para um CD, e uma audição satisfatória no Hi-fi. E se gostarem muito, sempre podem esfalfar-se até encontrar um vinil perdido algures, ou até, quem sabe, um CD ! Wink

Obrigado pelo tempo de antena, em meu nome, e dos extintos Thirteen Moons.


Jotace
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 30
Data de inscrição : 07/04/2010
Pontos/Reputação : 73

Ir para o topo Ir para baixo

musical - "Thirteen Moons" - filigrana musical Empty Re: "Thirteen Moons" - filigrana musical

Mensagem  Jotace 21/9/2010, 14:55


Quase uma semana depois, já quase 30 pessoas abriram este post. Isso é bom. Significa que aqui há vida. Mas...infelizmente, e até agora, foi mesmo esse o unico sinal de vida. Ora, se há coisa que a gente gosta, quando escreve num fórum, é ter feedback, seja ele positivo ou negativo. Escrever para 'mudos' não é um grande incentivo... Rolling Eyes enfim... seria pior se eu estivesse a escrever para surdos, visto tratar-se de um post sobre musica, e com musica para ouvir. Aí, existiria uma impossibilidade fisica que faria com que, de facto, eu estivesse a escrever para as paredes. Ora, aqui, mesmo que por infeliz coincidência alguem com efectiva incapacidade para falar estivesse a ler isto, existiria sempre a possibilidade de se manifestar por escrito. Coisa que ... não aconteceu.

E assim um gajo fica sem saber se alguem se deu ao trabalho de clicar nos links do Youtube para, pelo menos, ouvir, já que eu só esperaria que alguem fizesse o download após a audição, e caso, obviamente, lhe agradasse o que ouviu.

E assim, um gajo fica a achar que não vale a pena partilhar musica especial, mesmo com malta da musica (que se isto fosse um fórum de culinária talvez então não valesse a pena o esforço).

E assim um gajo fica a achar, ou melhor, fica a confirmar aquilo que já há muito tempo acha, e que é o facto de, por qualquer motivo especifico do genero humano, uma sugestão deste tipo feita por um desconhecido, ou mesmo por um amigo, é quase sempre ignorada e/ou desconsiderada, não merecendo muitas vezes sequer o tempo de uma atenta primeira audição. Mas se por acaso a musica em questão fosse divulgada na rádio ou na TV, já teria toda a credibilidade e atenção do mundo, porque teria sido "descoberta" por cada um, através de uma via supostamente credivel, em vez de nos ser como que... imposta através de um canal sem status, ou seja, outra pessoa. Resumidamente: as portas dos nossos ouvidos só se abrem á musica, depois de aberta a fechadura do preconceito. Hmmmm...ainda um dia hei-de escrever um livro sobre isto... Rolling Eyes . Tenho é que o anunciar na TV, para ser bom e vender bem. Razz




Jotace
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 30
Data de inscrição : 07/04/2010
Pontos/Reputação : 73

Ir para o topo Ir para baixo

musical - "Thirteen Moons" - filigrana musical Empty Re: "Thirteen Moons" - filigrana musical

Mensagem  joevalve 21/9/2010, 15:49

Caro jotace

Acho muito bem que divulgues música, em especial daquela que tu gostas e que achas deve merecer a atenção dos foristas.

Mas o gosto pessoal é uma coisa tramada e por isso não podes ficar melindrado com o facto de apenas 30 participantes se terem dado ao trabalho de abrir o teu post que foi colocado com a melhor das intenções. Afinal não existe aqui nenhuma obrigatoriedade nem a importância do teu post se pode medir pelo número de visualizações.

Acho sinceramente que estás a dar muita importância a esse facto e depois a generalizar negativamente. Dou-te um exemplo: podem anunciar o que quiserem na TV acerca de música actual cantada em inglês, dizer que aquilo é a melhor coisa do mundo e arredores que para mim é lixo pois os meus gostos vão noutra direcção e como eu há milhares de pessoas que não ouvem o lixo da nossa rádio, as playlists, não gostam de música pimba nem de morangos com açúcar, nem de telenovelas, não são compradores compulsivos de tudo o que dá na tv. Basta ver o panorama cultural das nossas televisões para se perceber que a cultura não é bem a sua prioridade (exceptuando o canal 2) pois o que interessa é prender audiências e facturar publicidade para poderem sobreviver e pagar aos seus funcionários entre outras coisas.

Habituei-me desde novo a ouvir música cantada em inglês (mas que não tem nada a ver com a actualidade) e por isso curto bastante a música dos anos 60 e 70 e como raramente passa na rádio, olha tento sacar os originais que conheço.

Por isso apenas te posso dizer que não desanimes, continua nesse caminho que haverá certamente quem se delicie com os teus posts e vá ouvir a música que propões (mesmo que sejam poucos como agora sucedeu).

cumps

jose mario


joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

musical - "Thirteen Moons" - filigrana musical Empty Re: "Thirteen Moons" - filigrana musical

Mensagem  Jotace 21/9/2010, 16:05


Grande vinilsuporter, obrigado pela tua atenção, mas não leves isto demasiado a sério, ok? Smile Eu não fiquei melindrado. Já escrevo em fóruns há mais de uma década e estou já bastante calejado em relação a estas coisas. Wink É claro que aprecio o feedback. Toda a gente aprecia, senão os fóruns não existiam. Mas estou habituado a, por vezes, não o ter. Porém, não quis deixar de, em jeito de provocaçãozinha, dizer algo que nunca tinha dito, mas que constato ser a pura da verdade, e tu acabaste de o comprovar: elegeste uma época para ouvir, e segundo percebi, terás fechado os ouvidos ao resto, independentemente de poder ser brilhante e diferente. Eu sou da geração dos adolescentes dos 80's, mas continuo a dar atenção ao que se faz agora, á procura de algo com que me identifique. É claro que a maior parte das vezes não gosto, ou simplesmente me é indiferente, porque enquanto para os putos é novidade e acham o máximo, para mim, e para ti, são cópias reles de coisas que já ouvimos ao longo dos 30 ou mais anos em que curtimos musica. Mas ás vezes... ás vezes aparecem umas coisas novas, e frescas, e giras, e boas! E não estou a falar de gajas... Twisted Evil

Jotace
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 30
Data de inscrição : 07/04/2010
Pontos/Reputação : 73

Ir para o topo Ir para baixo

musical - "Thirteen Moons" - filigrana musical Empty Re: "Thirteen Moons" - filigrana musical

Mensagem  manel1 21/9/2010, 19:48

Viva Jotace

O facto de não haver feedback não significa que não se investigue a música. Nem sequer vi os links, li as suas primeiras palavras e fiquei de imediato com curiosidade de investigar, só depois li o resto do post. Por acaso gosto da música e estive a pesquisar um pouco no ebay, infelizmente não tive sorte, mas não vou desistir.
Isto de música é algo cujo gosto é muito pessoal, mas quando estamos abertos a sugestões podemos descobrir algo de cativante em músicas que normalmente nos passam ao lado, principalmente quando as descrevem com tanto fervor como você o fez. Se algo nos toca profundamente , pode ser que também diga algo a outras pessoas, e se assim for já valeu a pena a divulgação, continue assim, divulgue.

Cumprimentos

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

musical - "Thirteen Moons" - filigrana musical Empty Re: "Thirteen Moons" - filigrana musical

Mensagem  Jotace 21/9/2010, 23:44


olá Manel. Smile É por eu saber a dificuldade extrema em encontrar discos deles, que propus o download. De outra forma não o faria. Mas de facto... é a unica alternativa. E gravei para CD e meti no Hi-fi, e não resultou nada mal. E se você gostou, muito provávelmente é um homem com bom gosto. Wink

Jotace
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 30
Data de inscrição : 07/04/2010
Pontos/Reputação : 73

Ir para o topo Ir para baixo

musical - "Thirteen Moons" - filigrana musical Empty Re: "Thirteen Moons" - filigrana musical

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos