Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda para troca de amplificador

+3
Sonik
ricardo onga-ku
pianopeter73
7 participantes

Ir para baixo

Ajuda para troca de amplificador Empty Ajuda para troca de amplificador

Mensagem  pianopeter73 18/11/2010, 10:15

Bom dia,

Tenho o mesmo sistema de som há cerca de 15 anos, composto por um leitor de CD NAD, colunas Castle Trent II e um amplificador Sugden A25. Já há muito tempo que ouço ruído nas colunas, ruído esse que desaparece quando aumento o volume. De vez em quando as colunas também falham e deixam de dar som, ora uma, ora outra. Fui à loja onde foram comprados todos os componentes e eles disseram que pela descrição o problema devia ser o potenciómetro do amplificador, que teria que ser "limpo". Levei então o amplificador para reparação e ao fim de algumas semanas lá o fui buscar. Cheguei a casa e estava tudo exactamente na mesma! Levei-o de novo à loja e disseram-me que iam tentar limpá-lo melhor (desta vez não me levaram dinheiro) e lá fiquei mais uns dias sem o amplificador. Mas de nada serviu, pois quando o recebi estava exactamente na mesma. Entretanto experimentei usar um amplificador NAD emprestado e de facto já não tenho nenhum dos problemas atrás referidos, pelo que o problema é mesmo do amplificador.

Posto isto, estou a pensar em comprar um amplificador novo (ou usado, se aparecer um bom negócio). Por pouco não apanhei uma promoção da FNAC, que estava a vender o NAD C325BEE (descontinuado) por 179 € Sad

Bom, a questão é que não quero gastar muito dinheiro, de preferência não passar dos 350€. Pelo que estive a ler, uma boa escolha em amplificadores "budget" é o Cambridge Audio 340A, mas também já ouvi dizer que os CA não são lá muito bem construídos. Pois bem, que amplificador é que me recomendariam nesta gama de preços?

Gostava também de saber que lojas hi-fi recomendam na zona do Porto (se é que isto é permitido no forum).

Agradeço desde já toda a ajuda que me possam dar.

Obrigado.

pianopeter73
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 11
Idade : 51
Localização : Porto
Data de inscrição : 18/11/2010
Pontos/Reputação : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para troca de amplificador Empty Re: Ajuda para troca de amplificador

Mensagem  ricardo onga-ku 18/11/2010, 10:24

O meu conselho é que tente primeiro solucionar o problema.
Se o Sugden foi bem revisto e não faz ruído nas mãos do técnico o problema pode estar noutro lado.
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para troca de amplificador Empty Re: Ajuda para troca de amplificador

Mensagem  Sonik 18/11/2010, 16:36

Eu acoselho-o a ouvir o nad c316BEE. Dentro dos preços que refere e por aquilo que ouvi dele é imbativel. O cambridge também é uma boa opção mas quanto a mim não chega aos calcanhares do Nad. No entanto é melhor ouvir os dois e tirar as suas conclusões. Tenha em atenção as caracteristicas das colunas que possui pois tanto o Nad como o Cambridge têm cerca de 40W de potência se não estou em erro e isso pode não ser suficiente para as castle.
Sonik
Sonik
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 374
Idade : 51
Localização : Barreiro
Ocupação : Designer
Interesses : Musica, Fotografia, Ovnilogia
Data de inscrição : 07/04/2009
Pontos/Reputação : 377

http://www.almasonica.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para troca de amplificador Empty Re: Ajuda para troca de amplificador

Mensagem  joevalve 18/11/2010, 17:24

caro pianopeter73

em audio como na vida a pressa é má conselheira. se eu estivesse no teu lugar tentava uma 2ª opinião noutra entidade acreditada que pudesse efectivamente ver o que se passa com o amplificador.

já agora de que localidade és ? se fores de lx ou porto haverá montes de reparadores competentes para te resolverem o problema.

a não ser que a upgradite já esteja a bater à porta do sótão.........

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para troca de amplificador Empty Re: Ajuda para troca de amplificador

Mensagem  Digitalillusions 18/11/2010, 21:08

Boas.
Não poderá ser do selector de entradas ou do potenciómetro do Balance?
Eu tenho esse problema num amplificador e é o selector de entradas que intermitentemente não tem áudio num dos canais ou tem farfalheira e isso resolvo simplesmente seleccionando outra entrada e volto à mesma.
Experimentar outra entrada e o outro par de saídas para as colunas, se tiver, porque poderá ser também aí.
Cumps.
Digitalillusions
Digitalillusions
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 289
Idade : 57
Localização : Porto-Salvo Oeiras
Ocupação : Técnico de som RTP
Interesses : edição video - informática -
Data de inscrição : 04/10/2009
Pontos/Reputação : 405

http://www.digitalillusions.pt.vu

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para troca de amplificador Empty Re: Ajuda para troca de amplificador

Mensagem  pianopeter73 19/11/2010, 10:18

Obrigado a todos pelos comentários!

Respondendo individualmente:

vinilsuporter escreveu:em audio como na vida a pressa é má conselheira. se eu estivesse no teu lugar tentava uma 2ª opinião noutra entidade acreditada que pudesse efectivamente ver o que se passa com o amplificador.

já agora de que localidade és ? se fores de lx ou porto haverá montes de reparadores competentes para te resolverem o problema.

Sim, de facto não custa nada tentar mais uma vez, até porque penso que o Sugden é um excelente amplificador. O sítio onde o levei para arranjar, que foi onde ele foi comprado, foi na Luz e Som no Porto. Se me puderem recomendar outro local para reparação fico agradecido.

vinilsuporter escreveu:a não ser que a upgradite já esteja a bater à porta do sótão.........

Pois, isso também é um pouco verdade. Até porque o Sugden é um amplificador muito limitado em termos funcionais, pois, por exemplo, nem sequer tem comando, pelo que de cada vez que tenho que aumentar ou diminuir o volume tenho que me deslocar até ele.

Digitalillusions escreveu:Não poderá ser do selector de entradas ou do potenciómetro do Balance?
Eu tenho esse problema num amplificador e é o selector de entradas que intermitentemente não tem áudio num dos canais ou tem farfalheira e isso resolvo simplesmente seleccionando outra entrada e volto à mesma.
Experimentar outra entrada e o outro par de saídas para as colunas, se tiver, porque poderá ser também aí.

Do Balance não é de certeza porque o Sugden nem sequer o tem! É mesmo um amplificador básico, só tem controlo de volume e selector de entradas. Já experimentei outra entrada e o problema é exactamente o mesmo e pares de saídas de colunas só tem um, pelo que não posso experimentar outro.

Cumprimentos.

pianopeter73
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 11
Idade : 51
Localização : Porto
Data de inscrição : 18/11/2010
Pontos/Reputação : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para troca de amplificador Empty Re: Ajuda para troca de amplificador

Mensagem  pianopeter73 19/11/2010, 22:04

Afinal sempre consegui arranjar o C325BEE na FNAC por 179€! Agora vamos ver como é que isto toca.

Entretanto vou ver o que é que hei-de fazer com o Sugden, se o tento reparar novamente ou se o vendo. Pode ser que haja algum interessado.

vinilsuporter, obrigado pela mensagem privada. Infelizmente não consegui responder pois sou novo de mais no forum e não tenho permissões para tal.

Obrigado a todos.

pianopeter73
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 11
Idade : 51
Localização : Porto
Data de inscrição : 18/11/2010
Pontos/Reputação : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para troca de amplificador Empty Re: Ajuda para troca de amplificador

Mensagem  joevalve 20/11/2010, 19:24

meu caro pianopeter73

espero que tenha acertado na escolha que fez.

eu não me desfazia do Sugden até prova em contrário pois essa avaria deve ser facilmente resolvida por quem sabe.

não sabia desses pormenores dos novatos não terem acesso às PM.

depois dê aqui feedback do nad e das diferenças que encontra para o seu, ok ?

um abraço

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para troca de amplificador Empty Re: Ajuda para troca de amplificador

Mensagem  Lotp 21/11/2010, 00:39

Bom preço de facto, o 315BEE andou aqui a 139 euros também, é de facto uma politica de preços curiosa esta da FNAC.
Lotp
Lotp
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 119
Data de inscrição : 26/03/2009
Pontos/Reputação : 206

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para troca de amplificador Empty Re: Ajuda para troca de amplificador

Mensagem  pianopeter73 21/11/2010, 10:00

vinilsuporter escreveu:eu não me desfazia do Sugden até prova em contrário pois essa avaria deve ser facilmente resolvida por quem sabe.
Tenho que pensar o que vou fazer. Se o vendo assim neste estado (será que vale alguma coisa?) ou se de facto o tento novamente reparar e caso fique em condições comparo-o com o NAD e depois decido qual dos dois vendo.

vinilsuporter escreveu:depois dê aqui feedback do nad e das diferenças que encontra para o seu, ok ?
Sinceramente o Sugden já está com esta avaria há tanto tempo que eu já não sei o que é ouvi-lo em condições. Por isso o NAD neste momento soa-me muito melhor. De qualquer forma não sou a melhor pessoa para fazer grandes comparações, pois sempre tive o mesmo sistema de som durante vários anos e não estou habituado a ouvir vários sistemas diferentes e compará-los.

Uma coisa sei que tenho que melhorar que é o interconnect que estou a usar entre o CD e o Amp. É que um dos interconnects que eu utilizava (AudioQuest Ruby) deixou de funcionar e estou a usar uns interconnects completamente básicos, daqueles que vêm com qualquer leitor de CD. Já agora, não querendo gastar muito dinheiro, mudando por exemplo para uns Profigold daqueles que se vendem na FNAC vou notar alguma diferença?

Um abraço.

pianopeter73
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 11
Idade : 51
Localização : Porto
Data de inscrição : 18/11/2010
Pontos/Reputação : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para troca de amplificador Empty Re: Ajuda para troca de amplificador

Mensagem  Antas 21/11/2010, 11:47

Arranja os Ruby. Valem bem a pena e nada q compres por um preço ja consideravel os supera...
Antas
Antas
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 991
Idade : 50
Localização : Algarve
Ocupação : Banca
Interesses : Os meus filhos, a musica e a minha moto...
Data de inscrição : 12/05/2008
Pontos/Reputação : 595

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para troca de amplificador Empty Re: Ajuda para troca de amplificador

Mensagem  joevalve 21/11/2010, 21:37

manda arranjar os Audioquest Ruby, é um bom IC. O meu tem cerca de 20 anos (liga o phono ao amplificador) e não há necessidade de o trocar. Ir para o profigold seria "andar de cavalo para burro" ou se quiseres seria um "downgrade".

Se não tiver conserto, tenta uns "blue jeans LC-1:

http://www.bluejeanscable.com/store/audio/LC1-design-notes.htm

são excelentes e devem custar à volta de 35/40 euros (tens é de mandar vir do UK), uso uns a ligar o gira discos ao phono.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para troca de amplificador Empty Re: Ajuda para troca de amplificador

Mensagem  pianopeter73 22/11/2010, 09:59

A história dos AudioQuest Ruby é um pouco estúpida. O que aconteceu foi que a banana de um dos cabos soltou-se e eu levei-o para reparar. Acontece que estava numa fase com pouca disponibilidade para ouvir música e fui deixando o tempo passar e nunca mais fui buscar o cabo. Também tinham ficado de me ligar a avisar quando estivesse pronto e nunca ligaram. Conclusão, passou tanto tempo (mais de um ano) que eu depois não tive lata de ir lá buscar o cabo! Enfim...

Quanto a esses cabos Blue Jeans nunca ouvi falar. A qualidade é comparável ao dos Ruby?

Já agora e peço desculpa se isto já estiver um pouco off-topic, eu tenho uns suportes de colunas daqueles que assentam em cima de uns "picos" e que eu coloquei directamente em cima do chão de madeira e aquilo furou-me o chão todo! Entretanto mudei de casa e para evitar que me acontecesse a mesma coisa tirei os "picos" e estou a colocar os stands directamente no chão, o que deve ter uma influência negativa no som. A minha questão é que solução é que as pessoas aqui do forum utilizam para evitar que os "picos" furem o chão. Eu experimentei cortar umas rodelas de rolha de cortiça, mas aquilo furou na mesma e chegou ao chão. Alguma sugestão?

pianopeter73
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 11
Idade : 51
Localização : Porto
Data de inscrição : 18/11/2010
Pontos/Reputação : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para troca de amplificador Empty Re: Ajuda para troca de amplificador

Mensagem  joevalve 22/11/2010, 10:17

Para que os picos não furem o chão, há montes de objectos. O mais prático, simples e barato é colocares provisoriamente umas simples moedas de 10 cêntimos debaixo dos picos et voilá, problema resolvido. Há também umas patelas com uma cavidade no meio que fazem o mesmo efeito.

O Blue jeans é um IC que "mede muito bem", muito neutro, cumprindo a sua função que é a de não adulterar o som. Eu gosto muito dele.

Se gostavas tanto do Ruby aparece com frequência no ebay a preços acessiveis, sendo que também aparece o Emerald que é um pouco melhor.

O problema é que se o sistema não tiver resolução, mudar os cabos de pouco ou nada vai adiantar.


joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para troca de amplificador Empty Re: Ajuda para troca de amplificador

Mensagem  ricardo onga-ku 22/11/2010, 10:40

Eu apoio a recomendação do Blue Jeans, mas aposto que umas moedas de dois euros em cima de um molho de 10 notas de 5€ melhoram o "palco" e não é pouco... Razz
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para troca de amplificador Empty Re: Ajuda para troca de amplificador

Mensagem  pianopeter73 22/11/2010, 10:52

vinilsuporter escreveu:Para que os picos não furem o chão, há montes de objectos. O mais prático, simples e barato é colocares provisoriamente umas simples moedas de 10 cêntimos debaixo dos picos et voilá, problema resolvido. Há também umas patelas com uma cavidade no meio que fazem o mesmo efeito.
Boa! Como é que não me lembrei disso antes? Hoje à noite já vou tratar do assunto Smile

vinilsuporter escreveu:Se gostavas tanto do Ruby aparece com frequência no ebay a preços acessiveis, sendo que também aparece o Emerald que é um pouco melhor.
Eu por acaso acho que ainda tenho um dos Ruby lá em casa perdido, porque se bem me lembro só levei o que estava pifado para reparar. Se calhar pelo preço dos tais Blue Jean compro só uma unidade dos Ruby e fico com o meu problema resolvido.

vinilsuporter escreveu:O problema é que se o sistema não tiver resolução, mudar os cabos de pouco ou nada vai adiantar.
Traduzindo isso por miúdos... (como já perceberam eu não "pesco" muito do assunto)

onga-ku escreveu:Eu apoio a recomendação do Blue Jeans, mas aposto que umas moedas de dois euros em cima de um molho de 10 notas de 5€ melhoram o "palco" e não é pouco...
LOL Smile

pianopeter73
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 11
Idade : 51
Localização : Porto
Data de inscrição : 18/11/2010
Pontos/Reputação : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para troca de amplificador Empty Re: Ajuda para troca de amplificador

Mensagem  joevalve 22/11/2010, 11:47

ninguém nasce ensinado e é para isso que os foruns existem, para se debaterem ideias, dar e receber ajuda, descobrir novas coisas.

por isso vai com calma, ouve o mais que puderes em termos de audio e dessa "confrontação" de sons aos poucos irás amadurecendo o teu conceito individual do gosto musical, sim porque o teu gosto é isso mesmo pessoal e intransmissivel por muito que os outros te possam tentar impingir/aconselhar isto ou aquilo.

como eu costumo dizer "audio não é matemática" e não há por assim dizer soluções infalíveis, sendo cada caso um caso. comprar sem ouvir é sempre um risco, tal como viver o é.

se só tens "metade" do ruby, esquece, compra um par novo ou então vai à loja onde deixaste o outro a arranjar (se a loja ainda existir).
eu aconselhei o blue jeans LC-1 porque já o emprestei para audição a vários amigos e na sua maioria gostaram dele, alguns até o compraram e o preço é muito acessível (não chega a 50 euros com as despesas de envio), é um cabo de baixa capacidade mas há naturalmente outras opções. a decisão é tua. e não te esqueças de que quanto mais curto esse cabo for melhor.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para troca de amplificador Empty Re: Ajuda para troca de amplificador

Mensagem  pianopeter73 28/11/2010, 00:17

Boa noite a todos,

Estou decidido a vender o Sugden no estado em que ele está. Uma vez que não tenho permissões para o colocar à venda na zona de classificados, pois também não tenho permissões para enviar PMs (isto de ser novato no forum é muito limitativo...).

Para não quebrar as regras do forum, abstenho-me também de colocar aqui o valor.

pianopeter73
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 11
Idade : 51
Localização : Porto
Data de inscrição : 18/11/2010
Pontos/Reputação : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para troca de amplificador Empty Re: Ajuda para troca de amplificador

Mensagem  ricardo onga-ku 28/11/2010, 09:54

Caro pianopeter,

Essas limitações de acesso têm dois objectivos: permitir que o forista "crie" alguma credibilidade antes de efectuar quaisquer comunicações "directas" ou transacções comerciais e evitar que o fórum se torne num mercado de usados; basta dar uma espreitada na secção de classificados para se perceber que alguns foristas apenas utilizam o fórum com essa finalidade.

Cumprimentos,
Onga-ku
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para troca de amplificador Empty Re: Ajuda para troca de amplificador

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos