Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ruido HUMM em coluna activa profissional logo ao ligar 230v

3 participantes

Ir para baixo

coluna - Ruido HUMM em coluna activa profissional logo ao ligar 230v Empty Ruido HUMM em coluna activa profissional logo ao ligar 230v

Mensagem  targeting 27/11/2010, 10:24

Ora então vamos por partes....



Duas partes.



Primeira:

-Ruidos de fundo num portatil com colunas P.A.



Esta parte é um assunto que se passa com qualquer portatil que quando se usa colunas activas domesticas ou headphones não nos preocupamos com isso, pois a potencia "ridicula" envolvida serve para apenas para ouvir num quarto/sala sem aparentes ruidos de fundo...Quem pense que umas logitech 5500 ou lá o que é...dá som valente... nunca ouviu umas monitoras estudio ou de PA de 100wrms

Mas não vamos por aí....á que separar as águas... 100rms de estudio sem subwoofer dão mais pancada/qualidade que 1000w domésticos e histericos!!

Mas os ruidos de fundo estão lá SEMPRE mesmo nas domesticas/phones com o sinal a sair de um portátil... apenas não os ouvimos, pois o nivel de potencia envolvida "mascara" esses ruidos para valores domesticos aceitáveis que nem se dá por eles



Como é que este pessoal DJ ou de concertos, usam no sistema P.A o portatil como fonte sinal, sem os inevitáveis caracteristicos ruidos??



É que ligando um portatil a um sistema P.A aconteçe SEMPRE isso.

Seja que portátil for. excepto os Mac, mas esses só li sobre isso.

Quanto aos desktops a treta é a mesma...

Este video mostra o que se passou comigo... NESTE ASSUNTO!



https://www.youtube.com/watch?v=YyYb266R2-M



Pena que pequeno filtro corrente seja para o mercado americano 120v.



Ruidos de fundo, tais como disco a ler/escrever, rato a mexer.. ouve-se tudo.

Aqui o culpado é o transformador dos portateis... desde que sejam PC fazem sempre isto.



Como resolver?



-A do video... alguem sabe de algo cá na EUROPA?

-Outra solução é tirar a terra do fio do transformador, como? Simples usar fita cola na terra. Já não faz contacto. (Foi a solução que arranjei) blah blah blah... SERVE!

-Usar o Portatil só com a bateria, e os ruidos vão-se embora. (não há bateria que chegue.. duram sempre meia hora ou menos qualquer coisa)

Pelo que tenho lido os transfomadores dos portateis poluem a nivel "atómico" a rede AC "230v", e quando usados em audio... a prova dos nove está á mostra! Pareçe que deixam escapar corrente DC(bateria, só sinal para um lado) para a AC(230V, sinal para 2 lados) e depois dá no que dá. (mas aí não me estico em pormenores pois já começa a ser areia a mais para a minha camionete a nivel de electricidade)





Segunda:



Motivo da thread...

-Remover HUMMMMM das colunas activas P.A.



-Basta liga-las e tenho HUm... logo.. mesmo sem os cabos xlr de sinal ligados... ora isto não é o vulgar HUM de sinal. Tem a ver com a corrente AC e o transformador das proprias colunas...

Se fosse o "hum" de sinal .. usava os transformadores de linha/filtros... que filtram os 50hz do "hum" tanto usando os de rca ou de jack ou de xlr... conforme a ligação.

E aqui o problema até era resolvido de raiz.. pois o sinal é balanceado "XLR"



-Mas isto aconteçe sempre em qualquer coluna activa de P.A?

Usando umas monitoras de estudio a treta é mesma... HUM de fundo......... rato a mexer no PC a ouvir-se ... mas ai resolve-se! (o ruido do PC)... cortar a massa das colunas... Blah blah blhas.. ainda não morri.!! e se morrer morro feliz!



Agora como resolver o HUM do transformador das de P.A? Cortando a massa das P.A é igual ao litro... e aqui não me arrisco a tirar a massa/terra permanentemente!

A escala de voltagem/potencia é suficiente medonha para não me arriscar.



https://www.youtube.com/watch?v=aXH9asgMBx8





Um condicionador corrente irá ajudar, sim, mas tira este ruido, ou retira algum deste ruido, mesmo que seja minimo já é bom!?

http://www.furmansound.com/index.php?div=03

Não sei , peço ajuda!?

-Já experimentei ter tudo ligado na mesma regua de corrente para ter o mesmo ponto de massa = IGUAL

-Já desliguei as massas das colunas P.A = IGUAL

-Já experimentei com e sem cabos de sinal XLR ligados ás colunas com o Pre a passar som com eles ligados = IGUAL

-Já meti o volume das colunas a zero e o hum é = IGUAL

-Já experimentei ligar as colunas PA só a um cabo corrente com 50 metros noutra tomada noutra divisão da casa = IGUAL

-Já usei um filtro corrente 230v doméstico "PRIMAX" com filtragem RFI/EMI a 40db.. apenas o que notei foi menos chuva de fundo para ai 0.5%, quanto ao hum = IGUAL

(talvez redução psicologica.... pois os filtros domesticos tal como as réguas de supressão de ruidos com filtragem RFI/EMI fazem psicologia e não o trabalho)... para se reduzir a "ouvido" as RFI/EMI tem de ser um condicionador pro. Mas essas intreferencias são marginais e apenas só se usam nos "livros"....





Como é que essa malta PRO do audio se safa? Rói o hum, e aumenta o volume? sim , mas e nas paragens de som? o hum é constante... não aumenta nem diminui com o volume!

Os guitaristas, principalmente.. alguem que ajude!!!!!!!!!!!!!



Ou usam condiconadores de corrente/reguladores de voltagem Balanceados e acaba-se o assunto? Pelo que tenho visto um condicionador corrente balanceado custa tanto como uma moto de alta cilindrada!... por isso não é para todos, muito menos para mim e nem sei se a filtragem de 80db de ruidos de um condicionador balanceado resolveria este hum de transformador

targeting
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 174
Data de inscrição : 02/11/2007
Pontos/Reputação : 182

Ir para o topo Ir para baixo

coluna - Ruido HUMM em coluna activa profissional logo ao ligar 230v Empty RUIDO HUMM EM COLUNA ACTIVA PROFISSIONAL LOGO AO LIGAR 230V

Mensagem  jpinto 29/11/2010, 12:16

Primeira:

O problema é um loop de terra, o que o tal Hum X faz é reduzir esse loop sem ser tão drástico como desligar o fio de terra, veja aqui:

http://www.nonsolonews.net/thread-132-0-103036-595/how-does-the-ebtech-hum-x-work.htm

Existe a possibilidade de usar um DAC externo, em teoria com alimentação externa tem menos apetência para ruídos, ou utilizar a ligação óptica se a placa de som a tiver.

Segunda:

Considerando que o ruído é dos 50Hz da rede:
Primeiro é necessário verificar de onde vem o ruído. Será que o som vem do altifalante? ou vem do transformador?
Se for do transformador muito possivelmente deve-se à qualidade do mesmo, ou a alguma avaria do mesmo.
O melhor caminho é tentar saber se é normal esse modelo fazer ruído. Muitos equipamento utilizam transformadores de núcleo laminado (é o tipo de transformador mais usual e barato) que tem tendência para fazer vibrar as laminas do núcleo, lembro-me de umas fontes de emergência (UPS) baratas que andavam/andam pelo mercado que têm o mesmo problema.

Se o ruído é proveniente do altifalante penso que o equipamento deverá ter algum defeito, muito possivelmente nos circuitos de filtragem da alimentação.

Espero que tenha ajudado.

jpinto
jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 267
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 10/03/2009
Pontos/Reputação : 422

Ir para o topo Ir para baixo

coluna - Ruido HUMM em coluna activa profissional logo ao ligar 230v Empty Re: Ruido HUMM em coluna activa profissional logo ao ligar 230v

Mensagem  targeting 3/12/2010, 12:54

Sim ajudou!E é do transformador!
Já me conformei! Também é minimo...

agora isto:
O milagre do HUM no som , desvendado de uma vez por todas!
Quem é DJ ou usa de alguma maneira som pro , passa por isto a toda a hora HUMMMMMMMM.

https://www.youtube.com/watch?v=YyYb266R2-M


"I picked up an ebtech hum x because I've been getting a bad ground hum
when I hook up my tube reverb unit to my tube amp. Both have 3 prong
plugs. I didn't want to go with a plain old ground lift 3 to two
prong adaptor for safety reasons -- but it did work. The ebtech hum-
x also works fine, but I'd love to know how it does what it does. Any
techs out there willing to share?

thanks!!

The $90 Hum-X works *really* well. So well,
in fact, that most people think some heavy mojo
must be involved...but inside that slick little adaptor
is a very primitive (but clever) little circuit. In a
standard AC receptacle, you have three contacts -
hot, neutral, and ground. The hot and neutral lines
pass straight through the adaptor, although there's
a tap from the hot line (with a resistor) to power the
LED. The mojo is in the ground line, which has
a pair of 6A/1kV diodes between the wall ground
connection and the adaptor's output socket ground.
These diodes are connected in parallel, with
the anode on one diode connected to the cathode
on the other. (And vice versa, obviously.) The
pair of diodes has a 1K 1/2-W rsistor in parallel
with it; as far as I can see, this resistor serves
to produce a "correct" indication when an outlet
tester is plugged into the adaptor, since without
it, the outlet tester will give an "open ground"
indication.

In use, the adaptor is placed between the wall
outlet (or socket strip outlet) and the line cord
of the device you're powering. It breaks ground
loops, and does it well, without putting any screwy-
sounding isolation transformers in the audio
signal path. My key rig was buzzing like a beehive
before I put three of these between my keyboards
and the socket strip. They worked so well I was
intrigued, and decided to sacrifice one of the
devices to find out what was in it. The guts are
heavily potted, and it was difficult to reverse-
engineer; I had to carve the potting compound
away from the components with several different
types of knives - an X-acto, a utility knife, several
scalpels, a file or two, etc. It took quite awhile!"


Pelo que eu percebi este objecto é uma coisa simples.
Porque é que não existe cá á venda? Havendo tantos e tantos problemas que podem ser resolvidos com isto? Mas mesmo muitos problemas?
Isto é apenas corrente e mexemos é na terra... ora isso não faz mal nenhum.

Entendo pela descrição que para fazer isto em DIY, apenas é perciso isto:
- 6A/1kV diodes
Isto é suficiente para a nossa corrente 230v? Visto isto ser para o sistema americano 120v.

Não percebo é como é que é ligado á terra. Ou seja vem o cabo da terra da tomada do humx, ok.
depois são ligados esses diodos 6a/1KV em paralelo ... deduzo que sejam 6amperes e 1kilowatt de voltss? certo?

"These diodes are connected in parallel, with
the anode on one diode connected to the cathode
on the other. (And vice versa, obviously)"

Aqui não percebo mas penso que algum electronico sabe o que é....e é apenas uma coisa básica... quem não sabe pergunta.

"The pair of diodes has a 1K 1/2-W rsistor in parallel
with it; as far as I can see, this resistor serves
to produce a "correct" indication when an outlet
tester is plugged into the adaptor, since without
it, the outlet tester will give an "open ground"
indication"

Quanto a isto pareçe que é desnecessário. Apenas para aparelhos de testes.

Quem ajuda nisto? Penso que isto é o santo GRAL que é perciso desvendar correctamente para 230v.
Para o que fazem estes diodos na terra ... e já agora para o que servem os diodos...



targeting
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 174
Data de inscrição : 02/11/2007
Pontos/Reputação : 182

Ir para o topo Ir para baixo

coluna - Ruido HUMM em coluna activa profissional logo ao ligar 230v Empty Re: Ruido HUMM em coluna activa profissional logo ao ligar 230v

Mensagem  targeting 10/6/2011, 17:28

ora depois de investigar vamos a tentar algo deste genero.... DC filter. Porque o HUM que tenho é o hum de transformador....



http://www.diyaudio.com/forums/solid-state/2080-dc-filter.html

coluna - Ruido HUMM em coluna activa profissional logo ao ligar 230v 35Abridgereticiferandtwo6800uF80Vcapscomsinais


ora pelo que vejo das fotos e compreendo usam:

-2 condensadores com mais 6800ufarads 80v.... agora porquê os 80v? será a corrente dos USA? 2x80v=160v... a deles é 120v ....? tem algo a ver com isso ou nada?



-A ponte rectificadora como se liga? existe lá escrito o mais o e menos... e depois os alternados ligam-se onde? ligam-se um ao outro? ou é como os sinais indicam? os sinais foi eu que pos...



estou interessado neste esquema.... pois dizem que resolve o HUM de transformador...



nos 3 fios de corrente ... deixa-se o de terra e o neutro... corta.-se o fase(positivo) e mete-se esta engenhoca no meio... e desapareçe o hum mecanico...

coluna - Ruido HUMM em coluna activa profissional logo ao ligar 230v Netzfilter94sp
outra.. mas desta vez pareçe que os condensadores estão ligados em serie e na outra eram em paralelo, certo?

agradeçia opiniões e ajuda! obrigado

targeting
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 174
Data de inscrição : 02/11/2007
Pontos/Reputação : 182

Ir para o topo Ir para baixo

coluna - Ruido HUMM em coluna activa profissional logo ao ligar 230v Empty Re: Ruido HUMM em coluna activa profissional logo ao ligar 230v

Mensagem  Digitalillusions 10/6/2011, 23:55

Boas .
Já pensaste que pode ser uma avaria nas colunas?
já as ligaste noutro local ou só em tua casa?
representante em Portugal existe?
se sim perguntar se tem mais iguais para poder experimentar.
será que a tua instalação eléctrica tem diferença de potencial (tensão) entre o neutro e a terra? poderá induzir ruídos.

cumps.
Henrique d'Assumpção
Digitalillusions
Digitalillusions
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 289
Idade : 56
Localização : Porto-Salvo Oeiras
Ocupação : Técnico de som RTP
Interesses : edição video - informática -
Data de inscrição : 04/10/2009
Pontos/Reputação : 405

http://www.digitalillusions.pt.vu

Ir para o topo Ir para baixo

coluna - Ruido HUMM em coluna activa profissional logo ao ligar 230v Empty Re: Ruido HUMM em coluna activa profissional logo ao ligar 230v

Mensagem  targeting 11/6/2011, 14:10

Para ser avaria já são 3 colunas avariadas, por isso dai não é ... e elas tocam muito bem.. só quando não á som é que á um ligeiro HUM de fundo....que não tem nada a ver com o som/sinal! É HUM certamente mecanico, pois se meter a cabeça encostada á coluna oiço e sinto o hum.
(a mim já não me incomoda pois já aprendi a conviver com isso, relembro que é ligeiro,quando não á som/sinal, porque com sinal depois não se ouve... o som sobrepoe-se, mas a minha mulher, as gajas pah, dão cabos de nós...não pode piar que já não serve)

tenho outras colunas activas da behringer que não fazem isso, mas são digitais na amplificação. Não sei se tem a ver, mas não me interessa.

O representante em Portugal A LUZ e SOM diz que em colunas PA isso é o prato do dia!
E o forum que postei tem quase 80.000visitas sobre este assunto, por isso deve ser até uma coisa banal os transformadores toroidais com mais de 200wrms abanarem com voltagem DC no caminho...pelos menos banal lá fora Smile

"instalação eléctrica tem diferença de potencial (tensão) entre o neutro e a terra? poderá induzir ruídos."

O que é isso... e como sei qual é o neutro(-) e o fase (+) a terra é o amarela/verde... e não me digas as cores azuis ou castanho/preto porque isso se virar a tomada 180graus é igual ao litro!

O que me dizes é se + e - na tensão dá 230v e o - com a terra dar 210v , é isso? Para ser como deve ser deve ser a mesma=IGUALZINHA?
Essa é outra coisa que não sabia e terei de ver! E que se pode fazer? Razões para isso aconteçer?

mas eu vou tentar arranjar os condensadores e a ponte rectifcadora e experimentar. Só perciso é de saber depois qual é o cabo + e não tou a ver maneira de saber isso... o multimetro em DC (baterias) dá-me o - no visor... agora em AC não mostra!

Digitalillusions escreveu:Boas .
Já pensaste que pode ser uma avaria nas colunas?
já as ligaste noutro local ou só em tua casa?
representante em Portugal existe?
se sim perguntar se tem mais iguais para poder experimentar.
será que a tua instalação eléctrica tem diferença de potencial (tensão) entre o neutro e a terra? poderá induzir ruídos.

cumps.
Henrique d'Assumpção

targeting
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 174
Data de inscrição : 02/11/2007
Pontos/Reputação : 182

Ir para o topo Ir para baixo

coluna - Ruido HUMM em coluna activa profissional logo ao ligar 230v Empty Re: Ruido HUMM em coluna activa profissional logo ao ligar 230v

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos