Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema

+10
luis lopes
Blink
musicforfun
vinyl33
audiobio
joevalve
ricardo onga-ku
manel1
Fernando Novais
bfmcosta
14 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

colunas - O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema  - Página 2 Empty Ajuda please - Base de chão para colunas

Mensagem  bfmcosta 5/12/2010, 17:07

Meus caros,
agora que tenho as colunas Proac Response D15, cujo grave sai mesmo por baixo para o chão pelo espaço criado pelos spikes, surgiu-me um problema/dúvida. Ora, o piso da minha casa (novinha, daí muito cuidado lol! ) é flutuante com uma pequena/estreita camada de madeira, e parece-me convictamente que se colocar as colunas com os seus spikes directamente no piso, o irei danificar (ou mesmo furar?!). Cada coluna pesa 23KG, e para os que não a conhecem, podem espreitar aqui o aspecto: http://www.proac-loudspeakers.com/datasheets/ProAc_ResponseD15.pdf
Então a dúvida é: o que acham que poderia colocar sob os pés das colunas para evitar danificar o piso, e simultaneamente não compromoter o som. Tapete/alcatifa? Uma placa cerâmica? já ouvi "bitaites" para todos os gostos, mas continuo sem saber nada...
Obrigado, e cumps!
BC cheers

bfmcosta
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 106
Data de inscrição : 14/11/2010
Pontos/Reputação : 154

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema  - Página 2 Empty Re: O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema

Mensagem  joevalve 5/12/2010, 17:21

bfmcosta escreveu:Então a dúvida é: o que acham que poderia colocar sob os pés das colunas para evitar danificar o piso, e simultaneamente não compromoter o som. Tapete/alcatifa? Uma placa cerâmica? já ouvi "bitaites" para todos os gostos, mas continuo sem saber nada...

moedas de 10 cêntimos. não altera o som, protege a madeira e fica o problema resolvido para sempre.

se achas que as moedas podem "marcar o chão" podes colocar debaixo das moedas um bocado de tecido fino tipo felpo.

se quiseres torrar dinheiro à farta noutras coisas, é apenas uma questão de procurares na net anti-spikes e coisas do género.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema  - Página 2 Empty Re: O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema

Mensagem  Fernando Novais 5/12/2010, 19:22

Eu tenho umas bases em marmore (ou uma coisa parecida) debaixo das colunas Very Happy Claro que as moedinhas saem mais barato e fazem o mesmo efeito Wink
Cumprimentos
Fernando Novais
Fernando Novais
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2644
Idade : 55
Localização : Gondomar/Porto
Ocupação : Funcionario Publico
Interesses : Musica/Cinema/Vespas
Data de inscrição : 18/02/2008
Pontos/Reputação : 1764

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema  - Página 2 Empty Re: O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema

Mensagem  Fernando Novais 5/12/2010, 19:36

bfmcosta, desculpe a minha curiosidade Embarassed já falou no Amp, nas colunas, já agora, qual vai ser a fonte Question
Cumprimentos
Fernando Novais
Fernando Novais
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2644
Idade : 55
Localização : Gondomar/Porto
Ocupação : Funcionario Publico
Interesses : Musica/Cinema/Vespas
Data de inscrição : 18/02/2008
Pontos/Reputação : 1764

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema  - Página 2 Empty Re: O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema

Mensagem  vinyl33 5/12/2010, 20:18

Fernando Novais escreveu:Eu tenho umas bases em marmore (ou uma coisa parecida) debaixo das colunas Very Happy Claro que as moedinhas saem mais barato e fazem o mesmo efeito Wink
Cumprimentos

O mais indicado seria isto:

http://cgi.ebay.co.uk/Spike-Pads-Surround-Speaker-KEF-B-W-Stand-Hi-Fi-Amp-/250638066555?pt=UK_AudioVideoElectronics_HomeAudioHiFi_HiFiSpeakers&hash=item3a5b31637b
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema  - Página 2 Empty Re: O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema

Mensagem  bfmcosta 6/12/2010, 12:53

Fernando Novais escreveu:bfmcosta, desculpe a minha curiosidade Embarassed já falou no Amp, nas colunas, já agora, qual vai ser a fonte Question
Cumprimentos
Caro Fernando, agora 'e que vou Embarassed
A minha fabulosa (e temporaria e emprestada) fonte 'e um Sony MXD D1, foi o que me foi gentilmente cedido para ir ouvindo alguma coisa. Quando tiver tempo (EUR), compro algo decente. Alguem quer recomendar alguns modelos que joguem bem com estas colunas e amp?
Alem da fonte, tb vou ter de comprar os cabos (speakers & interconnectors), que comprei apenas uns para as colunas que custaram 2,5Eur o metro, foi mesmo para ter alguma hipotese de ouvir o sistema no fim de semana.
Abracos,
Bruno Costa

bfmcosta
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 106
Data de inscrição : 14/11/2010
Pontos/Reputação : 154

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema  - Página 2 Empty Re: O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema

Mensagem  bfmcosta 6/12/2010, 12:54

PS - obrigado a todos pelas dicas das moedas, placas, e anti-spikes! cheers

bfmcosta
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 106
Data de inscrição : 14/11/2010
Pontos/Reputação : 154

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema  - Página 2 Empty Re: O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema

Mensagem  Fernando Novais 6/12/2010, 18:00

Pois agora..... scratch Amp+Colunas(media alta) = Fonte (media alta) Laughing
Talvez um Saturn Wink
Abraço
Fernando Novais
Fernando Novais
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2644
Idade : 55
Localização : Gondomar/Porto
Ocupação : Funcionario Publico
Interesses : Musica/Cinema/Vespas
Data de inscrição : 18/02/2008
Pontos/Reputação : 1764

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema  - Página 2 Empty Logitech Squeezebox Touch

Mensagem  bfmcosta 17/12/2010, 11:20

[quote="Fernando Novais"]Pois agora..... scratch Amp+Colunas(media alta) = Fonte (media alta) Laughing
Talvez um Saturn Wink
Abraço[/quote

Caro Fernando,
Embora nunca tenha ouvido, baseado no que li nao podia estar mais de acordo que um Saturn era uma aquisicao de "outro mundo"! Very Happy Infelizmente, o investimento que fiz muito recentemente, e muito significativo para o meu caso, nao me permite gastar muito (ou quase nada) na fonte. Dai', o maximo que consegui foi investir numa fonte da "geracao moderna", nomeadamente um Logitech Squeezebox Touch, para fazer o streaming da minha musica digital, bem como o processamento DAC, do meu iMac para o hi-fi. Vamos a ver como se porta, mas baseado no que li, pelo valor que custa, dizem que 'e grande aquisicao. A ideia sera', se possivel, testar o Squeezebox com e sem um Cambridge Dacmagic, que tambem fiquei igualmente impressionado com o que li, mas a optar comecei pelo Squeezebox, que me permitira' ouvir algo ja' a curto prazo. Parece que em geracoes anteriores do Squeezebox, o DAC interno nao era muito bom, pelo que as melhorias de o associar com um Cambridge Dacmagic eram muito significativas, mas nesta ultima geracao do Squeezebox ha' quem diga que as diferencas poderao ser muito menos significativas (mas, ainda assim, existentes). Isto tudo, baseado no que li, por isso, se alguem quiser trazer um Dacmagic e passar umas horinhas a ouvir alguma musica, em Braga, sera' muito bem vindo!
Agora, 'e rezar para que quando o Squeezebox chegar eu nao fique desiludido (o que tem acontecido desde que adquiri o amplificador Creek Destiny + colunas Proac Response D15, espero eu que seja pelas fontes que tenho usado - num caso, o iPhone com ligacao 3,5mm-RCA, tocando essencialmente MP3 mas tambem alguns "FLAC"; noutro caso, um leitor de CD e MiniDisc da Sony que de qualidade deve ter muito pouco, com cabos RCA-RCA de cerca de 15 Euros...).
Bem, ja' falei de mais, depois conto-vos como corre...!
Ab's,
Bruno

bfmcosta
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 106
Data de inscrição : 14/11/2010
Pontos/Reputação : 154

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema  - Página 2 Empty Re: O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema

Mensagem  joevalve 17/12/2010, 12:58

bfmcosta escreveu:Agora, 'e rezar para que quando o Squeezebox chegar eu nao fique desiludido (o que tem acontecido desde que adquiri o amplificador Creek Destiny + colunas Proac Response D15, espero eu que seja pelas fontes que tenho usado - num caso, o iPhone com ligacao 3,5mm-RCA,

Foram-te aqui deixadas muitas dicas, se te espalhaste ao comprido foi porque quiseste. Também não vai ser com essa fonte que vais testar verdadeiramente o valor do teu sistema (penso eu de que).

Às vezes fico com a sensação que um tipo dá conselhos razoáveis e lógicos pró boneco. Não sei porquê mas tenho a sensação que logo que possas vais despachar esse Creek......e já agora rezar não adianta nada.


joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema  - Página 2 Empty Re: O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema

Mensagem  bfmcosta 17/12/2010, 14:50

vinilsuporter escreveu:
bfmcosta escreveu:Agora, 'e rezar para que quando o Squeezebox chegar eu nao fique desiludido (o que tem acontecido desde que adquiri o amplificador Creek Destiny + colunas Proac Response D15, espero eu que seja pelas fontes que tenho usado - num caso, o iPhone com ligacao 3,5mm-RCA,

Foram-te aqui deixadas muitas dicas, se te espalhaste ao comprido foi porque quiseste. Também não vai ser com essa fonte que vais testar verdadeiramente o valor do teu sistema (penso eu de que).

Às vezes fico com a sensação que um tipo dá conselhos razoáveis e lógicos pró boneco. Não sei porquê mas tenho a sensação que logo que possas vais despachar esse Creek......e já agora rezar não adianta nada.

Nao percebi Surprised Nem a forma, nem o conteudo! A forma, que parece um pouco de tom agressivo. O conteudo, porque nao sabia mesmo que tinha acabado de "me deitar ao comprido". 'E completamente ridiculo utilizar uma fonte como a que comprei? Ou 'e o Creek que nao presta (e dai' terei de o vender)? 'E que se 'e a fonte, baseei-me em Reviews da net, tanto de sites/revistas (whathifi; stereophile; techradar), como de utilizadores, cujo equipamento a acompanhar variava, mas de gama do tipo de Proac Response e de B&W serie 800. "Todos" falaram muito bem, muitos defenderam que testaram estas "fontes" lado a lado com leitores de CD dedicados de valor 5-10x superior (isto e', de cerca 1500-3000 Euros), e que a performance nao ficava atras desses. Dai' a minha surpresa completa (atrevia-me a pedir esclarecimentos adicionais, mas nao me sinto no direito de fazer ninguem perder o seu tempo "pro' boneco").
Por fim, tambem nunca foi minha intencao contribuir para que alguem sentisse que "falou pro' boneco", lamento... Rezar, tambem era uma forca de expressao, mas acho que tambem ai' fui mal entendido...
Oh well... Shocked
De qualquer modo, deixarei a minha opiniao de como soa o sistema quando chegar, embora desde ja' peca desculpas por nao ter dinheiro suficiente para o testar lado a lado com um leitor de CDs de topo...

bfmcosta
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 106
Data de inscrição : 14/11/2010
Pontos/Reputação : 154

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema  - Página 2 Empty Re: O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema

Mensagem  joevalve 17/12/2010, 15:06

meu caro bfmcosta

quando eu digo "falar pró boneco" estou a querer dizer que é (pode ser) um erro enorme "comprar sem ouvir" que foi o teu caso. depois não te podes queixar se meteste a pata na poça ao acreditar nas reviews, apenas isso. se ao invés a coisa correu bem, parabéns, pelo menos não deste por mal empregue o teu dinheiro.

não pretendi ser de modo nenhum agressivo contigo (não te conheço de lado nenhum) e quando te disse que se calhar vais despachar o creek é porque os creek têm uma sonoridade diferente e que não é fácil de digerir (tirando os pré de phono que são em alguns casos muito bons).

acredita naquilo que te digo: não é preciso gastar uma fortuna nem comprar leitores cds de topo para se ter um sistema a funcionar em condições, claro que as reviews não dizem isso mas "com papas e bolos se enganam os tolos" (a).

fica bem


(a) ditado popular

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema  - Página 2 Empty Re: O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema

Mensagem  bfmcosta 17/12/2010, 15:40

vinilsuporter escreveu:meu caro bfmcosta

quando eu digo "falar pró boneco" estou a querer dizer que é (pode ser) um erro enorme "comprar sem ouvir" que foi o teu caso. depois não te podes queixar se meteste a pata na poça ao acreditar nas reviews, apenas isso. se ao invés a coisa correu bem, parabéns, pelo menos não deste por mal empregue o teu dinheiro.

não pretendi ser de modo nenhum agressivo contigo (não te conheço de lado nenhum) e quando te disse que se calhar vais despachar o creek é porque os creek têm uma sonoridade diferente e que não é fácil de digerir (tirando os pré de phono que são em alguns casos muito bons).

acredita naquilo que te digo: não é preciso gastar uma fortuna nem comprar leitores cds de topo para se ter um sistema a funcionar em condições, claro que as reviews não dizem isso mas "com papas e bolos se enganam os tolos" (a).

fica bem


(a) ditado popular
Caro vinilsuporter,
Nao podia estar mais de acordo, e agora percebo melhor o que quis dizer em diferentes momentos do que disse anteriormente. Eu concordo de facto que nao ha nada como ouvir, mas no meu caso nao me 'e nada facil. Vivo em Braga, e claro que posso num fim de semana ou outro (nao sempre) ir dar umas voltas (Porto, etc), para tentar ouvir algo, mas os modelos, pelos precos que possa suportar, nem sempre estao disponiveis para audicao. Confesso igualmente que, esta compra, 'e mais no sentido em que, o dinheiro investido, me permitira' a curto prazo (saliento isto!) comecar a ouvir algo melhor do que tenho ouvido. 'E o meu primeiro sistema, e como nao quis poupar no amplificador e nas colunas, por enquanto teria 2 alternativas:
1 - ou esperar uns largos meses (ou mais de um ano) para juntar suficiente para investir em leitores de CD garantidamente bons, ou mesmo esperar para ter a sorte de conseguir ouvir ao vivo alguma fonte que o meu dinheiro possa comprar (isto no sentido de nao ser necessario gastar muito mas bem, mas para isso tb 'e necessario tempo para encontrar);
2 - ou comprar algo que nao 'e um enorme investimento, mas que garantidamente me fara' usufruir melhor do que tenho ate' agora (conforme disse, um leitor de CD mt antigo e fraquinho, emprestado, ou um iPhone via saida 3.5mm-RCA).

Sempre amigos,
Bruno

bfmcosta
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 106
Data de inscrição : 14/11/2010
Pontos/Reputação : 154

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema  - Página 2 Empty Re: O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema

Mensagem  musicforfun 17/12/2010, 17:31

Pede um dia emprestado um leitor de cds multibit modificado e vais perceber que há coisas antigas a tocar melhor do que a maioria dos leitores actuais.


musicforfun
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 55
Ocupação : vendedor
Data de inscrição : 03/12/2007
Pontos/Reputação : 91

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema  - Página 2 Empty Re: O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema

Mensagem  ricardo onga-ku 17/12/2010, 18:08

1ª regra do Manual do Bom Audiófilo: "não acreditar em reviews"
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema  - Página 2 Empty Re: O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema

Mensagem  manel1 18/12/2010, 03:50

Viva bfmcosta

Na minha opinião fez boas aquisições, se foi um bom negócio ou não depende dos valores envolvidos. Comprar sem ouvir é sempre complicado, mas se ouvir por exemplo colunas da mesma marca e se possível da mesma linha e depois comprar online, não vejo problema nenhum.

Relativamente aquilo que lê, as reviews podem ser de desconfiar, mas dá para ter uma ideia, se uma review disser que é um produto excepcional para o preço, pode estar a enganar, mas se atentarmos na caracterização dos atributos e compararmos com outras, dá para ficar com a ideia de como poderá soar, pois não me parece que combinem todos o que dizer na sua critica. Mais importante poderá ser o feedback dos fóruns.

Quando puder ouça um sistema novo ou recente, seja de um amigo ou loja da especialidade do mesmo preço do valor que investiu e fica desde logo a saber se fez um bom investimento ou não.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema  - Página 2 Empty Feedback do som do meu sistema

Mensagem  bfmcosta 4/1/2011, 21:39

Olá de novo!
Conforme prometido, aqui deixo um mini-feedback acerca do meu som:

O meu sistema, para relembrar, consiste de:
- Logitech Squeezebox Touch (a tocar via wi-fi FLACs 16bit do iMac),
- Creek Destiny amp;
- Proac Response D15

Ha' 2 dias instalei uns cabos de colunas novos. Relativamente aos meus que tinha (comprados mesmo para remediar, total de ~7Eur por 4 metros de cabo), noto bem uma maior "resolucao", principalmente nas vozes que saem muito mais "limpas"! Estou muito satisfeito, nesse aspecto. Algo que no som geral do meu sistema me esta' a preocupar sao os baixos... Parece que ha' uma sobrevalorizacao da "resolucao" nas altas frequencias, em detrimento de potencia dos graves, que no conjunto geral parece tornar o som mais "analítico"; isto 'e, por vezes parece que estou a ouvir bem os sons, mas nao ouço a musica. Enfim, se calhar sou eu que nao percebo nada disto e por estar habituado a ouvir em colunas/sistemas que nao sao de qualidade, habituei-me a uma sonoridade que nao sera' típica dos sistemas mais hi-fi, mas sinceramente penso que neste caso nao sera' so' isso. Claro que tenho que melhorar ainda muito outros componentes do sistema, por exemplo, de momento a minha fonte 'e uma Squeezebox Touch que toca FLACs 16bit, ligada com cabos RCA da própria Logitech (ja encomendei uns DNM Reson com Eichmann plugs mas ainda nao chegaram; quanto à fonte segundo tenho lido um Audiolab 8200CD seria um leitor de CD interessante, que também poderia usar como DAC e servir-me do Squeezebox Touch apenas para streming/interface), e claro que isto comprometera' bastante o sistema, mas o facto de as vozes serem extraordinariamente puras/agradaveis (para o meu grau de exigência, claro está) e faltar tanto nos graves, deixa-me preocupado...

Abraços, e votos de um óptimo 2011!
Bruno

bfmcosta
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 106
Data de inscrição : 14/11/2010
Pontos/Reputação : 154

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema  - Página 2 Empty Re: O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema

Mensagem  Fernando Novais 4/1/2011, 22:51

Bruno, as reviews do 8200 sao bastantes boas e a um preço mt bom Very Happy Pena que aqui no Norte nao haja à venda Audiolab Embarassed
Que tal se porta o Squeezebox Touch Question
Cumprimentos
Fernando Novais
Fernando Novais
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2644
Idade : 55
Localização : Gondomar/Porto
Ocupação : Funcionario Publico
Interesses : Musica/Cinema/Vespas
Data de inscrição : 18/02/2008
Pontos/Reputação : 1764

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema  - Página 2 Empty Re: O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema

Mensagem  bfmcosta 4/1/2011, 23:26

Fernando Novais escreveu:Bruno, as reviews do 8200 sao bastantes boas e a um preço mt bom Very Happy Pena que aqui no Norte nao haja à venda Audiolab Embarassed
Que tal se porta o Squeezebox Touch Question
Cumprimentos
Caro Fernando, no que toca à qualidade sonora (do DAC) do Sq. Touch, não posso dizer muito, apenas que, obviamente, é melhor do que utilizar o iPhone como fonte; na sequência do que disse anteriormente, os agudos e "midranges" acho que estão bem, os graves é que... Embarassed Já no que diz respeito à performance do Sq. Touch como streamer de música digital, só tenho a dizer maravilhas. A interface é fabulosa, muito intuitiva. Embora tenha lido boa parte do manual apenas após 3 dias de uso, pouco ou nada aprendi, tal é a facilidade e intuição de utilização, a boa disposiç\ao dos menus e opções, bem como detalhes - por exemplo, se estiver a usar o Touch - com os dedos no próprio aparelho - tenho a fonte de um tamanho apropriado para quem está a utilizar o aparelho a curta distância; já quando utilizo o comando à distância, o tamanho da fonte é imediatamente aumentado, sendo legível até cerca de 3metros. Isto é apenas um detalhe, mas a simplicidade e rapidez com que acedi a toda a minha biblioteca de música digital (com artwork, devidamente distribuída por álbuns, artistas, anos, géneros, etc), às radios nacionais (sem qualquer configuração prévia!), às radios mundiais, como por ex. as de San Francisco na California (avivar a nostalgia de tempos lá vividos), à facilidade com que se partilha no facebook a música/o artista/a rádio que estamos a ouvir, à possibilidade de utilizar as minhas próprias fotos como slideshow (e ter assim uma moldura digital de 4-5 polegadas), à slot para cartões SD para colocar músicas/fotos, entre outros, simplesmente me fez perceber que, na minha opinião, mesmo que este "gadget" não tivesse um DAC, já valia os 250EUR que paguei por ele...
Por fim, claro que instalei no iPhone uma aplicação (iPeng) que me permite controlar completamente o Sq. Touch à distância, com possibilidade de ver artwork e todos os menus no meu próprio iPhone.
Laughing
Cumprimentos!

bfmcosta
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 106
Data de inscrição : 14/11/2010
Pontos/Reputação : 154

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema  - Página 2 Empty Re: O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema

Mensagem  manel1 5/1/2011, 01:23

Viva

Tal como disse, tenho também uma colunas Proac D15 e posso dizer que me queixo do mesmo (não sei até que ponto no seu caso a falta de graves é notada, só ouvindo), ou seja no meu local de audição os graves não se fazem sentir muito, mas, mas, têm vindo a melhorar. No entanto noutras zonas da sala os graves parecem em quantidade suficiente, o que leva a crer que o problema não é da electrónica, mas sim da sala e da posição das colunas.

A que distancia da parede traseira tem as colunas? Quais as dimensões da sala e onde estão colocadas as colunas?
Desde já fica o convite para quando tiver oportunidade se deslocar até minha casa para ouvir o meu sistema e eventualmente se pretender trazer também amplificador e squeezebox para ajuizar se a troca por uma fonte e amplificação poderá resolver em parte o problema, por cá poderá também ligar a squeezebox a um DAC de qualidade.

Depois das experiências que tenho feito cá em casa e das melhorias que tenho ouvido num sistema de um amigo que tem vindo a fazer tratamento acústico da sua sala de audição, estou convencido que o melhor que tenho a fazer é investir na acústica da sala (não, não vou meter em casa aqueles painéis de estética duvidosa e preço proibitivo cá em casa, it will be made by myself).

Cumprimentos

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema  - Página 2 Empty Re: O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema

Mensagem  bfmcosta 5/1/2011, 09:48

Bom dia!
A sala tem 5x6 metros. Como a aquisicao das colunas me veio obrigar a mudar completamente a configuracao da sala, ainda nao tenho possibilidade de fazer isso, ja' que o movel da TV 'e suspenso numa parede onde nao sobra espaco lateral para colocar as colunas. Por isso, por agora elas estao colocadas a cerca de 50cm de um enorme envidracado (altura 2,40m por largura 5,5m), com a cortina talvez a 30cm das colunas, por isso deduzo que nao seja, de todo, uma configuracao recomendavel. Enquanto as alteracoes ao mobiliario nao ficam prontas, so' as posso ter ali. Gostava que alguem mais experiente me ouvisse o sistema, porque por vezes sinto que se escolher uma faixa em que os graves sao fortes, eles ate aparecem (por exemplo, Massive Attack, faixa "Angel" do 'album Mezzanine - https://www.youtube.com/watch?v=rqNVfv4pXRw ), o que me parece 'e que em muitos outros tipos de musicas (desde Muse, Pink Floyd, Dire Straits) nao ha' um bom balanco entre a parte das vozes e alguns instrumentos, como as baterias... Enfim, se algum expert (leia-se, entusiasta com mais alguma experiencia) estiver por Braga, tambem 'e bem vindo!

Edit - com esquema:
- Cada coluna encontra-se de cada lado do movel que diz "Aparador Baixo", que por sua vez tem nas suas costas aquele enorme envidracado para a varanda. A curto prazo, a ideia sera' passar o movel da TV para a parede da esquerda, e assim colocar cada coluna de cada lado, com uma parede real por tras:
colunas - O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema  - Página 2 Plantaalteradacommoveis

Cumps.

bfmcosta
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 106
Data de inscrição : 14/11/2010
Pontos/Reputação : 154

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema  - Página 2 Empty Re: O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema

Mensagem  ricardo onga-ku 5/1/2011, 10:13

A colocação das colunas até é boa, embora estas devessem estar num plano mais avançado em relação ao Aparador Baixo.
O problema é que essa disposição obriga a que o ponto de escuta seja colocado entre os dois tapetes e tanto o sofá grande como a mesa de jantar interferem com a dispersão das colunas.

Proponho que coloque temporariamente o sofá grande de costas para a parede da esquerda e um cadeirão no lugar deste e outro em frente; este último deverá ser rodado para as colunas e colocado no vértice do triângulo que forma com estas quando estiver a escutar música.
As colunas deverão ser apontadas para os seus ombros.
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema  - Página 2 Empty Re: O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema

Mensagem  Blink 5/1/2011, 10:38

Eu penso que o ideal seria mesmo ter o sistema de forma que as colunas tenham parede por trás e parede pela frente e reproduzirem o som para a zona mais comprida da sala, neste caso eu penso que seria mais lógico sacrificar o que quer que seja e colocar o sistema na zona do TV e as colunas de cada lado da TV, embora seja sempre adequado ter uma segunda cortina frontal bem felpuda para absorver os sons parasitários, da maneira que está vai ser um pouco difícil manter uma boa imagem musical e mesmo que coloque uma cortina bem grossa terá sempre problemas a nivel de graves e mesmo de agudos, como está poderá minimizar se colocar as colunas a 1m da suposta cortina extra mas mesmo assim só com experiências. A minha sala é mais pequena embora seja mais rectangular e obti os melhores resultados girando as colunas para lá dos 30º da praxe, as piores salas são as quadradas para não falar das cúbicas que não será este caso. cheers
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema  - Página 2 Empty Re: O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema

Mensagem  bfmcosta 5/1/2011, 11:27

onga-ku escreveu:A colocação das colunas até é boa, embora estas devessem estar num plano mais avançado em relação ao Aparador Baixo.
O problema é que essa disposição obriga a que o ponto de escuta seja colocado entre os dois tapetes e tanto o sofá grande como a mesa de jantar interferem com a dispersão das colunas.

Proponho que coloque temporariamente o sofá grande de costas para a parede da esquerda e um cadeirão no lugar deste e outro em frente; este último deverá ser rodado para as colunas e colocado no vértice do triângulo que forma com estas quando estiver a escutar música.
As colunas deverão ser apontadas para os seus ombros.
Devia ter enfatisado que se tratava de um esquema e que nem tudo esta' como aparece na planta Very Happy Ora, na verdade possuo apenas um sofa enorme com chaiselongue, em vez de sofa grande mais 2 cadeiroes. As colunas estao ligeiramente 'a frente do movel, que ainda nao 'e o tal aparador baixo, mas sim um velhinho que entretanto serve. Tapetes, ainda so' ha' na sala de esta. O sofa, do modo que esta', de facto interfira' muito com a dispersao. De momento, o meu ponto de escuta 'e sentado numa cadeira (da mesa de jantar) que enconsto completamente ao braco lateral do sofa, e de modo que forme um triangulo (equidistancias entre mim e cada coluna, e entre as colunas entre si), com as colunas viradas para mim (de modo que, tanto quanto possivel, so' consiga ver o painel frontal das colunas). Mas, porque uma (ou varias) imagem vale mais que 1000 palavras, ja' agora aqui fica:

colunas - O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema  - Página 2 16525510150356178780063

colunas - O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema  - Página 2 16389910150356179675063

colunas - O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema  - Página 2 16645810150356178400063

bfmcosta
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 106
Data de inscrição : 14/11/2010
Pontos/Reputação : 154

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema  - Página 2 Empty Re: O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema

Mensagem  manel1 5/1/2011, 16:43

Viva

De facto as colunas geralmente soam melhor quando disparam ao longo da sala, ou seja, quando têm nas suas costas a parede mais pequena. realmente um imagem vale mais que mil palavras e com o esquema e fotos é como se lá estivesse-mos. Ja agora aproveito para dizer que está aí um espaço muito bonito.

Certamente que tal como disse o amigo Blink vai desejar ter a TV no meio das colunas, portanto para mim a solução será tal como você disse colocar as colunas na parede vazia ao fundo da sala, colocadas a 40/50cm da parede do fundo e distanciadas entre si de 2,5m. Estas colunas devem ser apontadas para cerca de um metro atrás do local de audição (sendo visível portanto a uma das partes laterais), pois deste modo o palco sonoro é mais amplo. Importante será remover os tapetes por baixo das colunas, pois é por baixo que os graves saem e os tapetes não ajudam nada, pelo contrário. Com esta disposição poderá colocar o sofá a fazer a separação da sala de jantar da zona de convívio, sem prejuízo a nível estético e mantendo a actual distancia da TV e colunas ao ponto de escuta e visualização.

O facto de a sua sala ser praticamente quadrada não ajuda nada a nível dos graves (tem dimensões idênticas à minha). As cortinas atrás das colunas contribuem para uma melhor definição dos médios e agudos, mas no que aos graves diz respeito nada fazem. Experimente colocar as colunas mais próximas do vidro (40cm). Disse que em algumas faixas os graves estão correctos e noutras não, bem, isso pode ter a ver com as frequências de ressonância da sala (no caso dos graves é uma gama muito estreita de frequências). Assim, algumas frequências poderão estar a ser canceladas e outras empoladas pela sala, a única solução é sem dúvida tratar acusticamente a sala e jogar com a posição das colunas na sala.

Como afirmei a sua sala é idêntica à minha no que respeita ás dimensões, as colunas são as mesmas. Anteriormente tinha uma TDL RTL3 que se portavam ainda pior no que respeita a graves (nesta sala), no entanto, estas colunas estão a tocar lindamente com graves que se ouvem e sentem por toda a casa numa sala de 45m2, acredite graves não lhes faltam, por isso o problema só pode ser a electrónica ou a sala, eu penso que é esta última.

Cumprimentos

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema  - Página 2 Empty Re: O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema

Mensagem  ricardo onga-ku 5/1/2011, 19:17

As (boas) colunas foram todas concebidas para serem escutadas com convergência de forma a apontarem para as orelhas.
É nesta posição que a resposta é mais linear e além disso a dispersão faz-se para o centro da sala reduzindo a intensidade dos reflexos provocados pelas paredes laterais.
Esses reflexos são aquilo a que usualmente se designa por "palco audiófilo" e não nego que algumas gravações sem ambiência possam soar mais agradáveis neste aspecto com as colunas paralelas às paredes; o problema é que esse posicionamento afecta negativamente a espacialidade das "boas" gravações e a resposta das colunas...

Cumprimentos,
onga-ku
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema  - Página 2 Empty Re: O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema

Mensagem  bfmcosta 5/1/2011, 22:32

manel1 escreveu:Viva

Estas colunas devem ser apontadas para cerca de um metro atrás do local de audição (sendo visível portanto a uma das partes laterais), pois deste modo o palco sonoro é mais amplo. Importante será remover os tapetes por baixo das colunas, pois é por baixo que os graves saem e os tapetes não ajudam nada, pelo contrário. Com esta disposição poderá colocar o sofá a fazer a separação da sala de jantar da zona de convívio, sem prejuízo a nível estético e mantendo a actual distancia da TV e colunas ao ponto de escuta e visualização.

Caro Manel,
Os tapetes já foram, porque os suportes metálicos entretanto chegaram, conforme me recomendaram aqui no fórum (comprados no ebay). Quanto a direccionar as colunas para cerca de um metro atrás, eu não percebo muito, mas o manual de instruções da Proac D15 indica que, idealmente, para um único "ouvinte", nenhuma das laterais da coluna deve ser visualizada. No entanto, se estivermos a partilhar a audição com mais uma (ou mais) pessoa(s), as mesmas deverão "abrir" um pouco para proporcionar a todos um palco sonoro mais amplo.
Cumprimentos a todos, e vou dando o feedback à medida que for efectuando experiências!

bfmcosta
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 106
Data de inscrição : 14/11/2010
Pontos/Reputação : 154

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema  - Página 2 Empty Estou em choque

Mensagem  bfmcosta 11/1/2011, 11:57

Carissimos,
Acabei de receber o interconnect da DNM (Reson, with Eichman bullet plugs), que coloquei ontem a substituir o cabo que vinha da propria Logitech para ligar o Squeezebox Touch ao amp Creek DEstiny. Bem, que diferenca brutal, 'e para mim muito surpreendente como um unico cabo pode fazer tanta diferenca!!! Tudo bem, eu sei que todo o sistema importa, e todos os componentes podem trazer melhorias ou compromissos, mas nao pensei que um unico componente entre a fonte e o amp tivesse tanto impacto! Fiz testes "cegos", nao fosse a consciencia do custo do cabo estar a sobrepor-se aos ouvidos, e com 5 segundos de audicao (apos mudar do primeiro para o segundo cabo) digo logo qual 'e qual! Very Happy Assim sim, vale a pena!
Mal posso esperar pelos proximos upgrades, talvez um DAC externo dedicado, ou algo mais consensual tipo um "misto" Audiolab 8200CD... bounce
Cumprimentos!

bfmcosta
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 106
Data de inscrição : 14/11/2010
Pontos/Reputação : 154

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema  - Página 2 Empty Re: O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema

Mensagem  ricardo onga-ku 11/1/2011, 12:25

Caro Bruno,

Parabéns pela compra; os cabos da DNM são um exemplo daquilo a que se pode chamar um bom condutor.
A maioria dos outros cabos alteram o sinal (o que por vezes pode tornar o som mais "agradável").
As diferenças que escutadas devem-se ao facto de não existir atenuação nas altas frequências.

Cumprimentos,
onga-ku
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema  - Página 2 Empty Audiolab 8200CD versus Eastern Electric Minimax DAC ?

Mensagem  bfmcosta 5/2/2011, 13:03

Vivam,
Tenho vindo a gostar cada vez mais do som do meu sistema (em construcao), e tendo ouvido ja' alguns downloads a 24bit/96KHz fiquei ainda mais entusiasmado! Por enquanto terei de €sp€rar, mas como o conhecimento nao ocupa lugar (ou os sintomas de upgradite sao mesmo cronicos), ja' comeco a considerar o proximo componente. A duvida de momento recai nomeadamente em:

1 - um Audiolab 8200CD (700 Libras), que pelo que li 'e muito bom para o preco, poderia usa-lo nao so como leitor de CDs de grande qualidade, mas tambem, como pode ser usado como DAC externo, acopla-lo ao Squeezebox Touch para melhorar a conversao D/A que o Squeezebox Touch concerteza compromete (como ja tive oportunidade de confirmar, por enorme cortesia da VilaSound - Vila do Conde - onde o testei lado a lado verus um belissimo, fabuloso Primare CD31); esteticamente, seria concerteza interessante, porque livrava-me do (embarassante) Sony MXD-D1 que so' tenciono usar como transporte para um DAC externo;
2 - um Eastern Electric Minimax DAC (600 Libras), cujas reviews e opinioes sao, no minimo, muito entusiasmantes, com possibilidade de seguir circuito solid state ou tube (nunca ouvi tubes... mas gostava de experimentar). Neste caso, abdicava de ter um leitor de CDs bonitinho, e mantinha o Sony MXD-D1 so' para transporte para o Minimax DAC, que por sua vez tambem seria "alimentado" pelo Squeezebox Touch.

Enfim, eu sei que esteticamente era o Audiolab, mas pelo que li deduzo que o EE Minimax DAC seja melhor na conversao D/A...

Opinioes? cheers
Cumprimentos,
BC

PS - relemrbo os componentes actuais:
- Sony MXD-D1 (leitor de CDs) e Logitech Squeezebox Touch (wi-fi streaming e dac de toda a musica FLAC que possuo no iMac, sendo capaz de reproduzir 24/96 files);
- Amplificador Creek Destiny;
- Proac Response D15.
(e porque nao uma imagem - ignorem o movel temporario Embarassed )

colunas - O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema  - Página 2 Image
colunas - O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema  - Página 2 Image

bfmcosta
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 106
Data de inscrição : 14/11/2010
Pontos/Reputação : 154

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema  - Página 2 Empty Re: O meu PRIMEIRO componente do meu Primeiro sistema

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos