Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FLAC vs AVR Pioneer LX73 vs HDMI vs PC com WMP

2 participantes

Ir para baixo

pioneer - FLAC vs AVR Pioneer LX73 vs HDMI vs PC com WMP Empty FLAC vs AVR Pioneer LX73 vs HDMI vs PC com WMP

Mensagem  Vítor Almeida 28/5/2011, 11:16

Viva

Ontem tive algum tempo e liguei o meu portatil com Win 7 por cabo HDMI ao AVR Pioneer LX73. Estive a fazer experiências. Tinha alguns dos meus CD ripados para WAV, alguns para MP3 e uns ficheiros de teste da Lynn que vão até FLAC 192KHz/24bits. No portátil usei o Windows Media Player (WMP) (uso tão pouco que ainda não me dei ao trabalho de procurar e assentar noutro; nesta aparelhagem uso mais o leitor de BD e streaming via o leitor BD) e configurei a saída no sound -> driver HDMI para 192KHz/24bit. Tudo o que tinha no portatil tocou no AVR, desde WAV até FLAC 192/24. O AVR indicava no visor fs: 192KHz e PCM.

Com a configuração indicada antes, os MP3 que ainda tenho "gaguejavam". Deixaram de o fazer quando configurei a saida do sound -> driver para 44.1KHz/16bit (ainda tenho de perceber porquê). Deve ter a ver com as alterações de frequência de amostragem necessárias (upsampling).

Penso que o portatil com WMP está a colocar na saída HDMI o sinal em PCM linear (LPCM), fazendo o WMP a conversão dos vários formatos, inclusive de FLAC para PCM linear.

Depois de mais alguma "investigação":
Estive a tentar perceber como funcionava o WMP vs HDMI vs AVR PIO LX73 e, pelo que consegui apanhar, parece-me que o portatil faz a descompressão de FLAC para PCM linear (LPCM) e envia o LPCM para o cabo HDMI. O AVR limita-se a reproduzir LPCM com frequência de amostragem até 192KHZ. O trabalho de converter FLAC para LPCM está a ser realizado pelo portátil (WMP).
Tenho de arranjar forma de enviar FLAC directamente para o AVR (o portátil servir apenas de transporte), através de uma das outras entradas digitais (USB, por exemplo) para ver como é que o AVR se comporta (pelo manual não deve reconhecer o formato).
Actualmente tudo o que é FLAC até 24bit/192KHz consegue tocar no AVR a partir do portátil via HDMI.

Resumindo: O WMP no PC converte de FLAC para LPCM, este é enviado via HDMI para o AVR e este converte para analógico. Parece-me que este AVR nem sabe o que é FLAC.

Alguma sugestão ou ideia para outros testes de compatibilidade?

Cumprimentos

Vítor Almeida

Vítor Almeida
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 138
Localização : Lisboa
Interesses : Música e vídeo, entre outras
Data de inscrição : 16/03/2011
Pontos/Reputação : 282

Ir para o topo Ir para baixo

pioneer - FLAC vs AVR Pioneer LX73 vs HDMI vs PC com WMP Empty Re: FLAC vs AVR Pioneer LX73 vs HDMI vs PC com WMP

Mensagem  ughö 31/5/2011, 21:06

O WMP lê FLAC ?! Instalou alguma coisa para que isso acontecesse ?

Já agora (corrijam-me os mais entendidos) mas penso que um ficheiro FLAC é um ficheiro WAVE comprimido sem perdas por isso não deixa de ser um ficheiro que transporta informação LPCM que apenas necessita de ser descompactada (como se um ficheiro ZIP ou RAR) e não convertida.

cumprimentos
ughö
ughö
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 285
Localização : Porto
Interesses : musica; fotografia
Data de inscrição : 30/04/2011
Pontos/Reputação : 285

Ir para o topo Ir para baixo

pioneer - FLAC vs AVR Pioneer LX73 vs HDMI vs PC com WMP Empty Re: FLAC vs AVR Pioneer LX73 vs HDMI vs PC com WMP

Mensagem  Vítor Almeida 1/6/2011, 07:23

Viva

Há tempos atrás andei à procura da Net e instalei uns decoders (não me lembro quais mas depois vou ver).

O FLAC é um formato comprimido sem perdas (espécie de ZIP para ficheiros de som) e o WMP, quando tenho o HDMI ligado ao portátil, limita-se a descomprimir e a enviar LPCM para o AVR. Pode enviar com débito binário até 192KHz (faz upsampling quando necessário), o débito é alterado no driver da interface HDMI.
Para experimentar usei também as colunas do PC e aí o WMP faz a descodificação para analógico (como não podia deixar de ser). O som no AVR pareceu-me bom (é sempre subjectivo), nas colunas do portátil ... é o que se espera das colunas de um portátil.

Estou a fazer estas experiências com HDMI com um Asus eeePC 1201N com Win 7 e um AVR Pioneer SC-LX73. Como referi antes instalei decoders que "apanhei" na Net e o WMP mostra os FLAC nas suas listas.
Usei como material a reproduzir ficheiros que a Lynn tem para teste de som de alta resolução e outros ficheiros a 96 e 192 KHz/24 bit que descarreguei de outros locais.

Também fiz experiência com o WMP e acesso remoto via WLAN. Como o meu AVR não tem DLNA Crying or Very sad , usei o leitor de BluRay Sony BDP770 como transporte e suporte do streaming (DNLA), neste caso apenas WAV, o FLAC não é suportado (tenho de fazer mais experiências). O WMP portou-se bem como servidor a correr noutro portátil (Asus G2 com Win 7). Um destes dias, quando houver disponibilidade, hei-de experimentar o Foobar. Actualmente não tenho queixas do WMP.

Cumprimentos

Vítor Almeida

Vítor Almeida
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 138
Localização : Lisboa
Interesses : Música e vídeo, entre outras
Data de inscrição : 16/03/2011
Pontos/Reputação : 282

Ir para o topo Ir para baixo

pioneer - FLAC vs AVR Pioneer LX73 vs HDMI vs PC com WMP Empty Re: FLAC vs AVR Pioneer LX73 vs HDMI vs PC com WMP

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos