Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como seriam os toca-discos de hoje?

4 participantes

Ir para baixo

discos - Como seriam os toca-discos de hoje? Empty Como seriam os toca-discos de hoje?

Mensagem  Convidad 5/10/2007, 23:24

Nobres colegas,

Apesar dos toca-discos ainda serem fabricados atualmente, as mega-empresas, que produziram os vintages que conhecemos, não mais investiram em novas tecnologias para aprimorar os toca-discos.

Se essa evolução não tivesse sido interrrompida, como vocês acham que seriam os toca-discos de hoje, fabricados pela Akai, Sony, Sansui, Pioneer, Thorens e JVC, por exemplo? (Vou parar por aqui, pois são tantas marcas que acabarei esquecendo de algumas)

Abraços.

José

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

discos - Como seriam os toca-discos de hoje? Empty Re: Como seriam os toca-discos de hoje?

Mensagem  Convidad 5/10/2007, 23:57

Boa pergunta. Mas de dificil resposta.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

discos - Como seriam os toca-discos de hoje? Empty Re: Como seriam os toca-discos de hoje?

Mensagem  Convidad 6/10/2007, 06:48

Eu penso que seriam à semelhança do leitor de laser disco, mas sem laser mas com o mesmo mecanismo de braço e cartridge.
Portanto, o disco colocava-se numa gaveta grande como a dos laser disc.
E seria possível mudar as faixas através do comando à distância, onde o braço levantava e ia para a faixa que pretendíamos, também poderia acelerar a musica ao premir o botão para a frente, dando mais rotação ao disco.
E claro, quando chegasse ao fim do disco, ele recolhia o braço automaticamente assim como no começo do disco colocaria o braço em cima do começo da faixa, embora alguns gira-discos já fazem isto.

Quando quiséssemos ouvir o outro lado do disco, tirava-se o disco e virava-se ao contrario, mas isso seríamos nos a fazer, tal como acontece com o laser disc.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

discos - Como seriam os toca-discos de hoje? Empty Re: Como seriam os toca-discos de hoje?

Mensagem  Convidad 6/10/2007, 14:48

Acho que uniriam excelente qualidade sonora (superior aos toca-discos high end atuais) com ajustes automáticos para cada tipo de cápsula.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

discos - Como seriam os toca-discos de hoje? Empty Re: Como seriam os toca-discos de hoje?

Mensagem  Convidad 7/11/2007, 03:39

Alguém mais dará uns palpites?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

discos - Como seriam os toca-discos de hoje? Empty Re: Como seriam os toca-discos de hoje?

Mensagem  rui 8/11/2007, 22:17

Futurologia não faço mas seriam qq coisa como este (uns mais artilhados/outros menos)
http://www.laser-turntable.com/Turntables/Laser/TheLaserTurntable.htm
rui
rui
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 284
Localização : Coimbra
Interesses : Pôr os filhos a escolher o Avatar
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 7

Ir para o topo Ir para baixo

discos - Como seriam os toca-discos de hoje? Empty Re: Como seriam os toca-discos de hoje?

Mensagem  Convidad 9/12/2007, 14:27

Olá Rui,
Não se trata bem de futurologia, se trata de como seriam os toca-discos na atualidade.
Leitor laser de LP seria uma das opções, mas acho que dificilmente substitui a agulha e cápsula em termos de qualidade sonora.
O próprio LP teriam melhorado muito, se não tivesse sido "colocado em segundo plano".

Abraços

José Augusto

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

discos - Como seriam os toca-discos de hoje? Empty Re: Como seriam os toca-discos de hoje?

Mensagem  rui 9/12/2007, 21:30

Penso que se as marcas tivessem investido em ID teriamos qualquer coisa do gênero do link que forneci, mais artilhado, mais abonecado, mais..., penso é que nunca teriamos uma agulha a fazer fricção num vinil.
E tu caro José Augusto como é que achas que seriam os gira-discos actuais sem futorologia?

Cumprimentos
Rui
rui
rui
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 284
Localização : Coimbra
Interesses : Pôr os filhos a escolher o Avatar
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 7

Ir para o topo Ir para baixo

discos - Como seriam os toca-discos de hoje? Empty Re: Como seriam os toca-discos de hoje?

Mensagem  Convidad 10/12/2007, 15:13

Caro Rui,

Vamos lá...

Creio que os toca-discos "atuais" (fabricados pela Sony, Sansui, Thorens, Akai, Kenwood, Pioneer, etc.) seriam direct drive em sua maioria, totalmente livres de variação de velocidade e ruídos. O prato "sugaria" por pressão o disco, corrigindo o empeno dos mesmos. O braço seria totalmente automático, regulando sozinho o peso, antiskating, VTA etc, para cada tipo de cápsula, tal qual as câmeras fotográficas "reconhecem" o tipo de filme.
A suspensão seria por magnetismo ou algo parecido, deixando-os isentos até de "terremotos".
E o melhor de tudo é que não seriam caros como os atuais high end.
O próprio LP estaria livre de chiados e com uma qualidade de som muito superior e o CD e derivados não chegariam "nem perto".

Acho que seria por aí!

Abraços.

José Augusto

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

discos - Como seriam os toca-discos de hoje? Empty Re: Como seriam os toca-discos de hoje?

Mensagem  rui 10/12/2007, 15:30

Olá José Augusto,
Estou perfeitamente de acordo excepto na parte da agulha que acho que seria um laser.
http://www.elpj.com/

Cumprimentos
Rui
rui
rui
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 284
Localização : Coimbra
Interesses : Pôr os filhos a escolher o Avatar
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 7

Ir para o topo Ir para baixo

discos - Como seriam os toca-discos de hoje? Empty Re: Como seriam os toca-discos de hoje?

Mensagem  Convidad 12/12/2007, 03:42

Caro Rui,

Sim, hoje poderíamos ter toca-discos "tradicionais" e lidos por laser e também outros tipos de leitores que nem sequer imaginamos, todos com suas vantagens e desvantagens, convivendo harmoniosamente, tal qual foi na época do LP, K7 e fitas de rolo.

Grande abraço.

José

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

discos - Como seriam os toca-discos de hoje? Empty Re: Como seriam os toca-discos de hoje?

Mensagem  Mellowship 29/2/2008, 01:33

Há muitos anos, os gira-discos da B&O já caminhavam no sentido da modernidade. Sistema de braço tangencial, e um detector de pistas que mudava a agulha para a faixa seguinte quando se carregava num botão tipo » . Só faltava mesmo o comando à distância. E dispositivo para virar os discos. Mas para isso tinha que ter umas 5 ou 6 vezes mais tamanho! Tinha Play, Stop, etc...

Essa coisa do laser tem a grande desvantagem de ler não só os sulcos mas também qualquer grão de poeira e lixo. A luz não distingue entre uns e outros, logo os discos têm que estar limpos, imaculados, perfeitos, senão é só barulho.

Se não houvesse revolução digital, provavelmente teriamos gira-discos muito mais evoluídos, ou então leitores de cassetes mais perfeitos.
Mellowship
Mellowship
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 51
Idade : 45
Localização : Porto
Ocupação : Ensino, Investigação
Interesses : Música
Data de inscrição : 24/02/2008
Pontos/Reputação : 118

Ir para o topo Ir para baixo

discos - Como seriam os toca-discos de hoje? Empty Re: Como seriam os toca-discos de hoje?

Mensagem  Mellowship 29/2/2008, 02:02

Afinal sempre havia B&O's com comando, se bem que, se não me engano, tinham que ser controlados através do comando do módulo central (pré-amplificador ou amplificador). Isto nos idos de 79 / 80.
Mellowship
Mellowship
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 51
Idade : 45
Localização : Porto
Ocupação : Ensino, Investigação
Interesses : Música
Data de inscrição : 24/02/2008
Pontos/Reputação : 118

Ir para o topo Ir para baixo

discos - Como seriam os toca-discos de hoje? Empty Re: Como seriam os toca-discos de hoje?

Mensagem  Convidad 8/3/2008, 12:18

Mellowship,
Nobre colega, eu possuo um toca-discos Sony tangencial, modelo PS LX510, com funcionamento semelhante ao B & O. Ele detecta o tamanho do disco e permite elevar/abaixar a agulha e mover o braço para o ponto desejado por meio de botões no painel, sem precisar tocar no braço.

discos - Como seriam os toca-discos de hoje? SonyPSLX510

Abraços

José

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

discos - Como seriam os toca-discos de hoje? Empty Re: Como seriam os toca-discos de hoje?

Mensagem  Convidad 31/12/2008, 14:49

Boa tarde colegas de fórum.

Isto parece mais o Back to the future, no sentido, que já em 1978 a Sony introduzi no mercado, algo que ninguém acharia possível. Foram investidas somas astronómicas no desenvolvimento deste produto, o que na altura, era bem mais fácil, porque o gira discos era rei. Esta beleza detectava automaticamente o tamanho do vinil, tinha as funções de repeat, escolha das faixas que se queria ouvir, o braço era controlado por um microprocessador que controlava todo o movimento do braço na altura da leitura. Inclusivamente, podia-se variar o peso da agulha, coma a musica a correr. Como muitos saberão, estou a falar do famoso Sony PS-B80 (Beotracer) que custava uma pequena fortuna na altura, mas que ainda hoje é uma obra de arte. Vejam a beleza.(http://www.thevintageknob.org/SONY/sonyesprit/PSB80/PSB80.html)
Outro velho mas bom exemplo, é o Nakamichi Dragon, que inclusivamente centra os discos no qual o furo não está 100% centrado.
(http://www.allegrosound.com/Nakamichi_Dragon-CT.html)
Hoje, para economizarem dinheiro e a margem de lucro ser maior, nem a obrigatória suspensão trazem.

Abraço

António

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

discos - Como seriam os toca-discos de hoje? Empty Re: Como seriam os toca-discos de hoje?

Mensagem  Astra 31/12/2008, 15:13

Só tinha um pequeno defeito: é que como equipamento de alta-fidelidade não era lá grande coisa, mas, se calhar, isso também não era muito importante…

Astra
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 207
Data de inscrição : 03/06/2007
Pontos/Reputação : 84

Ir para o topo Ir para baixo

discos - Como seriam os toca-discos de hoje? Empty Re: Como seriam os toca-discos de hoje?

Mensagem  Convidad 31/12/2008, 15:33

Boa tarde Astra

"Só tinha um pequeno defeito: é que como equipamento de alta-fidelidade não era lá grande coisa, mas, se calhar, isso também não era muito importante…"


Isso é um facto, mas como obra de engenheiria, sem duvida apreciável. Mas no analógico, nada como simplicidade.
Eu nunca me importei com a factor "manual" dos gira bolachas. Desde os meus 13 anos que o faço sem problema. Também nunca foi necessário a escolha de faixas, porque quando estou a ouvir uma obra, gosto de a ouvir por inteiro. Mudar do lado A para o lado B, obriga- me a um pouco de movimento, o que é bom para combater a minha obesidade
Very Happy .

Abraço

António

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

discos - Como seriam os toca-discos de hoje? Empty Re: Como seriam os toca-discos de hoje?

Mensagem  fm&stereo 2/1/2009, 17:40

Bem dito, António! Cool
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

discos - Como seriam os toca-discos de hoje? Empty Re: Como seriam os toca-discos de hoje?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos