Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A vossa opinião na área do vinil...

4 participantes

Ir para baixo

vinil - A vossa opinião na área do vinil... Empty A vossa opinião na área do vinil...

Mensagem  NGM33 6/12/2013, 12:09

Bom dia a todos os foristas

Espero estar a colocar este assunto no sítio certo no fórum. Caso contrário peço a um Moderador que o coloque no sub-fórum correcto, ou até se este tema não deva ser colocado aqui. Obrigado.

Em 2014 terei capital para investir num pequeno negócio e a área do vinil é uma área que me apaixona. Estou a elaborar um estudo/projecto para possível abertura de uma loja de discos, dedicada na sua essência ao vinil. O conceito passará, entre outras ideias, por um espaço físico e uma loja web. É verdade que comparativamente a outras lojas de vinil parto em desvantagem, pois já possuem um vasto conhecimento na área, mas todos temos de começar por algum lado...
Tenho visto no fórum pessoas com uma cultura e saber na área do vinil fantástica e daí não prescindir das vossas opiniões, de todos, sobre 2 temas que ainda me suscitam dúvidas:

1º - Uma loja de discos deve apostar em discos de vinil apenas novos, ou deve vender em simultâneo usados?
2º - O investimento inicial em discos deve ser em grande quantidade e variedade ou deve ser em menor quantidade/superior qualidade de discos (raridades, importações, edições limitadas etc.)?

Aceito todas as ideias, respostas e críticas construtivas. Provavelmente muitos dos foristas que aqui estão já possuíram lojas ou conhecem como ninguém o funcionamento de muitas lojas espalhadas pelo País. A sua experiência é importante.
As minhas desculpas se pareço um tanto quanto amador por estar a pedir ideias, mas tendo em conta a qualidade do fórum, não resisti a colocar a minha questão. Obrigado a todos.

Nuno
NGM33
NGM33
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 3
Idade : 47
Localização : Portugal, Zona Centro
Ocupação : Função Pública
Interesses : Web, Hi-Fi, Home-Cinema
Data de inscrição : 01/12/2013
Pontos/Reputação : 10

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - A vossa opinião na área do vinil... Empty Re: A vossa opinião na área do vinil...

Mensagem  luis lopes 6/12/2013, 15:17

boas
antes de mais, faço um elogio a esse empreendimento de venda de vinil Very Happy 
no caso de discos novos, têm muito a ver da prensagem e label, pois existem
discos novos que deixam muito a desejar.
os usados é uma grande aposta!, em especial as prensagens lá de fora, de salientar
as prensagens do japão.
o busilis da questão aqui é,... a concorrência de preços que se encontram no ebay, por ex.
que os discos mesmo com portes ficam as vezes mais baratos que comprar por cá,...
talvez o caso seja comprar por cá ao lote, e comprar online vindo de fora, depois não esticando
o preço final.
grande quantidade ou qualidade?
a resposta é qualidade sem duvida.
mas na compra de um grande lote nunca se sabe se está lá uma perola,...
luis lopes
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2877
Idade : 57
Localização : Maiorca F.Foz
Ocupação : Motorista á espera de melhores dias...
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Data de inscrição : 19/04/2009
Pontos/Reputação : 3131

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - A vossa opinião na área do vinil... Empty Re: A vossa opinião na área do vinil...

Mensagem  agorgal 6/12/2013, 22:00

Infelizmente (ou não, conforme os pontos de vista) o vinil é, de momento e definitivamente, um nicho de mercado. Acessível a poucos, pouco prático mas o formato ideal para apaixonados. Como já deve ter reparado o digital veio para ficar, seja qual for o formato e, cada vez mais, desmaterializado. A sua mensagem sugere uma mudança de vida que, como todas, tem que ser cuidadosa.
Uma loja exclusivamente dedicada ao vinil obriga a uma excelente localização e a um investimento bem razoável no produto. Qualidade, sem dúvida, mas também diversidade para poder proporcionar escolha. Assim, ao correr da pena, não me parece que uma exclusividade no produto novo (não há muita oferta) possa resultar em pleno. Talvez a disponibilização do novo e usado em simultâneo possa trazer alguma vantagem. E, seguramente, dependendo muito da localização. Terá que ser localizado num centro urbano, fácil de encontrar pelo cliente e acessível. E, porque não, oferecendo também formatos digitais (CD, DVD), livros sobre música, sei lá que mais. Numa altura de evidentes dificuldades económicas, com o poder de compra diminuído, a variedade na oferta parece-me ser uma vantagem a não negligenciar. É uma ideia que merece ser avaliada com cuidado, e deixe-me dizê-lo, muito interessante de pôr em prática. Claro que tem que se debater com a concorrência das lojas online, o que me leva a pensar que também as vendas por este meio terão a sua importância. Finalmente lembro que a qualidade do atendimento é importante na fixação dos clientes. O que acaba de ler é mais uma opinião que, espero, contribua para uma boa decisão. Felicidades.

agorgal
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 135
Localização : Porto
Data de inscrição : 20/09/2011
Pontos/Reputação : 226

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - A vossa opinião na área do vinil... Empty Re: A vossa opinião na área do vinil...

Mensagem  joevalve 7/12/2013, 16:32

Meu caro Nuno

É sempre de louvar a abertura de uma loja de música, seja ela de vinil, cd, cassetes ou outro formato qualquer. Ainda por cima na zona centro que em termos de audio e música é um deserto (ou quase).

O vinil é e será sempre um nicho de mercado para os indefectíveis do formato. Eu já fui adepto, há muito que o deixei de ser por diversos motivos que não interessa aqui focar até porque essa pretensa superioridade do vinil sobre os outros formatos para mim não existe e cada um ouve o que mais lhe agrada e ponto.

O grande problema do vinil é a facilidade com que se "estraga" um disco e muitas vezes não tem recuperação, a contaminação que um disco carrega fruto de ter sido lido em várias células diferentes (sucede muitas vezes), os empenamentos por força do calor, a chamada "batata frita", etc etc

Já ouvi muito vinil novo que é miserável em termos sonoros e já ouvi vinil novo bom, tudo depende das etiquetas e da seriedade das produções. Penso não estar a dizer uma grande asneira ao afirmar que a produção de discos vinil de novos artistas é residual e mais viradas para Djs, de vez em quando um artista lá lança um disco em cd e ao mesmo tempo em vinil mas isso é muito raro. Pode ser que as coisas mudem, mas duvido.

E depois há discos de vinil que não se vendem ou muito raramente se vendem como é o caso da música clássica e das colectâneas das selecções readers digest e similares, de certos artistas como paco bandeira e nuno da câmara pereira (tenho experiência na matéria) talvez devido às polémicas das suas vidas particulares, etc etc

Por isso o único conselho que te posso dar e começar baixinho, devagarinho, apostando em discos em bom estado e de artistas minimamente conhecidos, de boas prensagens e se possivel tendo um bom gira discos num local adequado onde o cliente possa ouvir calmamente o mesmo com boas condições acústicas. Muitas vezes devolvi lps à louie louie devido às suas deficientes condições (quando morava no porto) que o gira discos deles não "denunciava" mas que em minha casa eram notórias e evidentes.

Aproveita e visita as diversas lojas existentes no porto e em aveiro que vendem vinil e tira dai uma ideia, estuda o mercado através da net, pode ser que assim possas ter uma outra visão mais apropriada do negócio em que te vais meter. E se chegares a abrir a loja divulga-a aqui.

Felicidades

jose mario


joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - A vossa opinião na área do vinil... Empty Re: A vossa opinião na área do vinil...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos