Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ligar colunas koda a amplificador koda

3 participantes

Ir para baixo

colunas - Ligar colunas koda a amplificador koda Empty Ligar colunas koda a amplificador koda

Mensagem  koda 11/9/2014, 19:41

Olá!
Estou no início para montar o meu sistema de som, no entanto preciso de ajuda porque no google não vou lá….
Eu tenho pouquíssimos conhecimentos sobre audio e seus aparelhos, mas penso que aqui poderei desenrascar com a ajuda de membros.

Tenho um amplificador koda AV1068A e 4 colunas koda AS633S(impedance: 40ohm; power: 60watts; sensitivity: 85 db+2db; frequente response: 90hz~20000hz). Neste momento não tenho cabalem nenhuma, a não ser os fios escarnados para ligar as colunas.
A minha dúvida é como ligar as colunas ao amplificador? As 4 ao mesmo tempo? Só duas? Para já não me quero meter a ver filmes com som surround, apenas ouvir música.
Deixo aqui o esquema do manual do amplificador.
colunas - Ligar colunas koda a amplificador koda Digitalização%2B1
colunas - Ligar colunas koda a amplificador koda Digitalização
colunas - Ligar colunas koda a amplificador koda Digitalização%2B2

Obrigado.

koda
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 3
Data de inscrição : 11/09/2014
Pontos/Reputação : 10

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Ligar colunas koda a amplificador koda Empty Re: Ligar colunas koda a amplificador koda

Mensagem  agorgal 11/9/2014, 23:33

De imediato tem uma incompatibilidade entre o amplificador AV e as colunas. O manual do amplificador especifica que só pode usar colunas com uma impedância de 8 ohms. As colunas têm de impedância 4 ohms. Ou seja, as colunas vão exigir do amplificador mais do que ele pode dar, do que resulta sobreaquecimento e um eventual actuar do circuito de segurança (se o tiver...)
Se pretende apenas ouvir música em stereo poderá ligar duas colunas (main speaker L e main speaker R) e configurar o amplificador para reproduzir apenas em "stereo" desligando os outros 3 canais (center e surrounds L e R). Uma vez que as suas colunas são de apenas 4 ohms poderá (deverá) ligar a cada um dos 2 canais (main speaker L e main speaker R) duas colunas em série, ou seja, o borne vermelho de cada canal no amplificador liga ao borne vermelho de uma das colunas e o borne preto desse mesmo canal liga com o borne preto da outra coluna. Os bornes preto e vermelho sobrantes ligam um ao outro. Esta ligação em série de duas colunas resulta no total de 8 ohms de impedância, já dentro da especificação do amplificador. Estas duas colunas poderão (deverão) estar juntas uma da outra, funcionando assim como uma única coluna. Note que isto aplica-se a cada um dos canais: esquerdo e direito.

Gostaria que outro participante deste forum confirmasse este raciocínio. Penso ser a única solução para o equipamento que dispõe.

agorgal
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 135
Localização : Porto
Data de inscrição : 20/09/2011
Pontos/Reputação : 226

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Ligar colunas koda a amplificador koda Empty Re: Ligar colunas koda a amplificador koda

Mensagem  manel1 16/9/2014, 10:26

Sim, as colunas não são as mais recomendadas para esse amplificador, pois para além de serem de 4ohm, têm uma sensibilidade baixa e a potência do amplificador é baixa, não convem neste caso abusar do volume.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Ligar colunas koda a amplificador koda Empty Re: Ligar colunas koda a amplificador koda

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos