Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber.

+17
Mjdinis
xpumax
jotape49
Antoniobrizida
bailote
lore
joevalve
vmrs
wharfie
jsousa
free2hear1
Pierre
Diplomata
Rapdog
portugal zen
Prof
Blink
21 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

cabos - Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber. Empty Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber.

Mensagem  Blink 13/12/2007, 20:33

Acabei hoje de fazer este cabo e posso dizer que será difícil ser ultrapassado pelos ditos audiófilos topos de gama em termos sónicos, ou ficar mesmo ao lado deles.

Utiliza a geometria utilizada pela Kimber, embora os Kimber utilizem fios multifilares aqui são unifilares o que a meu vêr é mais vantajoso.

É composto por um entrançado coaxial de 4 cabos CAT5, cujas terminações são juntas formando 2 grupos de 4 fios torcidos.

Estes 2 grupos de 4 cabos são depois entrançados, formando as terminações + e -.

Para fazer 2 cabos de 2,5mts é necessário 4x2,5 mts para um cabo e outros 4x2,5mts para o outro, mas o cabo de rede CAT5 é barato, também pode usar o CAT6 mas penso que não se justifica em termos de qualidade sonora.

Experimentem, é barato e se não gostarem a despesa é mínima.




cabos - Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber. Kimber18


cabos - Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber. Kimber20


cabos - Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber. Kimber21



Convém referir que como estamos perante terminações com vários fios unifilares, é preferível usar fichas banana ou forquilha mas com solda e se possível com % de prata.

Uma ajudinha com este esquema feito um pouco á pressa.

cabos - Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber. Kimber19


Última edição por Blink em 28/2/2017, 16:37, editado 5 vez(es)
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber. Empty Re: Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber.

Mensagem  Prof 14/12/2007, 01:31

Caro amigo Blink...

A receita que usei é ainda mais dificil, eu fiz uns com uma receita da net e tive de entrelaçar todos os condutores, ou seja "descarnei" (tirei da manga branca) todos e depois fui entrançando três a três, até alcançar os 76 condutores, foi um bico de obra descomunal. Mas a verdade é que valeu a pena e estão a alimentar o AV com muito brio. Não comparei, mas na receita dizia-se que estariam no minimo a par dos Kimber 8 TC...

Muito bom aspecto os seus cabos...e assim vamos aprendendo a experimentar e tirar as nossas conclusões...

um abraço
Prof
Prof
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1883
Idade : 47
Localização : Fernão Ferro
Ocupação : Professor
Interesses : Longboard, Audiofilia, Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 78

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber. Empty Re: Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber.

Mensagem  portugal zen 14/12/2007, 06:18

Onde se compram esses cabos? No aki?
portugal zen
portugal zen
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 513
Idade : 48
Localização : Odivelas
Ocupação : Internet, Audiofilia, Carros
Data de inscrição : 28/09/2007
Pontos/Reputação : 23

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber. Empty Re: Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber.

Mensagem  Blink 14/12/2007, 06:54

Caro Prof, em termos de feitura este será mais fácil de construir e os resultados pelo que tenho percebido serão iguais, mesmo em termos de efeito Skin Effect são mesmo desprezíveis, havendo uma variação mínima na inductância.
Contudo também tenho ICs já com o cabo descarnado de 4 cabos entrançados em coaxial de 2 fios torcidos, e têm uma neutralidade abismal. Sim, estão ao nível dos Kimber porque a receita é a mesma, muito embora terá que se ter o cuidado ao fazer o entrançado não o fazer em trança plana, mas sim em coaxial ou seja em secção simétrica.

Cumpts,
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber. Empty Re: Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber.

Mensagem  Blink 14/12/2007, 06:56

portugal zen escreveu:Onde se compram esses cabos? No aki?

Caro portugal zen, o CAT5 ou CAT6 está á venda a metro em qualquer loja de electricidade, é cabo para redes de dados e telecomunicações.

Cumpts,
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber. Empty Re: Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber.

Mensagem  Rapdog 14/12/2007, 15:07

Boa!!

São idênticos aos meus.
Com uma diferença:
Em vez de utilizar 2 cabos cat5 para cada sinal + e -, separei os brancos todos para o + e todos os coloridos para o -.


E o resultado foi. Very Happy .. os Qed silver 12 passaram para um 2º sistema.

Cat 5 V2
A receita + medições aqui:
http://www.audioholics.com/reviews/cables/diy-speaker-cable-faceoff
Rapdog
Rapdog
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 96
Idade : 50
Localização : Beira mar
Ocupação : Bastante ocupado
Interesses : Jogging em Hipermercados, Música, Cinema, Gastronomia...
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 84

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber. Empty Re: Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber.

Mensagem  Diplomata 9/1/2008, 16:19

Viva Blink

Antes de mais os meus parabéns pelos excelentes trabalhos que apresenta, e este cabo é outro exemplo, tanto que foi "amor à 1ª vista"......
O "problema", chamemos-lhe assim, é que eu não sei fazer uma trança de 4 fios, quanto mais coaxial.....
Por isso se pudesse explicar, fotografar, sinais de fumo, pombo correio, etc, como se eu fosse muuuuuito burro, a realização duma trança coaxial de 4 fios eu ficava-lhe muito agradecido.
carlos barata
Diplomata
Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 153
Idade : 50
Localização : Massamá
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 270

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber. Empty Re: Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber.

Mensagem  Blink 9/1/2008, 20:31

Diplomata escreveu:Viva Blink

Antes de mais os meus parabéns pelos excelentes trabalhos que apresenta, e este cabo é outro exemplo, tanto que foi "amor à 1ª vista"......
O "problema", chamemos-lhe assim, é que eu não sei fazer uma trança de 4 fios, quanto mais coaxial.....
Por isso se pudesse explicar, fotografar, sinais de fumo, pombo correio, etc, como se eu fosse muuuuuito burro, a realização duma trança coaxial de 4 fios eu ficava-lhe muito agradecido.
carlos barata

Caro Diplomata agradeço os elogios, e com diplomacia e só com um pouco de jeito vai fazer este cabo, porque sei que o vai conseguir e meter depois aqui as suas fotos.

Ora bem, para explicar como se faz uma trança de 4 cabos ou 4 fios é assim:

- para fazer esta trança bem feita porque são uns metros, são precisos 2 pessoas (a cara metade pode servir).
- junte os 4 cabos numa ponta e enrole fita-cola á volta dessa ponta.
- depois prenda essa ponta de 4 cabos a qualquer coisa junto ao solo de modo que fiquem na vertical.
- exemplificando temos 2 cabos vermelhos um em frente do outro, e outros azuis tb em frente um do outro.

cabos - Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber. Snap1cq9

- Depois as duas pessoas metem-se uma á frente da outra.
- Uma agarra os cabos vermelhos um em cada mão.
- A outra agarra os azuis.
- Alternadamente e sempre na mesma direcção, a dos vermelhos
passa o da esquerda para a direita e o da direita para a esquerda, 1 vez.
- A dos azuis faz o mesmo.
- A dos vermelhos faz o mesmo, e voilá que está a aparecer um cabo de 4 tranças.

Ter em atenção que de vez em quando deve vigiar o entrançado do cabo porque pode enganar-se na direção e em vez de estar a entrançar começa a ficar torcido a 2.

Espero ter ajudado mas não á nada como experimentar, e depois diz como correu o serão.

Posso dizer que os coloquei para teste, e até que apareça melhor já não saem mais do 740A, têm uma neutralidade e detalhe que arruma com todos os que comprei e que construí.

Cumpts,
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber. Empty Re: Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber.

Mensagem  Diplomata 10/1/2008, 16:33

Viva Blink

Desde já o meu obrigado, a explicação é óptima.
Agora é só praticar.....
Os resultados só para mais tarde, pois pretendo aplicar este cabo num projecto de longa duração (porque é que nunca temos t€€€mpo para fazer logo o que gostamos???) que faço questão de apresentar aqui, mas tal como em muitas outras coisas, temos de nos preparar com antecedencia pois o orçamento não suporta muitas tentativas e erros.
O meu obrigado.

carlos barata

PS: o "meu" projecto....

http://homepage.mac.com/planet10/TLS/downloads/Fat-ThorML-map-061107.pdf

O resultado final é realmente espantoso, teve contribuições de quase meio mundo, da Austrália ao canadá, passando por terras de sua Majestade.
Quem já realizou este projecto só tem elogios a fazer.
Diplomata
Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 153
Idade : 50
Localização : Massamá
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 270

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber. Empty Re: Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber.

Mensagem  portugal zen 23/1/2008, 17:56

Amigo Blink, comprei cabo cat5 mas este cabo, ao invés de ter 4 fios unifilares, tem 8 fios, é mesmo assim possível elaborar os cabos para as colunas?
portugal zen
portugal zen
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 513
Idade : 48
Localização : Odivelas
Ocupação : Internet, Audiofilia, Carros
Data de inscrição : 28/09/2007
Pontos/Reputação : 23

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber. Empty Re: Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber.

Mensagem  portugal zen 23/1/2008, 18:12

Peço desculpa, fiz confusão. Vi agora o desenho e reparei que sempre tem 8 fios.
lol!
portugal zen
portugal zen
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 513
Idade : 48
Localização : Odivelas
Ocupação : Internet, Audiofilia, Carros
Data de inscrição : 28/09/2007
Pontos/Reputação : 23

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber. Empty Re: Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber.

Mensagem  Blink 23/1/2008, 18:25

portugal zen escreveu:Peço desculpa, fiz confusão. Vi agora o desenho e reparei que sempre tem 8 fios.
lol!

Já estava aqui a pensar que lhe tinham enfiado (salvo seja) outro cabo, mas já vi que está correcto.

Tem 4 pares de 2 fios torcidos, sempre vai em frente a feitura dos cabos diy?

Cumpts,
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber. Empty Re: Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber.

Mensagem  portugal zen 23/1/2008, 18:31

blink escreveu:
portugal zen escreveu:Peço desculpa, fiz confusão. Vi agora o desenho e reparei que sempre tem 8 fios.
lol!

Já estava aqui a pensar que lhe tinham enfiado (salvo seja) outro cabo, mas já vi que está correcto.

Tem 4 pares de 2 fios torcidos, sempre vai em frente a feitura dos cabos diy?

Cumpts,

Vou sim, mandei vir do eBay UK 25 metros deste cabo, ficou mais barato do que se comprasse cá. Vou usar 20 metros para fazer 2.5 m para cada coluna e os restantes 5 são par IC.
portugal zen
portugal zen
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 513
Idade : 48
Localização : Odivelas
Ocupação : Internet, Audiofilia, Carros
Data de inscrição : 28/09/2007
Pontos/Reputação : 23

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber. Empty Re: Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber.

Mensagem  Blink 23/1/2008, 18:46

Caro amigo, atenção que o cabo entrançado depois de pronto para ficar com 2,5mts, tem que cortar os Cat5 com mais de 2,5mts devido ao entrançado que lhe vai comer a mais á volta de 50cm a 1mts conforme o ajuste que der á trança. Mais vale sobrar do que faltar.
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber. Empty Re: Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber.

Mensagem  portugal zen 23/1/2008, 19:12

Ok, obrigado pela dica! Very Happy
portugal zen
portugal zen
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 513
Idade : 48
Localização : Odivelas
Ocupação : Internet, Audiofilia, Carros
Data de inscrição : 28/09/2007
Pontos/Reputação : 23

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber. Empty Re: Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber.

Mensagem  Convidad 25/1/2008, 19:05

boas ficcabos - Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber. Dsc01114a aqui a foto do meu cabo ...cumps ..jocker

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber. Empty Re: Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber.

Mensagem  Blink 25/1/2008, 19:49

Parabéns, está bonito e é com prazer que começo a vêr o pessoal apresentar as suas façanhas no mundo do DIY.

Diz-me que tamanho fizeste, e o resultado valeu a pena no teu sistema? Só ao fim de 1 ou 2 dias de rodagem é que começarás a notar as virtudes, ou as desvirtudes.

Contudo é sempre bom haver um início, e entrando o bichinho passas a fazer os teus cabos, uns darão melhor outros pior, e é assim que se vai aprendendo por nós próprios, até um dia fazermos um e dizermos "este já não sai daqui".

Cumpts,
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber. Empty Re: Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber.

Mensagem  Convidad 25/1/2008, 20:52

boas ,blink o cabo ainda não esta completo..vai ser testado mas o pouco que eu ouvi deu para ver a diferença ,cumps jocker...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber. Empty Re: Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber.

Mensagem  Pierre 31/1/2008, 19:17

Boas.
Os Cat5 poderão ser usados conforme vieram ao mundo? Isto é: um cabo para cada borne?
Seriam dois cabos para cada coluna?
A vossa opinião por favor.
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Idade : 55
Localização : Elvas
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 1079

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber. Empty Re: Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber.

Mensagem  Blink 31/1/2008, 19:34

Pierre escreveu:Boas.
Os Cat5 poderão ser usados conforme vieram ao mundo? Isto é: um cabo para cada borne?
Seriam dois cabos para cada coluna?
A vossa opinião por favor.

Os cabos neste projecto são usados conforme se compram na loja, mas depois tem todo o trabalho do entrançado visto serem 4 cabos entrançados para cada canal (coluna).

Pergunta se pode usar 2 cabos por canal, iria torcê-los ou pô-los em paralelo? Pode e deve fazer todas as experiências que a sua imaginação lhe proporcionar, penso que o resultado final do que sugere não será agradável de ouvir mas nada como fazer experiências.
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber. Empty Re: Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber.

Mensagem  Pierre 31/1/2008, 19:53

"serem 4 cabos entrançados para cada canal (coluna)."

Penso então que sugere, dois cat5 sem isolamento externo e com os fios entrançados.
Dois entrançados para cada borne?
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Idade : 55
Localização : Elvas
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 1079

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber. Empty Re: Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber.

Mensagem  Blink 31/1/2008, 20:09

Pierre escreveu:"serem 4 cabos entrançados para cada canal (coluna)."

Penso então que sugere, dois cat5 sem isolamento externo e com os fios entrançados.
Dois entrançados para cada borne?

Caro Pierre está a pensar eu sei, mas eu não sugeri nem aconselho o que diz acima, eu perguntei o que pensava fazer.
O que aconselho é fazer este projecto mas igual, mas se quiser fazer outro tipo de experiências isso é diferente mas esteja ciente que é fazendo todo o tipo de testes que se chega ao que os nossos ouvidos gostam.

Muitas vezes também vai todo um trabalho para o lixo, mas costuma ser barato.

Cumpts,
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber. Empty Re: Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber.

Mensagem  Pierre 31/1/2008, 20:24

Os custos são realmente aliciantes. Não tenho muito jeito pra coisa nem material e espaço. De qualquer maneira irei experimentar a versão dois cat5 entrançados para cada coluna +-. Logo se vê(ouve).
Obrigado e cumpts.
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Idade : 55
Localização : Elvas
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 1079

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber. Empty Re: Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber.

Mensagem  free2hear1 3/3/2008, 00:42

Viva, antes de mais os agradecimentos ao Blink pelas instruções de feitura deste cabo.

Deixo aqui um pequeno report de 2 sistemas (de pobre...), com 3 pares de cabos fresquinhos de CAT5E, report esse muito subjectivo às orelhas de 2 ámantes do audio com poucos recursos...

1º sistema: Amp Audiolab 8000S, CD Audiolab 8000, Colunas Monitor Audio BR5 (creio...), este sistema montado em casa de um amigo. Primeiro ouvimos em cablagem simples, depois em bi-cablagem. A cablagem que existia era Jamo, de fraca qualidade. Na audição com cablagem simples, revelou-se aumento de nitidez em todas as frequências, bem como de (aos nossos ouvidos) alteração tonal geral para mais agudo. Embora o sistema melhore em geral, tudo aparece muito enrolado e pouco definido. Parece existir uma mudança tonal geral para mais agudo. Com bicablagem, parecia que se tinha comprado uma aparelhagem nova, tal a extensão da mudança. Contrabaixo de jazz muito bem definido, seco e extenso, instrumentos bem definidos, mas demasiada proeminencia dos agudos e nalguns casos a passar o estridente. Em trombone e sax tenor nos registos elevados a atingir registos complicados para o ouvido. Os cabos já tinham rodado cerca de uma semana. Todas as frequências bem separadas, mas demasiado brilho nos agudos (não excesso de nitidez...) e no geral a sensação de que a cablagem coloriu a totalidade das frequências com mais agudo. Se se opudesse corrigir os agudos ter-se-ia uma melhoria muito significativa, assim claramente o agudo parece tornar-se cansativo, diria mais, irritante. Se este cabo acaba por expôr alguma fraqueza das colunas neste registo é pena, pois me pareceram colunas muito equilibradas e nada cansativas.

2ª Sistema: Fonte PC-Placa som Asus Xonar D2 ligado via Toslink a Beresford 7510 DAC, ligado a Amp Audiolab 8000A via IC's Audioquest - Colunas B&W 603 MkI, cablagem existente Audioquest. Não se fez bicablagem ainda com 2 pares de Cat5, embora se tenha feito com um par dos Audioquest e outro par de Cat5. A bicablagem neste caso pareceu não trazer qq vantagem ao que existia. Em relação ao Cat5 vs Audioquest, o sistema ganhou maior definição, baixo muito mais justo seco e extenso, muito agradável, apesar do cabo praticamente não ter rodado. Veremos se "envelhece" bem, ou se vai na direcção dos que ouvi no sistema atrás descrito. Reouvi algumas músicas idênticas que tinha escutado no primeiro e aqui os agudos não atingem os registso "danosos" que escutei no primeiro, todavia existe mais definição geral e claramente um "colorir" de todas as frequências para um registo mais agudo, mas que não parece mais aberto. Vou esperar por vir um 2º par e tentar a bicablagem, a ver se atinge alterações tão prifundas como no sistema anterior, ainda que claramente os agudos sejam quase intoleráveis, pese embora a melhoria geral. Neste 2º sistema o cabo aporta sobretudo melhor definição, com o contrabixo e grave a aparecer muito bem controlado, definido, sem perda de extensão e até com um punch mais agradável e não boomy. No primeiro caso, não existia equalizador que permitisse compensar o que se estava a passar, no 2º caso, o Foobar permite calibrar 18 bandas com ganho de -20 a+20db, pelo que se consegue "esconder" um pouco o excesso de agudo. Para já vai ficar este cabo, para ganhar rodagem e tenatr perceber se não "cansa" na escuta. Se o 2º aportar diferenças de registo como no sistema anterior, reavaliaremose se possível aqui postaremos os resultados.

Vejam esta opinião como subjectiva e elaborada por quem pouca experiência tem de equipamentos.

free2hear1
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 11
Data de inscrição : 29/01/2008
Pontos/Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber. Empty Re: Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber.

Mensagem  Blink 3/3/2008, 08:57

Caro free2hear1, NÃO EXISTE UM CABO PERFEITO, existem bons cabos para um determinado tipo de sistemas, é um compromisso entre as melhores interfaces, as sinergias entre os cabos de interligação, amplificador, as colunas com a sua sonoridade própria, e um sistema de áudio com uma assinatura sónica.

Dito isto, eis que o DIY nos faculta muitas experiências, o fazermos nós os cabos e adaptá-los aos nossos sistemas também implica algumas regras básicas, e há sempre material que fica na prateleira, porque vejamos os cabos feitos por mim são testados na sua maior parte no meu sistema, e como tal só alguns são eleitos, mas os não eleitos que já foram testados noutros sistemas até ficaram por lá, e até destronaram bons cabos.

É pois importante dizer que por vezes se fala muito na capacidade do cabo, ela é importante, mas menos importante é a sua inductância que é inversa da anterior, e para mim mais critica na feitura de um cabo, se afastarmos os condutores de um cabo estamos a baixar a capacidade mas aumentamos a inductância deste, e é nesse compromisso e acerto que se chega ao "nosso" cabo, isto para não falar obviamente da impedância, do tipo de condutor usado, do tipo de isolamento usado, nestas coisas do DIY por vezes é um tiro no escuro, que podemos acertar na muge ou um bocadinho ao lado.

Este cabo mesmo tendo 760pF tem uma sonoridade própria e uma baixa inductância, mas confesso que já foi destronado do meu sistema por este último que fiz á pouco, http://www.audiopt.net/cabos-acessorios-diy-tweaks-tratamentos-acusticos-racks-f6/cabo-de-coluna-com-fio-coaxial-de-tv-revestido-a-nylon-t3099.htm

E ainda hoje colocarei fotos de um cabo de 1,30 mts com 14pF de capacidade que está ainda em teste, e para já está 1-1 com o tal que construí no link acima, existem amplificadores que adoram cabos de capacidades muitos baixas, alguns fabricantes de amplificadores até fabricam os próprios cabos para os mesmos, mas outros haverá que já gostam de um valor que nos obriga a acertar com ele...

Cumpts,
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber. Empty Re: Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber.

Mensagem  free2hear1 16/3/2008, 19:09

Em relação ao meu comentário anterior, todo ele terá que ser anulado, pois os acabos foram mal entrançados e só hoje tenho oportunidade de testar cabos correctos e todos os defeitos associados aos agudos desaparecem. Tinha testado a versão anterior em bicablagem e a mesma corrigia um pouco o agudo, mas "desaparecia" o baixo. Hoje tenho 2 pares deste cabo refeito, em bicablagem e nunca me soou tão neutro e definido, curiosamente agora próximos em termos de tonalidade dos audioquest que tinha, todavia com definição e noção de espaço diferente.

free2hear1
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 11
Data de inscrição : 29/01/2008
Pontos/Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber. Empty cabos de coluna com simetria Kimber

Mensagem  jsousa 2/3/2009, 00:19

Viva:

Tenho nas minhas colunas uns cabos Supra, pelo que gostaria de te perguntar se os cabos que mostras (simetria kimber) serão superiores aos supra já que estou muito entusiasmado a construir uns se as melhorias forem notórias.

Cumps

JS

jsousa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 32
Data de inscrição : 06/02/2009
Pontos/Reputação : 46

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber. Empty Re: Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber.

Mensagem  Blink 2/3/2009, 17:32

jsousa escreveu:Viva:

Tenho nas minhas colunas uns cabos Supra, pelo que gostaria de te perguntar se os cabos que mostras (simetria kimber) serão superiores aos supra já que estou muito entusiasmado a construir uns se as melhorias forem notórias.

Cumps

JS

Boas, caro Viva são estas perguntas que abundam nos foruns de hifi, e muito dificeis de responder, eu mesmo me atrevo a dizer sem resposta.

A resposta está sempre nos nossos ouvidos que diferem uns dos outros, ás vezes um (mau) cabo (entenda-se por mau um cabo dito não Audiófilo, feio e barato...) ligado a sistema com uma sinergia própria, medidas de sala específicas e ouvidos sem cera toca melhor que um cabo de uma grande marca e com um valor de preço muito superior.

Só mesmo com testes auditivos é que se consegue afinar o nosso sistema, para quem tem muito dinheiro terá que os comprar, se tiver jeito terá que inventar. Posso dizer-lhe que fiz esse cabo e no meu sistema foi destronado por outros até que foi doado aos amigos, que em casa deles já faz milagres.

Já fiz vários cabos com vários testes cegos, e o que ganhou e está neste momento é um solid core da DNM da nova versão de 1mm. Espero ter ajudado.

Cumpts,
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber. Empty Re: Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber.

Mensagem  wharfie 9/6/2009, 20:20

olá blink!

vi cabo cat 5e no aki,acha que é muito diferente do cat5 ou é indiferente?em principio os cabos que vi pareciam ter 5 ou 6 fios la dentro,pareceu-me algo diferente do que aqui se mostra... No
já agora,podia fazer um post mais detalhado da construção dos cabos?a parte da solda e tudo,é que me está a parecer muito complicado e no entanto apresenta-nos aqui algo irresistivel!
neste momento tenho cabos de audio do...aki,de 2,5mm :damn: ...e como estou muito desgostoso com o meu sistema de som,poderá ser um bom ponto de partida! Very Happy
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 152
Idade : 41
Localização : Odivelas
Data de inscrição : 09/06/2009
Pontos/Reputação : 340

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber. Empty Re: Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber.

Mensagem  Blink 9/6/2009, 22:12

wharfie escreveu:olá blink!

vi cabo cat 5e no aki,acha que é muito diferente do cat5 ou é indiferente?em principio os cabos que vi pareciam ter 5 ou 6 fios la dentro,pareceu-me algo diferente do que aqui se mostra... No
já agora,podia fazer um post mais detalhado da construção dos cabos?a parte da solda e tudo,é que me está a parecer muito complicado e no entanto apresenta-nos aqui algo irresistivel!
neste momento tenho cabos de audio do...aki,de 2,5mm :damn: ...e como estou muito desgostoso com o meu sistema de som,poderá ser um bom ponto de partida! Very Happy

O cat5 ou cat5e é igual, o "e" diz que é um melhoramento do cat5 para fazer transmissões de dados até 1gbps como o Cat6, e dizem que é mais maleável que o cat5, mas tem 4 pares de 2 condutores torcidos, ou seja tem 8 condutores igual ao Cat6, o Cat6 é mais duro e um pouco mais largo.

Se leres com atenção verás que é fácil a construção deste cabo, está tudo detalhado nas imagens.
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber. Empty Re: Cabo de coluna CAT5 com geometria Kimber.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos