Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

DIY - altifalantes AUTO ??

3 participantes

Ir para baixo

DIY - altifalantes AUTO ?? Empty DIY - altifalantes AUTO ??

Mensagem  buster 13/3/2008, 11:06

Bom dia,

Nao sei se deva fazer esta questão aki..
Acontece que me quero entrar no mundo do surround e nao tenho muito $$ pra investir. Foi aí q encontrei a ideia do colunas DIY aki no forum.
Ao ver as várias soluções aki expostas, lembrei-me se nao podia utilizar altifalantes de automovel numas caixas DIY. Eu tenho já umas colunas Scheneider 150W rms q poderia utilizar como frontais, mas as traseiras e central teria q arranjar, daí a ideia do DIY.

Já alguem fez algo parecido? Eu digo isto porque realmente as colunas auto 2 vias (por exemplo) de marca, nao sao assim tao caras como isso, e já com alguma qualidade (pelo menos nas viaturas).

Um problema que encontrei foi em relação á impedancia, pois normalmente as colunas auto têm 4ohm e os amp 5.1 q ando a ver têm 8ohm. Sera isto um grande problema???

Agradeço desde já qualquer ajuda.
Cumps

buster
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/10/2007
Pontos/Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

DIY - altifalantes AUTO ?? Empty Re: DIY - altifalantes AUTO ??

Mensagem  falp 13/3/2008, 11:30

buster escreveu:Bom dia,

Nao sei se deva fazer esta questão aki..
Acontece que me quero entrar no mundo do surround e nao tenho muito $$ pra investir. Foi aí q encontrei a ideia do colunas DIY aki no forum.
Ao ver as várias soluções aki expostas, lembrei-me se nao podia utilizar altifalantes de automovel numas caixas DIY. Eu tenho já umas colunas Scheneider 150W rms q poderia utilizar como frontais, mas as traseiras e central teria q arranjar, daí a ideia do DIY.

Já alguem fez algo parecido? Eu digo isto porque realmente as colunas auto 2 vias (por exemplo) de marca, nao sao assim tao caras como isso, e já com alguma qualidade (pelo menos nas viaturas).

Um problema que encontrei foi em relação á impedancia, pois normalmente as colunas auto têm 4ohm e os amp 5.1 q ando a ver têm 8ohm. Sera isto um grande problema???

Agradeço desde já qualquer ajuda.
Cumps
Por algumas experiências próprias não me metia nisso... Com o mercado de usados, Net e Ebay então nem sequer vale a pena... Cool
falp
falp
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1301
Idade : 52
Localização : Almada, PT, UE
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : -15

Ir para o topo Ir para baixo

DIY - altifalantes AUTO ?? Empty Re: DIY - altifalantes AUTO ??

Mensagem  pmfsv 13/3/2008, 13:49

Não deves ligar colunas de impedância inferior à recomendada pelo fabricante do amplificador. Se forem de impedância superior não há problema, já inferior pode levar à ruína do aparelho.
Quanto a usar altifalantes de carro em colunas, podes fazê-lo. Os altifalantes de carro têm tratamentos que os de casa não têm necessidade ter face às humidades.
Várias pessoas já os fizeram inclusivé um user aqui deste fórum que recorreu a umas Alpine Status #F1 para fazer umas colunas caseiras. Claro que estas são derivadas da Sérei Revelator da Scanspeak, mas o príncipio é o mesmo.

Ou seja, sim, podes fazer. Vale a pena? Sinceramente julgo que não. Quanto custariam tais colunas que falas? Por valores consideravelmente baixos já consegues comprar uns componentes da vifa por exemplo. Claro que não tens crossovers como com colunas car audio.. mas os crossovers da car-audio não são exactamente a melhor opção para todas as utilizações...

Mas sim, é possível fazer umas colunas.
Não, não deves ligar a amplificadores que não sejam estáveis a 4Ohms. Mas a fazê-lo, deves ter em conta os riscos e estar atento...

Cumprimentos:
Pedro Vouga

pmfsv
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 15
Localização : 4470 Maia, Porto, Portugal
Data de inscrição : 04/03/2008
Pontos/Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

DIY - altifalantes AUTO ?? Empty Re: DIY - altifalantes AUTO ??

Mensagem  buster 13/3/2008, 14:47

Ok..
O problema é q realmente é mais facil encontrar colunas a 4 para auto do que propriamente a 8.
Relativamente aos crossovers, umas colunas de 2 vias por exemplo não é suposto levar crossover. Certo? Mesmo assim o amplificador para as colunas traseiras so já enviam frequencias medias - altas.

Cumps

buster
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/10/2007
Pontos/Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

DIY - altifalantes AUTO ?? Empty Re: DIY - altifalantes AUTO ??

Mensagem  falp 13/3/2008, 15:01

buster escreveu:Ok..
O problema é q realmente é mais facil encontrar colunas a 4 para auto do que propriamente a 8.
Relativamente aos crossovers, umas colunas de 2 vias por exemplo não é suposto levar crossover. Certo? Mesmo assim o amplificador para as colunas traseiras so já enviam frequencias medias - altas.

Cumps
Mais que uma via full range tem crossover... é para a separar frequências entre os diversos drivers...

Tb só conheço colunas auto de 4 Ohm, ou menos nalguns Subs...
falp
falp
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1301
Idade : 52
Localização : Almada, PT, UE
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : -15

Ir para o topo Ir para baixo

DIY - altifalantes AUTO ?? Empty Re: DIY - altifalantes AUTO ??

Mensagem  buster 13/3/2008, 15:30

Sempre posso pensar em colocar 2 em serie.. As resistencias (impedancias) em serie, somam-se..
Sera boa ideia? Very Happy

buster
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/10/2007
Pontos/Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

DIY - altifalantes AUTO ?? Empty Re: DIY - altifalantes AUTO ??

Mensagem  falp 13/3/2008, 18:18

Sleep Sleep
falp
falp
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1301
Idade : 52
Localização : Almada, PT, UE
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : -15

Ir para o topo Ir para baixo

DIY - altifalantes AUTO ?? Empty Re: DIY - altifalantes AUTO ??

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos