Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Está quase...

+9
Joao1
Luke Skywalker
mn61
Fernando Novais
nbunuel
A Pauca Sed Bona
fm&stereo
lore
jdickson
13 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Está quase... Empty Está quase...

Mensagem  jdickson 6/8/2009, 16:15

Boa tarde a todos os music lovers (só soa bem em inglês...)

O meu sistema audio está quase na fase adulta. Consiste em:
Fontes: a)-Michell Gyrodec com fonte de alimentação externa, braço Origin Live Encounter, célula Grado Reference Master
b)-Shanling SCD-T200C
Préamp:-Audio Research SP16
Amplificador:-Jolida Music Envoy (monoblocos)
Colunas:- Martin Logan Summit
Filtro de sector:Nordost Thor
Cabos interconnect: Nordost valhalla (SACD-pré); Nordost valkyrja (pré-amp)
Cabos coluna: Nordost SPM
Cabos corrente: Nordost valhalla (central-Thor e SACD-Thor); Nordost Brahma (pré e powers); Martin Logan (colunas)

A minha última aquisição foi as colunas, que substituiram as Martin Logan Clarity. Logo à primeira audição de umas Martin Logan, há muitos anos, fiquei logo fã da transparência e enorme musicalidade destas coisas fantásticas! Depois desta última alteração fiquei estupefacto com o que o sistema ganhou em palco sonoro e impacto musical!

A fonte analógica também é recente e substituiu um velho Rega Planar 3 que me serviu por muitos anos. A diferença entre os GD é abissal, como seria de esperar e o Michell ressuscitou-me o prazer pelo vinyl. Mas estou com um grave e inesperado problema de incompatibilidade entre célula e braço, pois surge frequentemente um problema de ressonância que põe o braço aos saltos! (literalmente!). A solução está à vista e vai tornar a provocar um download da carteira...

Estou à beira de receber um novo prévio. Fiz algo que nunca se deve fazer (comprei à distância, sem ver o bicho e sem o ouvir, mas o que é pior: não sei como vai soar no sistema!...), mas a oportunidade não se podia perder. Darei notícias, se alguém estiver interessado.
Com esta nova aquisição, vou perder o andar de phono do Audio Research, pelo que vou comprar um ASR minibasis, quando os fundos o permitirem. Até lá não haverá vinyl para ninguém...

Uma última palavra para os cabos/filtro de sector: só ouvindo, preferencialmente desde o início e após cada nova introdução no sistema, é que dá para perceber a enorme influência que estes tiveram no som final. Inacreditável!

PS-se alguém estiver interessado num Audio Research SP16 e/ou numas Martin Logan Clarity, é favor comunicar (estão impecs e com as caixas e acessórios). O prévio ainda pode, inclusivé ser ouvido, pois ainda está residente.

Cumprimentos

jdickson
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 185
Idade : 60
Localização : Lisboa
Ocupação : mèdico
Interesses : os habituais
Data de inscrição : 28/07/2009
Pontos/Reputação : 328

Ir para o topo Ir para baixo

Está quase... Empty Re: Está quase...

Mensagem  Convidad 6/8/2009, 18:19

Mas que sistema. Very Happy Assim está bem. Eu como fã absoluto do som analógico reparei logo no belo do pato. É pena essa incompatibilidade que me parece um pouco estranha. Está tudo bem afinado?
Antes de grandes investimentos, convém que estejas certo de que é de incompatibilidade que se trata. Já usei células que não são supostas de harmonizar, e que mesmo assim funcionaram. Agora saltos..... :damn:

Vai-nos metendo ao corrente. Laughing

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Está quase... Empty Re: Está quase...

Mensagem  jdickson 6/8/2009, 19:33

António José da Silva escreveu:Mas que sistema. Very Happy Assim está bem. Eu como fã absoluto do som analógico reparei logo no belo do pato. É pena essa incompatibilidade que me parece um pouco estranha. Está tudo bem afinado?
Antes de grandes investimentos, convém que estejas certo de que é de incompatibilidade que se trata. Já usei células que não são supostas de harmonizar, e que mesmo assim funcionaram. Agora saltos..... :damn:

Vai-nos metendo ao corrente. Laughing

É, parece estranho, mas é o que acontece.Shocked
Quanto à afinação...bem, a montagem do prato, colocação e afinação do braço e da célula, foi tudo efectuado pelo Rui Borges, o que já é uma garantia. Mesmo assim, em relação ao braço e célula, verifiquei novamente o VTA, o anti-skating, peso e alinhamento da célula, enfim, o que os meus conhecimentos permitiam fazer, e estava tudo bem, impecável mesmo.
Neste momento, por exclusão de partes e pelas características do problema, não tenho dúvida que se trata de incompatibilidade no que diz respeito à ressonância de ambos os elementos, ou seja, têm pontos de ressonância demasiado próximos, quando o aconselhado é que difiram, pelo menos razoavelmente. O problema começa no cantilever da agulha que tem uma natural tendência para gerar ressonância (fenómeno universal); ora quando o braço tem um ponto de ressonância diferente do cantilever, não se chega a transmitir essa ressonância, logo não chega a haver problema. Não parece ser esse o caso comigo... neste caso, o estranho é que, do ponto de vista teórico, isto não devia acontecer, dadas as características de massa do braço e da célula. Mas o que é que pode pôr o braço a vibrar (vibração "fina", de alta frequência, não estou a falar de solavancos) desta maneira que não seja o fenómeno que descrevi? confused
Felizmente, isto só acontece esporádicamente e mais nuns discos que noutros, mas quando acontece...que neura!:damn:
Bom, de qualquer forma, o facto do meu "futuro novo prévio" não ter andar de phono, vai-me obrigar a investir num externo e, perdido por cem, perdido por mil (enfim, algo mais...), hei-de comprar uma MC mais exótica (provavelmente uma Lyra Helicon), cujas características no que diz respeito a ressonância são, de facto, compatíveis com o braço.
Um abraço e obrigado pelo interesse Very Happy

jdickson
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 185
Idade : 60
Localização : Lisboa
Ocupação : mèdico
Interesses : os habituais
Data de inscrição : 28/07/2009
Pontos/Reputação : 328

Ir para o topo Ir para baixo

Está quase... Empty Re: Está quase...

Mensagem  Convidad 6/8/2009, 19:58

Se foi o Rui, nem vale a pena por em causa a afinação. Todavia, passa-se algo de estranho. Pode bem ser que a suspensão do cantilever esteja ressequida ou danificada e daí o fenómeno em modelações mais exigentes para a célula.
Vou-te mandar um site para poderes fazer os cálculos de ressonância. (se é que já não os fizestes)

http://www.mh-audio.nl/MySystem/RF.asp

É só desceres na página e introduzires os valores. Mas realmente duvido que seja falta de compatibilidade. Há algo mais. Os valores ideais situam-se entre os 8 e os 12 Hz. O que não quer dizer que um pouco mais ou um pouco menos seja fatal.

O peso está correcto? Já verificastes com uma balança?

Abraço

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Está quase... Empty Re: Está quase...

Mensagem  lore 6/8/2009, 20:06

Boas , pudera a celula necessitar de uma carga que o braço nao lhe de .
casos de celulas duras com braços leves podem ter esses efeitos .
durante o transporte pode ter havido alguma variaçao ( se foi afinado na oficina e levado para onde esta )
lore
lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 841
Idade : 48
Localização : lisboa
Ocupação : http://www.laso.pt/04solucoes/05galeria.php
Interesses : cabrios ,motos , muitos kw , tatoos, adrenalina
Data de inscrição : 26/10/2008
Pontos/Reputação : 1037

Ir para o topo Ir para baixo

Está quase... Empty Re: Está quase...

Mensagem  fm&stereo 7/8/2009, 00:27

Eu penso que seja mesmo um problema de incompatibilidade. Acontece que esse efeito tende a surgir nas zonas de más prensagens, mesmo que noutras circunstâncias não revelasse nenhuma distorção, ela surge nestes termos.
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

Está quase... Empty Re: Está quase...

Mensagem  jdickson 7/8/2009, 22:47

António José da Silva escreveu:Se foi o Rui, nem vale a pena por em causa a afinação. Todavia, passa-se algo de estranho. Pode bem ser que a suspensão do cantilever esteja ressequida ou danificada e daí o fenómeno em modelações mais exigentes para a célula.
Vou-te mandar um site para poderes fazer os cálculos de ressonância. (se é que já não os fizestes)

http://www.mh-audio.nl/MySystem/RF.asp

É só desceres na página e introduzires os valores. Mas realmente duvido que seja falta de compatibilidade. Há algo mais. Os valores ideais situam-se entre os 8 e os 12 Hz. O que não quer dizer que um pouco mais ou um pouco menos seja fatal.

O peso está correcto? Já verificastes com uma balança?

Abraço

Muito obrigado pelo link.
Na realidade, não cheguei a fazer o teste, graças à minha impulsividade na aquisição (ok, ok, e também graças à minha ignorância sobre esta questão, da qual só tomei conhecimento depois da aquisição), mas já tinha chegado à conclusão que o meu braço era de massa média e a célula de compliance média/alta, aquém do ideal, portanto, mas sem grandes razões para preocupação, até porque tive conhecimento de conjuntos destes a tocar sem problemas.
O que te parece dar razão quando referes que há mais qualquer coisa por detrás deste problema. Suspect
Quanto ao teste: devo ser mesmo burro, porque a coisa sai-me demasiado estranha. Embarassed Não queres tentar?... o braço pesa 14,5 gr, a célula 6,5 gr e o site da Grado diz que tem 20 CUs de compliance.
Quanto ao peso, está certo, ao quase miligrama (1,508 gr, para um ideal de 1,5)
Um abraço

jdickson
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 185
Idade : 60
Localização : Lisboa
Ocupação : mèdico
Interesses : os habituais
Data de inscrição : 28/07/2009
Pontos/Reputação : 328

Ir para o topo Ir para baixo

Está quase... Empty Re: Está quase...

Mensagem  jdickson 7/8/2009, 22:48

fm&stereo escreveu:Eu penso que seja mesmo um problema de incompatibilidade. Acontece que esse efeito tende a surgir nas zonas de más prensagens, mesmo que noutras circunstâncias não revelasse nenhuma distorção, ela surge nestes termos.

É isso que eu penso também. "A ver vamos", já dizia o cego...

jdickson
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 185
Idade : 60
Localização : Lisboa
Ocupação : mèdico
Interesses : os habituais
Data de inscrição : 28/07/2009
Pontos/Reputação : 328

Ir para o topo Ir para baixo

Está quase... Empty Re: Está quase...

Mensagem  Convidad 7/8/2009, 22:54

jdickson escreveu:
fm&stereo escreveu:Eu penso que seja mesmo um problema de incompatibilidade. Acontece que esse efeito tende a surgir nas zonas de más prensagens, mesmo que noutras circunstâncias não revelasse nenhuma distorção, ela surge nestes termos.

É isso que eu penso também. "A ver vamos", já dizia o cego...

O resultado dá 7.7 Hz. O que quer dizer que é um pouco abaixo do limite mínimo, mas como já tinha referido e suspeitava, nada que justifique o fenómeno por ti descrito.

Será que já verificastes o peso (VTF) com uma balança?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Está quase... Empty Re: Está quase...

Mensagem  A Pauca Sed Bona 7/8/2009, 22:55

Experimenta 1,650 gramas, confirma o VTA e depois conta-nos como ficou.

Um Abraço

João Gouveia
A Pauca Sed Bona
A Pauca Sed Bona
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 658
Localização : Casal da Cambra: a 5 min do Dolce Vita Tejo ou: Saír da CREL no nó de Belas
Data de inscrição : 24/07/2007
Pontos/Reputação : 287

Ir para o topo Ir para baixo

Está quase... Empty Re: Está quase...

Mensagem  nbunuel 8/8/2009, 01:28

Será que não existe um problema de vibrações parasitas derivado a proximidade do gira discos com as colunas???. Ou então estar o dito apoiado numa base pouco sólida??è que esse gira não tem suspensão e como tal mais sujeito ao efeito rumble...penso eu de que.... Suspect
nbunuel
nbunuel
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1446
Localização : Lisboa
Ocupação : Bode Expiatório - F. Público
Interesses : Demasiados
Data de inscrição : 31/05/2007
Pontos/Reputação : 1344

Ir para o topo Ir para baixo

Está quase... Empty Re: Está quase...

Mensagem  jdickson 8/8/2009, 07:00

nbunuel escreveu:Será que não existe um problema de vibrações parasitas derivado a proximidade do gira discos com as colunas???. Ou então estar o dito apoiado numa base pouco sólida??è que esse gira não tem suspensão e como tal mais sujeito ao efeito rumble...penso eu de que.... Suspect

Penso que não será esse o problema, pois o tal efeito manifesta-se de forma muito esporádica e com tendência a ocorrer em certos discos e não noutros, independentemente do tipo de música que está a ler. Question
Por outro lado, o Gyrodec tem, de facto, um sistema de suspensão de molas que é um dos segredos do seu som, para além do facto do meu estar assente numa base antivibrações em duas camadas de acrílico com spikes, por sua vez colocado sobre um móvel que mandei fazer, com características de elevada massa e rigidez. Smile Mas obrigado pela dica.
Cumprimentos

jdickson
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 185
Idade : 60
Localização : Lisboa
Ocupação : mèdico
Interesses : os habituais
Data de inscrição : 28/07/2009
Pontos/Reputação : 328

Ir para o topo Ir para baixo

Está quase... Empty Re: Está quase...

Mensagem  nbunuel 8/8/2009, 07:27

jdickson escreveu:
nbunuel escreveu:Será que não existe um problema de vibrações parasitas derivado a proximidade do gira discos com as colunas???. Ou então estar o dito apoiado numa base pouco sólida??è que esse gira não tem suspensão e como tal mais sujeito ao efeito rumble...penso eu de que.... Suspect

Penso que não será esse o problema, pois o tal efeito manifesta-se de forma muito esporádica e com tendência a ocorrer em certos discos e não noutros, independentemente do tipo de música que está a ler. Question
Por outro lado, o Gyrodec tem, de facto, um sistema de suspensão de molas que é um dos segredos do seu som, para além do facto do meu estar assente numa base antivibrações em duas camadas de acrílico com spikes, por sua vez colocado sobre um móvel que mandei fazer, com características de elevada massa e rigidez. Smile Mas obrigado pela dica.
Cumprimentos
Pois... realmente é muito estranho!!!Não sei o que dizer.
Qual é o modelo Michell Gyrodec???

nbunuel
nbunuel
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1446
Localização : Lisboa
Ocupação : Bode Expiatório - F. Público
Interesses : Demasiados
Data de inscrição : 31/05/2007
Pontos/Reputação : 1344

Ir para o topo Ir para baixo

Está quase... Empty Re: Está quase...

Mensagem  jdickson 8/8/2009, 12:27

nbunuel escreveu:
jdickson escreveu:
nbunuel escreveu:Será que não existe um problema de vibrações parasitas derivado a proximidade do gira discos com as colunas???. Ou então estar o dito apoiado numa base pouco sólida??è que esse gira não tem suspensão e como tal mais sujeito ao efeito rumble...penso eu de que.... Suspect

Penso que não será esse o problema, pois o tal efeito manifesta-se de forma muito esporádica e com tendência a ocorrer em certos discos e não noutros, independentemente do tipo de música que está a ler. Question
Por outro lado, o Gyrodec tem, de facto, um sistema de suspensão de molas que é um dos segredos do seu som, para além do facto do meu estar assente numa base antivibrações em duas camadas de acrílico com spikes, por sua vez colocado sobre um móvel que mandei fazer, com características de elevada massa e rigidez. Smile Mas obrigado pela dica.
Cumprimentos
Pois... realmente é muito estranho!!!Não sei o que dizer.
Qual é o modelo Michell Gyrodec???
É o SE mais recente, o II (corresponde ao V em versão acrílico), com fonte de alimentação externa.

jdickson
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 185
Idade : 60
Localização : Lisboa
Ocupação : mèdico
Interesses : os habituais
Data de inscrição : 28/07/2009
Pontos/Reputação : 328

Ir para o topo Ir para baixo

Está quase... Empty Re: Está quase...

Mensagem  Convidad 8/8/2009, 13:43

Já tentaste o aumento de peso aconselhado pelo João Gouveia? Talvez ajude um pouco.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Está quase... Empty Re: Está quase...

Mensagem  fm&stereo 8/8/2009, 21:57

jdickson escreveu:
nbunuel escreveu:Será que não existe um problema de vibrações parasitas derivado a proximidade do gira discos com as colunas???. Ou então estar o dito apoiado numa base pouco sólida??è que esse gira não tem suspensão e como tal mais sujeito ao efeito rumble...penso eu de que.... Suspect

Penso que não será esse o problema, pois o tal efeito manifesta-se de forma muito esporádica e com tendência a ocorrer em certos discos e não noutros, independentemente do tipo de música que está a ler. Question
Por outro lado, o Gyrodec tem, de facto, um sistema de suspensão de molas que é um dos segredos do seu som, para além do facto do meu estar assente numa base antivibrações em duas camadas de acrílico com spikes, por sua vez colocado sobre um móvel que mandei fazer, com características de elevada massa e rigidez. Smile Mas obrigado pela dica.
Cumprimentos

é precisamente o que eu pensava. É certamente um problema de incompatibilidade entre cabêça e braço, que se manifesta apenas nos discos com alguma impressão defeituosa.
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

Está quase... Empty Re: Está quase...

Mensagem  jdickson 9/8/2009, 16:22

António José da Silva escreveu:Já tentaste o aumento de peso aconselhado pelo João Gouveia? Talvez ajude um pouco.

Experimentei, subi até aos 1,75 gr e não melhorou. Agora, não sei se foi de ter andado a mexer no braço, mas acho que estou com o som mais duro e áspero, quase (Abrenúncio Satanás!) digital!... Evil or Very Mad
Tenho que pôr as coisas nos eixos. Sò espero que isto não tenha a ver com desafinações do próprio giradiscos, poi eu bem vi o tempo que o Rui Borges dedicou à afinação das p... das molas! :damn:

jdickson
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 185
Idade : 60
Localização : Lisboa
Ocupação : mèdico
Interesses : os habituais
Data de inscrição : 28/07/2009
Pontos/Reputação : 328

Ir para o topo Ir para baixo

Está quase... Empty fotos do sistema

Mensagem  jdickson 9/8/2009, 17:32

Está quase... Img2425l.th visão geral do sistema
Está quase... Img2433q.th outro ângulo
Está quase... Img2426k.tho Michell (é ou não é lindo?)
Está quase... Img2434p.th o braço Origin Live
Está quase... Img2427cnx.tho Shanling (o segredo mais bem guardado do Audio!)
Está quase... Img2428b.th ( O prévio Audio Research)
Está quase... Img2429l.th(uma das "bestas" -200 W, 28 kg)
Está quase... Img2431p.th Uma das minhas meninas dos olhos
Está quase... Img2435j.th ( o Thor)
Está quase... Img2436h.th( os cabos da "discórdia"-ver outro tópico)

jdickson
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 185
Idade : 60
Localização : Lisboa
Ocupação : mèdico
Interesses : os habituais
Data de inscrição : 28/07/2009
Pontos/Reputação : 328

Ir para o topo Ir para baixo

Está quase... Empty Re: Está quase...

Mensagem  jdickson 9/8/2009, 17:36

Peço desculpa, é claro que as fotos deveriam estar no tópico sobre o meu sistema e não como se fosse um tópico novo. Nabices de principiante... pig

jdickson
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 185
Idade : 60
Localização : Lisboa
Ocupação : mèdico
Interesses : os habituais
Data de inscrição : 28/07/2009
Pontos/Reputação : 328

Ir para o topo Ir para baixo

Está quase... Empty Re: Está quase...

Mensagem  Convidad 9/8/2009, 18:22

Parabéns pelo sistema, como não seria de esperar outra coisa não pude deixar de reparar no GD Very Happy

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Está quase... Empty Re: Está quase...

Mensagem  Fernando Novais 9/8/2009, 19:53

Parabens pelo seu sistema, belas peças Wink
Cumprimentos
Fernando Novais
Fernando Novais
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2644
Idade : 55
Localização : Gondomar/Porto
Ocupação : Funcionario Publico
Interesses : Musica/Cinema/Vespas
Data de inscrição : 18/02/2008
Pontos/Reputação : 1764

Ir para o topo Ir para baixo

Está quase... Empty Re: Está quase...

Mensagem  mn61 9/8/2009, 20:37

Muitos parabens pelo sistema, muito bonito (e bom) mesmo!!!

O giradiscos é espectacular bounce bounce bounce
Em tempos em casa de um amigo aqui do forum, ouvi umas colunas identicas a essas e confesso que fiquei rendido ao som que delas saía Very Happy

Fico sempre contente quando vejo bons sistemas e esse é como o algodão....
mn61
mn61
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 3047
Idade : 63
Localização : Qta Conde/Sesimbra
Ocupação : Funcionário Autarquico
Interesses : Hi-Fi-Desporto
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 2090

Ir para o topo Ir para baixo

Está quase... Empty Re: Está quase...

Mensagem  Luke Skywalker 9/8/2009, 20:48

Parabéns, belo sistema cheers
Luke Skywalker
Luke Skywalker
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 748
Idade : 57
Localização : Brasil
Ocupação : Na escuta
Interesses : Áudio
Data de inscrição : 03/01/2008
Pontos/Reputação : 1235

http://www.livevideo.com/LukeSkywalker

Ir para o topo Ir para baixo

Está quase... Empty Re: Está quase...

Mensagem  fm&stereo 10/8/2009, 01:40

Aqui está algo interessante.

http://homepages.tcp.co.uk/~nroberts/article71.pdf
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

Está quase... Empty Re: Está quase...

Mensagem  jdickson 11/8/2009, 09:02

fm&stereo escreveu:Aqui está algo interessante.

http://homepages.tcp.co.uk/~nroberts/article71.pdf

Excelente artigo, obrigado. Fiquei sem dúvidas que o meu problema é de ressonância. O que acontece é exactamente o que é descrito no artigo ..." and the arm and cartridge can actually be seen to vibrate, which is quite an amazing sight!" Shocked Irei trocar de célula, não vejo outra saída, assumindo que quero manter o braço.
Um abraço

jdickson
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 185
Idade : 60
Localização : Lisboa
Ocupação : mèdico
Interesses : os habituais
Data de inscrição : 28/07/2009
Pontos/Reputação : 328

Ir para o topo Ir para baixo

Está quase... Empty Re: Está quase...

Mensagem  Convidad 11/8/2009, 09:10

jdickson escreveu:
fm&stereo escreveu:Aqui está algo interessante.

http://homepages.tcp.co.uk/~nroberts/article71.pdf

Excelente artigo, obrigado. Fiquei sem dúvidas que o meu problema é de ressonância. O que acontece é exactamente o que é descrito no artigo ..." and the arm and cartridge can actually be seen to vibrate, which is quite an amazing sight!" Shocked Irei trocar de célula, não vejo outra saída, assumindo que quero manter o braço.
Um abraço

Podes fazer uma pequena experiência usando a passagem no disco aonde essa vibração se faz notar. Desaperta um pouco os parafusos que apertam a célula à headshell. Muitas vezes um pequeno desacoplamento pode ser a solução.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Está quase... Empty Está quase...

Mensagem  Joao1 11/8/2009, 11:15

Tens um belíssimo sistema devo dizer. Confesso que sou mais entusiástico do digital do que do analógico, mas fizeste deveras uma grande selecção. Tenho uma certa fixação pelas Summit. Nunca ouvi nenhumas mas tenho uma certa curiosidade em conhecer o seu dinamismo (afinal de contas a caixa quase parece um subwoofer), e cheguei mesmo a pensar que poderiam fugir um pouco para os graves. Mas pensando melhor, não me parece provável. Afinal de contas estamos a falar de um par que custa uns 6000 euros, e que são sem dúvida um modelo de bom gosto. Fazendo a analogia para o mundo dos automóveis é como alguém que compra um Aston Martin...
Joao1
Joao1
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 50
Idade : 40
Localização : Lisboa
Interesses : Música (ouvir e tocar)
Data de inscrição : 10/08/2009
Pontos/Reputação : 111

Ir para o topo Ir para baixo

Está quase... Empty Re: Está quase...

Mensagem  jdickson 11/8/2009, 12:46

Joao1 escreveu:Tens um belíssimo sistema devo dizer. Confesso que sou mais entusiástico do digital do que do analógico, mas fizeste deveras uma grande selecção. Tenho uma certa fixação pelas Summit. Nunca ouvi nenhumas mas tenho uma certa curiosidade em conhecer o seu dinamismo (afinal de contas a caixa quase parece um subwoofer), e cheguei mesmo a pensar que poderiam fugir um pouco para os graves. Mas pensando melhor, não me parece provável. Afinal de contas estamos a falar de um par que custa uns 6000 euros, e que são sem dúvida um modelo de bom gosto. Fazendo a analogia para o mundo dos automóveis é como alguém que compra um Aston Martin...

Olá João

Também li o que escreveste acerca do teu sistema e dou-te os parabéns pelo equilíbrio obtido e pela ponderação utilizada para o obter (e pelo resultado final, já agora!) Very Happy
Em relação às Summit, também estava com algum receio em relação aos graves, até porque preciso "tratar" a minha sala por causa precisamente dos graves, mas para minha surpresa, o efeito foi o oposto. Explico: as minhas colunas anteriores também eram uma ML, as Clarity (estão para venda...) e tratam-se de umas bass reflex posteriores, com as limitações inerentes a este facto, no que diz respeito ao controle dos graves e necessidade de uma distância mínima mas razoável da parede posterior. Ora as Summit caracterizam-se pela existência de 2 woofers com amplificação própria, o que, à partida levaria a pensar num aumento dos problemas relacionados com os graves, certo? ERRADO! É que não sendo bass reflex, fica logo tudo mais fácil, mas sobretudo, estas maravilhas têm 2 botões de controle dos graves, um para cada um dos woofers (que trabalham a frequências distintas), o que permite "moldar" a sua resposta ao respectivo posicionamento e características da sala. E não é que resulta?! Atenção que este "truque" não impede que a melhor solução seja o "tratamento" da sala, o que já está no meu pensamento, mas como esta não é uma sala dedicada para audições, tem que se obter o necessário equilíbrio entre funções (já para não falar no célebre WAF-"Wife Acceptance Factor", das variáveis mais limitativas em qualquer sistema de HIFI, mais ainda que o pilim...) Twisted Evil
Cumprimentos

jdickson
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 185
Idade : 60
Localização : Lisboa
Ocupação : mèdico
Interesses : os habituais
Data de inscrição : 28/07/2009
Pontos/Reputação : 328

Ir para o topo Ir para baixo

Está quase... Empty Re: Está quase...

Mensagem  Convidad 11/8/2009, 12:51

Já fizestes a experiência de desapertar um pouco a célula? bounce

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Está quase... Empty Re: Está quase...

Mensagem  Joao1 11/8/2009, 13:13

Foi o que eu pensei (em relação às Summit). De facto estamos perante uma construção superior que não deixa mal nem o mais exigente dos ouvintes. Os meus parabéns! Um dia espero também vir a conviver com material dessa qualidade Very Happy . Quanto ao wife factor, ainda não padeço dessas coisas. Mas quando sugiro à minha namorada em rebentar (no futuro) uns euritos (tipo 1500) numas colunazinhas melhores que as minhas, ela torce logo o nariz, por isso julgo estar a ver o teu problema... O importante é avançar com jeitinho. Elas acabam por compreender.

Quanto ao teu problema da cabeça do giradiscos, pouco ou nada sei sobre essas coisas, mas já tive problemas com o meu. Pus-me a mexer na configuração daquilo e ele começou a tocar mal. Saltava a agulha, riscava-me os discos, etc. Afinal a única coisa que estava mal era o peso que estava a colocar sobre a agulha. No meu caso deveria estar ajustado para 1,75 g. Se não sabes ao certo o peso que deves aplicar aconselho-te a consultar o site da marca da agulha. Eles certamente que têm essa informação, e vais ver que faz toda a diferença.

Abraço
Joao1
Joao1
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 50
Idade : 40
Localização : Lisboa
Interesses : Música (ouvir e tocar)
Data de inscrição : 10/08/2009
Pontos/Reputação : 111

Ir para o topo Ir para baixo

Está quase... Empty Re: Está quase...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos