Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A breve historia dos Amplificadores a valvulas...

+25
ricardo onga-ku
A Pauca Sed Bona
joevalve
Blink
MCA.hifi
Gorogoro
LM
jdickson
natas
Neube Braia
Manuel Duarte
holbein menezes
longplay
ccavis
westernelectric
nbunuel
xch
vinyl33
Orion
Luke Skywalker
InThaVines
fm&stereo
jmddf
Paulo André
td124
29 participantes

Página 7 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para baixo

valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 Empty Re: A breve historia dos Amplificadores a valvulas...

Mensagem  td124 7/10/2009, 22:11

vinyl33 escreveu:
td124 escreveu:
A breve historia acabou. Vou fazer um capitulo a mais (BIS) como fiz para os gira-discos. E a minha maneira de pagar uma divida que tenho com o vinil33. Assim isto acaba em beleza ...
Até+

Eu nem quero acreditar....Não me digas.....Leak ??
Qualquer que seja o desfecho, já sei que vai ser com chave de oiro e com o brilhantismo habitual...

Venha ele.....e grato.

Aqui vai entao... Laughing
td124
td124
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 585
Localização : França
Ocupação : Audio designer
Interesses : Tudo o que desperta a alma...
Data de inscrição : 14/02/2009
Pontos/Reputação : 875

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 Empty Re: A breve historia dos Amplificadores a valvulas...

Mensagem  Convidad 7/10/2009, 22:16

valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 87734 valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 56952
todos nós esperamos que este apenas seja o primeiro volume da "Breve História do Audio" valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 224944

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 Empty Leak TL12 : O primeiro dos grandes classicos ...

Mensagem  td124 7/10/2009, 22:17

valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 Tl121


Caros amigos, da mesma maneira que tinha fechado a Breve historia dos gira discos por um capitulo subsidiario dedicado à EMT, vou fechar esta historia com uma marca pioneira inglesa, a LEAK. Este capitulo é dedicado ao Vinil33, que tinha visto como uma injustiça, que a breve historia se tivesse aberto com a QUAD, ora que a LEAK é mais antiga. Mas o fenomeno em jogo é o mesmo que tinha existido com a EMT. Os LEAK nasceram como sendo aparelhos profissionais (subsidiados pela BBC), mesmo se a empresa vendia também aos particulares quando podia. Esta dupla atitude (que a EMT teve também...) nao justifica, nem é uma razao para ocupar um espaço historico particular. Para alguns jornalistas ingleses, a marca LEAK é a pioneira da alta fidelidade e hà livros dedicados à historia da marca. A realidade é um pouco diferente, pois no dominio profissional, empresas americanas como a Bell company, Western electric e a Westrex sao muito mais antigas. O aparelho que vamos analisar é o mais conhecido e respeitado da LEAK, e um belo exemplo do que vém de ser dito, trata-se do TL12. Nascido em fins de 1948, este aparelho é uma versao simplificada (três andares em lugar de quatro) do Type 15 de 1945. Ambos foram criados para atacar a cabeça (braço) dos burins gravadores “record cutting heads”, ou seja, as maquinas que cortam (gravao) a matriz original dos vinilos. Como véem, o destino primeiro do aparelho, nao era uma sala de escuta doméstica. O Type 15 é o primeiro aparelho da LEAK (e um dos primeiros ao mundo) a mereçer a célebre etiqueta de Point One “ponto um”, que traduzido em português quer dizer “zero virgula um”. Isto porque o aparelho atinge 0,1% de distorsao, à potência maxima e a todas as frequências, o que é uma proeza em 1945!!! Este resultado extrordinario explica que todos os aparelhos, que vao seguir, da série TL vao ser acompanhados da etiqueta “Point One”, afim de credibilisar o nivel técnologico dos produtos. Esta proeza tecnologica, hà qual a BBC habitua-se rapidamente, explica o altissimo nivel de exigência das medidas (para todos os produtos profissionais) desta veneràvel instituçao, e isto até aos dias de hoje. No meio dos anos cinquenta este aparelho evoluiu e tornouse o TL12 Plus, com grandes diferenças ao nivel do andar de potência que é em Ultra-linear. O LEAK TL12 é um aparelho admirado ou detestado. Os admiradores véem nele o primeiro representante de uma escola objectiva que eleva e defende a amelhoraçao das “performances” do material audio. Os contras véem nele um aparelho com muitas reçeitas, utilisadas unicamente com o objectivo de reduzir a distorçao, e nao de amelhorar a qualidade da escuta. Quem tém razao? Como quase sempre em alta fidelidade, os dois!!! Vamos là compreender juntos os segredos, assim que as reçeitas deste belo aparelho...


valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 Tl122


Apresentaçao : Como a maioria dos amplificadores dos anos quarenta, o TL12 apresenta-se num châssis (corpo) pequeno e pratico, com os contactos externos para alimentar e receber o sinal do préamplificador separado. O circuito em três andares, compoe-se de um pentodo em entrada para o ganho, seguido de um desfasador de Schmitt “long tail phase splitter”, que ataca um Push-Pull de tétrodos KT66, configuradas em pseudo triodo. A rectificaçao da alimentaçao é assegurada por uma valvula GZ32. Visto assim o circuito do TL12 é uma combinaçao do circuito Mullard, com o andar de potência do circuito Williamson. Este circuito que serà o esquema classico da LEAK para os vinte anos que vao seguir, alimenta a tese dos contras como a marca nao inventou nada. Mas o esquema da realimentaçao negativa vém contradiser essa tese. Partindo do segundario do transformador de saida, e retornando sobre a valvula de entrada, a linha de realimentaçao negativa (feedback em inglês) joga sobre os três andares (mais o transformador de saida) e torna-se numa (quase) linha tripla, dai o nome do aparelho, ou seja TL para (triple loop). Isto é verdadeiramente original, e é a base de muitos aparelhos modernos, e de quase todos os que vao sair apos o LEAK TL12. Mas para obter um nivel de distorsao tao baixo, com um circuito tao simples, é necessario que haja uma taxa muito elevada de realimentaçao negativa. Ora isto é muito dificil a fazer pois os erros de linearidade e de fase do transformador vao transformar o amplificador em oscillador. Para fazer isto é necessario um transformador de saida quase perfeito, e é o que o Harold Leak vai fazer. Ele contacta a prestigiosa fabrica Partridge, que trabalha com a BBC também, e esta desenvolve um transformador extraordinario, que vai aceitar a taxa espectacular de 26 dB que o TL12 posséde. O verdadeiro segredo do LEAK TL12, e dos outros modelos da marca, chama-se PARTRIDGE transformers. Mas, pois hà sempre um mas, esta taxa de 26dB é de 20 dB mais elevada do que a norma actual, para nao estragar a escuta. Isto o H. Leak nao sabia, pois a audiofilia nao existia ainda, e porque de todas as maneiras o TL12 foi concebido para conduzir o burin gravador em primeiro lugar (em garantindo que o sinal de entrada era a 0,1%, idêntico ao de saida amplificado) e nao as colunas da época, mesmo se a impedância de ataque era praticamente a mesma, nos dois casos.

Avantagens : Fabricado com muita seriedade e com componentes de alta qualidade, o TL12 (como todos os LEAK) é de uma fiabilidade extraordinaria. O circuito bem trabalhado e afinado, assegura uma grande estabilidade, mesmo com colunas dificeis a atacar. Nao hà condensadores electroliticos no aparelho, sao todos em papel / oleo, o que assegura uma longevidade enorme, para um aparelho desta época.

Inconvenientes : A utilizaçao em pseudo triodo dos KT66 produz uma potência muito fraca de 12 watts, o que para a época é muito menos (-30 %) que os 16 watts do QUAD II. A taxa muito elevada de realimentaçao negativa, prejudica as qualidades de escuta do aparelho subjectivas, mas assegura um controlo das colunas unico para os anos quarenta.

Escuta : O TL12 é apresentado como um belo exemplo à escutas das qualidades e dos defeitos, da realimentaçao negativa. E um aparelho que decepciona com a maioria das colunas modernas. O som é “stressado”, com falta de vida e de espontaneidade. As qualidades (reais) de controlo e de rigor, nao conseguem salvar a escuta, que é na maioria dos casos monotona, com uma dinamica fechada, e uma rapidez pesada. Mas, e este serà o nosso ultimo mas, com altifalantes da época dele é uma outra historia. Casado com velhas Warfedale ou com o banda-larga Lowther-Voigt PM6, o TL12 é extraordinario. O som abre-se e torna-se majestuoso, o rigor dos ataques tornao-se em qualidades apreciaveis. Com o Lowther, o casamento é esplendido, e a melhor escuta que fiz do TL12 e do altifalante. O som é fluido, liquido e evidente. Os defeitos mutuos anulao-se e as qualidades multiplicao-se... Isto prova (ao contrario do que alguns pretendem) que o H. Leak optimisou o TL12, nao somente à medida, mas também à escuta com as colunas da época. Um belo classico ...


valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 Tl123
td124
td124
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 585
Localização : França
Ocupação : Audio designer
Interesses : Tudo o que desperta a alma...
Data de inscrição : 14/02/2009
Pontos/Reputação : 875

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 Empty Re: A breve historia dos Amplificadores a valvulas...

Mensagem  LM 7/10/2009, 22:34

Se a série está concluída fiquei muito satisfeito com a leitura mais a aprendizagem acumulada - obrigado pela trabalheira que é elaborar estes textos de forma tão sucinta, explicativa e, simultaneamente, tão fácil de apreender. valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 858891

Ficam a faltar as colunas! [/joking]

LM
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 18
Data de inscrição : 17/01/2008
Pontos/Reputação : 4

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 Empty Re: A breve historia dos Amplificadores a valvulas...

Mensagem  vinyl33 7/10/2009, 22:35

Excelente !!!! valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 87734 valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 87734
Só é pena que tenha chegado ao fim.... valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 293719

Mas acho que foi um acto de plena justiça para o Harold Leak.... valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 156131

E obrigado pela lisonjeira (mas imerecida) dedicatória.

Um abraço e fico (ficamos todos) na expectativa que a muito breve possas dar inicio a uma outra "breve história".

OBRIGADO
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 Empty Re: A breve historia dos Amplificadores a valvulas...

Mensagem  td124 7/10/2009, 22:47

vinyl33 escreveu:
...
E obrigado pela lisonjeira (mas imerecida) dedicatória.
...

E que eu quero beber as garrafinhas, e para isso é preciso dar um pouco à manivela Laughing

Até+ Wink
td124
td124
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 585
Localização : França
Ocupação : Audio designer
Interesses : Tudo o que desperta a alma...
Data de inscrição : 14/02/2009
Pontos/Reputação : 875

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 Empty Re: A breve historia dos Amplificadores a valvulas...

Mensagem  Convidad 8/10/2009, 06:50

Como sempre....genial. valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 87734

Mas não vamos perder mais tempo com elogios. valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 156131 Falta a pequena história dos braços e das células. valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 224944

O que acham????

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 Empty Harold Leak.

Mensagem  holbein menezes 8/10/2009, 09:05

Conta Gilbert Briggs, dono da Wharfedale, que H. J. Leak foi o primeiro empresário britânico a participar de uma Feira de Áudio em Nova Iorque. Foi em 1949, no "New Yorker Hotel". Quando Leak soube do evento e obteve os pormenores, foi ao Banco da Inglaterra e comprou a devida "carta de crédito" que lhe garanteria a participação. Logo após a operação bancária, cabografou ao organizador do evento (Em inglês, para dar cor à confusão gerada): "Will take room 66. Dollars available." Mas a mensagem foi recebida e interpretada como segue: "Will take room. 60 Dollars available." Quer dizer, no cabograma recebido o ponto (.) fora posto após a palavra "room".

O organizador do evento, Harry Reizes, pelos termos do cabograma recebido pensou que se tratava de mais um raivoso inglês, e jogou na cesta de papel a mensagem. E não deu qualquer resposta. Harold, ao cabo de algum tempo, e sem receber resposta, e já embarcado no transatlântico que lhe conduzia aos Estados Unidos munido de todos os seus apetrechos para a exposição, ansioso telefonou do navio ao Organizador; que explicou que 60 dólares eram insuficientes para o aluguel de uma sala no Audio Fair.

Comenta H. J. Leak o fim feliz: "The whole affair had a vary happy ending, for I not only became very friendly with Harry Reizes and many other Americans, but it was the start of a considerable export business."

A particularidade das Feiras de Áudio de Nova Iorque, desses tempos antigos, é que todas as demonstrações de desempenho dos aparelhos e colunas eram feitas numa única e acusticamente bem preparada sala, para que todos os expositores tivessem condições iguais nas demonstrações!

Os tempos mudaram mesmo!

holbein menezes
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 420
Data de inscrição : 09/06/2008
Pontos/Reputação : 435

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 Empty Re: A breve historia dos Amplificadores a valvulas...

Mensagem  Gorogoro 8/10/2009, 09:59

António José da Silva escreveu:Como sempre....genial. valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 87734

Mas não vamos perder mais tempo com elogios. valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 156131 Falta a pequena história dos braços e das células. valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 224944

O que acham????
Ora nem mais!Ou dos prés ou prés de phono..Anyway, sempre expectaculo.. Quanto às elevadas vistas e poucas participações só tem a ver com uma coisa, o pessoal gosta de te ler Smile.. Quanto a mim, a relação q tenho com os teus posts é a mm q tenho com a musica: Meramente contemplativa..

Gorogoro
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 325
Idade : 45
Localização : Lisboa
Ocupação : Programador
Interesses : fotografia, desporto, concertos, etc..
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 52

http://zicazica.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 Empty Re: A breve historia dos Amplificadores a valvulas...

Mensagem  fm&stereo 8/10/2009, 10:31

Gorogoro escreveu:
António José da Silva escreveu:Como sempre....genial. valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 87734

Mas não vamos perder mais tempo com elogios. valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 156131 Falta a pequena história dos braços e das células. valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 224944

O que acham????
Ora nem mais!Ou dos prés ou prés de phono..Anyway, sempre expectaculo.. Quanto às elevadas vistas e poucas participações só tem a ver com uma coisa, o pessoal gosta de te ler valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 Icon_smile.. Quanto a mim, a relação q tenho com os teus posts é a mm q tenho com a musica: Meramente contemplativa..

Não é que queira dar trabalho ao nosso amigo td124, mas também este é o meu desejo. valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 224944
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 Empty Re: A breve historia dos Amplificadores a valvulas...

Mensagem  Paulo André 8/10/2009, 10:38

fm&stereo escreveu:
Gorogoro escreveu:
António José da Silva escreveu:Como sempre....genial. valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 87734

Mas não vamos perder mais tempo com elogios. valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 156131 Falta a pequena história dos braços e das células. valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 224944

O que acham????
Ora nem mais!Ou dos prés ou prés de phono..Anyway, sempre expectaculo.. Quanto às elevadas vistas e poucas participações só tem a ver com uma coisa, o pessoal gosta de te ler valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 Icon_smile.. Quanto a mim, a relação q tenho com os teus posts é a mm q tenho com a musica: Meramente contemplativa..


Não é que queira dar trabalho ao nosso amigo td124, mas também este é o meu desejo. valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 224944

x 4 valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 224944
Paulo André
Paulo André
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 5978
Idade : 51
Localização : Barreiro
Ocupação : Ferroviário
Interesses : Audio DIY
Data de inscrição : 19/12/2007
Pontos/Reputação : 3209

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 Empty Re: A breve historia dos Amplificadores a valvulas...

Mensagem  td124 8/10/2009, 11:44

fm&stereo escreveu:
Gorogoro escreveu:
António José da Silva escreveu:Como sempre....genial. valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 87734

Mas não vamos perder mais tempo com elogios. valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 156131 Falta a pequena história dos braços e das células. valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 224944

O que acham????
Ora nem mais!Ou dos prés ou prés de phono..Anyway, sempre expectaculo.. Quanto às elevadas vistas e poucas participações só tem a ver com uma coisa, o pessoal gosta de te ler valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 Icon_smile.. Quanto a mim, a relação q tenho com os teus posts é a mm q tenho com a musica: Meramente contemplativa..

Não é que queira dar trabalho ao nosso amigo td124, mas também este é o meu desejo. valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 224944

Sim senhora, ainda bem que nao me queres dar trabalho :damn: , senao nem imagino Evil or Very Mad

Obrigado pelo apoio Very Happy

Até+
td124
td124
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 585
Localização : França
Ocupação : Audio designer
Interesses : Tudo o que desperta a alma...
Data de inscrição : 14/02/2009
Pontos/Reputação : 875

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 Empty Re: A breve historia dos Amplificadores a valvulas...

Mensagem  td124 8/10/2009, 11:47

holbein menezes escreveu:Conta Gilbert Briggs, dono da Wharfedale, que H. J. Leak foi o primeiro empresário britânico a participar de uma Feira de Áudio em Nova Iorque...

Os tempos mudaram mesmo!

Fantastico Holbein, OBRIGADO... Juntar as pequenas historias na grande, é um privilégio que espero que os nossos leitores apreciem. Pois isto é do jamais visto num Forum. O audioPT tém estado muito mimado... Cool

E preciso mudar isto, senao eles vao se habituar, e entao :damn:

Até+
td124
td124
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 585
Localização : França
Ocupação : Audio designer
Interesses : Tudo o que desperta a alma...
Data de inscrição : 14/02/2009
Pontos/Reputação : 875

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 Empty Re: A breve historia dos Amplificadores a valvulas...

Mensagem  Convidad 8/10/2009, 11:53

Paulo André escreveu:
fm&stereo escreveu:
Gorogoro escreveu:
António José da Silva escreveu:Como sempre....genial. valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 87734

Mas não vamos perder mais tempo com elogios. valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 156131 Falta a pequena história dos braços e das células. valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 224944

O que acham????
Ora nem mais!Ou dos prés ou prés de phono..Anyway, sempre expectaculo.. Quanto às elevadas vistas e poucas participações só tem a ver com uma coisa, o pessoal gosta de te ler valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 Icon_smile.. Quanto a mim, a relação q tenho com os teus posts é a mm q tenho com a musica: Meramente contemplativa..


Não é que queira dar trabalho ao nosso amigo td124, mas também este é o meu desejo. valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 224944

x 4 valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 224944

Perante esta enorme avalanche de fãs a implorar valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 893196 o seu grande guru, não te resta outra coisa senão aceder o mais rapidamente aos nossos pedidos.
E não queremos ouvir qualquer desculpa. valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 164241


Paulo, grande abraço. valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 156131

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 Empty Re: A breve historia dos Amplificadores a valvulas...

Mensagem  MCA.hifi 10/10/2009, 21:05

TD124

Li o teu artigo sobre amplificadores, valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 161119 valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 161119 valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 161119 valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 161119 excelente.

Quanto ao Quad II, devo só informar que foi o aparelho que ouvi musica dese 1973, data que o comprei em 2ª mão ou 3ª, até 2007, ano em que iniciei oficialmente as minhas audições atravéz do meu querido 2A3,projectado e construido por mim, que já tive o prazer de apresentar no TOP PTphones.

35 anos a ouvir musica num quad II, não é para todos.

Foi este amplificador que me ensinou o funcionamento das valvulas, foi este amplificador que me ensinou como funcionam muito melhor as coisas simples, ainda hoje penso como era possível aquele fragil aparelho de 12 W fazer tocar colunas electrostaticas,quando hoje em dia recomenda-se para as electrostaticas alplificadores no minimo 100W e com grande capacidade de corrente.

Conclusão: A técnica andou para trás, só evoluiu o lucro fabuloso dos industriais da treta que fazem para aí todo o tipo de socata para audio, compram os criticos os donos das revistas e estes é que vendem as caixas cheias de circuitos integrados a que chamam amplificadores de audio. Eu chamar-lhe-ia amplificadores arrebenta ouvidos.Sad---): . Parece mal mas não me posso calar :,.-,.-:

Parabéns pelao teu valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 161119 valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 161119 valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 161119 , vai ajudar muito o pessoal consumidor a saber escolher.

:.,.,.,: , Li o teu artigo logo quando publicas-te, mas o PTphones tem ocupado bastante, não podia deixar de agradecer e apreciar o teu trabalho. :bravo:

Cumnprimentos
MCA
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 Empty Tal qual.

Mensagem  holbein menezes 13/10/2009, 20:20

MCA.hifi - "... A técnica andou para trás, só evoluiu o lucro fabuloso dos industriais da treta que fazem para aí todo o tipo de socata para audio, compram os criticos os donos das revistas e estes é que vendem as caixas cheias de circuitos integrados a que chamam amplificadores de audio."

Não é que a técnica tenha andado para trás, a ganância é que correu na frente. A técnica em laboratórios, como pode atestar o nosso td124, tem evoluído no sentido de reduzir quase ao mínimo as distorções inerentes a aparelho amplificadores, eliminar os zumbidos de microfonia, optimizar ao extremo a qualidades dos componentes... (e pensar que os QUAD II tinham capacitores de cerâmica como acopladores dos seus circuitos, resitores de carvão com tolerância de + ou - 10% (?), fios ordinário com capa de plástico entre os pontos dos circuitos, eletrolíticos da fonte de poucos microFarrads etc.)

Quatro quintos de minha atividade jornalística em áudio foram dedicados a combater "os vendilhões do templo". Embalde. Os mercadores, tal os traficantes de drogas, apoiam-se na ingenuidade dos audiófilos e exploram o nosso narcisismo.

Infelizmente.

Holbein.

holbein menezes
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 420
Data de inscrição : 09/06/2008
Pontos/Reputação : 435

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 Empty Re: A breve historia dos Amplificadores a valvulas...

Mensagem  MCA.hifi 13/10/2009, 21:38

holbein menezes

Quando me referia á ..Técnica... fi-lo no sentido pejurativo da indisposição que me criam os referidos vendilhões, ao classificarem de técnica os barretes que enfiam há longos anos ao pessoal. Talvez não me tivesse expressado bém, mas as suas palavras vão de encontro ao sentido que queria imprimir ao texto. valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 161119

MCA
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 Empty Re: A breve historia dos Amplificadores a valvulas...

Mensagem  Luke Skywalker 13/10/2009, 22:08

Holbein, adoro ler seus post, de grandes sabedoria e experiência.

Obrigado
Luke Skywalker
Luke Skywalker
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 748
Idade : 57
Localização : Brasil
Ocupação : Na escuta
Interesses : Áudio
Data de inscrição : 03/01/2008
Pontos/Reputação : 1235

http://www.livevideo.com/LukeSkywalker

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 Empty Re: A breve historia dos Amplificadores a valvulas...

Mensagem  Blink 13/10/2009, 22:22

Tenho lido todos os vossos textos com admiração e orgulho pelos mesmos estarem acessíveis neste espaço, contudo e em relação aos vendilhões do templo é verdade que isto já dura á largos anos, mas vamos ao pragamatismo das coisas, os entusiastas do audio que querem comprar ou fazer um upgrade ao sistema de som a única coisa que podem fazer é ouvir nas poucas lojas que os vendem, ouvem uns e ouvem outros, mas não ouvem os melhores e mais baratos porque as lojas não os têm...

E não os têm por razões que eu acho que serão também por falta de cultura do audio, os compradores estão totalmente indefesos hoje em dia face ao acumulado de centenas de marcas e modelos e todas elas a oferecerem o maná do som.

Muitas das vezes tentamos acreditar que lendo aquela ou a outra revista da especilalidade sempre nos vai dar uma maior ajuda na escolha, mas mais uma vez mal abrimos a revista deparamo-nos com um escaparate de belas fotografias com aparelhos muito bem defenidos e desenhados e até uma bela mulher ao lado e em baixo até tem 5 estrelas, e depois viramos a folha e mais outro com mais 5 estrelas e desistimos de lêr porque quase tudo tem 5 estrelas e vamos descansar a cabeça porque esta escolha já nos está a baralhar e o dinheiro não abunda.

E no dia seguinte já não nos importa tanto a marca e como são todos bons então vamos escolher o mais bonito estéticamente, afinal até sabemos no nosso íntimo que dali a um ano ou menos vamos trocá-lo por outro, e por vezes por razões do acaso e depois de tanto teimar e trocar esse outro até pode ser o tal que nos traga a felicidade tanto procurada.

Melhor seria que houvesse menos quantidade e mais qualidade como antigamente e facilmente nos sujeitava-mos a comprar o que existia e que por sinal era feito para se ouvir música e não como agora que é feito para o ganho fácil.
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 Empty Re: A breve historia dos Amplificadores a valvulas...

Mensagem  Luke Skywalker 13/10/2009, 22:27

Ao td124
Deixo aqui meu Muitíssimo obrigado pelas aulas proferidas valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 Icon_cheers

valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 87734
Luke Skywalker
Luke Skywalker
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 748
Idade : 57
Localização : Brasil
Ocupação : Na escuta
Interesses : Áudio
Data de inscrição : 03/01/2008
Pontos/Reputação : 1235

http://www.livevideo.com/LukeSkywalker

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 Empty Re: A breve historia dos Amplificadores a valvulas...

Mensagem  joevalve 14/10/2009, 09:17

o povo diz e com razão "com papas e bolos se enganam os tolos".

o blink lembra-se certamente dos gloriosos dias da "Rádio Popular" ao cimo da Rua do Loureiro no Porto onde os que gostavam de ouvir música com alguma qualidade iam em peregrinação 1 vez por semana (ou)ver as "novidades". Naquela época o que estava a dar eram os cyrus II + psx, o musical fidelity B1, as Rogers LS4, as MA Studio, os decks da Denon, os cds da marantz entre outras jóias da época. A imacustica estava a começar mas era tudo muito caro (exceptuando os audiolab e o beard, os systemdeck) para o trabalhador normal que eu era (e sempre fui). Havia ainda discoteca santo antónio com os célebres "scott" e "cec" e "nikko", lindos de morrer, com aqueles cromados mas a preços incomportáveis.

Havia pouca variedade de escolha mas eramos felizes com tão pouco. Depois veio o advento da internet, alargou-se o leque de escolha, prometeram-nos o som perfeito com o advento do cd, veio a tentação do lucro fácil, mudou-se a fabricação de equipamentos para países onde o custo da mão de obra é quase igual à dos escravos, mas a qualidade que podia ser optimizada veio por aí abaixo. É certo que a Net acabou com muitos tabus e mitos do audio, mas entretanto o "hype" criou outros. como diz o blink é tudo 4 e 5 estrelas nas apreciações das "audio" (que saudades dos testes que a revista trazia nas primeiras edições) e de outras publicações da especialidade. amplificadores de 2500 euros são eleitos a "pechincha audiófila do ano" e depois vamos ouvir o bicho e ele não se aguenta nas curvas e damos por nós a pensar na publicidade enganosa (o pai da noiva não diz mal da filha, digo eu).

O consumidor de audio está prisioneiro de algumas poucas marcas, tirando lisboa e porto o consumidor da provincia quase não tem escolha, não tem onde poder ouvir equipamentos de média qualidade e por isso tem de se socorrer dos amigos, dos foruns para poder comparar equipamentos e assim poder evoluir minimamente.

são os tempos, diz um amigo meu, é a crise digo eu.....

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 Empty Re: A breve historia dos Amplificadores a valvulas...

Mensagem  Blink 14/10/2009, 09:41

Lembro-me muito bem da Rádio Popular foi lá que comprei os meus primeiros sistemas, era tanta gente ao sábado que até tinham um porteiro (por ironia do destino era pai de uma vizinha minha) que vedava a porta e só entravam alguns magotes quando saissem outros tantos, foi aí que comprei os meus 1ºs aparelhos, Technics e Luxman entre outros. Muitas vezes viamos aí os preços e íamos a correr a Matosinhos ao Perdigão vêr se os tinha a preço menor.
Na discoteca Stº Antonio comprava kits de colunas da Perless que era só montar em casa, e mais abaixo havia a Heat-Kit americana que também tinha ampl. em kit de montagem.

Nesse ponto de vista foram bons tempos e a época de ouro do audio, vinha gente de todo o Norte do País comprar o seu sistemazito, e é engraçado que ninguem se importava com cabos de sector nem de colunas, nem os ics, vinha tudo nas embalagens e tudo funciona bem, ou nós é que não eramos tão exigentes...

As desculpas por este off ao td124, mas é tão bom recordar estes velhos tempos.
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 Empty Re: A breve historia dos Amplificadores a valvulas...

Mensagem  A Pauca Sed Bona 14/10/2009, 10:32

blink escreveu:Tenho lido todos os vossos textos com admiração e orgulho pelos mesmos estarem acessíveis neste espaço, contudo e em relação aos vendilhões do templo é verdade que isto já dura á largos anos, mas vamos ao pragamatismo das coisas, os entusiastas do audio que querem comprar ou fazer um upgrade ao sistema de som a única coisa que podem fazer é ouvir nas poucas lojas que os vendem, ouvem uns e ouvem outros, mas não ouvem os melhores e mais baratos porque as lojas não os têm...



Melhor seria que houvesse menos quantidade e mais qualidade como antigamente e facilmente nos sujeitava-mos a comprar o que existia e que por sinal era feito para se ouvir música e não como agora que é feito para o ganho fácil.

A verdade é que quando têm, o pessoal nem se dá ao trabalho de ir ouvir. Nem que não seja pelo benefício da dúvida. A desculpa da distância não serve pois quantos não se deslocam bem longe para ir à "bola" ou a um dado concerto ou cerimónia religiosa?. Será que para gastar o dinheiro ganho a custo os mesmos esforços não se aplicam? Ainda há bem pouco tempo tive um exemplo de que quando se quer nem a distância serve de obstáculo. Tantas vezes que desafio as pessoas a pura e simplesmente deixarem-se de teorias e passarem à prática indo ouvir as alternativas antes de decidirem. Claro está que esta postura vale-me o apelido de "vendilhão" ,mas quase sempre por quem não levanta o traseiro do sofá ( ou quando o faz passa sempre nas mesmas ruas) e prefere ficar na teoria.Já cá tem estado pessoal que gosta daquilo que ouve mas eu peço-lhes que vão ouvir outras coisas e depois voltem para confirmar se as primeiras impressões se mantêm.
Curioso é que quando chega a hora de comprar pela net, às cegas, coisas que nunca se ouviram os níveis de exigência baixam. Vai-se pela beleza da "caixa" e pelo preço atractivo.
Quantas vezes não oiço dizerem " pelo preço deste novo compro o outro usado que custava o dobro ou triplo". É verdade sim, mas pergunto; e esse novo, mais caro,valia o que se pedia por ele? ou seria dos tais embustes de que o pessoal tanto se queixa? A única maneira de tirar isso a limpo é despir-nos de preconceitos e ouvirmos, não?

Outra queixa frequente é que num mesmo sítio não é possível ouvir 3, 5, ou 10 alternativas diferentes. Claro que não, quando vamos comprar um carro novo e nos dirigimos ao STAND ( e não standart nem standard) de marca não encontramos lá os modelos todos das outras marcas para experimentarmos um e logo de seguida nos enfiarmos noutro, pois não?. O melhor que nos fazem é proporcionar um test drive naquele.

O importante é que quem lá está para nos atender ( neste caso no audio) nos dê apoio e nos ajude de forma continuada e encontrar a solução que mais se adequa às nossas necessidades e condicionantes de forma a ficarmos satisfeitos, não gastando própriamente o menos possível, mas isso sim, não desperdiçando. O desperdício não resulta de optar por vezes pelo produto acima ou auferir menos desconto. Ao comprarmos a solução que manteremos por mais tempo com maior satisfação, evitaremos perder dinheiro, superior ao dito desconto, a vender o que acabámos de comprar.

Apenas a minha opinião. Há quase 45 anos como consumidor e trabalhador, dos quais cinco também como prestador directo de serviços. Tenho mais experiência como consumidor do que como vendedor e apoio-me na primeira para desenvolver a segunda.

Um Abraço

João Gouveia

PS: as minhas desculpas também, pelo off topic.
A Pauca Sed Bona
A Pauca Sed Bona
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 658
Localização : Casal da Cambra: a 5 min do Dolce Vita Tejo ou: Saír da CREL no nó de Belas
Data de inscrição : 24/07/2007
Pontos/Reputação : 287

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 Empty Nosso papel nos fórum independentes.

Mensagem  holbein menezes 15/10/2009, 08:19

blink: "... mas mais uma vez mal abrimos a revista deparamo-nos com um escaparate de belas fotografias com aparelhos muito bem defenidos e desenhados e até uma bela mulher ao lado e em baixo até tem 5 estrelas, e depois viramos a folha e mais outro com mais 5 estrelas e desistimos de lêr porque quase tudo tem 5 estrelas e vamos descansar a cabeça porque esta escolha já nos está a baralhar e o dinheiro não abunda."

Este o nosso papel, blink, de jornalistas e fóruns independentes: de "pelejar o bom combate", como nos ensinou Paulo de Tarso; desmisticando os "vendilhões do templo" dando-lhe os nomes, e, tal Jesus, algumas chicotadas verbais porque são renitentes, e ganham muito dinheiro com a enganação.

Mas não basta isso, há que mostrar por quê. Que é o que estamos a fazer aqui no Audiopt. Indicar os caminhos, transmitir nossas experiências. Relatos como os que o td124 está a fazer aqui com suas "pequenas histórias" evidenciam que na "casa do Senhor há muitas moradas". A História diz que há.

Minha longa vida audiófila me tem ensinado que o caminho mais curto para o bom é a simplicidade. Que, em relação à replicação fiel do evento original, o bom é a meta uma vez que o ótimo não existe ainda que venha a custar caro, muito caro. Infelizmente, ainda não há clone para a música ao vivo.

Holbein.

holbein menezes
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 420
Data de inscrição : 09/06/2008
Pontos/Reputação : 435

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 Empty Revistas de áudio.

Mensagem  holbein menezes 28/10/2009, 08:31

blink (num post anterior): "... mas mais uma vez mal abrimos a revista deparamo-nos com um escaparate de belas fotografias com aparelhos muito bem defenidos e desenhados e até uma bela mulher ao lado e em baixo até tem 5 estrelas, e depois viramos a folha e mais outro com mais 5 estrelas e desistimos de lêr porque quase tudo tem 5 estrelas e vamos descansar a cabeça porque esta escolha já nos está a baralhar e o dinheiro não abunda."

Pois. Acaba de sair o nº 150 da única revista brasileira dedicada as coisas do áudio, proclamando-se num nova fase. Para mim, que fui um dos seus pilares deste o nº 1 e até o 36 (mais de três anos!), a escrever nela o texto central, e mensal, "Opinião" (livre e liberto e libertário como sói ser meus textos), para mim foi uma decepção: trocou-se seis euros de cobre por meia dúzia de euros de ouro; um luxo gráfico desnecessário... com certeza para encobrir a pobreza dos conteúdos das matérias; como mui bem disse o blink, "'... belas fotografias com aparelhos muito bem defenidos e desenhados e até uma bela mulher ao lado e em baixo até tem 5 estrelas, e depois viramos a folha e mais outro com mais 5 estrelas e desistimos de lêr porque quase tudo tem 5 estrelas e vamos descansar a cabeça porque esta escolha já nos está a baralhar e o dinheiro não abunda."

Parece que não há salvação à vista...

Dormi triste, dormi mal, dormi culposo: mer&#! eu ajudara a criar esse mostro! Fi-lo crescer das doze páginas iniciais para mais de 100; neste nº 150, ostenta 80 e tantas em papel especial, opaco para não ofuscar os belos olhos azuis dos seus atuais leitores...

Holbein.

holbein menezes
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 420
Data de inscrição : 09/06/2008
Pontos/Reputação : 435

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 Empty Re: A breve historia dos Amplificadores a valvulas...

Mensagem  Luke Skywalker 31/10/2009, 20:12

Diria que as revistas viraram cardápios chiques.
Luke Skywalker
Luke Skywalker
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 748
Idade : 57
Localização : Brasil
Ocupação : Na escuta
Interesses : Áudio
Data de inscrição : 03/01/2008
Pontos/Reputação : 1235

http://www.livevideo.com/LukeSkywalker

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 Empty Re: A breve historia dos Amplificadores a valvulas...

Mensagem  fm&stereo 31/10/2009, 23:53

Luke Skywalker escreveu:Diria que as revistas viraram cardápios chiques.

Acontece que vivemos no mundo do consumo em que a lógica é a do capitalismo e cuja lei se fundamenta através da ideia de liberdade e de competividade, como se aqui houvesse alguma consistência de legitimidade. Pois nada fica intacto nem protegido: seja a qualidade de um produto ou a de vida do ser humano, está logo à partida comprometida por um interesse maior, chamado capitalismo. E quem pensa que a solução deste problema passa por uma dependência ideológica, engana-se!

Veja-se, por exemplo, a televisão. Esta, em nome de uma espécie de democratização, utiliza sem qualquer escrúpulo, a fraqueza e a sensibilidade do espectador, para fazer face a aquilo que aparentemente é a forma mais legítima de organização - a competividade, neste caso, a «gerra das audiências». É assim, o absurdo em que o ser humano vive, como se fosse este o deu destino.

Esta não é a história dos amplificadores, mas estes estão inequivocamente implícitos.
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 Empty A mais triste matéria que já divulguei, em 60 anos.

Mensagem  holbein menezes 18/1/2010, 09:37

MORRE o inventor do QUAD!



O necrológio assinado por John Atkinson, da Stereophile, começa assim:

“É com profundo pesar que informo que Peter James Walker, o fundador da quinta-essencial companhia de áudio inglesa, QUAD, faleceu em 10 de dezembro, aos 87 anos, após longa enfermidade. Peter foi casado por duas vezes, e ambas as esposas faleceram antes dele. Peter deixa uma filha, Vitória, e o filho, Ross, o qual exerceu um papel importante na administração da QUAD durante as décadas de 70 e 80.”

“Antes da Segunda Guerra mundial, Peter sediou sua Acoustical Manufacturing Co. (na época, chamava-se SP Fidelity Sound System), em Londres; então fabricava P.A.s. Depois que as instalações da fábrica foram destruídas em um bombardeio, mudou-se para Huntingdon, próximo de Cambridge; só após a guerra Peter decidiu ingressar no crescente mercado de equipamentos de alta-fidelidade. Para distinguir os equipamentos hi-fi dos demais, criou o "Quality Unit Amplifier Domestic" ou "QUality Amplifier Domestic", com a abreviatura “QUAD”,.

“O Primeiro equipamento de alta-fidelidade de Peter foi o pré QA12 (1940), seguido pelo amplificador valvulado QUAD (1951) - o clássico power QUAD-II, de 15W (1953) -, e depois, por uma caixa com falantes ribbon; e, por fim mas não por último, pelos painéis eletrostáticos QUAD, em 1957. Esses painéis ficaram em produção durante 25 anos até serem substituídos pelo revolucionário ESL-63, em 1982.”

Holbein: - Tenho cá comigo, aqui a minha frente o original de uma carta de Peter Walker, datada de 21 de novembro de 1979, escrita para o amigo comum dele e meu, o Engenheiro da M-O Valve, Graham Woodville, inventor da válvula KT 66; entre outras coisas escreveu Peter:

“Tenho muitas e felizes lembranças daqueles dias quando você, com paciência infinita, despendia muitas horas instruindo-me sobre o uso da KT-66; a despeito de que só adquiri não mais do que uma dúzia delas – e se não me falha a memória – ao custo de quatro shillings a unidade. É uma pena que as coisas não sejam mais assim.”

Holbein: - Nessa citada carta, sobre a situação no Brasil de então (1979) escreveu Peter:

“Com os impostos de importação no Brasil em redor de 180%, somado a problemas com o nosso Agente Importador, qualquer negócio com o Brasil

tornou-se difícil para nós, situação que deixou nossos inúmeros clientes brasileiros com dificuldades. Ainda assim, apesar de tais circunstâncias, nos sentiremos felizes em prestar qualquer ajuda ao Senhor Holbein...”

Ross Walker, seu filho e seu substituto na The Acoustical Manufacturing Co. Ltd., um ano mais tarde escreveria a mim (carta de 12.3.1980):

“Obrigado por nos ajudar a manter a bandeira do QUAD tremulando nos céus do Brasil.”

Atkinson: – “Peter também era músico - um tocador de sax em uma banda de ritmos dançantes -; e depois adotou a flauta. Chegou a tocar em orquestras locais. Dedicou a vida a serviço da música.”

Holbein: - A serviço da música será a página que estarei a inaugurar em 1º de janeiro, www.somusical.com.br. Em memória de Peter Walker.

holbein menezes
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 420
Data de inscrição : 09/06/2008
Pontos/Reputação : 435

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 Empty Re: A breve historia dos Amplificadores a valvulas...

Mensagem  Convidad 18/1/2010, 10:12

Aqui também se pode ler a homenagem da Stereophile.


http://www.stereophile.com/news/121503walker/#

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 Empty Re: A breve historia dos Amplificadores a valvulas...

Mensagem  td124 18/1/2010, 16:05

Olà,

a minha homenagem està aqui: leiam o primeiro artigo, que é sobre os QUAD II :

"Na mesa redonda da corte real da alta fidelidade, e à direita do rei dos audiofilos, vamos encontrar o Sir Peter Walker. Este nobre cavaleiro foi o fundador de uma empresa especialisada na sonorisaçao em 1936 a “Acoustical manufactoring company”, e rebatisada QUAD “Quality unit amplified domestic” ou seja, “Elemento amplificador a utilizaçao domestica” em 1949. A alta fidelidade “civil” nasceu assim !!!, e foi das maos de um dos mais sensiveis artisaos (musico amador, e talvez um verdadeiro artista) que a hifi moderna se forjou … Toda a sua vida (até aos anos 90), este homem puxou a alta fidelidade atè aos limites da imaginaçao e da utopia, sempre no respeito da arte, ou seja da musica. E um dos maiores, e dos mais respeitàveis (e respeitados) designeres de sempre …"
Até+
td124
td124
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 585
Localização : França
Ocupação : Audio designer
Interesses : Tudo o que desperta a alma...
Data de inscrição : 14/02/2009
Pontos/Reputação : 875

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - A breve historia dos Amplificadores a valvulas... - Página 7 Empty Re: A breve historia dos Amplificadores a valvulas...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 7 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos