Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

cabos de coluna-QED original 2,5mm

2 participantes

Ir para baixo

coluna - cabos de coluna-QED original 2,5mm Empty cabos de coluna-QED original 2,5mm

Mensagem  jose santos 26/12/2009, 18:44

Boa tarde amigos, gostaria de pedir a algum dos mais conhecedores, uma opinião. Conforme descrevi, na minha ultima mensagem, tenho neste momento uns cabos de coluna QED-original 2,5mm, que por sinal me satisfazem bastante. tenho ambos os extremos do cabos somente em cabo nu, banhados apenas com solda. Não obstante o facto de alguns conhecedores afirmarem, que essa é a maneira mais pura, de se ligarem uns cabos de coluna, sei que há alguns tipos de forquilhas e bananas que comportam este tipo de cabo com qualidade e segurança. só não sei onde posso conseguir ests tipo de artigo com alguma qualidade e sem ter que gastar uma fortuna ainda que pequena. AS bananas que normalmente se encontram na Fnac, Worten ou outras, não fixam bem este tipo de cabo por ser demasiado fino. por experiencia propria sei que estas bananas comportam ligações de alguma qualidade apenas com cabos de 4mm. e mais di ficil é ainda encontrar forquilhas que se adaptem bem aos terminais do meu amp. NAD C 320 que vêm de fabrica encapsulados aceitando apenas alguns tipos de forquilha,que não podem ser muito grandes,ou cabo nu. aceitam também bananas mas os resultados não são bons. Se alguém me puder dár alguma opinião válida sobre a melhor maneira, de terminar os meus cabos de forma eficaz e sem gastar muito dinheiro, fico sinceramente agradecido. Obrigado a todos. coluna - cabos de coluna-QED original 2,5mm 641851

jose santos
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 64
Idade : 59
Localização : Quinta do Conde
Ocupação : vigilante
Interesses : Musica-leitura-natureza
Data de inscrição : 17/12/2009
Pontos/Reputação : 109

Ir para o topo Ir para baixo

coluna - cabos de coluna-QED original 2,5mm Empty Re: cabos de coluna-QED original 2,5mm

Mensagem  TAVARES 26/12/2009, 19:50

Caro jose santos,
realmente a melhor ligação é sem dúvida o fio descarnado mas sem ser estanhado, por ser pior condutor que o cobre ou a prata.
Claro está essa ligação tem alguns inconvenientes no caso do cabo ser de cobre (oxidação), se for de prata a oxidação é benéfica, tendo em conta o óxido de prata ser melhor condutor que a própria prata.

A desvantagem do fio nú reside que 6 em 6 meses deve-se limpar ou cortar 1cm das pontas.

No meu caso arranjei um equilibrio: cravei umas anilhas de 8mm de comprimento(diametro depende do cabo)com um alicate próprio, pra que fique sem oxigénio entre a anilha e os filamentos do fio(não leva estanho).

Depois disto pode ser apertado directamente nos amplificadores e colunas, podendo ser limpos tempos em tempos.

cada anilha ronda os 6€ dependendo dos diametros.
TAVARES
TAVARES
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 545
Idade : 53
Localização : Barreiro/Lisboa
Ocupação : Trabalhar
Interesses : Aprender
Data de inscrição : 21/05/2008
Pontos/Reputação : 474

Ir para o topo Ir para baixo

coluna - cabos de coluna-QED original 2,5mm Empty cabos de coluna-QED original 2,5mm

Mensagem  jose santos 27/12/2009, 18:12

Boa tarde, amigo Tavares. grato pela resposta à minha duvida. Aproveito para lhe dár conhecimento de que as pontas do cabo encontram-se efectivamente banhadas a solda mas, não é solda de estanho, mas sim solda de elevado teor de prata. neste caso penso já não se justificar esse corte no cabo de seis em seis meses. de todo o modo juigo saber que existem bananas proprias para soldar em vez de apertarem com parafusos, que como disse no meu post anterior,só fixam relativamente bem cabo, na ordem dos 4mm. recordo-me há alguns anos atrás, um dos meus primeiros cabos de coluna, marca EAGLE, com 2,5mm, ter colocadas nas pontas do lado das colunas umas bananas de soldar, que para além de apresentarem, muito boa qualidade, segundo sei ainda hoje se encontram soldadas no mesmo cabo e a funcionarem na perfeição. O meu problema é que o meu habitual fornecedor de material de audio já não trabalh com esse tipo de material. tal como as forquilhas que eu ligava no amplificador que segundo julgo saber eraqm da marca Audoquest, e entravam na perfeição, nas capsulas que envolvem os bornes do amp., também não sei se ainda será possivel arranjar material desse. agora que nos fcilitavam a vida e sem comprometer a qulidade das ligações, facilitavam. De qualquer maneira, as anilhas a que se refere na sua resposta, podem ser adquiridas onde? e o alicate especial com que as montou,é um alicate vulgar de cravar terminais ou é algo mais especifico? Apesar de como disse ter as pontas do cabo, banhadas com solda de alto teor de prata, e de em principio não necessitar de cortar as pontas do cabo com tanta assiduidade(no espaço de dois anos ficaria sem cabo, que chegasse aos bornes das colunas), caso euqueira colocar esse tipo de anilhas, onde as posso comprar, ou colocar. Existe alguma loja que o amigo Tavares conheça, e que me faça esse trabalho, com confiança e qualidade, apesar de não ter comprado o cabo nessa suposta loja? se lhe fôr possivel dê-me mais umas dicas, sobre a forma de conseguir resolver este problema. Ficar-lhe-ei muito agradecido por toda a ajuda que me puder facultar. Realmente a tecnologia faz grandes evoluções, mas nem sempre, no sentido de facilitar a vida ao consumidor. Quanto eu não dava, por umas simples bananas de soldar ou umas forquilhas que se cravavam com um vulgar alicate e depois dá-va-se um pequeno banho com solda á base de prata " et voílá" , tinhamos umas ligações feitas num cabo que durava anos e anos ,estava a esquecer-me de uns pedacinhos de manga termoretráctil sobre a cravagem e soldadura do lado das forquilhas e ficava um trabalho pouco menos que perfeito. Mais uma vez muito obrigado pela dica que me deu. eu até vejo essas bananas de soldar à venda em vários sites da net, mas confesso que não sei se posso confiar nesses sites, e pior que isso por vezes o preço que alguns desses artigos custa juntamente com os portes de envio, quase que dava para comprar vários pares de cabos e se calhar terminados. Mais uma vez, muito obrigado amigo Tavares, e se puder dár-me umas dicas mais, chute!!! Serão sempre bem vindas, se há coisas que eu gosto é de aprender. Abraço grande. coluna - cabos de coluna-QED original 2,5mm 16044

jose santos
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 64
Idade : 59
Localização : Quinta do Conde
Ocupação : vigilante
Interesses : Musica-leitura-natureza
Data de inscrição : 17/12/2009
Pontos/Reputação : 109

Ir para o topo Ir para baixo

coluna - cabos de coluna-QED original 2,5mm Empty Re: cabos de coluna-QED original 2,5mm

Mensagem  TAVARES 28/12/2009, 22:05

Caro josé Santos, na Ajasom pode comprar essas anilhas e possivelmente poderão crava-los.
se pretender posso adquerir as anilhas e crava-los.

Eu também tenho solda com alta percentagem de prata mas acaba por não ser a melhor ligação, poderá ter a sua eficácia ao longo dos tempos mas não deixa de ser um terceiro elemento na ligação: cobre/prata/estanho.

Se reparar os topos de gama da WBT requer apenas cravação ou aperto por parafuso, evitando a solda.
TAVARES
TAVARES
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 545
Idade : 53
Localização : Barreiro/Lisboa
Ocupação : Trabalhar
Interesses : Aprender
Data de inscrição : 21/05/2008
Pontos/Reputação : 474

Ir para o topo Ir para baixo

coluna - cabos de coluna-QED original 2,5mm Empty cabos de coluna-QED original 2,5mm

Mensagem  jose santos 29/12/2009, 01:17

TAVARES escreveu:Caro josé Santos, na Ajasom pode comprar essas anilhas e possivelmente poderão crava-los.
se pretender posso adquerir as anilhas e crava-los.

Eu também tenho solda com alta percentagem de prata mas acaba por não ser a melhor ligação, poderá ter a sua eficácia ao longo dos tempos mas não deixa de ser um terceiro elemento na ligação: cobre/prata/estanho.

Se reparar os topos de gama da WBT requer apenas cravação ou aperto por parafuso, evitando a solda.
Obrigado por todos os tópicos que me tem oferecido, amigo Tavares. É verdade que os topos da wbt são todos de cravar ou parafusos, mas como ja´tive oportunidade de transmitir ao amigo Tavares, Bananas ou forquilhas de parafuso com cabos de 2,5mm,das muitas experiências que fiz nenhuma correu bem, porque o cabo torna-se muito fino para o espaço que tem de preencher. a não ser que existam forquilhas e bananas, dedicadas a cabos mais finos , o que eu desconheço por completo. aproveito para agradecer ter-se oferecido para cravar as anilhas no meu cabo, mas longe de mim querer causar-lhe algum incomodo.segundo me informaram alguns amigos dedicados a estas coisas, o cabo nu banhado com solda de alto teor de prata aguenta sem oxidar pelo menos 2ou 3 anos e quando acontecer,é só dár-lhe com umas borrifadelas de spray wd 40 nas pontas e fica como novo. já agora gostava de tirar mais uma duvida com o amigo Tavares, as ditas anilhas depois de cravadas, continuam a permitir que se intruduza o cabo, nos orificios que os terminais das colunas e do amp. trazem de fabrica? mais uma vez grato pela ajuda e pela paciencia. Abraço . José Santos.

jose santos
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 64
Idade : 59
Localização : Quinta do Conde
Ocupação : vigilante
Interesses : Musica-leitura-natureza
Data de inscrição : 17/12/2009
Pontos/Reputação : 109

Ir para o topo Ir para baixo

coluna - cabos de coluna-QED original 2,5mm Empty Re: cabos de coluna-QED original 2,5mm

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos