Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PTphones, um hibrido com classe...

+21
TenhoFrio
abstractNomad
luis lopes
Mfigueiredo
manel1
cello
Blink
Orion
Carlomar
longplay
ricardo onga-ku
Racional
Paulo André
AMP
Diplomata
fm&stereo
pumabr
td124
MCA.hifi
RuiGSousa
ferreirafm
25 participantes

Página 12 de 23 Anterior  1 ... 7 ... 11, 12, 13 ... 17 ... 23  Seguinte

Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 12 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Mfigueiredo 7/7/2011, 10:00



Boas!

Então, pelas minhas contas já vamos ser três nesta nova vaga de montagem do PTpré. Para já também me falta algum material, mas está no bom caminho. Entretanto, tenho andado a desenhar as placas de alimentação e de audio. Tentarei colocar imagens logo que tal se justifique.

No fim espero que todos fiquemos de "boca aberta" com o resultado final!

Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 12 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  abstractNomad 7/7/2011, 10:23

Placas de alimentação e de audio?!... como em "placa de circuito impresso"? o MFigueiredo não vai numa onda "ponto-a-ponto"?

Já arranjou o transistor BF471? Consegui cotações na net, mas por $10 ou $20... e vinham da Ásia (perdoem-me o preconceito relativamente a material chinês). Entretanto perguntei ao MCA.hifi se ele tem dois a mais, mais ainda não obtive resposta.

Havia uma preocupação em não ter o alimentador de saída orientado com os de áudio... uma cobertura metálica para cada transformador, ligada à terra do amp, não resolveria o problema? Não diminuiria eventuais ruídos?

Folgo em saber que o MFigueiredo também vai andar a martelar isto... digo, soldar!... É bom ter a companhia de alguém experiente nesta corrida Wink ... note-se a diferença entre "companhia" e "orientação" (aquela que nos é dada pelos utilizadores MCA.hifi e td124) Wink

abstractNomad
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 50
Data de inscrição : 05/02/2009
Pontos/Reputação : 96

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 12 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  pumabr 7/7/2011, 13:05

É interessante ver que o PTphones já vai na 3ª geração! O meu foi da 1ª geração, mas tem andado parado...em cima da placa onde foi montado. Tenho planos para passar todo o circuíto para dentro do chassis, mas não sei se terei oportunidade de o fazer neste verão...vamos ver como as coisas correm. Entretanto posso dizer-vos por experiência própria que estão bem entregues ao MCA, ele é um verdadeiro guru do DIY do audio!
pumabr
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 209
Data de inscrição : 03/06/2008
Pontos/Reputação : 448

http://www.olharporumprismadeluz.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 12 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  longplay 7/7/2011, 16:36

Eu estou a ver é que sou o único que não percebe nada disto... PTphones, um hibrido com classe... - Página 12 598295 PTphones, um hibrido com classe... - Página 12 598295 mas espero ter aí dois ou três mestres PTphones, um hibrido com classe... - Página 12 140916
longplay
longplay
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 616
Idade : 45
Localização : Batalha
Data de inscrição : 12/04/2009
Pontos/Reputação : 791

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 12 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Mfigueiredo 7/7/2011, 16:52



abstractNomad:

As placas que pretendo utilizar não são de circuito impresso. Usarei placas de baquelite com ligações externas e o mais sólidas e directas que seja possível. De qualquer modo, nos circuitos de audio, farei todas as ligações possíveis nos suportes das válvulas. Um dos meus princípios de que não abro mão é de fazer tudo o mais directo possível. Pelo menos tento...

Sobre os transistores, já os tenho. Só me faltam pequenas coisas que nem são necessárias para começar o trabalho.

A disposição dos transformadores terá de ser testada já em funcionamento para encontrar a melhor posição. Guardarei essa questão para resolver no fim.

Essa do "experiente", deixa-me desarmado. Já soldei muitas coisas, de facto, mas continuo sempre com dúvidas....



pumabr:

Tenho tido a orientação do MCA, tanto teoricamente como na escolha e fornecimento dos componentes e só tenho pena de estar muito longe de Lisboa porque era mais fácil arranjar forma de o encontrar pessoalmente. É daquelas pessoas que dá prazer ter como amigo. Espero bem que isso venha a acontecer na vida real. Por enquanto é só virtualmente. Mas haverá oportunidade para um dia qualquer o encontrar.

O teu PTphones não merece uma caixa em condições? Tenho o mesmo problema com algumas montagens que faço. Ponho a tocar e depois dá-me a preguiça para acabar o trabalho, eheheheh!

Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 12 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  abstractNomad 7/7/2011, 17:27

Mfigueiredo escreveu:
As placas que pretendo utilizar não são de circuito impresso. Usarei placas de baquelite com ligações externas e o mais sólidas e directas que seja possível.
E para fixar os componentes às placas de baquelite... mastique de poliuretano? Abraçadeiras de plástico? Quando tiver alguma coisa sobre essas placas de baquelite, pode afixar aqui uma foto?

Mfigueiredo escreveu:
Essa do "experiente", deixa-me desarmado. Já soldei muitas coisas, de facto, mas continuo sempre com dúvidas....
Eu sou da opinião que para qualquer conhecimento existe uma fronteira. A fronteira do conhecimento de uma pessoa experiente é mais abrangente que a de uma pessoa menos experiente... mas é uma fronteira, contudo! Smile

abstractNomad
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 50
Data de inscrição : 05/02/2009
Pontos/Reputação : 96

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 12 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Carlomar 7/7/2011, 20:19

Quero dar a boas vindas aos constructores da 3ª geração do PTpré, especialmente ao AbstratNomad que conheci noutro fórum, e que ao lhe sugerir este projeto, parece querer agarrá-lo com unhas e dentes.

Eu entrei na 2ª geração e em bom tempo o fiz. Não estou nada arrependido.

A minha montagem continua ma Tábua prototipo, pois há muitos componentes a substituir/experimentar, ligações das massas, Etc, antes partir para uma caixa definitiva.

Bons projetos
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 12 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  pumabr 8/7/2011, 00:27

Mfigueiredo escreveu:O teu PTphones não merece uma caixa em condições? Tenho o mesmo problema com algumas montagens que faço. Ponho a tocar e depois dá-me a preguiça para acabar o trabalho, eheheheh!

É claro que merece, mas acontece-me o mesmo que contigo! E cada dia que passa fica mais complicado porque aos poucos e poucos vou-me esquecendo de coisas e pormenores da sua montagem...mas isso com algum trabalho de pesquisa e leitura fará refrescar a memória. A maior questão aqui é mesmo a falta de tempo, é que eu sou daqueles que quando começa, só sossego quando termino!

Quanto ao MCA, já tive o prazer de o conhecer, e posso dizer que como ele, há poucos...mas para isso basta ver ao trabalho que ele se dá aqui para ajudar quem como ele gosta das coisas boas da vida, como o PTphones!
pumabr
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 209
Data de inscrição : 03/06/2008
Pontos/Reputação : 448

http://www.olharporumprismadeluz.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 12 Empty Lista de compras

Mensagem  abstractNomad 13/7/2011, 03:05

Saudações!

Depois de uma não-tão-breve-quanto-isso análise deste extenso tópico, à lista inicial de compras fiz as correcções que fui detectando e anotei as sugestões quer do utilizador MCA.hifi quer doutros utilizadores. Assim sendo, a lista-de-compras a que cheguei foi a seguinte:

componente marca características quantidade obs
alimentação
Porta fusível Schurter
Fusível Bussman cerâmico 500mA 230V 1
c1 Vishay ero 0,1µF X1 250 Volt 2
c2 Vishay 47µF 350 Volt electrolítico 2
c3 Vishay 0,47µF 350 Volt do tipo MKT ou MKP da WIMA 2
c4 Vishay ero 2200µF 25 Volt electrolítico 1
c5 Vishay ero 2,2µF MKT 63 Volt 1
c6 Vishay 220µF 16 Volt electrolítico 1
c7 Vishay ero 0,22µF 250 Volt electrolítico 1
c8 Evox-Rifa 2,2µF 250 Volt electrolítico 1
d1 Vishay BYV96E ponte de diodos 500 Volt /0,5 A 1
d2 Ponte rectificadora ponte de diodos 200 Volt /2 A 1
d3 Vishay BYV96E 2
Cl Fairchild semiconductor Regulador de 12v do tipo LM7812 1
r1 Tyco Electronics 1,8kΩ de 3 W tipo Philips 1
r2 Tyco Electronics 220kΩ de 1/2 W tipo Philips 1
r3 Tyco Electronics 100kΩ 1/2 W tipo Philips 1
c1' Arcotronics 0,1µF 1
dissipador térmico AAVID Thermalloy 1 para Cl reg 12V... Comprar um grande!
isolador térmico Bergquist 1
isolador eléctrico Dim 1
diodo 1N 4148 1 em série com pino 2 do Cl
resistência 10Ω bobinada de 3 a 5 W 1 ligação da massa à terra
condensador 0,1µF 1 ligação da massa à terra
áudio
Pot ALPS 50kΩ Blue Velvet 1 (Alps ou NOBLE)
r1 Welwyn 220kΩ metal de 1/2 W 2
r2 Welwyn 10kΩ metal de 1/2 W 2
r3 e r4 Welwyn 1,5kΩ de 1 W e 1% metal 4
r5 Tyco Electronics 22 kΩ de 3 W de carbono tipo Kiwame 2
r6 Tyco Electronics 100Ω de 1 W de carbono 2
r7 Tyco Electronics 4,7 kΩ de 3 W tipo Philips 2
c1 Epcos 0,47µF MKP de 63 Volt 2
c2 Panasonic 100µF de 63 Volt electrolítico 2
c3 Vishay 10µF de 250 Volt do tipo MKT 2 condensador seco
c4 Jantzen audio 15µF de 250 Volt standard z-cap 4 não-electrolítico
c5 Nichicon 47µF de 350 Volt electrolítico 2
comutador saída C&K 1
botão comutador 1
placas montagem 3
dissipador térmico 2 p/ BF471
TR1 Philips BF471 2
Socket válvula ECC82 2
Válvula JJ Electronic ECC82 2
RCA female socket Neutrik 12 para 6 fontes

Não incluídos na lista acima:
  • os transformadores áudio;
  • o transformador de alimentação;
  • os transistores BF471;
  • a ficha de alimentção; e,
  • os cabos de ligação


Caro MCA.hifi, posso pedir-lhe que valide/corrija esta lista?

Já agora, a todos, duas perguntas:
  • os dois condensadores Jantzen de 15µF deverão ser ligados em paralelo ou em série, para perfazer os 30µF indicados, por substituição dos 22µF originalmente indicados pelo utilizador td124... ? (perdoem-me se a pergunta é muito básica mas só me recordo das regras de associação de resistências em série e em paralelo... condensadores, népias... Embarassed )
  • ...considerando que, muito em breve, vou a Nova Iorque e, perante as dificuldades anunciadas em encomendar alguns componentes aqui em PT... alguma ideia de lojas "tradicionais" ou "online" onde eu possa encomendar as coisas e levantar em NYC?


Obrigado pela atenção.

Cumprimentos,
João Baptista


Última edição por abstractNomad em 14/7/2011, 00:59, editado 1 vez(es)

abstractNomad
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 50
Data de inscrição : 05/02/2009
Pontos/Reputação : 96

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 12 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Mfigueiredo 13/7/2011, 09:11



Bom dia!

abstractNomad.

Os condensadores comportam-se nas ligações ao contrário das resistências, isto é: Ligados em paralelo, as capacidades somam-se. Também diminui a impedância característica, pelo que, em princípio até há melhorias com conjuntos de condensadores ligados em paralelo para fazer um determinado valor de capacidade.

Sobre a listagem do equipamento, o MCA dir-te-á o que entender. No meu caso, ele fez várias alterações que entendeu por bem. Eu entendi por bem seguir os conselhos que ele me vai dando, eheheheh. Pudera!

Um dia destes, logo que tenha algum tempo disponível começarei a montar a placa da fonte de alimentação. Logo que tenha algo que valha a pena, colocarei imagens.

Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 12 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Diplomata 13/7/2011, 09:15

Viva

Os condensadores associados em paralelo são identicos à associação de resistencias em série, ou seja dois condensadores de 15µF ligados em paralelo equivalem a um só de 30µF.

Caros amigos, aproveito a oportunidade para informar que o meu PTphones ( que é da 1ª geração.....) está pelas minhas contas a 3, sim 3 soldaduras do seu término.... cheers parece-me que vou passar as férias de auscultadores nos ouvidos... PTphones, um hibrido com classe... - Página 12 945372

Um bem haja a todos com uma especial dedicatória aos mentores deste projecto td124 e MCA.

carlos barata
Diplomata
Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 153
Idade : 51
Localização : Massamá
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 270

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 12 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Carlomar 13/7/2011, 17:20

abstractNomad escreveu:os dois condensadores Jantzen de 15µF deverão ser ligados em paralelo ou em série, para perfazer os 30µF indicados, por substituição dos 22µF originalmente indicados pelo utilizador td124... ?
Eu aqui estou a usar com bons resultados, apenas um condensador de 30uF 400V MKP da Solen, com bypass de um de 0,01uF MKP da BC.
È uma solução relativamente económica, e que comigo funcionou bem embora eu não tenha tentado outras marcas de condensadores.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 12 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  abstractNomad 13/7/2011, 18:37

Boas!

Estava aqui a mostrar o circuito a uma amiga, e ela fez-me uma pergunta curiosa: o desenho deste circuito foi o resultado de simulações efectuadas através de software do tipo SPICE?... ou houve outra abordagem (por exemplo: a sensibilidade e intuição baseadas em anos de experiência) que conduziu a este desenho?

(sem ironia e sem sarcasmo!... é uma pergunta sincera e humilde... afinal de contas, diz-se que o enhg. Edgar Cardoso calculava as suas pontes "à mão"!)

Cumprimentos.

abstractNomad
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 50
Data de inscrição : 05/02/2009
Pontos/Reputação : 96

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 12 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Carlomar 14/7/2011, 00:57


Abstractnomad,

r1 é 220Kohms e não 220ohms.



Última edição por Carlomar em 14/7/2011, 01:08, editado 2 vez(es)
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 12 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  abstractNomad 14/7/2011, 01:01

Carlomar escreveu:Abstractnomad,

r1 é 220Kohms e não 220ohms.

Corrigido (na tabela acima)! Obrigado! Wink

Estou a compor uma lista num site (www.mouser.com). Depois tenho que verificar se já lá tenho essa resistência, ou não Wink

abstractNomad
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 50
Data de inscrição : 05/02/2009
Pontos/Reputação : 96

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 12 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Carlomar 14/7/2011, 01:08

C3 -10uF não é necessário, uma vez que já está a colocar em C4 - 2x15uF o que perfaz o total de 30uF.
Assim C3 passa de10uF para a 0,01uF ou 10nF MKP ou mica para fazer bypass a C4.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 12 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Diplomata 14/7/2011, 11:15

Viva

Caro Carlomar, esse MKP de bypass seria conveniente que fosse da mesma (ou superior) voltagem do C4 (250 V)??
O MKP de 10nF que eu tenho é de 100 V.....

carlos barata
Diplomata
Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 153
Idade : 51
Localização : Massamá
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 270

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 12 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Mfigueiredo 14/7/2011, 11:25



A pergunta não é para mim, mas salvo melhor opinião, os 100 V são curtos. Repara que no projecto tens 250 V no Tr1. Logo, mesmo com as quedas próprias nos componentes, terás sempre mais de 100 V entre o TS1 e a massa. Tem de haver sempre um valor superior à tensão de trabalho, sob risco de o componente em questão queimar.
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 12 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Carlomar 14/7/2011, 23:19

Diplomata escreveu:Viva

Caro Carlomar, esse MKP de bypass seria conveniente que fosse da mesma (ou superior) voltagem do C4 (250 V)??
O MKP de 10nF que eu tenho é de 100 V.....

carlos barata
Viva Carlos,

100 volts está fora de questão. Eu medi agora atenção neste ponto e tenho lá 129V CC sem sinal.
Mínimo 250Volts. 400V melhor.

Relembro que se um destes condensadores entrar em curto, queimamos o primário dos nossos preciosos transformadores de saída. Portanto aqui não á que facilitar.

O meu por acaso é 10nF 2000V MMKP. Comprei numa qualquer loja em Lisboa.
Normalmente os condensadores acima de 1000V são MKP mesmo nas lojas vulgares, onde o normal é encontrar condensadores MKT.

Lembro-me de o MCA me recomendar mica neste ponto, mas não são baratos e 10nF em mica já é um valor muito alto e difícil de arranjar.



Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 12 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  abstractNomad 15/7/2011, 00:55

Carlomar escreveu:
Diplomata escreveu:Viva

Caro Carlomar, esse MKP de bypass seria conveniente que fosse da mesma (ou superior) voltagem do C4 (250 V)??
O MKP de 10nF que eu tenho é de 100 V.....

carlos barata
Viva Carlos,

100 volts está fora de questão. Eu medi agora atenção neste ponto e tenho lá 129V CC sem sinal.
Mínimo 250Volts. 400V melhor.


Nova tabela, corrigida:

componente marca características quantidade obs
alimentação
Porta fusível Schurter
Fusível Bussman cerâmico 500mA 230V 1
c1 Vishay ero 0,1µF X1 250 Volt 2
c2 Vishay 47µF 350 Volt electrolítico 2
c3 Vishay 0,47µF 350 Volt do tipo MKT ou MKP da WIMA 2
c4 Vishay ero 2200µF 25 Volt electrolítico 1
c5 Vishay ero 2,2µF MKT 63 Volt 1
c6 Vishay 220µF 16 Volt electrolítico 1
c7 Vishay ero 0,22µF 250 Volt electrolítico 1
c8 Evox-Rifa 2,2µF 250 Volt electrolítico 1
d1 Vishay BYV96E ponte de diodos 500 Volt /0,5 A 1
d2 Ponte rectificadora ponte de diodos 200 Volt /2 A 1
d3 Vishay BYV96E 2
Cl Fairchild semiconductor Regulador de 12v do tipo LM7812 1
r1 Tyco Electronics 1,8kΩ de 3 W tipo Philips 1
r2 Tyco Electronics 220kΩ de 1/2 W tipo Philips 1
r3 Tyco Electronics 100kΩ 1/2 W tipo Philips 1
c1' Arcotronics 0,1µF 1
dissipador térmico AAVID Thermalloy 1 para Cl reg 12V... Comprar um grande!
isolador térmico Bergquist 1
isolador eléctrico Dim 1
diodo 1N 4148 1 em série com pino 2 do C1
resistência 10Ω bobinada de 3 a 5 W 1 ligação da massa à terra
condensador 0,1µF 1 ligação da massa à terra
áudio
Pot ALPS 50kΩ Blue Velvet 1 (Alps ou NOBLE)
r1 Welwyn 220kΩ metal de 1/2 W 2
r2 Welwyn 10kΩ metal de 1/2 W 2
r3 e r4 Welwyn 1,5kΩ de 1 W e 1% metal 4
r5 Tyco Electronics 22 kΩ de 3 W de carbono tipo Kiwame 2
r6 Tyco Electronics 100Ω de 1 W de carbono 2
r7 Tyco Electronics 4,7 kΩ de 3 W tipo Philips 2
c1 Epcos 0,47µF MKP de 63 Volt 2
c2 Panasonic 100µF de 63 Volt electrolítico 2
c3 Vishay 10nF de 400V Volt do tipo MKP 2 condensador seco
c4 Jantzen audio 15µF de 250 Volt standard z-cap 4 não-electrolítico
c5 Nichicon 47µF de 350 Volt electrolítico 2
comutador saída C&K 1
botão comutador 1
placas montagem 3
dissipador térmico 2 p/ BF471
TR1 Philips BF471 2
Socket válvula ECC82 2
Válvula JJ Electronic ECC82 2
RCA female socket Neutrik 12 para 6 fontes

Cumprimentos

abstractNomad
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 50
Data de inscrição : 05/02/2009
Pontos/Reputação : 96

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 12 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Carlomar 15/7/2011, 08:23

Mais uma coisa:

Em D1 são quatro diodos BYV96E em vez da ponte rectificadora.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 12 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Diplomata 15/7/2011, 11:18

Viva

O meu obrigado pelas respostas, e agora mais uma pergunta:


Carlomar escreveu: C3 passa de 10uF para 0,01uF ou 10nF MKP ou mica para fazer bypass a C4.

E temos mesmo de fazer o bypass a C4? Eu nesse ponto estou a utilizar a 1ª sugestão de alteração proposta pelo MCA 3x 10uF Vishay MKT1813 e pensei já não ser necessário mais nada pois a capacidade existente é equivalente à capacidade original do circuito...

carlos barata
Diplomata
Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 153
Idade : 51
Localização : Massamá
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 270

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 12 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  abstractNomad 15/7/2011, 12:29

Diplomata escreveu:Viva

O meu obrigado pelas respostas, e agora mais uma pergunta:


Carlomar escreveu: C3 passa de 10uF para 0,01uF ou 10nF MKP ou mica para fazer bypass a C4.

E temos mesmo de fazer o bypass a C4? Eu nesse ponto estou a utilizar a 1ª sugestão de alteração proposta pelo MCA 3x 10uF Vishay MKT1813 e pensei já não ser necessário mais nada pois a capacidade existente é equivalente à capacidade original do circuito...

carlos barata

Lembro-me dessa intervenção do MCA.hifi. Ele mencionou outros condensadores e embora ele tenha sugerido essa alteração, também disse que os resultados que mais apreciou foram os dos Jantzen... arrisquei por aqui, então (ainda sem saber preços!)

Cumprimentos.

abstractNomad
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 50
Data de inscrição : 05/02/2009
Pontos/Reputação : 96

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 12 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Carlomar 15/7/2011, 18:15

Diplomata escreveu:E temos mesmo de fazer o bypass a C4?
Não, mas parece que há vantagens em termos sónicos.

Por exemplo nos crossovers passivos das minhas colunas todos os condensadores estão com Bypass.

Mas podem perfeitamente retira-los.
Eles não estão lá para perfazer valores, mas sim para melhorar a resposta em termos de velocidade.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 12 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Carlomar 15/7/2011, 23:44

Há comentários de que uns condensadores Russos de Teflon FT3 0,1uF funcionam muito bem como Bypass.
Eu nunca experimentei.
http://www.audiocircle.com/index.php?topic=60286.0

http://dynacotubeaudio.forumotion.com/t577-russian-teflon-ft-3-022uf-600v-capacitors
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 12 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  abstractNomad 17/7/2011, 23:31

Caros,

Muito obrigado pelas respostas. Vou dar uma olhadela nesses comparativos de condensadores.

Não estranhem a minha ausência... não abandonei o trabalho!... fui de férias Wink

Cumprimentos!

abstractNomad
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 50
Data de inscrição : 05/02/2009
Pontos/Reputação : 96

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 12 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Mfigueiredo 19/7/2011, 19:44


Boas!

Finalmente tenho umas imagens da placa da fonte de alimentação já com quase todos os componentes montados. Se fizer jeito a alguém, aqui vai.

A montagem na caixa definitiva será na posição invertida como é costume estarem os circuitos com válvulas.


https://2img.net/r/ihimizer/i/fonteptpre2small.jpg/
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 12 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Carlomar 19/7/2011, 20:02

Muito bem Manuel,
um layout um pouco diferente do meu, mas bem organizado.

Não me debrucei muito sobre a sua construção, mas parece-me que o valor daquela resistência verde não está correto. Não deveria ser 1,8Kohm em vez de 4,7Kohm?



Estamos a sentir falta do MCA. Será que não está a receber os avisos de movimento no tópico?
Ou então foi de férias.

Boas férias também ao AbstractNomad.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 12 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Mfigueiredo 19/7/2011, 21:45



Boa noite Carlos.

Sempre atento e a ajudar!

A resistência R1 que o MCA me recomendou e enviou é esta de 4.7kohm. E a razão porque o valor foi aumentado é porque a alguns foristas aparecia um valor de HT á saída da placa muito alto. Eu ainda não medi as minhas porque ainda faltam alguns componentes como se pode ver, por isso não sei se este valor para R1 se manterá. Não é difícil a substituição se for necessário.

Sobre a disposição dos componentes, tentei seguir o desenho porque, normalmente esse é o melhor "arranjo" já que a desenhar não há constrangimentos. Neste circuito até é fácil. Também não é fácil arranjar placas de circuito impresso aqui por Viseu. Há que inventar.

No caso dos circuitos de audio, tentarei montá-los directamente sobre uma placa de alumínio de forma a ficar definitivo e ser mais fácil meter depois na caixa final. Seria em baquelite, mas as válvulas aquecem muito e não será aconselhável.

Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 12 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Carlomar 19/7/2011, 22:08

Mfigueiredo escreveu:
A resistência R1 que o MCA me recomendou e enviou é esta de 4.7kohm. E a razão porque o valor foi aumentado é porque a alguns foristas aparecia um valor de HT á saída da placa muito alto.

... mas as válvulas aquecem muito ...
Sempre pensei que este era o esquema final.
PTphones, um hibrido com classe... - Página 12 Tenseseresptph

Ou será que o Manuel está a fazer confusão com R7, esta sim 4,7kohm.

O meu está igual a este esquema e as tensões estão certinhas.
Em vazio as tensões são mais altas, como já foi explicado.


Não sinto que estas válvulas aqueçam muito. Consigo colocar dois dedos em cima das válvulas e mante-los lá sem me queimar.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 12 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 12 de 23 Anterior  1 ... 7 ... 11, 12, 13 ... 17 ... 23  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos