Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PTphones, um hibrido com classe...

+21
TenhoFrio
abstractNomad
luis lopes
Mfigueiredo
manel1
cello
Blink
Orion
Carlomar
longplay
ricardo onga-ku
Racional
Paulo André
AMP
Diplomata
fm&stereo
pumabr
td124
MCA.hifi
RuiGSousa
ferreirafm
25 participantes

Página 3 de 23 Anterior  1, 2, 3, 4 ... 13 ... 23  Seguinte

Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  pumabr 21/4/2010, 20:18

Eu não percebo muito disto, mas sendo o circuito não balanceado (penso eu...), para que adicionar fichas XLR?
pumabr
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 209
Data de inscrição : 03/06/2008
Pontos/Reputação : 448

http://www.olharporumprismadeluz.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 21/4/2010, 21:20

Viva Fernando

Na realidade, o circuito do PTphones não é balanceado, mas no entanto se quiseres utilizar umas fichas dessas na entrada e outras nas saídas podes optar, no entanto não dispões de sinal balanceado para equipamentos balanceados, o que pode criar alguma confusão e enganos (lembras-te de cada uma PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 598295 ... que nem lembra ao diaboPTphones, um hibrido com classe... - Página 3 461880).

Se optares e fizeres questão em utilizar estas fichas na entrada não necessitas de qualque comutador, pois ligas a uma das entrdas do selector de entradas. Na saída não uses qualquer comutador, ligas em paralelo com as RCA e usas uma ou outra, como a impedância de saída do Ptphones é muito baixa (300 ou 600 ohms de acordo com a tua opção na saída do transformador), podes até utilizar as duas em simultâneo.

Pessoalmente não sou apologista dessas misturadas, no entanto vou informar-te da pinagem das XLR:

1- Massa
2- Sinal positivo
3- Sinal negativo

No teu caso utilizas apenas o 1 para a massa e 2 para o sinal, o 3 fica desligado, mas atenção isto é uma simplista e falsa forma de ligar fichas balanceadas a um circuito n/balanceado .

Mas atenção, se quiseres fazer uma coisa dessas a sério,há solução para isso:
1- Preparas no mínimo (contas por alto) 1000...e tal € PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 807962 e compras dois transformadores para a entrada, com entradas balanceadas e saida n/balanceada e compras mais dois ao contrário com entrada n/balanceada e saída balanceada.
2- Existem da Tango, Jensen e Shure.

3- PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_study PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_study PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_study PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_study PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_study PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_study PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_study PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_study PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_study Lê muito sobre o assunto, os mestres Japoneses são os maiores nesta coisa de transformadores para tudo.
4- Prepara a carteira e a cabeça para ligares sem enganos essas pecinhas preciosas. Boa Sorte PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 581248


Inté
MCA
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 68
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  fm&stereo 22/4/2010, 11:00

Obrigado pela explicação! Já vi que não vale a pena... Vou meter XLR como opção é Aleph que vou construir. Mas isso é outra música.
Entretanto vou mesmo estudar essa matéria.

Cumprimentos
Fernando
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 22/4/2010, 13:37

PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_question

O que é o Aleph PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Kopfschuettel
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 68
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  fm&stereo 22/4/2010, 15:42

MCA.hifi escreveu:PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_question

O que é o Aleph PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Kopfschuettel

O Aleph é, neste caso, isto:

http://www.audiopt.net/diy-cabos-acessoriostweaks-tratamentos-acusticos-racks-f6/aleph-30-t8476.htm?sid=69dfc03ee005a8271b5d0353d652faa3



Enquanto opção e ou alternativa a uns amplificadores a válvulas que espero vir a construir, estes irão fazer justiça ao empenho que me proponho nestas coisas de FVM. Eu não contento com pouco... faço braços para gira-discos (e estes), colunas, entre outras coisas e até um pré chamado PTphones. PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_cool
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  fm&stereo 23/4/2010, 10:35

Viva pessoal,
Espero esteja tudo a correr bem com a construção do vosso PTphones!

Lembrei-me de uma coisinha... Apesar de ainda ser cedo, estou a pensar mandar fazer um placa com uma inscrição para posteriormente colar no PTphones, onde deverá constar a devida homenagem e referência aos seus «pais», pois como se costuma dizer, «o seu a seu dono».
Peço por isso ao nosso amigo Paulo para me enviar o seu apelido via pm, para depois mandar fazer a inscrição - o do Manuel já tenho.

Se houver algum comentário sobre isto, façam o favor...
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  pumabr 23/4/2010, 23:41

Também gostava de fazer o mesmo!
pumabr
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 209
Data de inscrição : 03/06/2008
Pontos/Reputação : 448

http://www.olharporumprismadeluz.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  fm&stereo 25/4/2010, 06:15

Mais uma pertuntinha... Com as caixas separadas, faz-se em ambas a ligação de massa à caixa? É que na caixa do amp vou colocar o terminal para ligar massas externas...
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 25/4/2010, 21:57

Viva Fernando

Essa coisa das massas é um problema ... e cada vez maior. PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_biggrin

Bem não confundas massa com terra, os chassis ligam um ao outro através de um fio muito generoso, 2,5 no mínimo. Não necessita de ser especial de corrida basta ser grosso e unico de preferencia.

Na caixa da alimentação é feita a ligação do chassis á massa do circuito de alimentação de acordo com um desenho já feito anteriormente e acompanhado das devidas explicações. Com a tal resistência com um condensador em paralelo. se quiseres instalar terminais de terra exteriores na caixa do pré, ( penso que para ligar a terra dos pratos de gira discos ??, mas este pré é só de linha e amplificador de auscultadores PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_question )estes apenas ligam ao chassis e não necessitam de mais ligações a qualquer local.

A massa faz parte da alimentação e não da terra ou do chassis, são coisa diferentes...e devem ter circuitos diferentes PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_redface PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Kopfschuettel PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_evil PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_sad PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_sad PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_sad PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_sad .

Pelos vistos se continuarem as dúvidas lá terei que fazer novo desenho PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 197746 , digam se entenderam.

Cumprimentos a todos
MCA
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 68
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  fm&stereo 25/4/2010, 23:41

MCA.hifi escreveu:Viva Fernando

Essa coisa das massas é um problema ... e cada vez maior. PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_biggrin

Bem não confundas massa com terra, os chassis ligam um ao outro através de um fio muito generoso, 2,5 no mínimo. Não necessita de ser especial de corrida basta ser grosso e unico de preferencia.

Com esta é que me tramas-te! Eu já construi o cabo e só utilizei um fio de 1.5 para a terra. Lá terei que fazer outro cabo. PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_eek

Na caixa da alimentação é feita a ligação do chassis á massa do circuito de alimentação de acordo com um desenho já feito anteriormente e acompanhado das devidas explicações. Com a tal resistência com um condensador em paralelo. se quiseres instalar terminais de terra exteriores na caixa do pré, ( penso que para ligar a terra dos pratos de gira discos ??, mas este pré é só de linha e amplificador de auscultadores PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_question )estes apenas ligam ao chassis e não necessitam de mais ligações a qualquer local.

A massa faz parte da alimentação e não da terra ou do chassis, são coisa diferentes...e devem ter circuitos diferentes PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_redface PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Kopfschuettel PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_evil PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_sad PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_sad PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_sad PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_sad .

Pelos vistos se continuarem as dúvidas lá terei que fazer novo desenho PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 197746 , digam se entenderam.

Cumprimentos a todos
MCA

Eu percebi que terra e massa são coisas diferentes. O que eu queria saber era se as caixas são ambas ligadas à terra e como devo fazer para colocar um terminal de massa para situações tipo ligação de massa de GD, ou o que for necessário. Suponho que possa simplesmente ligar o terminal à massa independentemente do ponto.

Cumprimentos
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 26/4/2010, 12:58

p;stereo /
Eu percebi que terra e massa são coisas diferentes. O que eu queria saber era se as caixas são ambas ligadas à terra e como devo fazer para colocar um terminal de massa para situações tipo ligação de massa de GD, ou o que for necessário. Suponho que possa simplesmente ligar o terminal à massa independentemente do ponto.

Cumprimentos[/quote]


Viva Fernando, Não entendo... PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_cry

Pelos vistos já entendeste que o circuito da terra é uma coisa e a massa do circuito é outra. Também percebi que te apercebeste que deverás ligar os dois chassis um ao outro com um fio generoso (já tinha escrito sobre isto anteriormente).

Só a caixa da fonte de alimentação é ligada á terra, pois se reparares é lá que está a ficha de alimentação do sector com terra, não é verdade, dado os chassis das duas caixas estarem ligados um ao outro, logo ao ligares o chassis da alimentação ligas o dos amplificadores, não é verdade ????. Volto a recomendar reveres o desenho que fiz anteriormente a ilustrar este assunto.

Vou repetir o desenho:

PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Massaeterracopy

Uploaded with ImageShack.us

Outra coisa que não compreendo é para que necessitas de um terminal de terra na caixa dos amplificadores para ligar a terra do GD ??? se o PTphones não tem amplificadores de Phono ???.

Esses terminais são utilizados nos Pré-Phones. Nada impede de lá ligares uma coisa dessas e isso liga ao chassis, só pura e simplesmente, no buraco que fizeres para o apertar, salvo se o teu chassis for construído de material não condutor PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_exclaim PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_exclaim .

Não chames massa á terra do chassis, torna-se difissil de entender as tuas dúvidas.

Cumprimentos
MCA


PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Terrasp

Afinal resolvi fazer um novo boneco, ainda que feito manualmente dá para entender, espero resolver de vez este problema PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_biggrin , salvo se não entenderes a minha letra PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 197746

MCA
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 68
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  fm&stereo 26/4/2010, 23:59

Certissomo Manuel! Percebi até a tua letra! PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_lol Faz-me alguma impressão aqui a necessidade de um condutor de terra de no mínimo de 2.5mm, mas se o dizes eu acredito. Não precisas explicar, se for necessário eu estudo a coisa... PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_lol

Abraço
Fernando
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 27/4/2010, 01:01

Olá Fernando, estás renitente PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_eek PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_eek PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_eek

Para não estar com grandes explicações técnicas,

Repara num simples circuito impresso e analiza se as pistas de massa eu de terra não são mais grossas que as de sinal PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_evil PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_evil PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_evil . Se não forem é porque está mal desenhado.

Num quadro eléctrico repara no barramento da terra é o dobro do dimensão das fases, achas que é para gastar cobre... PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_question ao preço que ele está penso que não.

Não esqueças que vais utilizar pelo menos 1 metro de cablagem e a resistencia entre os dois chassis deve ser (0,00)

XAU
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 68
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  fm&stereo 27/4/2010, 02:32

MCA.hifi escreveu:Olá Fernando, estás renitente PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_eek PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_eek PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_eek

Para não estar com grandes explicações técnicas,

Repara num simples circuito impresso e analiza se as pistas de massa eu de terra não são mais grossas que as de sinal PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_evil PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_evil PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_evil . Se não forem é porque está mal desenhado.

Num quadro eléctrico repara no barramento da terra é o dobro do dimensão das fases, achas que é para gastar cobre... PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_question ao preço que ele está penso que não.

Não esqueças que vais utilizar pelo menos 1 metro de cablagem e a resistencia entre os dois chassis deve ser (0,00)

XAU

Ok! Não pomha em causa isso, apenas me faz confusão pois, por exemplo, na alimentação de alterna, pelo contrário, usa-se um condutor menor seja no neutro como na terra relativamente às fases. No entanto, na contínua e em particular baixas tensões e nestes circuitos sei que é um pouco diferente a situação. De qualquer modo, tratando-se apenas da terra e não da massa... Mas não te preocupes agora com estas questões.

Estou a construir as caixas - o que é uma dor de cabêça. Mas como não encontro aquilo que quero no mercado e não me contento com o que há de oferta neste...
A face frontal é que ainda não sei bem o que optar: se por uma cobertura de madeira, se apenas alumínio ou por outro lado por acrílico escuro. PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Confused
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 27/4/2010, 15:57

Viva Fernando

Também não te quero causar confusões e nem tão pouco descer o nivel de discussão da construçãodo do grande PTphones.

Partilho desenteressadamente e com muito gosto as minhas experiencias e conhecimentos práticos.

O mais difissil e de grande responsabililidade foi projectar os tranformadores de audio, já foram feitos e fornecidos, estou muito satisfeito com o seu elevado desempenho.

Quanto aos fios deves fazer como entenderes, usa fio grosso ou fino, azul ou amarelo, com secção redonda ou quadrada, unifilar ou multifilar enfim o que te fizer mais feliz.

Quanto a esta questão nada mais tenho a acrescentar ao que já escrevi . PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_evil PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_evil Não sei mais... PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Kopfschuettel PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Kopfschuettel PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Kopfschuettel

Xau
MCA
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 68
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  fm&stereo 27/4/2010, 23:25

Viva Manuel,
Não te preocupes com o fio... PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_lol

Aqui fica uma amostra da construção das caixas.
PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Caixasemconstruo
Uploaded with ImageShack.us

Cumprimentos
Fernando
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  ferreirafm 28/4/2010, 09:25

Olá Fernando.

Vais pintar as caixas ou vais dar um polimento ao aluminio (penso ser aluminio)?

Cumprimentos.

Fernando

ferreirafm
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 71
Idade : 51
Localização : Lisboa
Ocupação : Gestor Projectos
Interesses : Guitarra, DIY
Data de inscrição : 26/11/2008
Pontos/Reputação : 130

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Diplomata 28/4/2010, 11:25

Viva

Continuando na senda das duvidas sobre massas, terras e afins, e por isto tenho de pedir mais um pouco de paciência ao MCA, os seus desenhos têm sido de grande utilidade em esclarecer outras duvidas, mas ainda tenho algumas que vou tentar explicar...
No circuito de alimentação o polo negativo do C2 vai ligar onde além do circuito da massa???
A mesma pergunta para o circuito de audio na pessoa do C5 e de R3??? PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 16044

E agora as perguntas de quem não percebe do assunto... PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_redface O MCA tem referido por diversas vezes que de cada canal do circuito de audio vem um fio com a massa que vai ligar à massa do circuito de HT da alimentação, certo? PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 16044
Será então desse ponto de ligação entre "todas as massas" (que é uma só, eu sei) que partirá o fio com a resistencia e o condensador em paralelo para ligar ao ponto de ligação da terra da rede???
cumprimentos

carlos barata
Diplomata
Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 153
Idade : 51
Localização : Massamá
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 270

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  fm&stereo 28/4/2010, 12:56

ferreirafm escreveu:Olá Fernando.

Vais pintar as caixas ou vais dar um polimento ao aluminio (penso ser aluminio)?

Cumprimentos.

Fernando


Viva Fernando,
Sim, vou pintar de preto. Nestas coisas prefiro o preto, para ver bem o pó. PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_lol

Gostava de ajudar o Diplomata, mas agora não posso.

Até logo.
Fernando
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 28/4/2010, 23:13

Viva Diplomata, PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_biggrin

Já mexes, tudo bem?

Confesso que não percebi o que querias dizer acerca do pólo neg. de C2.

Mas vou tentar adivinhar ... A linha de massa inicia-sr no ponto negativo da Ponte rectificadora recebe os negativos de todos os condensadores e resistencias de queda da tensão 90V residente nos filamentos e segue para um ponto unico de onde vão ligar as massas das placas amplificadores e sai a resistência e o condensador em paralelo para a terrra (este por sua vez deve unir todas as terras).

Os circuitos de amplificação deverão ter linhas de massa independentes da mesma forma inicia recebe nãosó c5 e r3 mas uma linha toda dos componentes assinalados desde a ficha de entrada, Pot,.....e por ai fora até ao ponto de massa do transformador.
Esta linha depois irá ligar ao ponto único das massas do circuito de alimentação.

Penso ter respondido a todas as suas questões, a sua parte final está certa, é mesmo assim sendo que esse ponto de terras tem que ter contacto eléctrico e bom,com o chassis.

Ver desenhos anteriores sobre o assuntos

Abraço
MCA
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 68
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Diplomata 29/4/2010, 11:17

Viva

Caro MCA

O que eu me estava a referir quanto ao C2 e afins era ao seguinte: (ver o assinalado nas figuras) estes componentes têm a indicação de ligação à massa, no entanto os simbolos são diferentes de por ex, a ligação do transformador de alimentação à massa(terra da rede). Ora, sendo os simbolos diferentes, mas no entanto ambos representam a mesma coisa (ligação à massa) deduzo que fosse intenção do TD124 indicar que estes componentes irão ligar a um ponto de massa mas que não será a linha de massa do circuito de HT, por ex. O melhor mesmo é ver as figuras.....
cumprimentos

carlos barata

PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Aliml10


PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Ptphon10
Diplomata
Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 153
Idade : 51
Localização : Massamá
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 270

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 29/4/2010, 16:52

Viva Diplomata

Francamente já não tenho possibilidades de explicar muito mais ... nem tão pouco tenho conciencia da generalidade destas dificuldades de entenderem o que é massas e terra.

A simbologia que o meu amigo assinalou nos seus desenhos, é referente a massas do circuito, e a massa faz parte do circuito de alimentação, Pelo facto de aparecer no C2 isso não quer dizer que seja ligado exatamente nesse ponto, significa que a massa é essa linha. O mesmo se aplica ao resto da simbologia.

O outro simbolo, que aparece no transformador e na ficha de entrada é a terra. E a terra é um circuito designado por "ESCUDO"

SÃO CIRCUITOS DIFERENTES, peço mais uma vez o favor de estudarem os desenhos publicados, está lá tudo. Por favor.... PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 945372 . O fm&stereo disse poder dar uma ajuda nesta materia, seria interessante esse apoio. Na realidade já tenho alguma dificuldade em lidar com esta situação. PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 840981


Cumprimentos
MCA
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 68
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  fm&stereo 29/4/2010, 23:49

Viva pessoal!
Só agora consegui chegar aqui. Estoirado e a começar a noite de trabalho... enfim!...

Amigo Diplomata, talvez esteja a fazer confusão o facto dos simbolos estarem aí em vez de se ser a linha completa ligando tudo o que tem a ligar. Mas é apenas um indicador para mostrar a que se refere. Portanto, nisto do desenho técnico é perciso compreender a que se referem os simbolos e no caso é para mostrar que será ligado ao mesmo (respectivamente).
Como disse o Manuel, esse simpolo é o da massa e massa aqui é só uma - a outra, com o outro simbolo é a terra (a que pertence à rede eléctrica). Quanto à massa, como disse o Manuel, divide-se em duas linhas no circuito de áudio, apenas para uma melhor separação dos canais esquerdo e direito, pois a massa é a mesma.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos
Fernando
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Diplomata 30/4/2010, 09:07

Viva

Antes de mais o meu obrigado pelas explicações, não era minha intenção deixar ninguém "à beira de um ataque de nervos" .
A diferença entre terra e massa sempre foi um conceito perfeitamente claro para mim, o que não conhecia era o facto de se colocar o simbolo de massa em determinados pontos do circuito apenas como indicativo e não a indicar que nesse ponto se deveria fazer uma ligação à massa.....
Então, e só para deixar de ser o chato de serviço, no circuito de audio o polo neg. de C5 irá ligar à linha onde ligam C1, C2, C3, C4, etc, etc????

cumprimentos

carlos barata
Diplomata
Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 153
Idade : 51
Localização : Massamá
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 270

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  pumabr 30/4/2010, 12:12

Sim, todas as massas, sejam da fonte de alimentação, como as dos amplificadores, ligam à linha referenciada pela letra M!
pumabr
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 209
Data de inscrição : 03/06/2008
Pontos/Reputação : 448

http://www.olharporumprismadeluz.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  fm&stereo 30/4/2010, 23:24

pumabr escreveu:Sim, todas as massas, sejam da fonte de alimentação, como as dos amplificadores, ligam à linha referenciada pela letra M!

Linha que no caso do esquema do amplificador não está descrita com M. PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_lol
Mas é como disse o pemabr, o menos é, como também se chama, comum.
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 8/5/2010, 20:26

Vivam carissimos PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_biggrin


O que se passa com o PTphones PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_question , o pessoal parou a construção PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_question

Ou está de tal maneira empenhado nela que não tem tempo para vir ao forum PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_question

Vou mais pela segunda, sei perfeitamente as dificuldades que surgem quando se entra nessa parte das serralharias e afins, é uma maçada.

O meu ainda está montado em prototipo em cima da tábua e certamente vai ficar uns tempos, também porque está em permanente estudo e alteração, no respeitante ao circuito bem como no respeitante a componentes, aliás como devem calcular.

PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Upgrad1

Uploaded with ImageShack.us

Actualmente do PTphones só tem na realidade o belíssimo circuito (um abraço TD124), tal como disse no inicio do fórum este projecto iria-me servir de grande estudo e aprendizagem no respeitante a transformadores Parafeed. E é a fase em que me encontro actualmente.

PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Upgrad3

Uploaded with ImageShack.us

Posso garantir que está a funcionar lindamente em todas as situações, inclusive no escuinho .... PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_biggrin PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_biggrin

PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Upgrad2

Uploaded with ImageShack.us

Não vou dizer se está a reproduzir musica bem ou com defeitos, mas anexo uma foto da minha gatchinha... PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_wink PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_wink PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_wink em plena audição, que diz tudo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Ptphfontemkll8

Uploaded with ImageShack.us


Como devem compreender são ensaios e estudos pessoais em fase de permanente alteração, que para evitar confusão ou aumentar o grau de dificuldade da construção do circuito original não vou neste momento divulgar.

Quando todos tiverem o PTphones original a funcionar na perfeição e caso haja pessoal interessado em aproveitar alguma (s) experiências, poderemos avançar para esse passo seguinte, fica a ideia no ar. PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_twisted PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_twisted PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_question PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_twisted PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_twisted

Entretanto seria muito interessante que o pessoal vestisse a camisola do verdadeiro DIY, saísse da sua individual construção e partilhasse ideias ou preocupações relativas ao seu ponto e estado do seu PTphones. PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Lol PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Lol

PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 969831 Vamos reanimar o tópico mais visitado e participado, com o ponto de situação de cada um, PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 969831



Cumprimentos a todos
MCA
PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_cat
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 68
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  pumabr 8/5/2010, 22:51

Realmente este tópico tem andado parado...quanto a mim o meu PTphones está no estado que ficou nas fotos que publiquei. Não tenho tido muito tempo, mas tenho andado a pensar e a entrar em contacto com possíveis fornecedores de material que falta, como por exemplo um potenciómetro motorizado, com telecomando, claro. Outra preocupação é onde arranjar a matéria-prima para a caixa, vou fazer a estrutura em alumínio de 3-5mm de espessura, e até agora apenas encontrei um local que vende chapas disso, mas de 2x1m...e a preços um pouco proibitivos: para 5mm de espessura, custa 135€; 4mm 112€; 3mm 84€...e nem vem em muito bom estado, têm uns riscos ditos normais do transporte das placas... Por outro lado passei numas serralharias, e me confirmaram que eles só trabalham com ferro ou aço inox (já agora o preço para 1m

2

com 3mm de espessura é de 250€!!!). Disseram-me também para experimentar nos locais onde fazem caixalharia de alumínio (vulgo janelas de alumínio), pode ser que tenham por lá...além de arranjar o alumínio, ainda tenho de ver onde o cortar (posso fazer em casa mas duvido que fique mesmo direito), que acabamento posso dar (pensei em alumínio escovado utilizando uma lixadora de rolo com uma lixa bem fina, seguido se necessário de polimento) ou se há onde mandar pintar de preto (anodizado seria excelente...ver https://www.youtube.com/watch?v=CdOl2MM2c2g), mas antes de partir para as caixas tenho de arranjar todo o material primeiro para depois saber as dimensões que irão ter...isto dá trabalho! E ainda nem vi onde mandar gravar as legendas dos botões... PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Icon_pale
pumabr
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 209
Data de inscrição : 03/06/2008
Pontos/Reputação : 448

http://www.olharporumprismadeluz.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Racional 8/5/2010, 23:04

Desculpem estar a dar palpites numa montagem muito bem dirigida pelo MCAHIFI , mas já vi montagens diy pelos Japoneses
em que montam os circuitos em caixas metálicas de bolachas ,além de baratas podem ficar com uma boa estética
e fazem uma boa blindagem contra as interferências.
Eis um exemplo.

PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Yakinorijouchi

Racional
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 118
Data de inscrição : 08/02/2010
Pontos/Reputação : 241

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  ricardo onga-ku 9/5/2010, 08:27

Racional escreveu:Desculpem estar a dar palpites numa montagem muito bem dirigida pelo MCAHIFI , mas já vi montagens diy pelos Japoneses
em que montam os circuitos em caixas metálicas de bolachas ,além de baratas podem ficar com uma boa estética
e fazem uma boa blindagem contra as interferências.
Eis um exemplo.

PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Yakinorijouchi

O problema nesse caso são as vibrações. Wink
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

PTphones, um hibrido com classe... - Página 3 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 23 Anterior  1, 2, 3, 4 ... 13 ... 23  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos