Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

bass reflex

3 participantes

Ir para baixo

bass reflex Empty bass reflex

Mensagem  nunobaptista 11/6/2008, 22:21

As minhas colunas Epos penso que têm bass reflex,pelo menos atrás têm uma entrada redonda .Para este tipo de colunas qual é o melhor posicionamento,isto é,de quantos cms têm que estar afastadas da parede traseira?Eu tenho um som muito directo,e atribuo isso ás colunas estarem sómente 20 cms afastadas da parede!Tenho limitações de espaço na sala,mas ainda se arranja mais algum...

nunobaptista
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 23
Data de inscrição : 30/03/2008
Pontos/Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

bass reflex Empty Re: bass reflex

Mensagem  Pierre 12/6/2008, 07:39

Colunas de bass reflex traseiro são as que custumam estar mais afastadas da parede traseira.
Vai afinando consoante os graves... se enrolarem e estiverem em demasia(mascarando os médios), tens de as afastar da traseira.
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Idade : 55
Localização : Elvas
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 1079

Ir para o topo Ir para baixo

bass reflex Empty Re: bass reflex

Mensagem  joevalve 12/6/2008, 07:49

caro nunobaptista

a experimentação é fundamental no teu caso. por isso é só uma questão de ires experimentando afastar as colunas da parede, pouco a pouco, até conseguires o melhor som possivel dentro dos teus gostos pessoais.

as minhas Monitor Audio Studio 20 SE estão afastadas 40 cm da parede traseira e 60 cm da lateral. deviam estar mais afastadas um bocadinho da traseira, mas o compromisso com o WAF foi esse e assim temos de viver.

o problema é que as salas hoje em dia são cada vez mais pequenas e por vezes não é possivel colocar as colunas de modo a poderem "respirar" sem que isso vá interferir na estética que as mulheres adoram. e viver a 2 é isso mesmo, um compromisso.

por esse motivo há quem, tendo problemas de espaço, use colunas com bass reflex frontal (estou-me a lembrar das monitor audio studio 6 por exemplo).

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

bass reflex Empty Re: bass reflex

Mensagem  Convidad 12/6/2008, 08:30

podes ainda experimentar introduzir nos buracos um pedaço de espuma ligeiramente comprimida e assim talvez possas reduzir o espaço á parede,mas como foi dito é preciso experimentar.


Última edição por milton em 12/6/2008, 09:13, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

bass reflex Empty Re: bass reflex

Mensagem  Convidad 12/6/2008, 08:46

esta é fresquinha, ainda agora entrou e já estamos a aprender:
citando holbein meneses em apresentação:
"Que são estrambóticas inda que às vezes resultem boas. Por exemplo: a maioria das colunas comerciais é "bass reflex", e se assim, possui duto de afinação. O duto de afinação - aquele buraquinho atrás das caixas ou na parte de baixo da frente - é para sintonizar a caixa na conformidade com a ressonância ao ar livre das unidades de falantes, em relação com o tamanho (cubagem) da coluna, sintonização realizada pelo fabricante. Mas não é só para isso, "descobri" que serve também, e principalmente, para compatibilizar a coluna com o ambiente de escuta que, em última análise, é ele o ambiente também uma "caixa"; pode ser posto a serviço da difícil interação

Ora, quem não estiver satisfeito com a produção de seus graves experimente pôr no duto de afinação uma bola de poliestireno expandido, aqui no Brasil conhecido como isopor. Tampe o buraco com a bola de isopor. O poliestireno expandido possui comportamento acústico "sui generis", é dublê de passa-baixo com refletor de alta freqüência; portanto pode funcionar como resistência acústica. O velho método do ensaio e erro dará a palavra final.

Boa-noite.

Holbein."

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

bass reflex Empty Re: bass reflex

Mensagem  nunobaptista 12/6/2008, 10:24

Bem,já as afastei uns centímetros da parede e não há dúvida que já "respiram" melhor,quero dizer ficam mais musicais e o som torna-se menos directo.O problema é que como o ponto de audição não é muito afastado,depois as colunas vão-se aproximando do ponto de audição e torna-se outro problema!
Mas não há dúvida que o posicionamento é muito importante . Fica tudo mais musical,a focagem é bastante melhor 🆒 :partyguitar:
São essas as vantagens do melhor posicionamento,não são?
Neste momento estão afastadas 20 Cms da parede traseira!

nunobaptista
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 23
Data de inscrição : 30/03/2008
Pontos/Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

bass reflex Empty Re: bass reflex

Mensagem  Pierre 12/6/2008, 13:06

Sim. E o ponto de audição também não deve estar junto à parede traseira. O ideal é estar à mesma medida das colunas ou mais.
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Idade : 55
Localização : Elvas
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 1079

Ir para o topo Ir para baixo

bass reflex Empty Re: bass reflex

Mensagem  nunobaptista 12/6/2008, 13:39

As colunas distam 1.46 m uma da outra.O ponto de audição está a 1,90-1,95 . Será que ainda as posso afastar mais das paredes?

nunobaptista
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 23
Data de inscrição : 30/03/2008
Pontos/Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

bass reflex Empty Re: bass reflex

Mensagem  Pierre 12/6/2008, 16:08

Meu caro sofre do mesmo problema que eu! Falta de espaço... Não obtém a tridimensionalidade da musica(palco). As colunas se puder afaste-as mais um pouco entre si mas sem estarem a menos de 50cm das paredes laterais. Um pouco viradas para o ponto de escuta mas também nada de exageros. Para acertar o "balance" é recuar coisa de nada a coluna que estiver mais a destacar-se. No caso da focagem (experimentar um disco com vocalização ao centro) e virar para o ponto de escuta ligeiramente até atingir os resultados mais nitídos (focados)
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Idade : 55
Localização : Elvas
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 1079

Ir para o topo Ir para baixo

bass reflex Empty Re: bass reflex

Mensagem  nunobaptista 12/6/2008, 19:34

Mas convém também afastá-las mais uns centímetros da parede traseira,não?Ou depois fica muito em cima do ponto de audição?
O "balance" já acertei!

nunobaptista
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 23
Data de inscrição : 30/03/2008
Pontos/Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

bass reflex Empty Re: bass reflex

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos