Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sound signature - B&W vs Quad

+4
manel1
Pierre
Fernando Novais
LuísMiguel
8 participantes

Ir para baixo

Sound signature - B&W vs Quad Empty Sound signature - B&W vs Quad

Mensagem  LuísMiguel 23/1/2011, 11:24

Bom dia a todos!

Há já muito tempo que não escrevia nada aqui, eu sei, mas como o meu sistema não tem sofrido qualquer alteração, não tenho actualizado o meu "DB".

De há uns meses a esta parte que ouvir música no meu sistema não me dá tanto gozo como no início. Nessa altura gostava do brilho e do detalhe do som, mas sinceramente agora não acho as vozes tão quentes como gostava, nem os agudos tão polidos como preferiria. Antes de o leitor de CDs e o amplificador estarem nas minhas mãos, eles estavam associados a umas colunas B&W Matrix 805v (já com uns belos anos em cima) e não me lembro de o som ser tão brilhante, portanto julgo que as carácter mais vivo da música se deve às Quad.
Não me interpretem mal, as Quad são umas colunas fantásticas e realmente brilham com uma óptima gravação acústica (como o último álbum da Agnetha Faltskog - a loura dos ABBA), mas para a música que ouço, que é pop, rock, hard rock e progressive rock, tornam-se demasiado cansativas para os meus ouvidos, até porque a maioria das gravações são remasters digitais e em boa parte deles nota-se que os agudos foram exagerados (na tentativa de dar brilho ao som, possivelmente).

Umas colunas que gostei muito de ouvir, embora não as tenha ouvido no meu sistema, são as B&W CM1. Achei que tinham um som quente, sem deixarem de ser detalhadas. E a julgar pelas reviews que li, não sou o único com esta opinião. Sei que não são particularmente fáceis de alimentar (84dB de sensibilidade), mas penso que o Arcam com 75w @ 8ohms dá conta do recado.

Gostaria que comentassem as minhas ideias e, se possível, aconselhassem alternativas às CM1, dentro do mesmo género de som (e orçamento).
Possivelmente não será para trocar já (o Alfa leva-me o dinheiro todo!), mas gostaria de ficar com uma ideia das opções que possa ter disponíveis.

Obrigado e cumprimentos a todos vós, cheers
Luís Cardoso

LuísMiguel
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 181
Idade : 35
Localização : Torres Novas / Lisboa
Ocupação : Op. Call Center
Interesses : HiFi, Relojoaria
Data de inscrição : 20/02/2009
Pontos/Reputação : 194

https://www.facebook.com/luismiguellcardoso

Ir para o topo Ir para baixo

Sound signature - B&W vs Quad Empty Re: Sound signature - B&W vs Quad

Mensagem  Fernando Novais 23/1/2011, 11:36

Luis, já experimentou mudar de IC´s ou os cabos de coluna Question Os IC´s fazem muitas vezes a diferença, a meu ver, sente-se mt mais a diferença na mudança dos IC´s do que no cabos de coluna Rolling Eyes
Cumprimentos
Fernando Novais
Fernando Novais
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2644
Idade : 55
Localização : Gondomar/Porto
Ocupação : Funcionario Publico
Interesses : Musica/Cinema/Vespas
Data de inscrição : 18/02/2008
Pontos/Reputação : 1764

Ir para o topo Ir para baixo

Sound signature - B&W vs Quad Empty Re: Sound signature - B&W vs Quad

Mensagem  Pierre 23/1/2011, 11:41

As CM1 são colunas para amplificação da pesada, tipo amp digitais. Certamente já aparece aqui malta a destorná-las que é mato por este modelo!

Quanto à agressividade que notas nalgumas gravações, não deixa de ser um mau factor a compressão e loudness de hoje em dia. No entanto questiona a sala se esta for demasiado despida ou o chão à frente das colunas se for de tijoleira é cobrir com um tapete. O leitor de cd também pode evidenciar alguma aspereza em determinadas gravações, é experimentar outra opção antes da compras acelaradas.
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Idade : 55
Localização : Elvas
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 1079

Ir para o topo Ir para baixo

Sound signature - B&W vs Quad Empty Re: Sound signature - B&W vs Quad

Mensagem  LuísMiguel 23/1/2011, 11:59

Fernando Novais escreveu:Luis, já experimentou mudar de IC´s ou os cabos de coluna Question Os IC´s fazem muitas vezes a diferença, a meu ver, sente-se mt mais a diferença na mudança dos IC´s do que no cabos de coluna Rolling Eyes
Cumprimentos

Os cabos de coluna já experimentei trocar e, sinceramente, acho que nunca notei diferenças. Também sou um pouco céptico em relação a isso. Já tive uns de cobre da Monster Cable (que sei que não é nada de especial) e agora tenho uns Supra Ply 2.0. Os IC é que não, são uns Profigold como estes: http://www.profigold.com/en/?page_id=149

EDIT: Tive agora a experimentar retirar os profigold e ouvir com uns ICs do mais reles que pode existir (vieram com uma consola de jogos de cartucho dos chineses há uns 10 anos). Se há diferença, eu não a consegui ouvir. Eu queria ouvir a diferença, mas não consegui. É por isso que já não mexo mais em cabos. Tenho uns Supra Ply e uns Profigold só por descarga de consciência, para ter as coisas minimamente equilibradas.

Pierre escreveu:As CM1 são colunas para amplificação da pesada, tipo amp digitais. Certamente já aparece aqui malta a destorná-las que é mato por este modelo!

Quanto à agressividade que notas nalgumas gravações, não deixa de ser um mau factor a compressão e loudness de hoje em dia. No entanto questiona a sala se esta for demasiado despida ou o chão à frente das colunas se for de tijoleira é cobrir com um tapete. O leitor de cd também pode evidenciar alguma aspereza em determinadas gravações, é experimentar outra opção antes da compras acelaradas.

Já ouvi as CM1 na fnac ligadas a um amplificador Audio Analogue, que segundo me lembro, até era relativamente pouco potente e elas debitavam bom som. Talvez não extraísse todo o potencial, mas continuavam muito musicais sem dúvida.

A sala é o meu quarto, um quadrado pequeno de 4x4m (se tanto). As colunas estão a 25cm da parede (abafei-lhes os pórticos do bass-reflex, para os graves não soarem exagerados nem descontrolados) e a 1,5m entre si.
As colunas estão apontadas para a parede em frente (se bem que a convergir ligeiramente), que está quase na totalidade coberta por um cortinado, e pelo meio, até à posição de escuta, está a cama com uma colcha fofinha, pelo que as reflexões de som no quarto não devem ser muitas.

LuísMiguel
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 181
Idade : 35
Localização : Torres Novas / Lisboa
Ocupação : Op. Call Center
Interesses : HiFi, Relojoaria
Data de inscrição : 20/02/2009
Pontos/Reputação : 194

https://www.facebook.com/luismiguellcardoso

Ir para o topo Ir para baixo

Sound signature - B&W vs Quad Empty Re: Sound signature - B&W vs Quad

Mensagem  manel1 23/1/2011, 12:53

Viva

Se quiser experimentar uns ICs recomendaria comprar uns Audioquest quartz no ebay, são baratos e recomendo-os porque os conheço e sei que se o sistema continuar com agudos brilhantes o problema não é dos cabos.
Deixo aqui um link de um site onde os utilizadores dos produtos os caracterizam, vale o que vale mas sempre pode ser uma ajuda:http://www.audioreview.com/cat/speakers/bookshelf-speakers/quad/12l/PRD_325675_4290crx.aspx

Quanto as B&W CM1 as opiniões dividem-se, pelos vistos quem as ouve à primeira audição poderá gostar, mas as suas medições indicam que são colunas com diversos problemas e um dos quais é serem difíceis de alimentar. Penso que existem aqui no fórum dos classificados colunas melhores que essas, por exemplo umas Proac reference 8.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

Sound signature - B&W vs Quad Empty Re: Sound signature - B&W vs Quad

Mensagem  ricardo onga-ku 23/1/2011, 12:55

As CM1 têm sido bastante discutidas recentemente.
São umas colunas de brinquedo com uma sonoridade que nada tem de alta fidelidade.
Em suma: não prestam. Cool

Cumprimentos,
onga-ku
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

Sound signature - B&W vs Quad Empty Re: Sound signature - B&W vs Quad

Mensagem  LuísMiguel 23/1/2011, 13:05

As CM1 têm realmente um gráfico de resposta em frequência que é tudo menos plano, mas os nossos ouvidos não têm as mesma sensibilidade para todas as frequências, o que pode ajudar a explicar porque é que tanta gente gosta delas mesmo assim. Eu ouvi-as e adorei: o som era meloso e musical.

Vou procurar as tais ProAc aqui no fórum Wink

LuísMiguel
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 181
Idade : 35
Localização : Torres Novas / Lisboa
Ocupação : Op. Call Center
Interesses : HiFi, Relojoaria
Data de inscrição : 20/02/2009
Pontos/Reputação : 194

https://www.facebook.com/luismiguellcardoso

Ir para o topo Ir para baixo

Sound signature - B&W vs Quad Empty Re: Sound signature - B&W vs Quad

Mensagem  francisco chaves 23/1/2011, 13:09

Muito se tem falado em colunas mainstream, tais como CM1, e outras que tantas. Fala-se muito e ouve-se cada vez menos, e os fóruns têm destas coisas. Por vezes tenho alguma dificuldade em perceber porque se fala tanto do mesmo, quando o mercado tem um leque de oferta tão diversificado, mas acaba-se sempre a falar do mesmo, B&W, Monitor Audio, algumas vezes QUAD, etc, etc.

Se quiseres optar por B&W fá-lo de forma pensada, e olha nos usados/classificados encontram-se pérolas do audio e dos bons tempos da B&W, é fazer uma pesquisa. Estavam é venda umas Signature da B&W, um verdadeiro must. Também Proac haviam nos classificados.

francisco chaves
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 172
Idade : 49
Localização : Lisboa
Interesses : Música, Viajar e conhecer novos povos
Data de inscrição : 20/12/2010
Pontos/Reputação : 265

Ir para o topo Ir para baixo

Sound signature - B&W vs Quad Empty Re: Sound signature - B&W vs Quad

Mensagem  LuísMiguel 23/1/2011, 13:15

francisco chaves escreveu:Muito se tem falado em colunas mainstream, tais como CM1, e outras que tantas. Fala-se muito e ouve-se cada vez menos, e os fóruns têm destas coisas. Por vezes tenho alguma dificuldade em perceber porque se fala tanto do mesmo, quando o mercado tem um leque de oferta tão diversificado, mas acaba-se sempre a falar do mesmo, B&W, Monitor Audio, algumas vezes QUAD, etc, etc.

Se quiseres optar por B&W fá-lo de forma pensada, e olha nos usados/classificados encontram-se pérolas do audio e dos bons tempos da B&W, é fazer uma pesquisa. Estavam é venda umas Signature da B&W, um verdadeiro must. Também Proac haviam nos classificados.

É verdade que o mercado está recheado de boas opções menos conhecidas, mas o problema é encontrá-las e ouvir. A trocar teria que ser por algo com um som quente e agudos suaves e teria que conhecer o tipo de som das colunas. Já vi as ProAc Reference Eight que estão nos classificados, mas ainda estão acima do que pretendo dar, pois numa altura em que as Quad 12L2 se vendem por 500€ novas, será muito difícil vender as minhas 12L (mesmo em perfeito estado) por mais do que 250€ ou 300€..

LuísMiguel
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 181
Idade : 35
Localização : Torres Novas / Lisboa
Ocupação : Op. Call Center
Interesses : HiFi, Relojoaria
Data de inscrição : 20/02/2009
Pontos/Reputação : 194

https://www.facebook.com/luismiguellcardoso

Ir para o topo Ir para baixo

Sound signature - B&W vs Quad Empty Re: Sound signature - B&W vs Quad

Mensagem  ricardo onga-ku 23/1/2011, 13:25

LuísMiguel escreveu:As CM1 têm realmente um gráfico de resposta em frequência que é tudo menos plano, mas os nossos ouvidos não têm as mesma sensibilidade para todas as frequências, o que pode ajudar a explicar porque é que tanta gente gosta delas mesmo assim. Eu ouvi-as e adorei: o som era meloso e musical.

Vou procurar as tais ProAc aqui no fórum Wink

Caro Luís Miguel,

Se escutarmos a palavra "presidente" ao vivo, ela soará como "presidente" aos nossos ouvidos mesmo que a resposta destes seja deficiente.
O que acontece quando utilizamos equipamentos cuja resposta não é plana é que essa palavra passa de "presidente" a "PResiDenTE".
Como tal a sua teoria está errada.

Mas se nos soa bem ou mal, isso já é outra história; há quem goste de mais ou menos sal, mais ou menos açucar, mais ou menos picante...

Cumprimentos,
onga-ku
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

Sound signature - B&W vs Quad Empty Re: Sound signature - B&W vs Quad

Mensagem  LuísMiguel 23/1/2011, 13:34

onga-ku escreveu:
Caro Luís Miguel,

Se escutarmos a palavra "presidente" ao vivo, ela soará como "presidente" aos nossos ouvidos mesmo que a resposta destes seja deficiente.
O que acontece quando utilizamos equipamentos cuja resposta não é plana é que essa palavra passa de "presidente" a "PResiDenTE".
Como tal a sua teoria está errada.

Mas se nos soa bem ou mal, isso já é outra história; há quem goste de mais ou menos sal, mais ou menos açucar, mais ou menos picante...

Cumprimentos,
onga-ku

Eu estou a perceber o que quer dizer, mas não tenho a certeza se estou a ser claro. A teoria que proponho é que os microfones e instrumentos utilizados não reflectem a diferente sensibilidade consoante a frequência que os nossos ouvidos têm.
As vozes nas CM1, que supostamente não são grande coisa, soam-me mais realistas do que quando através das minhas Quad, que até foram muito bem aceites pela crítica. Até acredito que o próprio onga-ku as tenha em melhor consideração que as CM1. Wink

LuísMiguel
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 181
Idade : 35
Localização : Torres Novas / Lisboa
Ocupação : Op. Call Center
Interesses : HiFi, Relojoaria
Data de inscrição : 20/02/2009
Pontos/Reputação : 194

https://www.facebook.com/luismiguellcardoso

Ir para o topo Ir para baixo

Sound signature - B&W vs Quad Empty Re: Sound signature - B&W vs Quad

Mensagem  ricardo onga-ku 23/1/2011, 13:41

LuísMiguel escreveu:
onga-ku escreveu:
Caro Luís Miguel,

Se escutarmos a palavra "presidente" ao vivo, ela soará como "presidente" aos nossos ouvidos mesmo que a resposta destes seja deficiente.
O que acontece quando utilizamos equipamentos cuja resposta não é plana é que essa palavra passa de "presidente" a "PResiDenTE".
Como tal a sua teoria está errada.

Mas se nos soa bem ou mal, isso já é outra história; há quem goste de mais ou menos sal, mais ou menos açucar, mais ou menos picante...

Cumprimentos,
onga-ku

Eu estou a perceber o que quer dizer, mas não tenho a certeza se estou a ser claro. A teoria que proponho é que os microfones e instrumentos utilizados não reflectem a diferente sensibilidade consoante a frequência que os nossos ouvidos têm.

O objectivo de um sistema de alta fidelidade para reprodução doméstica de gravações é o de ler, amplificar e transduzir aquilo que está registado no suporte com a maior exactidão ou fidelidade possível.
Quanto mais o leitor, o amplificador ou as colunas alterarem esse sinal mais estão a afastar-se dessa fidelidade.
Se uma ou várias gravações apresentam desvios do som que teve lugar no evento musical original (e infelizmente não são poucas as que o fazem) há pouco a fazer excepto talvez igualizar cada uma delas de forma específica...

LuísMiguel escreveu:As vozes nas CM1, que supostamente não são grande coisa, soam-me mais realistas do que quando através das minhas Quad, que até foram muito bem aceites pela crítica. Até acredito que o próprio onga-ku as tenha em melhor consideração que as CM1. Wink

As vozes, os violinos as flautas, os pianos; em suma, todos os instrumentos...

LuísMiguel escreveu:Até acredito que o próprio onga-ku as tenha em melhor consideração que as CM1. Wink

Não tenho; as CM1 são um mau produto. Wink
Essa é a minha opinião.
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

Sound signature - B&W vs Quad Empty Re: Sound signature - B&W vs Quad

Mensagem  LuísMiguel 23/1/2011, 13:54

Eu respeito-a perfeitamente, apesar de não concordar. O único defeito que encontrei nelas é que os graves por vezes são um pouco atabalhoados. Mas foi uma audição curta, por isso, vale o que vale.

Eu agora vou dizer uma coisa que agora me vai descredibilizar à grande, mas eu estava a ouvir sem as grelhas. Após um bom bocado à procura delas, lá as encontrei e experimentei ouvir música com elas colocadas e acho os agudos menos agressivos agora.

Nunca pensei que notasse tanta diferença, porque quando as retirei não me lembro de ter notado nada de especial, e como ficavam mais bonitas sem grelhas, assim ficaram. Já andavam assim despidas há muitos meses! Mas agora que pus as grelhas, acho que o som ficou diferente, e não me parece ser placebo (faço ao máximo por não me deixar iludir).

Devia mesmo ter começado pelo muito básico! Embarassed Embarassed Embarassed

Mas mantenho a minha opinião: acho os agudos e as vozes das CM1 muito agradáveis. Laughing Wink

LuísMiguel
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 181
Idade : 35
Localização : Torres Novas / Lisboa
Ocupação : Op. Call Center
Interesses : HiFi, Relojoaria
Data de inscrição : 20/02/2009
Pontos/Reputação : 194

https://www.facebook.com/luismiguellcardoso

Ir para o topo Ir para baixo

Sound signature - B&W vs Quad Empty Re: Sound signature - B&W vs Quad

Mensagem  francisco chaves 23/1/2011, 14:14

LuísMiguel escreveu:
francisco chaves escreveu:Muito se tem falado em colunas mainstream, tais como CM1, e outras que tantas. Fala-se muito e ouve-se cada vez menos, e os fóruns têm destas coisas. Por vezes tenho alguma dificuldade em perceber porque se fala tanto do mesmo, quando o mercado tem um leque de oferta tão diversificado, mas acaba-se sempre a falar do mesmo, B&W, Monitor Audio, algumas vezes QUAD, etc, etc.

Se quiseres optar por B&W fá-lo de forma pensada, e olha nos usados/classificados encontram-se pérolas do audio e dos bons tempos da B&W, é fazer uma pesquisa. Estavam é venda umas Signature da B&W, um verdadeiro must. Também Proac haviam nos classificados.

É verdade que o mercado está recheado de boas opções menos conhecidas, mas o problema é encontrá-las e ouvir. A trocar teria que ser por algo com um som quente e agudos suaves e teria que conhecer o tipo de som das colunas. Já vi as ProAc Reference Eight que estão nos classificados, mas ainda estão acima do que pretendo dar, pois numa altura em que as Quad 12L2 se vendem por 500€ novas, será muito difícil vender as minhas 12L (mesmo em perfeito estado) por mais do que 250€ ou 300€..

Pronto O.K. Isso agora já depende das prioridades, gostos e do que a carteira permite a cada um.

francisco chaves
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 172
Idade : 49
Localização : Lisboa
Interesses : Música, Viajar e conhecer novos povos
Data de inscrição : 20/12/2010
Pontos/Reputação : 265

Ir para o topo Ir para baixo

Sound signature - B&W vs Quad Empty Re: Sound signature - B&W vs Quad

Mensagem  joevalve 23/1/2011, 14:34

LuísMiguel escreveu:Eu agora vou dizer uma coisa que agora me vai descredibilizar à grande, mas eu estava a ouvir sem as grelhas. Após um bom bocado à procura delas, lá as encontrei e experimentei ouvir música com elas colocadas e acho os agudos menos agressivos agora.
Nunca pensei que notasse tanta diferença, porque quando as retirei não me lembro de ter notado nada de especial, e como ficavam mais bonitas sem grelhas, assim ficaram. Já andavam assim despidas há muitos meses! Mas agora que pus as grelhas, acho que o som ficou diferente, e não me parece ser placebo (faço ao máximo por não me deixar iludir).Devia mesmo ter começado pelo muito básico!
Mas mantenho a minha opinião: acho os agudos e as vozes das CM1 muito agradáveis.

Se calhar a explicação para essa menor agressividade reside no facto de as grelhas "atenuarem" esse péssimo som agressivo que delas emana. As CM1 são mesmo MÁS COLUNAS tem lá paciência, mau som, necessidade de grandes cargas de potência para as conduzirem, etc etc. São bonitas, não há dúvida, mas no dia em que a beleza significar bom som estamos todos conversados. O meu dynavox sem grelha de protecção de válvulas é horrivel......as MA sem grelhas são lindas de morrer (para o meu gosto claro) e não concebo outra forma de as escutar. As grelhas são para proteger do pó, apenas isso.

Eu já tive um Nakamichi agressivo e só com um prévio a válvulas conseguia atenuar esse efeito.

Mas se gostas das vozes, o que é que queres que eu te diga, disfruta,.......

O problema é que um sistema vale o que valer o seu elemento mais fraco e as colunas só por si não fazem milagres, podem até ser reveladoras do "lixo" que está a montante.

obs: estamos no audiopt, se estivessemos noutro forum já estariamos a ser banidos por dizer mal das CM1 - o tal problema do pai da noiva que não diz mal da filha.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

Sound signature - B&W vs Quad Empty Re: Sound signature - B&W vs Quad

Mensagem  ricardo onga-ku 23/1/2011, 15:07

vinilsuporter escreveu:
LuísMiguel escreveu:Eu agora vou dizer uma coisa que agora me vai descredibilizar à grande, mas eu estava a ouvir sem as grelhas. Após um bom bocado à procura delas, lá as encontrei e experimentei ouvir música com elas colocadas e acho os agudos menos agressivos agora.
Nunca pensei que notasse tanta diferença, porque quando as retirei não me lembro de ter notado nada de especial, e como ficavam mais bonitas sem grelhas, assim ficaram. Já andavam assim despidas há muitos meses! Mas agora que pus as grelhas, acho que o som ficou diferente, e não me parece ser placebo (faço ao máximo por não me deixar iludir).Devia mesmo ter começado pelo muito básico!
Mas mantenho a minha opinião: acho os agudos e as vozes das CM1 muito agradáveis.

Se calhar a explicação para essa menor agressividade reside no facto de as grelhas "atenuarem" esse péssimo som agressivo que delas emana. As CM1 são mesmo MÁS COLUNAS tem lá paciência, mau som, necessidade de grandes cargas de potência para as conduzirem, etc etc. São bonitas, não há dúvida, mas no dia em que a beleza significar bom som estamos todos conversados. O meu dynavox sem grelha de protecção de válvulas é horrivel......as MA sem grelhas são lindas de morrer (para o meu gosto claro) e não concebo outra forma de as escutar. As grelhas são para proteger do pó, apenas isso.

Eu já tive um Nakamichi agressivo e só com um prévio a válvulas conseguia atenuar esse efeito.

Mas se gostas das vozes, o que é que queres que eu te diga, disfruta,.......

O problema é que um sistema vale o que valer o seu elemento mais fraco e as colunas só por si não fazem milagres, podem até ser reveladoras do "lixo" que está a montante.

obs: estamos no audiopt, se estivessemos noutro forum já estariamos a ser banidos por dizer mal das CM1 - o tal problema do pai da noiva que não diz mal da filha.

Mas o "palco" e o "detalhe" são fabulosos. pirat
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

Sound signature - B&W vs Quad Empty Re: Sound signature - B&W vs Quad

Mensagem  LuísMiguel 23/1/2011, 15:20

vinilsuporter escreveu:
Se calhar a explicação para essa menor agressividade reside no facto de as grelhas "atenuarem" esse péssimo som agressivo que delas emana. As CM1 são mesmo MÁS COLUNAS tem lá paciência, mau som, necessidade de grandes cargas de potência para as conduzirem, etc etc. São bonitas, não há dúvida, mas no dia em que a beleza significar bom som estamos todos conversados. O meu dynavox sem grelha de protecção de válvulas é horrivel......as MA sem grelhas são lindas de morrer (para o meu gosto claro) e não concebo outra forma de as escutar. As grelhas são para proteger do pó, apenas isso.

Eu já tive um Nakamichi agressivo e só com um prévio a válvulas conseguia atenuar esse efeito.

Mas se gostas das vozes, o que é que queres que eu te diga, disfruta,.......

O problema é que um sistema vale o que valer o seu elemento mais fraco e as colunas só por si não fazem milagres, podem até ser reveladoras do "lixo" que está a montante.

obs: estamos no audiopt, se estivessemos noutro forum já estariamos a ser banidos por dizer mal das CM1 - o tal problema do pai da noiva que não diz mal da filha.

Eu pus a grelha foi nas minhas Quad 12L Wink

Já percebi que todos acham uma má opção. No entanto foi apenas uma que eu considerei para, eventualmente, substituirem as minhas Quad, mais nada.

LuísMiguel
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 181
Idade : 35
Localização : Torres Novas / Lisboa
Ocupação : Op. Call Center
Interesses : HiFi, Relojoaria
Data de inscrição : 20/02/2009
Pontos/Reputação : 194

https://www.facebook.com/luismiguellcardoso

Ir para o topo Ir para baixo

Sound signature - B&W vs Quad Empty Re: Sound signature - B&W vs Quad

Mensagem  ricardo onga-ku 23/1/2011, 15:36

Quais são os defeitos que identificas nas Quad e que tencionas melhorar?
Qual é o budget?
Quais são as dimensões da sala?
Que tipo de música escutas e a que volumes?
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

Sound signature - B&W vs Quad Empty Re: Sound signature - B&W vs Quad

Mensagem  LuísMiguel 23/1/2011, 15:50

onga-ku escreveu:Quais são os defeitos que identificas nas Quad e que tencionas melhorar?
Qual é o budget?
Quais são as dimensões da sala?
Que tipo de música escutas e a que volumes?

Os defeitos não serão por certo defeitos, mas sim feitio, mas de qualquer forma, o que gostaria de melhorar são os médios e os agudos. Gostava de uns médios mais quentes e de uns agudos presentes, mas suaves.

O budget seriam 400€ e, por este orçamento, para melhorar alguma coisa em relação às Quad, terá que ser usado, mas desde que em óptimas condições não me faz diferença.

A sala tem uns 15m2, não deve ter bem 4m x 4m.

Ouço ABBA, Bee Gees, Barclay James Harvest, Queen, Scorpions, Meat Loaf, Dire Straits, etc. Pop, rock, hard rock dos anos 70 e 80 portanto. Eventualmente alguma música clássica e electrónica, como Vangelis ou Mike Oldfield. Ouço a música a dar um pouco para o alto, mas não muito. É só o suficiente para dar algum realismo. No Arcam com o volume às 10h chega para todas as encomendas. Wink

Não quero dizer que vá trocar já de seguida, mas gostava de ficar com uma ideia. Não quero depois tomar decisões apressadas e por conseguinte, erradas.

LuísMiguel
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 181
Idade : 35
Localização : Torres Novas / Lisboa
Ocupação : Op. Call Center
Interesses : HiFi, Relojoaria
Data de inscrição : 20/02/2009
Pontos/Reputação : 194

https://www.facebook.com/luismiguellcardoso

Ir para o topo Ir para baixo

Sound signature - B&W vs Quad Empty Re: Sound signature - B&W vs Quad

Mensagem  ricardo onga-ku 23/1/2011, 15:58

LuísMiguel escreveu:Os defeitos não serão por certo defeitos, mas sim feitio

Para todos os efeitos são defeitos.
Um equipamento de alta fidelidade não tem "feitio", é transparente.

LuísMiguel escreveu:o que gostaria de melhorar são os médios e os agudos. Gostava de uns médios mais quentes e de uns agudos presentes, mas suaves.

Nesse caso as CM1 são uma má escolha.

LuísMiguel escreveu:O budget seriam 400€ e, por este orçamento, para melhorar alguma coisa em relação às Quad, terá que ser usado, mas desde que em óptimas condições não me faz diferença.

A sala tem uns 15m2, não deve ter bem 4m x 4m.

As salas de formato quadrado são as que têm uma acústica mais desfavorável pelo que o pico notável que as CM1 apresentam aos 90Hz irá provocar sérias dificuldades de integração.
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

Sound signature - B&W vs Quad Empty Re: Sound signature - B&W vs Quad

Mensagem  LuísMiguel 23/1/2011, 16:06

Já percebi que na tua opinião as CM1 não são opção. Há algumas colunas que aconselhes, dentro do que escrevi anteriormente? Wink

LuísMiguel
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 181
Idade : 35
Localização : Torres Novas / Lisboa
Ocupação : Op. Call Center
Interesses : HiFi, Relojoaria
Data de inscrição : 20/02/2009
Pontos/Reputação : 194

https://www.facebook.com/luismiguellcardoso

Ir para o topo Ir para baixo

Sound signature - B&W vs Quad Empty Re: Sound signature - B&W vs Quad

Mensagem  Joao Paulo 23/1/2011, 19:44

LuísMiguel escreveu:Já percebi que na tua opinião as CM1 não são opção. Há algumas colunas que aconselhes, dentro do que escrevi anteriormente? Wink

Caro Luís você vai comprar as colunas com os seus ouvidos ou com a opinião dos outros ?

Não se esqueça que é o Luís que vai conviver diariamente com o produto e como tal é a si que devem satisfazer em primeiro lugar.

Se gosta das CM1 porque não avançar para estas colunas ? existem pessoas que detestam estas colunas e outras que as adoram...

Colunas perfeitas não existem e qualquer produto que considere terá sempre defeitos e virtudes. Pense por si.

Alternativas a essas existem várias, dentro das marcas mais conhecidas eu ouviria a nova gama da KEF, a série Q que tem sido muito bem falada em fóruns estrangeiros. A B&W, a Monitor Audio, a Tannoy, a Focal (antiga jmlab) entre outras são sempre opções a considerar.

E se pretender algo mais exclusivo, porque não umas Xavian ? tenho umas e gosto...(e não sou o unico)

As Xavian podem ser ouvidas na Zenaudio (www.zenaudio.pt) e são uma séria alternativa às marcas maistream.

Não se esqueça, você é que decide... Smile
Joao Paulo
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 635
Data de inscrição : 08/02/2010
Pontos/Reputação : 819

Ir para o topo Ir para baixo

Sound signature - B&W vs Quad Empty Re: Sound signature - B&W vs Quad

Mensagem  LuísMiguel 24/1/2011, 13:02

Joao Paulo escreveu:
LuísMiguel escreveu:Já percebi que na tua opinião as CM1 não são opção. Há algumas colunas que aconselhes, dentro do que escrevi anteriormente? Wink

Caro Luís você vai comprar as colunas com os seus ouvidos ou com a opinião dos outros ?

Não se esqueça que é o Luís que vai conviver diariamente com o produto e como tal é a si que devem satisfazer em primeiro lugar.

Se gosta das CM1 porque não avançar para estas colunas ? existem pessoas que detestam estas colunas e outras que as adoram...

Colunas perfeitas não existem e qualquer produto que considere terá sempre defeitos e virtudes. Pense por si.

Alternativas a essas existem várias, dentro das marcas mais conhecidas eu ouviria a nova gama da KEF, a série Q que tem sido muito bem falada em fóruns estrangeiros. A B&W, a Monitor Audio, a Tannoy, a Focal (antiga jmlab) entre outras são sempre opções a considerar.

E se pretender algo mais exclusivo, porque não umas Xavian ? tenho umas e gosto...(e não sou o unico)

As Xavian podem ser ouvidas na Zenaudio (www.zenaudio.pt) e são uma séria alternativa às marcas maistream.

Não se esqueça, você é que decide... Smile

Olá!

A minha ideia será sempre comprar com base nos meus ouvidos. Mas normalmente nós, os apaixonados pela alta fidelidade, sabemos distinguir um som analítico de um mais quente e musical, mesmo que a nossa preferência seja só para um desses tipos de som. Ou seja, se alguém me dissesse algo do género "já ouvi as CM1 e com o mesmo género de assinatura sonora tens as XPTO ou as ASDF", isso seria uma ajuda preciosa no sentido de me orientar. Mas é uma questão de um dia me deslocar a uma boa loja e ouvir e comparar. No final serão sempre os meus ouvidos a decidir Wink

LuísMiguel
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 181
Idade : 35
Localização : Torres Novas / Lisboa
Ocupação : Op. Call Center
Interesses : HiFi, Relojoaria
Data de inscrição : 20/02/2009
Pontos/Reputação : 194

https://www.facebook.com/luismiguellcardoso

Ir para o topo Ir para baixo

Sound signature - B&W vs Quad Empty Re: Sound signature - B&W vs Quad

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos