Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Naim Nait5i vs Primare I30

5 participantes

Ir para baixo

Naim Nait5i vs Primare I30 Empty Naim Nait5i vs Primare I30

Mensagem  nrbatista 22/2/2011, 23:09

Boa noite,

Tendo comprado umas ProAc 140 no passado recente, estou em crer que o meu Nait 5i (a versão original) não tem poder suficiente para retirar o que de melhor estas conseguem oferecer...noto muitas vezes que tenho que aumentar o volume mais do que gostaria para usufruir em pleno da música.

De referir que tenho como fonte um Naim CD5i (a versão original) que, naturalmente, constitui uma excelente sinergia com o Nait...razão pela qual me custa trocar Sad O meu sistema está aqui: O Meu Sistema

Se trocar o Nait por um outro amplificador integrado (o Primare I30, por exemplo), ganharei imediatamente com a troca?

Ou, por outro lado, para realmente conseguir dar um passo em frente e não para o lado, teria que trocar o amp e a própria fonte (para o Primare CD31, por exemplo)?

Refiro a Primare porque tenho ouvido/lido excelentes críticas dos seus aparelhos.

Bem sei que ouvir é o melhor remédio mas, ainda assim, gostaria de saber a vossa opinião.

Cumprimentos,
Nuno Batista
nrbatista
nrbatista
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 220
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 16/05/2008
Pontos/Reputação : 75

Ir para o topo Ir para baixo

Naim Nait5i vs Primare I30 Empty Re: Naim Nait5i vs Primare I30

Mensagem  frncscraimundo 23/2/2011, 00:00

bom, caro amigo, apesar de não conhecer a sonoridade dos equipamentos da Naim, não duvido das suas qualidades. No entanto, no seu caso, pode tratar-se de um problema de sinergia com as colunas, o que não é defeito dos equipamentos, mas sim feito.

Sempre ouvi as colunas da Proac instaladas em sistemas da Copland e, acho que é o casamento perfeito para a marca inglesa. É uma questão de experimentar e verificar se é o que anda à procura.

Boa sorte e boas audições,
Francisco Raimundo

frncscraimundo
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 45
Data de inscrição : 02/09/2010
Pontos/Reputação : 91

Ir para o topo Ir para baixo

Naim Nait5i vs Primare I30 Empty Re: Naim Nait5i vs Primare I30

Mensagem  nrbatista 23/2/2011, 00:15

Boa noite Francisco,
Agradeço o seu comentário. Não tenho muitas referencias da Copland.

Referi a Primare pois li um artigo em tempos com o conjunto Proac e fonte e amp Primare com resultados excepcionais.

Quanto aos Naim, antes das ProAc "casavam" com umas monitoras Von Schweikert VR1 com muito bons resultados. Com as ProAc, embora tenha ganho em amplitude na gama baixa (era o propósito do upgrade) noto que as colunas ficam aquém das suas capacidades.

Cumprimentos.
nrbatista
nrbatista
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 220
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 16/05/2008
Pontos/Reputação : 75

Ir para o topo Ir para baixo

Naim Nait5i vs Primare I30 Empty Re: Naim Nait5i vs Primare I30

Mensagem  frncscraimundo 23/2/2011, 00:33

nunca se esqueça de que são os seus ouvidos que mandam e não os testes de revistas. Estes podem servir para uma base de apreciação, mas nada mais do que isso, pois a capacidade de analisar um determinado equipamento/sistema é diferente de pessoa para pessoa, ou de ouvinte para ouvinte.

Por isso, se tiver oportunidade, não deixe de experimentar.

Boas audições,
Francisco Raimundo

frncscraimundo
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 45
Data de inscrição : 02/09/2010
Pontos/Reputação : 91

Ir para o topo Ir para baixo

Naim Nait5i vs Primare I30 Empty Re: Naim Nait5i vs Primare I30

Mensagem  Fernando Novais 23/2/2011, 07:51

Boas nrbatista Very Happy
Na minha opiniao vai ganhar mt com a troca Very Happy O I30 tem power para puxar pelas Proac, é um amplificador com corpo e detalhe Wink Tive um em casa e gostei muito. Tenho umas Wharfedale Opus M2 que precisam de força e o I30 esteve mt bem Laughing Optei pelo Krell Cool
Cumprimentos
Fernando Novais
Fernando Novais
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2644
Idade : 55
Localização : Gondomar/Porto
Ocupação : Funcionario Publico
Interesses : Musica/Cinema/Vespas
Data de inscrição : 18/02/2008
Pontos/Reputação : 1764

Ir para o topo Ir para baixo

Naim Nait5i vs Primare I30 Empty Re: Naim Nait5i vs Primare I30

Mensagem  nrbatista 23/2/2011, 08:34

Fernando,
Obrigado pelo comentário. De facto, é essa a minha expectativa.

E o I30 casa bem com fontes de outra marca, neste caso o CD5i, ou precisará de estar acompanhado por fonte da mesma marca? É que aprecio muito o meu leitor actual.

Cumps.
nrbatista
nrbatista
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 220
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 16/05/2008
Pontos/Reputação : 75

Ir para o topo Ir para baixo

Naim Nait5i vs Primare I30 Empty Re: Naim Nait5i vs Primare I30

Mensagem  Fernando Novais 23/2/2011, 09:33

Penso que nao tem que obrigatoriamente mudar de fonte, mas como sabe, a sinergia entre aparelhos da mesma marca, fazem diferença Very Happy
Para gosta do som da NAIN, a mudança nao vai ser facil Wink
Fernando Novais
Fernando Novais
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2644
Idade : 55
Localização : Gondomar/Porto
Ocupação : Funcionario Publico
Interesses : Musica/Cinema/Vespas
Data de inscrição : 18/02/2008
Pontos/Reputação : 1764

Ir para o topo Ir para baixo

Naim Nait5i vs Primare I30 Empty Re: Naim Nait5i vs Primare I30

Mensagem  JCF 23/2/2011, 09:59

Viva

Olhando para as caracteristicas técnicas das Proac a sensibilidade até é 91db ou seja relativamente elevada. A impedancia minima será 4 ohm, ou seja um valor relativamente banal.

Precisas de ouvir mais alto? digamos com um disco conhecido com as VR-1 ouvias em que posição? e com as Proac?

A unica coisa que vejo é que as VR-1 eram reltivamene salientes na banda média pelo que não precisavam de grandes volumes para se fazerem ouvir...

Seja como for nada como fazer umas experiencias. Se colocares o cd5i à venda pode ser que haja candidatos Very Happy

JCF
JCF
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 352
Data de inscrição : 06/05/2009
Pontos/Reputação : 431

Ir para o topo Ir para baixo

Naim Nait5i vs Primare I30 Empty Re: Naim Nait5i vs Primare I30

Mensagem  nrbatista 23/2/2011, 10:20

Viva JCF,

Se bem me recordo, com as VR-1 também se passava sensivelmente o mesmo, tinha que colocar o volume um pouco mais alto (mais ou menos nas 10 ou 11 horas, de preferência) para ouvir com mais qualidade.

Com as ProAc, coloco o volume mais ou menos no mesmo ponto. Face à construção da minha casa, diria que com esse volume já não estou no "socialmente" aceitável Smile

Cumprimentos.
nrbatista
nrbatista
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 220
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 16/05/2008
Pontos/Reputação : 75

Ir para o topo Ir para baixo

Naim Nait5i vs Primare I30 Empty Re: Naim Nait5i vs Primare I30

Mensagem  ricardo onga-ku 23/2/2011, 10:38

frncscraimundo escreveu:bom, caro amigo, apesar de não conhecer a sonoridade dos equipamentos da Naim, não duvido das suas qualidades. No entanto, no seu caso, pode tratar-se de um problema de sinergia com as colunas, o que não é defeito dos equipamentos, mas sim feito.

Neste caso julgo não se tratar de um problema de "sinergia" mas antes de energia, ou falta dela.

JCF escreveu:Olhando para as caracteristicas técnicas das Proac a sensibilidade até é 91db ou seja relativamente elevada. A impedancia minima será 4 ohm, ou seja um valor relativamente banal.

As ProAc são conhecidas por serem colunas "fáceis" e os 4Ohm de impedância mínima não são nada do outro mundo, mas sem vermos as medições da magnitude e fase da impedância não dá para avaliar correctamente.

JCF escreveu:Precisas de ouvir mais alto? digamos com um disco conhecido com as VR-1 ouvias em que posição? e com as Proac?

A unica coisa que vejo é que as VR-1 eram reltivamene salientes na banda média pelo que não precisavam de grandes volumes para se fazerem ouvir...

A posição do potenciómetro não serve de referência pois com colunas (e electrónica) mais transparentes os níveis de distorção serão menores e o tecto de conforto do volume aumenta consideravelmente.

Além disso, basta que exista uma grande diferença de sensibilidade entre as colunas para que umas precisem de muito mais potência para tocar ao mesmo nível das outras.
Neste caso específico as ProAc são bastante mais sensíveis por isso necessitam de menos potência: as ProAc produzem 91dBs a 1 metro de distância com 1watt de potência enquanto que as VR1 precisam de um pouco mais do dobro para produzir o mesmo nível de pressão sonora (SPL).

A meu ver o problema deverá estar no Naim que possivelmente não produzirá corrente suficiente para alimentar as ProAc aos SPL a que o Nuno escuta.

nrbatista escreveu:Se bem me recordo, com as VR-1 também se passava sensivelmente o mesmo, tinha que colocar o volume um pouco mais alto (mais ou menos nas 10 ou 11 horas, de preferência) para ouvir com mais qualidade.

Com as ProAc, coloco o volume mais ou menos no mesmo ponto. Face à construção da minha casa, diria que com esse volume já não estou no "socialmente" aceitável Smile

A posição do potenciómetro não tem uma relação directa com o nível de SPL e por conseguinte na relação com vizinhança. Very Happy

Aliás, a maioria dos amplificadores têm o defeito de utilizarem um potenciómetro "pouco sensível", ou seja, abre-se um pouco a potência e o sistema já está aos gritos.

Se queres verificar se o SPL é ou não aceitável o ideal é instalares um software que efectue essa medição, usando para esse efeito o mic do portátil ou eventualmente um mic baratucho para VOIP.

Uma coisa é certa, um sistema que só toca (aparentemente) bem aos berros não presta.
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

Naim Nait5i vs Primare I30 Empty Re: Naim Nait5i vs Primare I30

Mensagem  ricardo onga-ku 23/2/2011, 10:41

Já agora, se escutas a 2 metros das colunas o SPL a essa distância será de 81dB para 1W com as VR1 e de 85dB para 1W de potência com as ProAc.
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

Naim Nait5i vs Primare I30 Empty Re: Naim Nait5i vs Primare I30

Mensagem  nrbatista 23/2/2011, 10:49

Caro onga-ku,

Agradeço muito os esclarecimentos técnicos que apresentou. Irei certamente seguir a dica da medição do SPL.

O meu local de audição é de facto sensivelmente a 2,5m de cada coluna.

Cumprimentos.
nrbatista
nrbatista
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 220
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 16/05/2008
Pontos/Reputação : 75

Ir para o topo Ir para baixo

Naim Nait5i vs Primare I30 Empty Re: Naim Nait5i vs Primare I30

Mensagem  nrbatista 24/2/2011, 22:59

onga-ku escreveu:Já agora, se escutas a 2 metros das colunas o SPL a essa distância será de 81dB para 1W com as VR1 e de 85dB para 1W de potência com as ProAc.

Caro onga-ku,
Fiz a medição dos SPL, mas não consigo interpretar o resultado. No meu ponto de escuta consegui no máximo 70dB de SPL no volume sonoro que normalmente (infelizmente) oiço.

Para chegar aos 85dB que referiu para as ProAc, já tenho que aumentar o volume para um nível que considero excessivo para a vizinhança. Embora, naturalmente, preferisse ouvir assim.

Já agora, e um pouco off-topic, o que é um Integrado Solid-State?

Cumprimentos.
nrbatista
nrbatista
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 220
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 16/05/2008
Pontos/Reputação : 75

Ir para o topo Ir para baixo

Naim Nait5i vs Primare I30 Empty Re: Naim Nait5i vs Primare I30

Mensagem  ricardo onga-ku 25/2/2011, 09:44

Solid State significa o sinal é amplificado por circuitos ou componentes sólidos em vez de vácuo, ou seja que é um amplificador a transístores.

ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

Naim Nait5i vs Primare I30 Empty Re: Naim Nait5i vs Primare I30

Mensagem  ricardo onga-ku 25/2/2011, 10:47

nrbatista escreveu:
onga-ku escreveu:Já agora, se escutas a 2 metros das colunas o SPL a essa distância será de 81dB para 1W com as VR1 e de 85dB para 1W de potência com as ProAc.

Fiz a medição dos SPL, mas não consigo interpretar o resultado. No meu ponto de escuta consegui no máximo 70dB de SPL no volume sonoro que normalmente (infelizmente) oiço.

Para chegar aos 85dB que referiu para as ProAc, já tenho que aumentar o volume para um nível que considero excessivo para a vizinhança. Embora, naturalmente, preferisse ouvir assim.

Se esses 70dBs correspondem a um valor médio parece-me perfeitamente razoável.
Um nível de pressão sonora ou volume realista não é fácil de replicar, quer seja pela incapacidade do sistema ou da sala, quer por razões de boa vizinhança.
Do ponto de vista da adequabilidade da amplificação, se escutar maioritariamente pop/rock a gama dinâmica nunca será muito larga pelo tendo em conta o valor médio de 70dBs julgo que dificilmente excederá os 80dBs de SPL máximo.
Muitas pessoas preocupam-se excessivamente se o sistema toca bem a altos volumes mas na realidade as nuances da música são sons de baixa intensidade e a reprodução clara e exacta deste sons é a meu ver muito mais importante.

Os 85dB que referi para ProAc referem-se ao nível produzido da coluna quando alimentada por 1W (ou 2,83V) medido a 2 metro de distância.
A questão é que este valor deverá ter sido conseguido a uma dada frequência e impedância mas na realidade a impedância varia com a frequência e é possível que à impedância mínima o amplificador tenha de debitar mais potência para manter o mesmo nível de SPL.
Por outro lado, certas variações de fase eléctrica poderão exigir que o amplificador forneça uma enorme quantidade de corrente pelo que a potência de um amplificador e a impedância especificada pelo fabricante das colunas não são suficientes para determinar a adequabilidade do amplificador às colunas.
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

Naim Nait5i vs Primare I30 Empty Re: Naim Nait5i vs Primare I30

Mensagem  nrbatista 26/2/2011, 15:27

Caro onga-ku,

Obrigado pelos esclarecimentos técnicos.

Eu ouço música muito variada, do Jazz, ao rock alternativo, passando por clássica (embora menos). No meu caso pessoal, gosto de um sistema que toque bem a volumes "normais" dentro dos SPLs que referi anteriormente. Se toca bem alto não é um factor que tenha em conta.

Cumprimentos.
nrbatista
nrbatista
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 220
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 16/05/2008
Pontos/Reputação : 75

Ir para o topo Ir para baixo

Naim Nait5i vs Primare I30 Empty Re: Naim Nait5i vs Primare I30

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos