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Thorens 160

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Mensagem  jmarcedo 14/3/2011, 02:08

Olá a todos,

Quase por acaso, consegui comprar um Thorens 160 no eBay a bom preço - eu que até nem andava à procura de outro GD...

Pelo que estive a ler, pode ser um GD muito interessante, embora possa ter que investir algum dinheiro na substituição/melhoria de algumas partes.

Dado que por aqui existem foristas possuidores destes aparelhos e com conhecimentos seguramente mais sólidos que os meus, o que vos parece o bicho:

Thorens 160 Thorens1601

Thorens 160 Thorens1602

O braço:

Thorens 160 Thorens1604

A agulha:

Thorens 160 Thorens1603

Que braço será este? É bom?

E a agulha?

Agora só tenho que esperar que ele me chegue da Alemanha para confirmar o estado geral...
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Mensagem  João Henrique 14/3/2011, 22:58

O que parece o bicho?
Bolas estás na posse de um Thorens TD160, uma máquina, bem afinadinho não precisa de nada extra, tem um belo braço um TP16.
Dentro da Thorens é um dos meus preferidos (a seguir ao td124 que é o meu prato de eleição).

informação sobre esta máquina:
http://www.theanalogdept.com/thorens_td_160_dept_.htm
http://www.vinylengine.com/library/thorens/td160.shtml

Quanto à agulha não a conheço, mas posso recomendar-te um Denon DL160 é uma MC maravilhosa e não muito cara (dentro das mc é claro, pois ainda custa uns bons euros)

Conserva-o...
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Mensagem  jmarcedo 15/3/2011, 00:03

Obrigado, João!

A minha questão relativamente ao braço é que li que poderiam ter vários, consoante os "sub-modelos" do 160. Aliás, nem sequer sei que MK é que comprei!

Relativamente à Denon DL 160, há à venda cá em Portugal? E quanto é que custa + ou -?
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Mensagem  ferpina 15/3/2011, 01:33

jmarcedo escreveu:Obrigado, João!

A minha questão relativamente ao braço é que li que poderiam ter vários, consoante os "sub-modelos" do 160. Aliás, nem sequer sei que MK é que comprei!

Olá Jorge
Adquiriste um dos bons modelos da Thorens. O TD160 tem várias versões, nomeadamente com ou sem braço.
Este braço que está na foto, o TP16 com a shell TP60 era o que equipava normalmente o TD160. O modelo estará impresso numa etiqueta prateada na parte de trás do plint (caixa).
Tens em http://www.vinylengine.com muita informação sobre os vários modelos da Thorens, e inclusivé manuais e também instrumentos em como afinar da melhor maneira a célula/agulha. Registas-te, é fácil e barato (borla)!
Essa célula, apesar de ter impresso NAD, deverá ser uma MM da ADC dos finais da década de 70.
Se esse Thorens vier em boas condições e depois de afinado, provávelmente passará a ser o teu GD de referência para ouvires um bom vinil. Eu não quero outro, tenho dois!
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Mensagem  jpinto 15/3/2011, 01:40

A Cabeça é da ADC feita para a NAD, muito possivelmente equivalente a uma ADC XLM.
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Mensagem  João Henrique 15/3/2011, 13:39

jmarcedo escreveu:Obrigado, João!

A minha questão relativamente ao braço é que li que poderiam ter vários, consoante os "sub-modelos" do 160. Aliás, nem sequer sei que MK é que comprei!

Relativamente à Denon DL 160, há à venda cá em Portugal? E quanto é que custa + ou -?
~

Vê aqui:
http://www.supersonido.es/cas/site/productos-ficha.asp?id=4813

Esta célula tem a vantagem de poder ser ligada a uma entrada MM.
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Mensagem  jmarcedo 15/3/2011, 14:07

Pois, custa-me quase tanto a célula como o GD! Nada que eu já não previsse, though...

Ferpina, na parte de trás do plinto não diz nada... Presumo que seja o "MKI":

Thorens 160 Thorens1607

Obrigado a todos pela ajuda!
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Mensagem  jpinto 16/3/2011, 00:44

Não consegui ter a certeza mas em principio a célula/agulha poderá ser equivalente à ADC XLM MKII Improved com as seguintes características:

Type: moving magnet
Output Voltage: 5.5 mV
Frequency Response: 15Hz - 24kHz
Tracking Force: 0.9-1.5g
Mass: 5.75g
Channel Separation: > 26db
Channel Balance: < 2db
Load Impedance: 47k ohms
Output Impedance: 820 ohms
Stylus: RXL Improved
Stylus Tip: diamond elliptical 0.3 x 0.7 mil
Cantilever: aluminium

Diria que não é má de todo, se a agulha estiver em condições é por a tocar e ouvir, penso que vai ter uma agradável surpresa.


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Mensagem  joevalve 16/3/2011, 13:15

caro jmarcedo

os braços dos thorens vintage são em geral fraquitos (os actuais não sei). Por isso um dia quando puder tente equipar o TD 160 com um rega RB 250 ou RB 300. o Thorens agradece e permite alargar o leque das escolhas disponíveis para a célula.

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Mensagem  João Henrique 17/3/2011, 13:12

vinilsuporter escreveu:caro jmarcedo

os braços dos thorens vintage são em geral fraquitos (os actuais não sei). Por isso um dia quando puder tente equipar o TD 160 com um rega RB 250 ou RB 300. o Thorens agradece e permite alargar o leque das escolhas disponíveis para a célula.
Fraquitos não, poderás dizer que não são excelentes, mas são bons.

jmarcedo vê este site:
http://livinginthepast-audioweb.co.uk/thorens160.php
ele explica a alteração para um rega RB250 e as mais valias da mesma
Mas continuo a dizer que não estás mal servido com o TP 16
Aliás eu sou da opinião que o salto de um TP16 para um Rega RB250 não se justifica (não que seja má, mas não é uma diferença transcendente), se me disserem para um SME, por exemplo um SME 3009, aí sim. Mas estamos a falar de preços elevados.
Mas se estiveres interessado em substituir o braço eu sou comprador do TP16 que tirares.
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Mensagem  ferpina 17/3/2011, 13:25

Subscrevo na íntegra o que o João Henrique escreveu. O TP16 com uma boa célula é um bom braço. É claro que o TD160 com um SME já entra num patamar superior.
Já chegou o "bicho" ?
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Mensagem  jmarcedo 17/3/2011, 13:39

Caríssimos,

Muito obrigado pelos vossos conselhos/informações/opiniões!

O "bicho" ainda não chegou - não sei se é só comigo, mas ultimamente as coisas têm demorado mais que o normal a chegar - e quando chegar logo vejo em que estado está e como soa. Só depois posso ver alternativas de braço e de célula.

Neste momento estou a comprar um CDP, porque a colecção de LP's ainda é pequena e tenho mais de 300 cd's... e o mais urgente, a seguir, é umas colunas para substituir as B&W DM 600...
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Mensagem  ricardo onga-ku 17/3/2011, 14:21

Caro Jorge,

O elemento mais importante do sistema é ou são as colunas (pois é aquele que produz mais distorção, o elo mais fraco por assim dizer).
Se o seu budget for limitado recomendo que adquira um leitor de CDs usado ou entrada de gama e deixe a maior fatia do orçamento para aquilo que realmente interessa.

Cumprimentos,
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Mensagem  jmarcedo 17/3/2011, 20:58

Caro Onga,

Concordo plenamente contigo. Aliás, comecei este post exactamente por aí: não estava à procura de substituto para o meu Pro-ject RPM1 quando surgiu a hipótese de comprar a bom preço o Thorens.

Na construção do meu sistema dedicado de stereo, comecei pela aquisição do Dynavox para juntar a dois elementos que já tinha cá em casa: o GD e as B&W. Como tinha um pré de phono mauzito, comprei um Cambridge Audio 640p. Seguiu-se uma tentativa falhada de aquisição de um CDP Arcam 73, via eBay, que o vendedor extraviou e teve que me devolver o dinheiro. Decidi então comprar um Vincent CD-S2 na JMaudio que está à espera que vá a Lisboa buscá-lo.

O investimento seguinte era o maior: as colunas. E estava justamente a ver colunas quando me deparei com um Thorens TD 160 aparentemente em boas condições e licitei no eBay um valor baixinho... E ganhei o leilão! (Agora só espero que não aconteça o mesmo que ao Arcam...).

Como não sou cliente do BES, vou ter que aguardar mais uns tempos até conseguir juntar dinheiro suficiente para umas colunas melhores que as DM 600, que apesar de tudo até se portam menos mal... Ainda não decidi se dou um salto maior rumo a umas colunas de média gama, ainda que em segunda mão, ou se opto por umas monitoras melhores, até porque a "sala de escuta" tem uns 16 m2.

Depois nessa altura conto com a vossa ajuda para a escolha mais acertada!
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Mensagem  João Henrique 19/3/2011, 02:21

jmarcedo escreveu:O investimento seguinte era o maior: as colunas.
Como não sou cliente do BES

Andam aqui no fórum umas Proac Studio 140 que são um mimo para o Dynavox, custam é 1000 euros, mas valem o valor
vê aqui:
http://www.audiopt.net/t10899-vendoproac-studio-140?highlight=proac+studio

Eu também tenho um Dynavox e quando andava à procura de colunas eram estas as que estavam no topo da lista, entretanto como não apareciam nenhumas a este preço comprei umas Vandersteen, e estou muito contente com elas. Outras colunas que também estavam na lista eram umas Klipsch RF-7.
Bem são dicas para explorares na net.

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Mensagem  jmarcedo 19/3/2011, 07:57

João,

Já tinha visto essas Proac, mas tenho que esperar pela venda de algum material Bang & Olufsen no eBay para poder financiar as colunas. De qualquer forma, também não estou seguro se as Proac se portam bem em espaços mais reduzidos, cerca de 12 m2, e por isso tenho andado a ver monitoras... Um dia destes tenho que ouvir as Proac e depois decidir!
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Mensagem  João Henrique 19/3/2011, 16:50

Eu tive umas monitras MA BR2 ligadas ao Dynavox, não eram más, mas acho que perdiam nos graves. O próprio José Martins da JM Audio ficou surpreendido com elas.
Mas dada a sala se tiveres oportunidade o melhor era pedir a alguém que te empreste umas para ver como se portam, o que nem sempre é fácil.
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Mensagem  renaul4t 19/3/2011, 17:42

e que tal as RX1 ou até as RX2!
Caíam aí que nem gingas!!

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Mensagem  jmarcedo 21/3/2011, 19:14

renaul4t,

Mas a RX2 não precisam de espaço para tocarem bem? É que eu só tenho 12m2 numa biblioteca cheia de estantes...
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Mensagem  manel1 21/3/2011, 19:27

Viva

O facto de o espaço onde vão tocar as colunas estar com estantes cheias de livros pode ser benéfico em termos de acústica ambiente, nomeadamente no que respeita aos médios e agudos. O mais problemático é a distancia das colunas à parede traseira, se puder coloca-las a 50cm da parede traseira talvez não tenha problemas a nível de graves. Para testar a resposta da sala ao nível dos graves basta colocar na sua sala qualquer coluna que tenha tantos ou mais graves que a RX2, é claro que o ideal é testar as colunas que pretende adquirir, mas na impossibilidade de o fazer penso que vale a pena experimentar o que sugeri, pelo menos fica com um ideia.

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Mensagem  jpinto 21/3/2011, 22:04

Tanto as RX1 e RX2 têm o pórtico do bass-reflex traseiros o que pode ser um problema se as colunas ficarem muito próximo da parede traseira.
Já a BX2 já tem o pórtico bas-reflex dianteiro isto só referindo as MA, mas existem outras marcas com o pórtico na frente da coluna como as B&W 685 (a 686 já é traseiro) ou a outro nível ( Sad )as 805D , as Kef (penso que todos os modelos de prateleira), algumas Proac. Outra alternativa são as colunas de caixa fechada ex. xavian Primissima.

Há muita escolha só é preciso gostar e estar no orçamento.

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Mensagem  jpinto 21/3/2011, 22:20

As B&W DM600 que tem são umas muito antigas em caixa fechada ao umas para colocar na parede com a frente em plástico e o pórtico do bass-reflex traseiro (a referência é DM600 S3, penso que são as antecessoras das 686 actuais)?

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Mensagem  jmarcedo 21/3/2011, 22:46

Jpinto, são exactamente essas as DM600 S3! A frente não é bem de plástico, é mais parecido com uma borracha semi-rígida, de cor cinza... Conhece-as?
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Mensagem  jpinto 22/3/2011, 11:26

Nunca as ouvi. Penso que também tiveram uma existência bastante curta sendo substituídas pelas 686, ambas têm a saída do bass-reflex na traseira ao contrário do resto das colunas desta série (tanto das 60x como das 68x).

Por curiosidade o que gosta e o que não gosta nas colunas?

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Mensagem  jmarcedo 22/3/2011, 15:28

Nas DM600 S3 - pelo menos no meu sistema/sala - acho que lhe falta "abrangência" em música clássica, por exemplo. Também não gosto da combinação cromática cinzento/amarelo, embora goste da cor da madeira - uso-as com as grelhas quase sempre colocadas. Gosto do som em gravações recentes, principalmente chillout.

Em suma, e considerações estéticas à parte, acho-as curtas em alguns tipos de música. Parece-me que, para colunas principais de um sistema stereo e para atingir o nível que pretendo, tenho que subir pelo menos ao degrau seguinte!

Ei-las:

https://2img.net/r/ihimizer/i/dm600s3200.jpg/
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Mensagem  jpinto 22/3/2011, 20:47

Sem duvida que essa coluna tem bastantes limitações, aliás só aparece quase no "fim de vida" da série 600 e possivelmente da serie 300. Eu tenho umas 602 da primeira série que não desgosto desde que alimentadas por um amplificador com alguma corrente, pois as B&W têm uma tendência para baixas impedâncias nas frequências baixas.

Na escolha de um sistema existem duas teorias, diria com mais peso, começar por escolher as colunas ou começar por escolher o amplificador. Pessoalmente prefiro escolher as colunas primeiro pois são o elemento que mais interage com os gostos pessoais e com o local de audição.

Outra questão o espaço de audição permite ter umas colunas de chão com espaço "para respirar"? Ou seja algum afastamento das paredes. Normalmente as colunas de chão conseguem emitir frequências mais baixas (atenção que nem sempre o resultado é o que esperamos) e uma apetência para criar palcos maiores. Mas atenção que existem muitas colunas de suporte com melhor desempenho que colunas de chão.

Pessoalmente gosto bastante da sonoridade das B&W tanto da serie 680 como da série 800 (€€€), não ouvi com atenção as séries intermédias mas não me convenceram a não ser a questão estética. O que gosto mais é a gama média "limpa" e bastante clara. Presumo que deve sentir o mesmo com as DM600S3, deve gostar mais de ouvir Jazz principalmente as vozes femininas, será?

Qual é o amplificador que tem?


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Mensagem  jmarcedo 23/3/2011, 00:32

Jpinto, a minha sala de escuta dedicada a stereo tem cerca de 11 m2.

Provavelmente, alguns dos defeitos que encontro nas B&W tem a ver com o que disse: é que eu tenho um Dynavox a alimentá-las, e se calhar elas dão-se melhor com transístores e mais corrente...

As colunas constituem o elemento que vou demorar mais a tomar uma decisão. Vou tentar ouvir o máximo possível e reunir um leque alargado de opções, especialmente monitoras. Tenho referenciadas várias colunas, como as Monitor Audio [silver], as Quad 12L, as Xavian Primissima, as Vienna Haydn, que entre novas, eBay e fóruns andam todas no patamar "500-600€", o que nesta altura e atendendo a que tenho comprado quase tudo o resto nos últimos dois meses, é o meu limite...
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Mensagem  MikeJazz 23/3/2011, 03:13

jmarcedo escreveu:Jpinto, a minha sala de escuta dedicada a stereo tem cerca de 11 m2.

Provavelmente, alguns dos defeitos que encontro nas B&W tem a ver com o que disse: é que eu tenho um Dynavox a alimentá-las, e se calhar elas dão-se melhor com transístores e mais corrente...

As colunas constituem o elemento que vou demorar mais a tomar uma decisão. Vou tentar ouvir o máximo possível e reunir um leque alargado de opções, especialmente monitoras. Tenho referenciadas várias colunas, como as Monitor Audio [silver], as Quad 12L, as Xavian Primissima, as Vienna Haydn, que entre novas, eBay e fóruns andam todas no patamar "500-600€", o que nesta altura e atendendo a que tenho comprado quase tudo o resto nos últimos dois meses, é o meu limite...

Nesta banda de preços, Rega RS1...apenas uma sugestão.
Eventualmente compatível com o Dynabox.

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Mensagem  jpinto 23/3/2011, 09:42

Tem as colunas ligadas na saída de 8 Ohm ou 4 Ohm do amplificador? Estando as B&W referenciadas como de 8 ohm têm grande parte da zona baixa do espectro perto dos 4 ohm pelo que em muitos casos tocam melhor ligadas à saída de 4 ohm.
Já ouvi colunas B&W com amplificadores a válvulas a tocarem bastante bem, um conjunto que tenho presente, embora com outros custos, B&W 805D com amplificação Unison Research P70.

O Dynavox é VR70E II ?
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Mensagem  ndavidpf 24/3/2011, 15:27

Arranjas um Thorens e nem dizes nada aqui ao colega de Coimbra? Smile Eu também acabei de comprar o Thorens Super (ainda não chegou). Vou colocar o Rega Rb300 com a cabeça Denon DL-103.

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ndavidpf
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