Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Duvida sobre colunas

+4
vfarias
jpinto
Brás
Hugo_C
8 participantes

Ir para baixo

Duvida sobre colunas Empty Duvida sobre colunas

Mensagem  Hugo_C 7/9/2011, 17:24

Boa tarde,

venho aqui para colocar uma questão.
Quando comprei as minha colunas Wharfedale 10.1, disseram-me que quando compra-se as outras 3 colunas, (central e as 2 colunas frontais "altas"), que deveriam ser todas da mesma marca e do mesmo modelo.
A questão aqui que eu coloco é: Deve ser mesmo assim?

Eu tenho receio que só possa adquirir estas 3 daqui a uns "valentes" meses, pois tenho um problema que é falta de espaço na sala, (geralmente não se compra pelo o motivo mais óbvio que é falta de €...) Embarassed
O mais provável será que já não irá haver estas 3 colunas em linha quando as poder comprar.

Qual é a vossa opinião?

Obrigado a todos,
Melhores Cumprimentos

Hugo_C
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 36
Idade : 38
Localização : Odivelas
Data de inscrição : 19/04/2011
Pontos/Reputação : 63

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre colunas Empty Re: Duvida sobre colunas

Mensagem  Brás 7/9/2011, 18:34

Eu ,na minha modesta opinião penso que fica um pouco ao nosso critério e que por isso podem ser de marcas diferentes, até porque há muita gente que procura nas frontais umas colunas melhores para que em audio puro possa usufruir desse beneficio.
Brás
Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1440
Data de inscrição : 05/12/2007
Pontos/Reputação : 593

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre colunas Empty Re: Duvida sobre colunas

Mensagem  jpinto 7/9/2011, 22:04

Partilho da mesma opinião do Brás, no entanto a coluna central deverá ter a mesma assinatura sónica das frontais. Normalmente se for da mesma marca e gama, mesmo que já não exista o modelo, a assinatura não será muito diferente. Não quer dizer que uma coluna de outra marca não se integre perfeitamente com as colunas frontais, no inicio do AV era comuns as colunas não serem todas da mesma marca.

jpinto
jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 267
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 10/03/2009
Pontos/Reputação : 422

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre colunas Empty Re: Duvida sobre colunas

Mensagem  vfarias 8/9/2011, 09:23

Podem ser de marcas completamente distintas, quem lhe disse isso está decerto equivocado.
Colunas e amplificadores podem ter determinadas características ou assinatura, que os demarcam de outras marcas ou equipamentos, mas isso não invalida ter uma coluna central de marca e modelo diferente das frontais, sejam elas de chão ou monitoras.
vfarias
vfarias
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 894
Idade : 49
Localização : Barreiro
Ocupação : Engº Sistemas
Interesses : Musica, Aikido, Fotografia
Data de inscrição : 17/09/2008
Pontos/Reputação : 1088

http://www.myaudiophilestore.eu/

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre colunas Empty Re: Duvida sobre colunas

Mensagem  joevalve 8/9/2011, 13:29

vfarias escreveu:Podem ser de marcas completamente distintas, quem lhe disse isso está decerto equivocado. Colunas e amplificadores podem ter determinadas características ou assinatura, que os demarcam de outras marcas ou equipamentos, mas isso não invalida ter uma coluna central de marca e modelo diferente das frontais, sejam elas de chão ou monitoras.

Meu caro Hugo_C

Concordo inteiramente com esta afirmação pese embora a/v não ser a minha praia.

Claro que como diz o povo "cada cabeça sua sentença" e quem lhe vendeu as colunas certamente lhe quererá vender as restantes 3 para "completar" o sistema.

Mas como a decisão é sua, é muito fácil, quando tiver os tais euros para comprar as colunas central + as frontais altas dirija-se às lojas e peça para lhe fazerem uma demonstração em sua casa e logo verá se gosta do "casamento" com as residentes. Não sei onde mora, mas se for em lx ou pt não terá dificuldades nesse sentido. Se for na "aldeia" aí será mais complicado mas com força de vontade tudo se consegue e hoje com a crise as lojas estão mais receptivas.

No audio há muitos tabus, muita coisa que se escreve sem ser verdadeira, acredito até por alguns casos em que houve testes publicados a equipamentos em que o seu autor nem sequer ouviu o equipamento como já tivemos oportunidade de constatar por mais do que uma vez noutras andanças.

Por isso não se precipite, não vá a correr gastar o dinheiro com medo que esse modelo acabe pois não é necessário que o que lhe disseram seja verdadeiro.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre colunas Empty Re: Duvida sobre colunas

Mensagem  Hugo_C 8/9/2011, 16:06

Muito obrigado por terem partilhado a vossa opinião. cheers

Estava um pouco indeciso se iria fazer asneirada, se havia de comprar ou não.
O melhor será aguardar. Quando estiver mais espaço na sala adquiro as 3 colunas que faltam e estudo bem o assunto.
E até lá, pode acontecer mudar de sala! Laughing

Tenho tempo.

Vou seguir o conselho e comprar as 3 colunas que faltam da mesma marca e modelo, podendo a marca se diferenciar das colunas que já possuo. Logo decido pelos conselhos que me deram.

Hugo_C
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 36
Idade : 38
Localização : Odivelas
Data de inscrição : 19/04/2011
Pontos/Reputação : 63

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre colunas Empty Re: Duvida sobre colunas

Mensagem  VilaSound 8/9/2011, 17:24

A minha opinião é favorável à ideia inicial. Considero praticamente essencial que a coluna central seja da mesma marca E GAMA das colunas frontais. As colunas traseiras já permitem maior flexibilidade mas ainda assim tem vantagens se as mantiver na mesma linha.
VilaSound
VilaSound
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 188
Localização : Vila do Conde
Ocupação : Loja de Alta Fidelidade
Data de inscrição : 16/12/2010
Pontos/Reputação : 324

http://www.vilasound.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre colunas Empty Re: Duvida sobre colunas

Mensagem  Pierre 8/9/2011, 18:14

ATENÇÃO!

Convém que as colunas tenham a mesma impedância e sensibilidade muito próxima para que não haja desiquilibrios evidentes. Temos em conta que todas são ligadas ao mesmo receiver AV!
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Idade : 55
Localização : Elvas
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 1079

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre colunas Empty Re: Duvida sobre colunas

Mensagem  Hugo_C 8/9/2011, 18:33

Pierre escreveu:ATENÇÃO!

Convém que as colunas tenham a mesma impedância e sensibilidade muito próxima para que não haja desiquilibrios evidentes. Temos em conta que todas são ligadas ao mesmo receiver AV!

Terei isso em conta, quando as adquirir. cheers
Sim, a minha ideia, é essa mesmo, ligar as 5 colunas + sub, ao meu Pioneer VSX-520-K.

Hugo_C
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 36
Idade : 38
Localização : Odivelas
Data de inscrição : 19/04/2011
Pontos/Reputação : 63

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre colunas Empty Re: Duvida sobre colunas

Mensagem  vfarias 8/9/2011, 20:29

VilaSound escreveu:A minha opinião é favorável à ideia inicial. Considero praticamente essencial que a coluna central seja da mesma marca E GAMA das colunas frontais (...)

Sometimes we agree to disagree. A maioria das pessoas tendem a escolher a coluna central da mesma gama que as frontais, primordialmente devido ao efeito visual, torna-se menos elegante visualmente ter elementos distintos em termos de design. o Look & Feel e o FAF (Factor de Aprovação Feminino) contam. E em segundo porque acreditam que a apresentação do som será identico às frontais, a tal assinatura sónica, de que muito se fala. Garantidamente não será. Os fabricantes de colunas, ao criarem uma coluna central geralmente com menos drivers, ou com unidades de menor dimensão, tentam apenas assegurar o mesmo timbre e efeitos de panning mais crediveis.

Existe inclusivamente a opinião de que em alguns casos se deve prescindir da coluna central, e muitos preferem que o mix do canal central seja feito através das colunas frontais, via canal esquerdo e direito. Não vou tão longe. O que é importante reconhecer é que a coluna central é practicamente o core de um sistema multicanal, o canal central é responsavel por mais de 50% da banda sonora incluindo os diálogos.

A ter em consideração:

•Posicionamento. Escolher bem o sweet spot. É muito importante que esteja colocada directamente acima ou abaixo do televisor.
•Dimensões da coluna central. Existe uma enorme variedade de tamanhos mas caso o sistema comporte colunas de chão a coluna central deverá ser de maiores dimensões e ter a capacidade de manter um bom nivel de detalhe e surround.

Na minha humilde opinião (que vale naturalmente o que vale) não é mandatório que seja da mesma marca, gama ou modelo.

vfarias
vfarias
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 894
Idade : 49
Localização : Barreiro
Ocupação : Engº Sistemas
Interesses : Musica, Aikido, Fotografia
Data de inscrição : 17/09/2008
Pontos/Reputação : 1088

http://www.myaudiophilestore.eu/

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre colunas Empty Re: Duvida sobre colunas

Mensagem  ricardo onga-ku 8/9/2011, 22:22

vfarias escreveu:A ter em consideração:

•Posicionamento. Escolher bem o sweet spot. É muito importante que esteja colocada directamente acima ou abaixo do televisor.

Para escutar música é importante que os tweeters das três colunas estejam à mesma altura.
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre colunas Empty Re: Duvida sobre colunas

Mensagem  VilaSound 9/9/2011, 10:49

Garantidamente não será. Os fabricantes de colunas, ao criarem uma coluna central geralmente com menos drivers, ou com unidades de menor dimensão, tentam apenas assegurar o mesmo timbre e efeitos de panning mais crediveis.
A coluna central tem menos drivers ou de menor dimensão? Normalmente até não... Mas na dúvida, em vez de colocar uma coluna central, nada como usar uma coluna identica às frontais (apesar de não ser fácil de conseguir esteticamente, nem de encontrar uma coluna frontal sem o seu par).

Existe inclusivamente a opinião de que em alguns casos se deve prescindir da coluna central, e muitos preferem que o mix do canal central seja feito através das colunas frontais, via canal esquerdo e direito. Não vou tão longe.
Em muitos casos sim, sou da opinião que prescindir da coluna central é até preferível.

Para escutar música é importante que os tweeters das três colunas estejam à mesma altura.
Sim, música e não só. Um bom sistema de cinema não existe, não damos por ele, o som não está preso às colunas, sentimos apenas uma completa imersão no filme, ou concerto. Para isso é importante, tanto quanto possível, que as colunas sejam semelhantes, ou até identicas, que os tweeters estejam à mesma altura ou perto disso, e um correcto espaçamento/posicionamento das colunas (depende da sala, local de audição, número de pessoas a ver o filme), para uma integração seamless.
VilaSound
VilaSound
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 188
Localização : Vila do Conde
Ocupação : Loja de Alta Fidelidade
Data de inscrição : 16/12/2010
Pontos/Reputação : 324

http://www.vilasound.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre colunas Empty Re: Duvida sobre colunas

Mensagem  joevalve 9/9/2011, 10:56

Há um forista amigo da gafanha que tem um sistema A/V muito interessante e que tem um som que me agrada totalmente:

Frontais Monitor Audio Studio 20 SE de chão
Traseiras Monitor Audio Studio 6 em suportes
Central igualmente uma Monitor Audio Studio 6 deitada.

A integração é perfeita, um som fantástico sem usar uma coluna central típica, antes uma coluna normal igual ás traseiras. E claro tem uma sala enorme, com espaço para tudo isto se poder manifestar sonicamente falando.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre colunas Empty Re: Duvida sobre colunas

Mensagem  vfarias 9/9/2011, 11:31

Para escutar música é importante que os tweeters das três colunas estejam à mesma altura.
Sim, música e não só. Um bom sistema de cinema não existe, não damos por ele, o som não está preso às colunas, sentimos apenas uma completa imersão no filme, ou concerto. Para isso é importante, tanto quanto possível, que as colunas sejam semelhantes, ou até identicas, que os tweeters estejam à mesma altura ou perto disso, e um correcto espaçamento/posicionamento das colunas (depende da sala, local de audição, número de pessoas a ver o filme), para uma integração seamless.

Completamente de acordo, excepto que as colunas tenham de ser semelhantes. Very Happy
vfarias
vfarias
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 894
Idade : 49
Localização : Barreiro
Ocupação : Engº Sistemas
Interesses : Musica, Aikido, Fotografia
Data de inscrição : 17/09/2008
Pontos/Reputação : 1088

http://www.myaudiophilestore.eu/

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre colunas Empty Re: Duvida sobre colunas

Mensagem  ricardo onga-ku 9/9/2011, 12:28

vinilsuporter escreveu:Há um forista amigo da gafanha que tem um sistema A/V muito interessante e que tem um som que me agrada totalmente:

Frontais Monitor Audio Studio 20 SE de chão
Traseiras Monitor Audio Studio 6 em suportes
Central igualmente uma Monitor Audio Studio 6 deitada.

A integração é perfeita, um som fantástico sem usar uma coluna central típica, antes uma coluna normal igual ás traseiras. E claro tem uma sala enorme, com espaço para tudo isto se poder manifestar sonicamente falando.

A vantagem das colunas centrais prende-se com dispersão mais ampla destas resultante do recurso a dois mid-woofers em configuração WTW, o que permite abranger uma área de maiores dimensões e é uma vantagem inegável porque o cinema em casa costuma ser "ouvisto" com companhia.
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre colunas Empty Re: Duvida sobre colunas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos