Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Reparação de multímetro

2 participantes

Ir para baixo

Reparação de multímetro Empty Reparação de multímetro

Mensagem  Mfigueiredo 13/11/2011, 09:58


Boas!

O meu multímetro está "de vacanças". O ponto flutuante no display começou a funcionar mal e eu abri-o para limpar (normalmente resulta). O pior é que as molitas que fecham os contactos do selector rotativo saltaram ao abrir e neste momento nem sei quantas são ao todo. Lá tem 8 posições, mas não me parcece que sejam todas necessárias. Tenho 5 neste momento. Também não sei as posições relativas delas.

O multímetro é um Velleman DVM 1090. Nada de especial, mas dá para os meus trabalhos. (Não, não é um Fluke, eheheh).

Alguém tem ou conhece este multímetro? Foi comprado na Aquário, Porto e não sei se eles lhe dão assistência técnica e nem sei se valerá a pena. Custam 70/80€.

Agradeço as possíveis ajudas.

Ah! e se alguém tiver um Fluke usado e baratinho.......



Última edição por Mfigueiredo em 13/11/2011, 09:59, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : PS)
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

Reparação de multímetro Empty Re: Reparação de multímetro

Mensagem  Diplomata 14/11/2011, 16:15

Viva

Caro Mfigueiredo

Temos o mesmo modelo de multimetro, mas parece-me que as semelhanças acabam por aqui, no meu (estive a abri-lo) o selector rotativo está numa 2ª placa de CI e o mecanismo do selector parece ser um conjunto selado...

Mas como uma imagem vale por mil palavras, mesmo sendo uma má imagem....

Reparação de multímetro 14112010


Reparação de multímetro 14112011


Reparação de multímetro 14112013

boa sorte

carlos barata
Diplomata
Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 153
Idade : 51
Localização : Massamá
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 270

Ir para o topo Ir para baixo

Reparação de multímetro Empty Re: Reparação de multímetro

Mensagem  Mfigueiredo 14/11/2011, 17:47



Boas Diplomata.

É exactamente o mesmo, eheh!

Essa placa onde está o comutador pode retirar-se soltando 4 pequenos parafusos que estão do outro lado e desencaixando essa pequena placa da grande. Foi essa operação que eu fiz para ter acesso às pistas circulares onde fecham os contactos e tive a "sorte" ou a azelhice de deixar uma das pequeníssimas molas em forma de (^) soltar-se. Isto penso eu porque em 8 espaços possíveis só lá tenho 5 molas. As 8 não estavam lá de certeza, mas uma delas pareceu-me saltar. Tem também duas esferas que saiem facilmente do lugar. São as que controlam os "saltos" do botão rotativo.

Não quero pedir-te que abras essa parte, porque pode acontecer o mesmo que a mim. O meu abri-o porque, como disse começou a ter 2 e 3 pontos flutuantes ao mesmo tempo do display. A ideia era limpar bem os contactos nas pistas circulares a ver se resolvia. Pelos vistos RESOLVEU! Um novo, eventualmente.

Este multímetro é muito simpático porque tem medições de capacitâncias e (raro) indutâncias. Sempre fazem alguma falta para fazermos os cabitos....
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

Reparação de multímetro Empty Re: Reparação de multímetro

Mensagem  Mfigueiredo 15/11/2011, 11:26



Diplomata:

Se um dia tiveres a necessidade de abrir o teu multímetro de novo e quiseres/tiveres de separar a plaquita do selector de funções da placa "mãe", um truque que aprendi à minha custa e que evita que te aconteça o mesmo que a mim, isto é, saltarem esferas, faz uma altura entre o botão giratório (laranja) e a plaquita, de modo a que aquele não possa baixar e assim soltar as ditas esferas. Eu fiz isso com um cordão de sapatilha enrolado à volta do eixo do botão. Simples e eficaz!

Ontém testei todas as possibilidades de colocação das 5 molas de contacto do rotor nos 8 espaços possíveis: 56 hipóteses. Resultado: não funcionou correctamente, o que só vem confirmar que me falta pelo menos uma das molitas de contacto. Vou tentar "inventar" uma e depois voltar a experimentar todas as hipóteses (28)....Mas o mais certo é ter de comprar um multímetro novo.
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

Reparação de multímetro Empty Re: Reparação de multímetro

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos