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technics SL-D303

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Mensagem  valves 23/7/2012, 21:45

boas Smile

tenho um prato, provavelmente mais velho do que eu da technics.
já o tenho e uso há dois anos, mas de forma muito intermitente e preguiçosa. recentemente, ao ouvir alguns vinis noutro prato reparei que a qualidade de som do que tenho está muito miserável.

estou a usar um pre-amp AZ 3L porque ligando directo ao line in da aparelhagem que tenho o som dá muito baixo. Comprei numa loja de elétrónica aqui da zona.

Para começar existe um zumbido, com o botão do "power" do GD desligado. Quando ligo o butão fica mais baixo mas continua lá. Além disso o som parece muito embrulhado e com pouco detalhe. Já troquei a agulha por uma que tinha há bastante tempo, mas que estava nova e notei pouca diferença.

Será que o problema está todo no amplificador, ou poderá haver algo de errado também com o prato? Quanto à cabeça/agulha, o que devo adquirir para ter um som com grande detalhe?
O prato têm um fio GND que já liguei à terra de uma tomada, mas que também não fez diferença.

desde já agradeço qualquer ajuda Smile

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Mensagem  luis lopes 23/7/2012, 21:50

boas
em que amp. está ligado?
o amp não tem entrada phono
o grd é para ligar no amp.
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Mensagem  valves 23/7/2012, 22:01

o circuito que tenho é:

GD -> pre amp AZ 3L -> line in duma aparelhagem da philips

só com o pre-amp ligado à aparelhagem já existe ruído de fundo
o amp, aparelhagem, não tem entrada phono nem terminal para GND e a própria ficha (220V) não têm terra.

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Mensagem  luis lopes 23/7/2012, 22:08

o fio de terra é a parte, não está na ficha.
desconheço esse pré,...? mas o meu conselho seria em vez de comprar o pré,...
comprar um amp. vintage.
pois ouvir vinil numa aparelhagem não é aconselhado, pois a qualidade deixa mto a desejar Evil or Very Mad
esse prato não parece mau de todo,...
em relação ao ruido pode ser uma má ligação, ou ...
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Mensagem  luis lopes 23/7/2012, 22:13

...não pode devolver o pré??
alegando que não corresponde as espectativas.
o mundo analógico é preciso ponderar com calma e decidir com clareza.
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Mensagem  valves 23/7/2012, 22:41

o próximo passo é ensaiar o prato com um amp com entrada phono. vou conseguir um antigo.
mas como uso outras fontes de sinal, estava a pensar em comprar um actual, a dúvida é se já fazem a "pré-amplificação", ou se tenho que comprar um pré amp.

estava a ver um cambridge AM10 ou um pionner A209-R. ambos têm entrada phono, por isso suponho que não precise de um pré-amp. estou a pensar bem?

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Mensagem  radiospormedida 24/7/2012, 15:50

Olá, boa tarde.

Se me permitem meter uma colherada, observo alguma dispersão nas considerações anteriores.

Uma cabeça dinâmica, nunca funciona na entrada de linha. Precisa, por isso, sempre de uma entrada Phono ou um Préamp. de Phono separado.

O sintoma que descreve evidencia a necessidade de ligação da massa do Gira-discos à massa do préamp. Phono. A Massa do GD é feita directamente ao corpo do braço e da concha, passando pelo chassis metálico, etc. No Préamp Phono, a massa é a própria caixa, num terminal próprio existente, ou um qualquer parafuso da caixa metálica, nas imediações das fichas RCA. ( a massa das fixas RCA não substitui a massa do chassis).

Uma agulha em perfeitas condições, com peso e ângulo devidamente afinados, é essencial à boa reprodução.

Apenas para terminar, os préamp. de Phono originam sempre um nível de ruído de fundo, por que se trata de circuitos de elevado ganho, ( grande ganho, grande ruído). Mas, em condições normais, o ruído de fundo é apenas perceptível com o volume todo aberto e sem música.

Abraços.


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Mensagem  valves 24/7/2012, 19:53

a agulha que coloquei é uma diamond sr stylus. estava nova. quanto à calibração, não mexi em nada porque não sei no que devo mexer.
Quanto ao pré-amp, posso usar um amplificador vulgar com entrada de phono, certo? Á partida terá um terminal para terra, senão ligo ao chassi.

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Mensagem  luis lopes 24/7/2012, 20:05

se o amp tiver entrada de phono é so ligar o gd directamente.
normalmente os amp. tem um terminal de grd.
cada agulha têm um peso diferente a ser colocado.
e também têm de se calibrar o anti-skating.
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Mensagem  radiospormedida 24/7/2012, 21:21

Olá.
Quanto ao peso, se não sabe as especificações da agulha, o valor médio anda pelos 2gr.

Mesmo correndo o risco de ser chato, porque se calhar todos estão carecas de saber, aqui vai o método : com a agulha montada, braço solto, gire o peso até que o braço permaneça horizontal, (s/ peso). Ajuste o disco métrico para o Zero. Agora gire o conjunto até que o disco indique 2gr.

Quanto ao ajuste da inclinação ( VTA), que é muito importante para a qualidade da reprodução e que está desajustado na maior parte dos casos, mede-se com a agulha pousada num disco ( não use o seu preferido). A agulha deve apontar ligeiramente para trás, formando um ângulo de 20º com a vertical.

No caso de necessitar ajuste, volte a colocar a questão.

Abraços.

Carlos M.
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Mensagem  luis lopes 24/7/2012, 21:34

caro carlos.
continue o mais chato possivel Cool
assim ficamos todos gratos Very Happy
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Mensagem  valves 24/7/2012, 23:18

já consegui afinar o contra peso e o anti-skating (vi um truque por aí para afinar com um cd Razz). notei diferenças!
falta-me afinar o alinhamento da agulha, mas preciso de imprimir o calibre para comparar. quanto ao ângulo com a vertical, não consigo medir, mas a olho está aproximadamente a 20º Smile

obrigado pelas dicas básicas, que apesar de simples estão a ajudar bastante Very Happy

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Mensagem  luis lopes 25/7/2012, 19:38

já agora onde viste esse truque? Smile
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Mensagem  valves 29/7/2012, 02:02

http://www.audiokarma.org/forums/archive/index.php/t-48087.html

depois de ressuscitar um velhinho rotel RA1210 consegui finalmente um som decente. Agora, e uma vez que o amplificador é um verdadeiro mono e têm um selector meio avariado e que provoca ruídos, estava a pensar num AMP "moderno".
Até 200-300 o que recomendam ? solução integrada já com pre-amp e com um canal auxiliar Smile

também estou a pensar em colocar uma agulha nova e/ou cabeça mais agulha. a fixação das cabeças aos braços é standard (rosca), bem como da célula+agulha à cabeça ?

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Mensagem  radiospormedida 29/7/2012, 09:47

Olá, bom dia.
Bem, adquirir novos equipamentos, é só por si, já uma actividade muito apreciada entre audiófilos.
Mas sou também conhecedor de que uma grande percentagem dos equipamentos que vão ficando arrumados, nunca chegaram a "dar o litro". Apenas porque as pessoas pensam que avarias e defeitos são características e por isso...lixo com eles !

O meu amigo nunca vai adquirir um amplif. melhor do que esse Rotel, pelos tais 300 eur.

Os ruídos do comutador (e, de resto, de todos os outros componentes móveis) são muito simples de resolver - muito embora deva ser feito com responsabilidade.

Também, se é como nos fez pensar, o aparelho deve ter tido umas férias muuuuito prolongadas . Resultado, o que vc está a ouvir, fica muito longe do que é na realidade esse Rotel.

Só como exemplo, os condensadores estão (quase de certeza) desactivados ou alterados. Isso, no andar de Phono, é redundante. Resulta num funcionamento com maior ruído de fundo e uma resposta indefinida.

Um dos trabalhos que eu executo é precisamente recondicionar esse tipo de aparelhos que, embora sejam de alta qualidade ( muito melhor do que os que pensa comprar ), nunca tiveram a sorte de se verem revistos e "upgratados".

Diga-me quantas vezes mudou o óleo ao seu carro, desde que "arrumou" o Rotel ?

Na minha opinião, muito antes de substituir, deveria ser colocado o aparelho a 100% ( que neste caso seriam 200%, porque podemos torná-lo muito mais actualizado e competitivo ).

Garantidamente, este é um investimento de qualidade.

Abraços.

Carlos Mêda


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Mensagem  jpinto 29/7/2012, 23:48

Encontrei este site com as características do Rotel RA1210:

http://audio-database.com/ROTEL/amp/ra-1210-e.html

Reparei que a entrada phono2 permite o ajuste da impedância e do ganho, coisa muito rara em amplificadores de hoje.

O único pormenor menos positivo será o tipo de terminais de ligação às colunas, mas penso que não deverá ser difícil a substituição por outros terminais ou mesmo adaptar os cabos de coluna (se forem mais grossos que os orifícios) para caberem nos terminais originais.
Penso vale a pena tentar a reparação/melhoramento do amplificador.

Também reparei que estava um para venda no ebay por 199€
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Mensagem  luis lopes 30/7/2012, 10:01

esse rotel vale a pena fazer-lhe uma intervenção Very Happy
sendo MONO é uma questão de gosto...(as celulas são mais caras)
em relação as entradas das colunas é também um processo simples para muda-las.
o principal é falar com o doutor e ver qual a opinião dele referente ao mono, e a operação do bicho...
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Mensagem  asoares 5/8/2012, 12:19

Recupera o Rotel!
Acredita que vale mesmo muito a pena e gastas muito menos do que pensas. Eu melhorei o meu NAD312 (upgrade do 302 que é o sucessor do 3020) e toca muito melhor do que quando era novo. E tenho um Rotel 820BX4 a ser renovado neste momento. Os amplificadores (e tantos outros componentes) nunca dão tudo o que podem dar por limitações dos orçamentos quando são produzidos. Além disso soma-se o envelhecimento natural dos electroliticos. No entanto uma afinação das correntes de repouso e upgrade dos condensadores fazem autenticas maravilhas. Desde que se saiba o que se está a fazer não há problema nenhum.
Só uma advertencia: há muita gente que pensa que basta meter uns condensadores maiores na fonte e mehora imediatamente o som. ERRADO! Os valores dos condensadores de origem não foram limitados só pelo orçamento disponível pelo fabricante. Ou melhor, foram, mas não só porque eram mais baratos em si, há outras coisas influenciadas por eles:
-Ao aumentar os condensadores aumenta-se a corrente necessária para os carregar ao ligar o que pode levar a um imenso stress nos diodos/pontes rectificadoras usadas e levá-los a fritar.
-Por outro lado a maior disponibilidade de corrente para os transistores de saída leva-os a poder trabalhar a maiores potencias o que leva a maior dissipação de calor o que implica dissipadores que têm de ser maiores. Pode não haver dissipador suficiente e há queima dos transistores de saída (os CambridgeAudio trabalham no limite já de origem por exemplo e acabam por queimar muitas vezes mesmo sem alterações).
Em resumo é preciso fazer o trabalho de casa antes, ver se as pontes/diodos podem suportar o aumento de corrente e ver se há dissipação suficiente.
A Rotel é conhecida por ter optimos amplificadores e boa construção de base (os chassis dos modelos mais baratos é que não é tão boa mas a electronica é, e é isso que toca). O meu trazia de origem material já muito bom com condensadores Nichicon Muse na entrada phono, Elnas e Rubycons, para além de um grande transformador toroidal.
Dito isto: MELHORA O ROTEL
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Mensagem  valves 14/8/2012, 16:36

tenho o amplificador num amigo para corrigir os pequenos pormenores de que falei. apenas vai fazer revisão dos componentes.

Quanto à cabeça para o prato, encontrei a SHURE M44-7, que pelo que percebi equipa muitos pratos technics e parece ter boa reputação. só estou em dúvida relativamente a uma ortofon arkiv, uma vez que a shure tem agulha esférica e a ortofon tem agulha elíptica. Os preços é ela por ela.

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Mensagem  asoares 14/8/2012, 18:59

Boa, ficamos à espera para saber as novidades
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Mensagem  luis lopes 14/8/2012, 19:22

meu caro, penso que se não estou enganado essa ortofon é direccionada para dj Question
se optar pela ortofon, tem uma muito boas na gama: super om.
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Mensagem  valves 14/8/2012, 20:23

sim, tanto a ortofon akiv como a shure são cabeças/agulhas mais vocacionadas para dj's, mas a verdade é que só nessas lojas (tugas) é que encontro conjuntos cabeça/agulhas que pelo que pesquiso parecem ser OK.

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Mensagem  luis lopes 14/8/2012, 20:28

as celulas dj são agulhas com mais resistência por causa da sua utilização.
mas em termos de audio ficam a trás das celulas audiofilas.
e existem muitas lojas por cá ....
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