technics SL-D303
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technics SL-D303
boas
tenho um prato, provavelmente mais velho do que eu da technics.
já o tenho e uso há dois anos, mas de forma muito intermitente e preguiçosa. recentemente, ao ouvir alguns vinis noutro prato reparei que a qualidade de som do que tenho está muito miserável.
estou a usar um pre-amp AZ 3L porque ligando directo ao line in da aparelhagem que tenho o som dá muito baixo. Comprei numa loja de elétrónica aqui da zona.
Para começar existe um zumbido, com o botão do "power" do GD desligado. Quando ligo o butão fica mais baixo mas continua lá. Além disso o som parece muito embrulhado e com pouco detalhe. Já troquei a agulha por uma que tinha há bastante tempo, mas que estava nova e notei pouca diferença.
Será que o problema está todo no amplificador, ou poderá haver algo de errado também com o prato? Quanto à cabeça/agulha, o que devo adquirir para ter um som com grande detalhe?
O prato têm um fio GND que já liguei à terra de uma tomada, mas que também não fez diferença.
desde já agradeço qualquer ajuda
tenho um prato, provavelmente mais velho do que eu da technics.
já o tenho e uso há dois anos, mas de forma muito intermitente e preguiçosa. recentemente, ao ouvir alguns vinis noutro prato reparei que a qualidade de som do que tenho está muito miserável.
estou a usar um pre-amp AZ 3L porque ligando directo ao line in da aparelhagem que tenho o som dá muito baixo. Comprei numa loja de elétrónica aqui da zona.
Para começar existe um zumbido, com o botão do "power" do GD desligado. Quando ligo o butão fica mais baixo mas continua lá. Além disso o som parece muito embrulhado e com pouco detalhe. Já troquei a agulha por uma que tinha há bastante tempo, mas que estava nova e notei pouca diferença.
Será que o problema está todo no amplificador, ou poderá haver algo de errado também com o prato? Quanto à cabeça/agulha, o que devo adquirir para ter um som com grande detalhe?
O prato têm um fio GND que já liguei à terra de uma tomada, mas que também não fez diferença.
desde já agradeço qualquer ajuda
valves- utilizador iniciado
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Re: technics SL-D303
boas
em que amp. está ligado?
o amp não tem entrada phono
o grd é para ligar no amp.
em que amp. está ligado?
o amp não tem entrada phono
o grd é para ligar no amp.
luis lopes- Equipa Audiopt - Moderação
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Re: technics SL-D303
o circuito que tenho é:
GD -> pre amp AZ 3L -> line in duma aparelhagem da philips
só com o pre-amp ligado à aparelhagem já existe ruído de fundo
o amp, aparelhagem, não tem entrada phono nem terminal para GND e a própria ficha (220V) não têm terra.
GD -> pre amp AZ 3L -> line in duma aparelhagem da philips
só com o pre-amp ligado à aparelhagem já existe ruído de fundo
o amp, aparelhagem, não tem entrada phono nem terminal para GND e a própria ficha (220V) não têm terra.
valves- utilizador iniciado
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Re: technics SL-D303
o fio de terra é a parte, não está na ficha.
desconheço esse pré,...? mas o meu conselho seria em vez de comprar o pré,...
comprar um amp. vintage.
pois ouvir vinil numa aparelhagem não é aconselhado, pois a qualidade deixa mto a desejar
esse prato não parece mau de todo,...
em relação ao ruido pode ser uma má ligação, ou ...
desconheço esse pré,...? mas o meu conselho seria em vez de comprar o pré,...
comprar um amp. vintage.
pois ouvir vinil numa aparelhagem não é aconselhado, pois a qualidade deixa mto a desejar
esse prato não parece mau de todo,...
em relação ao ruido pode ser uma má ligação, ou ...
luis lopes- Equipa Audiopt - Moderação
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Re: technics SL-D303
...não pode devolver o pré??
alegando que não corresponde as espectativas.
o mundo analógico é preciso ponderar com calma e decidir com clareza.
alegando que não corresponde as espectativas.
o mundo analógico é preciso ponderar com calma e decidir com clareza.
luis lopes- Equipa Audiopt - Moderação
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Re: technics SL-D303
o próximo passo é ensaiar o prato com um amp com entrada phono. vou conseguir um antigo.
mas como uso outras fontes de sinal, estava a pensar em comprar um actual, a dúvida é se já fazem a "pré-amplificação", ou se tenho que comprar um pré amp.
estava a ver um cambridge AM10 ou um pionner A209-R. ambos têm entrada phono, por isso suponho que não precise de um pré-amp. estou a pensar bem?
mas como uso outras fontes de sinal, estava a pensar em comprar um actual, a dúvida é se já fazem a "pré-amplificação", ou se tenho que comprar um pré amp.
estava a ver um cambridge AM10 ou um pionner A209-R. ambos têm entrada phono, por isso suponho que não precise de um pré-amp. estou a pensar bem?
valves- utilizador iniciado
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Re: technics SL-D303
Olá, boa tarde.
Se me permitem meter uma colherada, observo alguma dispersão nas considerações anteriores.
Uma cabeça dinâmica, nunca funciona na entrada de linha. Precisa, por isso, sempre de uma entrada Phono ou um Préamp. de Phono separado.
O sintoma que descreve evidencia a necessidade de ligação da massa do Gira-discos à massa do préamp. Phono. A Massa do GD é feita directamente ao corpo do braço e da concha, passando pelo chassis metálico, etc. No Préamp Phono, a massa é a própria caixa, num terminal próprio existente, ou um qualquer parafuso da caixa metálica, nas imediações das fichas RCA. ( a massa das fixas RCA não substitui a massa do chassis).
Uma agulha em perfeitas condições, com peso e ângulo devidamente afinados, é essencial à boa reprodução.
Apenas para terminar, os préamp. de Phono originam sempre um nível de ruído de fundo, por que se trata de circuitos de elevado ganho, ( grande ganho, grande ruído). Mas, em condições normais, o ruído de fundo é apenas perceptível com o volume todo aberto e sem música.
Abraços.
Se me permitem meter uma colherada, observo alguma dispersão nas considerações anteriores.
Uma cabeça dinâmica, nunca funciona na entrada de linha. Precisa, por isso, sempre de uma entrada Phono ou um Préamp. de Phono separado.
O sintoma que descreve evidencia a necessidade de ligação da massa do Gira-discos à massa do préamp. Phono. A Massa do GD é feita directamente ao corpo do braço e da concha, passando pelo chassis metálico, etc. No Préamp Phono, a massa é a própria caixa, num terminal próprio existente, ou um qualquer parafuso da caixa metálica, nas imediações das fichas RCA. ( a massa das fixas RCA não substitui a massa do chassis).
Uma agulha em perfeitas condições, com peso e ângulo devidamente afinados, é essencial à boa reprodução.
Apenas para terminar, os préamp. de Phono originam sempre um nível de ruído de fundo, por que se trata de circuitos de elevado ganho, ( grande ganho, grande ruído). Mas, em condições normais, o ruído de fundo é apenas perceptível com o volume todo aberto e sem música.
Abraços.
Re: technics SL-D303
a agulha que coloquei é uma diamond sr stylus. estava nova. quanto à calibração, não mexi em nada porque não sei no que devo mexer.
Quanto ao pré-amp, posso usar um amplificador vulgar com entrada de phono, certo? Á partida terá um terminal para terra, senão ligo ao chassi.
Quanto ao pré-amp, posso usar um amplificador vulgar com entrada de phono, certo? Á partida terá um terminal para terra, senão ligo ao chassi.
valves- utilizador iniciado
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Re: technics SL-D303
se o amp tiver entrada de phono é so ligar o gd directamente.
normalmente os amp. tem um terminal de grd.
cada agulha têm um peso diferente a ser colocado.
e também têm de se calibrar o anti-skating.
normalmente os amp. tem um terminal de grd.
cada agulha têm um peso diferente a ser colocado.
e também têm de se calibrar o anti-skating.
luis lopes- Equipa Audiopt - Moderação
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Re: technics SL-D303
Olá.
Quanto ao peso, se não sabe as especificações da agulha, o valor médio anda pelos 2gr.
Mesmo correndo o risco de ser chato, porque se calhar todos estão carecas de saber, aqui vai o método : com a agulha montada, braço solto, gire o peso até que o braço permaneça horizontal, (s/ peso). Ajuste o disco métrico para o Zero. Agora gire o conjunto até que o disco indique 2gr.
Quanto ao ajuste da inclinação ( VTA), que é muito importante para a qualidade da reprodução e que está desajustado na maior parte dos casos, mede-se com a agulha pousada num disco ( não use o seu preferido). A agulha deve apontar ligeiramente para trás, formando um ângulo de 20º com a vertical.
No caso de necessitar ajuste, volte a colocar a questão.
Abraços.
Carlos M.
Quanto ao peso, se não sabe as especificações da agulha, o valor médio anda pelos 2gr.
Mesmo correndo o risco de ser chato, porque se calhar todos estão carecas de saber, aqui vai o método : com a agulha montada, braço solto, gire o peso até que o braço permaneça horizontal, (s/ peso). Ajuste o disco métrico para o Zero. Agora gire o conjunto até que o disco indique 2gr.
Quanto ao ajuste da inclinação ( VTA), que é muito importante para a qualidade da reprodução e que está desajustado na maior parte dos casos, mede-se com a agulha pousada num disco ( não use o seu preferido). A agulha deve apontar ligeiramente para trás, formando um ângulo de 20º com a vertical.
No caso de necessitar ajuste, volte a colocar a questão.
Abraços.
Carlos M.
Re: technics SL-D303
caro carlos.
continue o mais chato possivel
assim ficamos todos gratos
continue o mais chato possivel
assim ficamos todos gratos
luis lopes- Equipa Audiopt - Moderação
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Re: technics SL-D303
já consegui afinar o contra peso e o anti-skating (vi um truque por aí para afinar com um cd ). notei diferenças!
falta-me afinar o alinhamento da agulha, mas preciso de imprimir o calibre para comparar. quanto ao ângulo com a vertical, não consigo medir, mas a olho está aproximadamente a 20º
obrigado pelas dicas básicas, que apesar de simples estão a ajudar bastante
falta-me afinar o alinhamento da agulha, mas preciso de imprimir o calibre para comparar. quanto ao ângulo com a vertical, não consigo medir, mas a olho está aproximadamente a 20º
obrigado pelas dicas básicas, que apesar de simples estão a ajudar bastante
valves- utilizador iniciado
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Re: technics SL-D303
já agora onde viste esse truque?
luis lopes- Equipa Audiopt - Moderação
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Re: technics SL-D303
http://www.audiokarma.org/forums/archive/index.php/t-48087.html
depois de ressuscitar um velhinho rotel RA1210 consegui finalmente um som decente. Agora, e uma vez que o amplificador é um verdadeiro mono e têm um selector meio avariado e que provoca ruídos, estava a pensar num AMP "moderno".
Até 200-300 o que recomendam ? solução integrada já com pre-amp e com um canal auxiliar
também estou a pensar em colocar uma agulha nova e/ou cabeça mais agulha. a fixação das cabeças aos braços é standard (rosca), bem como da célula+agulha à cabeça ?
depois de ressuscitar um velhinho rotel RA1210 consegui finalmente um som decente. Agora, e uma vez que o amplificador é um verdadeiro mono e têm um selector meio avariado e que provoca ruídos, estava a pensar num AMP "moderno".
Até 200-300 o que recomendam ? solução integrada já com pre-amp e com um canal auxiliar
também estou a pensar em colocar uma agulha nova e/ou cabeça mais agulha. a fixação das cabeças aos braços é standard (rosca), bem como da célula+agulha à cabeça ?
valves- utilizador iniciado
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Re: technics SL-D303
Olá, bom dia.
Bem, adquirir novos equipamentos, é só por si, já uma actividade muito apreciada entre audiófilos.
Mas sou também conhecedor de que uma grande percentagem dos equipamentos que vão ficando arrumados, nunca chegaram a "dar o litro". Apenas porque as pessoas pensam que avarias e defeitos são características e por isso...lixo com eles !
O meu amigo nunca vai adquirir um amplif. melhor do que esse Rotel, pelos tais 300 eur.
Os ruídos do comutador (e, de resto, de todos os outros componentes móveis) são muito simples de resolver - muito embora deva ser feito com responsabilidade.
Também, se é como nos fez pensar, o aparelho deve ter tido umas férias muuuuito prolongadas . Resultado, o que vc está a ouvir, fica muito longe do que é na realidade esse Rotel.
Só como exemplo, os condensadores estão (quase de certeza) desactivados ou alterados. Isso, no andar de Phono, é redundante. Resulta num funcionamento com maior ruído de fundo e uma resposta indefinida.
Um dos trabalhos que eu executo é precisamente recondicionar esse tipo de aparelhos que, embora sejam de alta qualidade ( muito melhor do que os que pensa comprar ), nunca tiveram a sorte de se verem revistos e "upgratados".
Diga-me quantas vezes mudou o óleo ao seu carro, desde que "arrumou" o Rotel ?
Na minha opinião, muito antes de substituir, deveria ser colocado o aparelho a 100% ( que neste caso seriam 200%, porque podemos torná-lo muito mais actualizado e competitivo ).
Garantidamente, este é um investimento de qualidade.
Abraços.
Carlos Mêda
Bem, adquirir novos equipamentos, é só por si, já uma actividade muito apreciada entre audiófilos.
Mas sou também conhecedor de que uma grande percentagem dos equipamentos que vão ficando arrumados, nunca chegaram a "dar o litro". Apenas porque as pessoas pensam que avarias e defeitos são características e por isso...lixo com eles !
O meu amigo nunca vai adquirir um amplif. melhor do que esse Rotel, pelos tais 300 eur.
Os ruídos do comutador (e, de resto, de todos os outros componentes móveis) são muito simples de resolver - muito embora deva ser feito com responsabilidade.
Também, se é como nos fez pensar, o aparelho deve ter tido umas férias muuuuito prolongadas . Resultado, o que vc está a ouvir, fica muito longe do que é na realidade esse Rotel.
Só como exemplo, os condensadores estão (quase de certeza) desactivados ou alterados. Isso, no andar de Phono, é redundante. Resulta num funcionamento com maior ruído de fundo e uma resposta indefinida.
Um dos trabalhos que eu executo é precisamente recondicionar esse tipo de aparelhos que, embora sejam de alta qualidade ( muito melhor do que os que pensa comprar ), nunca tiveram a sorte de se verem revistos e "upgratados".
Diga-me quantas vezes mudou o óleo ao seu carro, desde que "arrumou" o Rotel ?
Na minha opinião, muito antes de substituir, deveria ser colocado o aparelho a 100% ( que neste caso seriam 200%, porque podemos torná-lo muito mais actualizado e competitivo ).
Garantidamente, este é um investimento de qualidade.
Abraços.
Carlos Mêda
Re: technics SL-D303
Encontrei este site com as características do Rotel RA1210:
http://audio-database.com/ROTEL/amp/ra-1210-e.html
Reparei que a entrada phono2 permite o ajuste da impedância e do ganho, coisa muito rara em amplificadores de hoje.
O único pormenor menos positivo será o tipo de terminais de ligação às colunas, mas penso que não deverá ser difícil a substituição por outros terminais ou mesmo adaptar os cabos de coluna (se forem mais grossos que os orifícios) para caberem nos terminais originais.
Penso vale a pena tentar a reparação/melhoramento do amplificador.
Também reparei que estava um para venda no ebay por 199€
http://audio-database.com/ROTEL/amp/ra-1210-e.html
Reparei que a entrada phono2 permite o ajuste da impedância e do ganho, coisa muito rara em amplificadores de hoje.
O único pormenor menos positivo será o tipo de terminais de ligação às colunas, mas penso que não deverá ser difícil a substituição por outros terminais ou mesmo adaptar os cabos de coluna (se forem mais grossos que os orifícios) para caberem nos terminais originais.
Penso vale a pena tentar a reparação/melhoramento do amplificador.
Também reparei que estava um para venda no ebay por 199€
jpinto- utilizador dedicado
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Re: technics SL-D303
esse rotel vale a pena fazer-lhe uma intervenção
sendo MONO é uma questão de gosto...(as celulas são mais caras)
em relação as entradas das colunas é também um processo simples para muda-las.
o principal é falar com o doutor e ver qual a opinião dele referente ao mono, e a operação do bicho...
sendo MONO é uma questão de gosto...(as celulas são mais caras)
em relação as entradas das colunas é também um processo simples para muda-las.
o principal é falar com o doutor e ver qual a opinião dele referente ao mono, e a operação do bicho...
luis lopes- Equipa Audiopt - Moderação
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Re: technics SL-D303
Recupera o Rotel!
Acredita que vale mesmo muito a pena e gastas muito menos do que pensas. Eu melhorei o meu NAD312 (upgrade do 302 que é o sucessor do 3020) e toca muito melhor do que quando era novo. E tenho um Rotel 820BX4 a ser renovado neste momento. Os amplificadores (e tantos outros componentes) nunca dão tudo o que podem dar por limitações dos orçamentos quando são produzidos. Além disso soma-se o envelhecimento natural dos electroliticos. No entanto uma afinação das correntes de repouso e upgrade dos condensadores fazem autenticas maravilhas. Desde que se saiba o que se está a fazer não há problema nenhum.
Só uma advertencia: há muita gente que pensa que basta meter uns condensadores maiores na fonte e mehora imediatamente o som. ERRADO! Os valores dos condensadores de origem não foram limitados só pelo orçamento disponível pelo fabricante. Ou melhor, foram, mas não só porque eram mais baratos em si, há outras coisas influenciadas por eles:
-Ao aumentar os condensadores aumenta-se a corrente necessária para os carregar ao ligar o que pode levar a um imenso stress nos diodos/pontes rectificadoras usadas e levá-los a fritar.
-Por outro lado a maior disponibilidade de corrente para os transistores de saída leva-os a poder trabalhar a maiores potencias o que leva a maior dissipação de calor o que implica dissipadores que têm de ser maiores. Pode não haver dissipador suficiente e há queima dos transistores de saída (os CambridgeAudio trabalham no limite já de origem por exemplo e acabam por queimar muitas vezes mesmo sem alterações).
Em resumo é preciso fazer o trabalho de casa antes, ver se as pontes/diodos podem suportar o aumento de corrente e ver se há dissipação suficiente.
A Rotel é conhecida por ter optimos amplificadores e boa construção de base (os chassis dos modelos mais baratos é que não é tão boa mas a electronica é, e é isso que toca). O meu trazia de origem material já muito bom com condensadores Nichicon Muse na entrada phono, Elnas e Rubycons, para além de um grande transformador toroidal.
Dito isto: MELHORA O ROTEL
Acredita que vale mesmo muito a pena e gastas muito menos do que pensas. Eu melhorei o meu NAD312 (upgrade do 302 que é o sucessor do 3020) e toca muito melhor do que quando era novo. E tenho um Rotel 820BX4 a ser renovado neste momento. Os amplificadores (e tantos outros componentes) nunca dão tudo o que podem dar por limitações dos orçamentos quando são produzidos. Além disso soma-se o envelhecimento natural dos electroliticos. No entanto uma afinação das correntes de repouso e upgrade dos condensadores fazem autenticas maravilhas. Desde que se saiba o que se está a fazer não há problema nenhum.
Só uma advertencia: há muita gente que pensa que basta meter uns condensadores maiores na fonte e mehora imediatamente o som. ERRADO! Os valores dos condensadores de origem não foram limitados só pelo orçamento disponível pelo fabricante. Ou melhor, foram, mas não só porque eram mais baratos em si, há outras coisas influenciadas por eles:
-Ao aumentar os condensadores aumenta-se a corrente necessária para os carregar ao ligar o que pode levar a um imenso stress nos diodos/pontes rectificadoras usadas e levá-los a fritar.
-Por outro lado a maior disponibilidade de corrente para os transistores de saída leva-os a poder trabalhar a maiores potencias o que leva a maior dissipação de calor o que implica dissipadores que têm de ser maiores. Pode não haver dissipador suficiente e há queima dos transistores de saída (os CambridgeAudio trabalham no limite já de origem por exemplo e acabam por queimar muitas vezes mesmo sem alterações).
Em resumo é preciso fazer o trabalho de casa antes, ver se as pontes/diodos podem suportar o aumento de corrente e ver se há dissipação suficiente.
A Rotel é conhecida por ter optimos amplificadores e boa construção de base (os chassis dos modelos mais baratos é que não é tão boa mas a electronica é, e é isso que toca). O meu trazia de origem material já muito bom com condensadores Nichicon Muse na entrada phono, Elnas e Rubycons, para além de um grande transformador toroidal.
Dito isto: MELHORA O ROTEL
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Re: technics SL-D303
tenho o amplificador num amigo para corrigir os pequenos pormenores de que falei. apenas vai fazer revisão dos componentes.
Quanto à cabeça para o prato, encontrei a SHURE M44-7, que pelo que percebi equipa muitos pratos technics e parece ter boa reputação. só estou em dúvida relativamente a uma ortofon arkiv, uma vez que a shure tem agulha esférica e a ortofon tem agulha elíptica. Os preços é ela por ela.
Quanto à cabeça para o prato, encontrei a SHURE M44-7, que pelo que percebi equipa muitos pratos technics e parece ter boa reputação. só estou em dúvida relativamente a uma ortofon arkiv, uma vez que a shure tem agulha esférica e a ortofon tem agulha elíptica. Os preços é ela por ela.
valves- utilizador iniciado
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Re: technics SL-D303
Boa, ficamos à espera para saber as novidades
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Re: technics SL-D303
meu caro, penso que se não estou enganado essa ortofon é direccionada para dj
se optar pela ortofon, tem uma muito boas na gama: super om.
se optar pela ortofon, tem uma muito boas na gama: super om.
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Re: technics SL-D303
sim, tanto a ortofon akiv como a shure são cabeças/agulhas mais vocacionadas para dj's, mas a verdade é que só nessas lojas (tugas) é que encontro conjuntos cabeça/agulhas que pelo que pesquiso parecem ser OK.
valves- utilizador iniciado
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Re: technics SL-D303
as celulas dj são agulhas com mais resistência por causa da sua utilização.
mas em termos de audio ficam a trás das celulas audiofilas.
e existem muitas lojas por cá ....
mas em termos de audio ficam a trás das celulas audiofilas.
e existem muitas lojas por cá ....
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