Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cabo de Alimentação de Amplificador

+2
manel1
PedroCoelho
6 participantes

Ir para baixo

cabo - Cabo de Alimentação de Amplificador  Empty Cabo de Alimentação de Amplificador

Mensagem  PedroCoelho 3/12/2014, 18:33

Boa Noite,

Ao querer voltar a ligar o meu amplificador Pioneer SA-7800 de 1980, deparei-me com a falta do cabo de alimentação.

Poderei ligar um vulgar cabo de alimentação de 220 volts ao aparelho ou o cabo terá de obedecer a certas e determinadas caracteristicas que eu desconheço?

O link onde se pode ver o aparelho está abaixo:

https://www.google.pt/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0CAcQjRw&url=http%3A%2F%2Fwww.audioscope.net%2Fpioneer-sa7800-amplifier-p-1222.html&ei=5lZ_VLLKC4fPaLW2gsgB&bvm=bv.80642063,d.d2s&psig=AFQjCNGvaTZmddXwmGocRDqL0iC-faZYWw&ust=1417717864555595

Obrigado:(
PedroCoelho
PedroCoelho
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 6
Idade : 51
Localização : Viseu
Ocupação : Advogado / Agente de Execução
Interesses : Música; Desporto
Data de inscrição : 01/12/2014
Pontos/Reputação : 18

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo de Alimentação de Amplificador  Empty Re: Cabo de Alimentação de Amplificador

Mensagem  manel1 3/12/2014, 19:23

Viva

Sim, pode ligar um vulgar cabo de alimentação, mas poderá sentir alguma melhoria no som se usar um cabo de melhor qualidade, de preferência blindado (com malha de protecção contra interferências EMI e RFI).

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo de Alimentação de Amplificador  Empty Re: Cabo de Alimentação de Amplificador

Mensagem  PedroCoelho 3/12/2014, 19:42

Obrigado manel1,

Ser+a que me pode dizer onde poso comprar um cabo desses que fala em condições?

Fnac? Worten?
Loja mais indicada?

Obrigado.
PedroCoelho
PedroCoelho
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 6
Idade : 51
Localização : Viseu
Ocupação : Advogado / Agente de Execução
Interesses : Música; Desporto
Data de inscrição : 01/12/2014
Pontos/Reputação : 18

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo de Alimentação de Amplificador  Empty Re: Cabo de Alimentação de Amplificador

Mensagem  manel1 3/12/2014, 20:42

Viva

Estive a dar uma vista de olhos mais atenta ao aparelho e tendo em conta que não sei quais os restantes elementos do sistema, apenas posso dizer que para já um cabo decente, que não comprometa a entrega de corrente e a segurança será suficiente, algo deste género:
http://www.fnac.pt/Belkin-Cabo-de-Alimentacao-Euro-1-8m-Cabo-Informatica-Outros-Cabos/a354494

Apenas conheço a marca, pelo facto de ter boa reputação de vender material bom a custo acessível, penso que não é com este cabo que vai sentir as melhorias de que falei, apenas pode dormir descansado, pois para sentir melhorias é preciso gastar bem mais, mas provavelmente o seu sistema não estará ao nível de dar conta das melhorias que bons cabos poderiam trazer, por isso recomendo algo identico ao que indiquei.

Pode e deve dar uma vista de olhos nos classificados do fórum, pode ser que encontre algo a um preço que possa comportar e que sem dúvida será de maior qualidade do que o que eu indiquei, mas como disse, com equipamentos deste nível não vale a pena gastar muito dinheiro em cabos de corrente, pois, até porque ainda há os de inteconecção e coluna, que em equipamentos deste nível fazem mais diferênça na qualidade de som.

Boas compras

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo de Alimentação de Amplificador  Empty Re: Cabo de Alimentação de Amplificador

Mensagem  PedroCoelho 3/12/2014, 21:17

Agradeço muito a honestidade da sua resposta. Foi muito util.
Até breve.

Irei dar uma vista de olhos aos classificados também, porque vou precisar de umas colunas decentes para acoplar ao aparelho.

Tenho actualmente umas velhinhas mercuriale dos anos 80
PedroCoelho
PedroCoelho
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 6
Idade : 51
Localização : Viseu
Ocupação : Advogado / Agente de Execução
Interesses : Música; Desporto
Data de inscrição : 01/12/2014
Pontos/Reputação : 18

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo de Alimentação de Amplificador  Empty Re: Cabo de Alimentação de Amplificador

Mensagem  ricardo onga-ku 4/12/2014, 09:08

Esse cabo da Belkin é barato, mas não difere em nada do cabo da minha chaleira eléctrica ou do esterilizador de biberões que tivemos lá em casa (talvez na secção dos condutores?).
Se estiver longe da FNAC pode deslocar-se a qualquer loja que venda artigos eléctricos e comprar um cabo vulgar.

O meu conselho é que "guarde" as despesas em cabos até ter todo o sistema montado e um som que o satisfaça...a menos que os fundos sejam ilimitados, claro. Wink

R
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo de Alimentação de Amplificador  Empty Re: Cabo de Alimentação de Amplificador

Mensagem  PedroCoelho 4/12/2014, 10:18

Uma das dúvidas que tinha, pois percebo pouco ou nada de eletricidade, era se, ligando um cabo diferente do original, poderia eventualmente danificar o aparelho ou estragar tudo..
Pelos vistos não! Logo que a extremidade seja tripartida e entre no amplificador.. é mais fácil do que eu pensava.

Ja que o velhinho SA 7800 Pionner durou tantos anos e está muito bem conservado, não queria queimá-lo agora!

PedroCoelho
PedroCoelho
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 6
Idade : 51
Localização : Viseu
Ocupação : Advogado / Agente de Execução
Interesses : Música; Desporto
Data de inscrição : 01/12/2014
Pontos/Reputação : 18

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo de Alimentação de Amplificador  Empty Re: Cabo de Alimentação de Amplificador

Mensagem  Mfigueiredo 4/12/2014, 22:45

Boas Pedro Coelho.

Se tiver aí por casa um cabo de PC que não esteja a ser preciso e se a entrada do cabo de alimentação no amplificador for do mesmo tipo da ficha da imagem, pode usá-lo sem qualquer problema. É uma ligação standard sem qualquer pretensão audiófila, mas é mais que suficiente para esse amplificador. Pelo menos para começar.

Tenho a certeza que o cabo original não era melhor do que o do PC.

http://www.rrrod.com/images/IEC.jpg
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo de Alimentação de Amplificador  Empty Re: Cabo de Alimentação de Amplificador

Mensagem  PedroCoelho 5/12/2014, 17:45

Obrigado Caro Figueiredo,

Ja vou ligar a máquina mais daqui a bocado!

Pelos vistos também es de Viseu?

Abraço.
PedroCoelho
PedroCoelho
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 6
Idade : 51
Localização : Viseu
Ocupação : Advogado / Agente de Execução
Interesses : Música; Desporto
Data de inscrição : 01/12/2014
Pontos/Reputação : 18

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo de Alimentação de Amplificador  Empty Re: Cabo de Alimentação de Amplificador

Mensagem  Carlomar 15/12/2014, 23:18

manel1 escreveu:Viva

Sim, pode ligar um vulgar cabo de alimentação, mas poderá sentir alguma melhoria no som se usar um cabo de melhor qualidade, de preferência blindado (com malha de protecção contra interferências EMI e RFI).

Subscrevo inteiramente o Manel1.

Amigo Pedro Coelho,

È claro que pode usar um cabo vulgar com isolamento correto para a tenção de alimentação 230V sem qualquer problema de segurança, mas um bom cabo de corrente pode faz diferença no som.
Assim como trocar os cabos de coluna ou de interligação.

Eu construi um cabo de power com cabo LAPP Kabel de 1,5mm blindado, apenas 1 metro de comprimento e uma ficha schuko da legrand de pinos em latão, (pelo menos são amarelos) do AKI e faz uma diferença ENORME. Só um surdo pode negar.
O cabo mandei vir da AudioPhonics, que vende a metro por 2,90€ o metro.
E olhe que não tenho ouvidos de "ouro". Há pessoas com muito melhor ouvido do que eu.
E todos os amigos a quem emprestei o cabo sentiram a diferença.
Um desses amigos já nem deixa o cabo sair lá de casa. Very Happy
Se ele ler este Post que se pronuncie.

Um cabo com boas características para audio não tem nada a ver com um cabo vulgar em termos de sonoridade e timbre.
Embora muita gente não acredite.
Por isso quando lhe disserem que um cabo vulgar de electricista ou fio de candeeiro faz o mesmo efeito que o cabo dedicado para Audio, não acredite!

Agora o efeito pode ser benéfico ou não, tudo depende das sinergias, e do sistema.
Por isso um cabo seja de coluna, interligação ou de corrente serve para fazer o "tempero" final do sistema.

Eu tenho vários cabos de corrente e alguns tem efeitos contrários: Um tornam o som mais quente outros mais frio, outros dão velocidade, outros dinâmica, e quase todos acrescentam limpeza e silencio.
Um cabo só de cobre faz uma diferença Enorme de um cabo de cobre prateado.
A forma, a geometria, o tipo de constroção, a blindagem simples, dupla ou tripla, o amortecimento mecânico de vibrações, a secção, etc, alteram as características de uma cabo de corrente.
Atenção que não estou a defender que se gastem fortunas em cabos. O exemplo que dei foi de um cabo de 2,90 o metro!

Amigo Figueiredo,

Eu sei que o amigo também era um pouco céptico em relação cabos, até pela sua actividade profissional, mas acho que já percebeu que, assim como duas resistências, do mesmo valor ohmico, de fabricantes diferentes, tem timbres diferentes, também os cabos.
Da  próxima vez que eu for ai a Viseu, vou lhe levar uns cabos de corrente bem diferentes entre si e vai ver que vai ouvir diferença. Very Happy

Depois há outra , a qualidade dos contactos(fichas).
Neste campo sei que o Figueiredo não tem duvidas daquilo que digo, pois já li Posts seus sobre a importancia dos contactos na transferência de energia.

Cumprimentos
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo de Alimentação de Amplificador  Empty Re: Cabo de Alimentação de Amplificador

Mensagem  wharfie 16/12/2014, 08:55

"Um desses amigos já nem deixa o cabo sair lá de casa.  Very Happy  "

Epah, corro sérios riscos em admitir publicamente que roubei um cabo de alimentação, mas acho que vale bem a pena para que percebam que os benefícios existem e são bastante audíveis!  Laughing

Pois é, se não fosse o carlomar a mostrar-me a diferença que um bom cabo de alimentação pode fazer num sistema, facilmente me deixaria levar pelos inúmeros posts de incredulidade relativos ao tópico...
Neste momento tenho um cabo diy que o Carlos me emprestou para o meu amplificador de potência classe D, e é impossível voltar ao cabo que vinha com o equipamento. Também cheguei a testar no meu mydac e custou muito vê-lo a fugir de casa, pois foi outro nível de performance que foi desbloqueado. O que verifiquei, foi uma absolutamente notável mutação no grave e médio grave, muito mais encorpado, e no geral, um maior nível de transparência e suavidade na gama alta. O background musical também ficou menos confuso, como se fosse muito mais fácil seguir uma peça musical mais complexa, especialmente a volumes mais elevados de pressão sonora!
Neste momento estou é indeciso relativamente ao cabo que héi-de escolher para os restantes componentes, DAC, DSP, CDP, pré, etc...

Mas também tenho a dizer que onde estou a morar, os problemas eléctricos são absolutamente horríveis, com flutuações enormes ao longo do dia e com uma serralharia industrial a 200m de distância... o que significa que só à noite é que consigo ouvir aquilo que o meu sistema é capaz de fazer. Quero dizer com isto, que talvez sob certas e determinadas circunstâncias estas melhorias sejam um pouco mais subtis do que no meu caso.
E tendo testado o cabo do carlomar e outro que se encontra à venda em algumas lojas segundo consta, e que era tão robusto e tão espesso que nem conseguia quase manuseá-lo de maneira conveniente, posso dizer que o primeiro mostrou melhor sinergia com a minha amplificação. Héi-de devolvê-lo... mas vou fingindo umas desculpas até o fazer.  Laughing
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 152
Idade : 41
Localização : Odivelas
Data de inscrição : 09/06/2009
Pontos/Reputação : 340

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo de Alimentação de Amplificador  Empty Re: Cabo de Alimentação de Amplificador

Mensagem  Mfigueiredo 16/12/2014, 22:19

Boas.

Pedro Coelho. Peço desculpa mas apenas agora vi o teu post. Sim, sou da cidade com melhor qualidade de vida do país!!! Um dia poderemos combinar um encontro para um cafezito.

Bom, para começar, como eu disse, e sem gastar dinheiro, o cabo do PC é mais do que suficiente.

Carlomar, (Olá amigo)!

Eu não duvido que cada cabo tenha a sua influência no resultado final. Longe de mim tal ideia. O cabo de alimentação é uma parte de um todo que é o sistema. Aliás, os meus cabos de alimentação (os que estão em estado definitivo), são blindados. Tenho LAPP Kabel, General Cable e outra marca qualquer que não me lembro, não é importante. Fui fazendo experiências ao longo do tempo. É fundamental isolar o cabo de alimentação das interferências exteriores e para isso serve a blindagem. Quanto ao tipo de metal...Não sei se há diferenças audíveis PARA MIM.

Os contactos são fundamentais! E nunca nos devemos esquecer que metade do contacto é a tomada que está na parede. Mudar só metade do contacto não resolve o problema. E já agora, para atacar o problema de forma profunda, não devemos esquecer o resto da cadeia de alimentação.



Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo de Alimentação de Amplificador  Empty Re: Cabo de Alimentação de Amplificador

Mensagem  ricardo onga-ku 16/12/2014, 22:47

Graças ao Ing. Zé Socas temos energia mais limpa (e mais cara...deve ser audiófila):

cabo - Cabo de Alimentação de Amplificador  1y4841

R
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo de Alimentação de Amplificador  Empty Re: Cabo de Alimentação de Amplificador

Mensagem  Mfigueiredo 16/12/2014, 23:36

ricardo onga-ku escreveu:Graças ao Ing. Zé Socas temos energia mais limpa (e mais cara...deve ser audiófila):

cabo - Cabo de Alimentação de Amplificador  1y4841

R

Não é exactamente assim.

http://www.publico.pt/economia/noticia/portugal-esta-entre-os-paises-europeus-com-os-precos-da-energia-mais-caros-1636846

E aqui o preço já está ajustado ao poder de compra. E o combustível para produzir electricidade (quando é preciso), é ao mesmo preço independentemente do poder de compra.

O nosso problema maior ainda são os combustíveis líquidos. E a falta de dimensão!


Última edição por Mfigueiredo em 16/12/2014, 23:37, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correcção)
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo de Alimentação de Amplificador  Empty Re: Cabo de Alimentação de Amplificador

Mensagem  ricardo onga-ku 17/12/2014, 09:35

Eu referia-me à subsidiação da energia éolica:

http://www.portal-energia.com/o-mito-da-energia-eolica-na-europa/

R
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo de Alimentação de Amplificador  Empty Re: Cabo de Alimentação de Amplificador

Mensagem  Mfigueiredo 17/12/2014, 10:52

Bom dia.

Embora seja um pouco "off-topic", este assunto tem a aver com a energia que temos disponível para alimentar os nossos equipamentos.

A energia de origem eólica é bastante mais cara do que a de fontes tradicionais (carvão, gás natural, nuclear). A energia com origem em painéis solares é ainda muito mais cara.

O problema maior põe-se na opção a tomar! Qual a fonte a escolhar? A mais barata? A mais "limpa"? A mais sustentável?

E há sempre que ter em conta os "lobbies" que defendem a sua tecnologia e usam os argumentos mais variados para a suportarem. O do link enviado pelo Ricardo é bem exemplo de meias-verdades que dão muito jeito.

Um abraço.
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo de Alimentação de Amplificador  Empty Re: Cabo de Alimentação de Amplificador

Mensagem  ricardo onga-ku 17/12/2014, 11:34

Acho que todos concordamos que devemos optar pela energia mais limpa, a questão é perceber porque temos de ser nós os contribuintes a financiar a transição e não os produtores e fornecedores...

Um abraço,
Ricardo
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo de Alimentação de Amplificador  Empty Re: Cabo de Alimentação de Amplificador

Mensagem  manel1 18/12/2014, 19:10

Os interessados em saber um pouco mais sobre cabos de alimentação poderão acerder a mais informação neste tópico: http://www.audiopt.net/t13835-cabos-de-corrente-teoria-e-a-experiencia-de-cada-forista

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo de Alimentação de Amplificador  Empty Re: Cabo de Alimentação de Amplificador

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos