Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

cabo supra (alimentação)

4 participantes

Ir para baixo

cabo supra (alimentação) Empty cabo supra (alimentação)

Mensagem  Convidad 16/12/2007, 21:24

boas ,gostava de fazer um cabo de alimentação para um amplificador. Arranjei um 1 metro de cabo supra (3/ 2,5) exise um dilema quanto ao condutor de terra se liga ou não se liga ..alguem tem para ai um boneco com as das ditas ligaçãoes do cabo ...cumps jocker:partyman:

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

cabo supra (alimentação) Empty Re: cabo supra (alimentação)

Mensagem  Blink 16/12/2007, 22:36

Olá boa noite, é sempre bom experimentar e fazermos nós as coisas simples, em relação á tua pergunta eu posso responder dizendo como alterei os meus.

O fio de terra está desligado tanto na ficha IEC como Schuko, a única coisa que liga na massa da ficha IEC é folha de alumínio que com um pouco de cuidado se torce e aperta no parafuso de terra, ficando os condutores encapsulados para não transmitirem RF/EMI e contaminarem os restantes cabos.

Para mim é a melhor opção e resulta no meu sistema, mas não á nada como experimentar.

Por norma desligo todos os fios de terra.

Cumpts,
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

cabo supra (alimentação) Empty Re: cabo supra (alimentação)

Mensagem  Convidad 16/12/2007, 23:09

jocker escreveu:boas ,gostava de fazer um cabo de alimentação para um amplificador. Arranjei um 1 metro de cabo supra (3/ 2,5) exise um dilema quanto ao condutor de terra se liga ou não se liga ..alguem tem para ai um boneco com as das ditas ligaçãoes do cabo ...cumps jocker:partyman:
http://en.wikipedia.org/wiki/Earthing_system affraid

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

cabo supra (alimentação) Empty Re: cabo supra (alimentação)

Mensagem  Astra 17/12/2007, 09:49

blink escreveu:Olá boa noite, é sempre bom experimentar e fazermos nós as coisas simples, em relação á tua pergunta eu posso responder dizendo como alterei os meus.

O fio de terra está desligado tanto na ficha IEC como Schuko, a única coisa que liga na massa da ficha IEC é folha de alumínio que com um pouco de cuidado se torce e aperta no parafuso de terra, ficando os condutores encapsulados para não transmitirem RF/EMI e contaminarem os restantes cabos.

Para mim é a melhor opção e resulta no meu sistema, mas não á nada como experimentar.

Por norma desligo todos os fios de terra.

Cumpts,


Claro que é sempre bom experimentar, especialmente quando sabemos o que estamos a fazer o que, nítidamente, não é o caso. Vir para um fórum recomendar soluções que implicam quebras de segurança é, no mínimo, inaceitável.

Astra
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 207
Data de inscrição : 03/06/2007
Pontos/Reputação : 84

Ir para o topo Ir para baixo

cabo supra (alimentação) Empty Re: cabo supra (alimentação)

Mensagem  Convidad 17/12/2007, 19:51

boas ,obrigado pela atenção despendida ,resumindo ,fio de terra fora e ligar massa(fita de aluminio) ao borne de terra tanto ,na IEC como na schuk..vou testar cumps.. jocker

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

cabo supra (alimentação) Empty Re: cabo supra (alimentação)

Mensagem  Blink 17/12/2007, 20:16

jocker escreveu:boas ,obrigado pela atenção despendida ,resumindo ,fio de terra fora e ligar massa(fita de aluminio) ao borne de terra tanto ,na IEC como na schuk..vou testar cumps.. jocker

Caro jocker nos meus e como disse acima só tenho a tal fita de alumínio ligada só á IEC, não a tenho ligada na Schuko.

Se não notar diferenças pode sempre voltar a ligar o fio de terra, esta técnica é usada para os componentes hi-fi não absorverem as cargas parasitárias provenientes de outros aparelhos como firgoríficos, máquinas de lavar, etc que por várias razões escoam correntes pelo fio de terra.

Sempre ao dispor.
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

cabo supra (alimentação) Empty Re: cabo supra (alimentação)

Mensagem  Nochnoi gost 17/12/2007, 20:38

Nos Supra de origem, se nao estou em erro, a fita esta ligada do lado da ficha de parede (Schuko) e desligada na IEC. Pessoalmente tenho uma alimentaçao assim feita tambem desde o quadro electrico ate aos componentes AV (tem alimentaçao exclusiva) ja que uso cabo de corrente de parede com os 3 conectores e blindagem. Essa blindagem liga a terra na entrada (quadro) e esta desligada nas tomadas.

A terra em si esta ligada na mesma, e sempre por motivos de segurança (se nao estamos a "levantar" grounds o que possibilita aos aparelhos acumularem estatica, ou seja potencial electrico ja que nao estao "a zero", e descargan corrente atraves de nos se lhes tocarmos... o que pode ser muito ma ideia Very Happy).
Nochnoi gost
Nochnoi gost
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 525
Idade : 53
Localização : Lisboa...
Interesses : Estou neste forum, certo :)?
Data de inscrição : 07/06/2007
Pontos/Reputação : 190

Ir para o topo Ir para baixo

cabo supra (alimentação) Empty Re: cabo supra (alimentação)

Mensagem  Blink 17/12/2007, 21:28

Nochnoi gost escreveu:Nos Supra de origem, se nao estou em erro, a fita esta ligada do lado da ficha de parede (Schuko) e desligada na IEC. Pessoalmente tenho uma alimentaçao assim feita tambem desde o quadro electrico ate aos componentes AV (tem alimentaçao exclusiva) ja que uso cabo de corrente de parede com os 3 conectores e blindagem. Essa blindagem liga a terra na entrada (quadro) e esta desligada nas tomadas.

A terra em si esta ligada na mesma, e sempre por motivos de segurança (se nao estamos a "levantar" grounds o que possibilita aos aparelhos acumularem estatica, ou seja potencial electrico ja que nao estao "a zero", e descargan corrente atraves de nos se lhes tocarmos... o que pode ser muito ma ideia Very Happy).

Não há verdades absolutas, de facto já dissequei um supra lorad e a blindagem tem um efeito resistivo com o isolamento interior e no cabo que desmontei não ligava em nenhuma ficha, aliás até parece recomendação da Supra, é um tipo de patente da supra, que eu não acredito muito.

Também devo dizer que muitos aparelhos nem têm ligado a terra no pino da ficha IEC. Claro que o ideal são os aparelhos duplamente isolados que não têm terra.

No meu caso e depois de ter experimentado vários setups liguei em todos os cabos todas as malhas de blindagem só ás fichas IEC, e evitei alguns dissabores de ground loops, fiquei sem ruidos de fase, só, porque os cabos de corrente não fazem milagres, não melhoram o som, na minha opinião claro, e não tenho nenhum cabo de HI-FI ligado á terra.

Cumpts,
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

cabo supra (alimentação) Empty Re: cabo supra (alimentação)

Mensagem  Nochnoi gost 17/12/2007, 22:19

Eu tenho todos os componentes com uma terra propria, diferente da do resto da casa.

De qualquer forma, a blindagem nao esta la para proteger a corrente, esta la para proteger os componentes AV dos campos gerados pela passagem de electricidade no cabo electrico. E se esses campos geram carga na blindagem, essa carga so é dissipada com ligaçao a terra (pessoalmente medi mesmo uma carga baixita na blindagem, antes de a ligar a terra)
Nochnoi gost
Nochnoi gost
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 525
Idade : 53
Localização : Lisboa...
Interesses : Estou neste forum, certo :)?
Data de inscrição : 07/06/2007
Pontos/Reputação : 190

Ir para o topo Ir para baixo

cabo supra (alimentação) Empty Re: cabo supra (alimentação)

Mensagem  Convidad 17/12/2007, 23:15

A linha de terra não foi pensada para melhorar o som, mas sim para efeitos de protecção, acho um erro desligá-la, quando os aparelhos vêm preparados para trabalhar com ela.
Segundo a Supra, a blindagem não será necessário ligar, uma vez que o material utilizado no condutor de terra permite uma passagem parcial para a blindagem.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

cabo supra (alimentação) Empty Re: cabo supra (alimentação)

Mensagem  Blink 18/12/2007, 10:09

FReis escreveu:A linha de terra não foi pensada para melhorar o som, mas sim para efeitos de protecção, acho um erro desligá-la, quando os aparelhos vêm preparados para trabalhar com ela.
Segundo a Supra, a blindagem não será necessário ligar, uma vez que o material utilizado no condutor de terra permite uma passagem parcial para a blindagem.

Correcto, e existem normas que as marcas têm que cumprir para poderem vêr os equipamentos certificados e os poderem lançar no mercado.

Mas tudo o que eu disse é o que penso que para mim e para muitos outros estará correcto, é sabido que todos os aparelhos ligados entre si com terras vão ou poderão ter ground loops até através dos ICs, mas teriamos aqui assunto para muitos posts. São vários os foruns que participo lá fora em que esta questão é pertinente, mesmo aqui ao lado há um Sr. TD que advoga a mesma tese.

Claro que se tiverem os aparelhos em tijoleira e forem lá descaços ou molhados, aí o seguro morreu de velho, até com terra pode ter um pequeno susto, as terras geralmente estão muito mal ligadas, ninguém sabe o que está debaixo de terra princpalmente se a casa fôr antiga (a minha tem 34 anos) até pode nem haver ligação ou estar ligada ao cano da água ou a um tubo que já oxidou no tempo.

Não digo e nunca direi desliguem a terra, mas posso dizer eu desligo as minhas terras e estou satisfeito com os resultados, esqueçam o moderador eu sou o forista blink, não sou nenhum guru, estou sempre a aprender com todos, e é isto que se chama democracia de um forum.

Não podem seguir á risca todos os meus pensamentos e feituras, é só para analisarem ou passarem á frente, não quero ter remorssos de alguém ficar preso e electrocutado num amplificador.

Cumpts,
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

cabo supra (alimentação) Empty Re: cabo supra (alimentação)

Mensagem  pbarata 18/12/2007, 22:45

No cabo se sector Supra a malha de metal (screen ) não deve ligar a nada, porque o material que cobre o condutor terra é semi-condutor e fica assim ligado. Isto está explicado na página da Supra Cables ( http://www.jenving.se/ ).

"The screen is ground connected via a semi-conductive PE on the earth conductor. No drain wire needed. The green part of the yellow/green earth conductor is of two different green nuances.
Please be aware that the darker green plastic is the semi-conductive part. It
must not touch any live part of the cord set."


Relativamente ao condutor terra, liga-se se este existir no equipamento (é por este condutor que é realizada a chamada ligação à massa para escoamento de correntes parasitas induzidas no equipamento. Claro a terra tem que ser de boa qualidade, com resistência menor que 5 Ohm e menos de 1 Volt de tensão). I.e. existem muitos componentes que não têm nas tomadas IEC o condutor terra sequer, só fase e neutro. Nestes casos, é um desperdício o uso de um cabo com terra.

De modo que é preciso ter algum cuidado com este cabo. Já muito ficaram com o penteado tipo Jimmy Hendrix com más ligações. afro
pbarata
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1131
Idade : 57
Localização : Lisboa
Interesses : Jazz & Clássica
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 472

Ir para o topo Ir para baixo

cabo supra (alimentação) Empty Re: cabo supra (alimentação)

Mensagem  pbarata 18/12/2007, 23:00

blink escreveu:
(...)
Não digo e nunca direi desliguem a terra, mas posso dizer eu desligo as minhas terras e estou satisfeito com os resultados, esqueçam o moderador eu sou o forista blink, não sou nenhum guru, estou sempre a aprender com todos, e é isto que se chama democracia de um forum.
(...)
Atenção, sem este condutor, se houver uma passagem de corrente para o chassi do equipamento, sem o condutor terra ligado, no dia em que lhe tocares ficas com penteado à Jimmy Hendrix, caso sobrevivas para contar à malta.
lol!
pbarata
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1131
Idade : 57
Localização : Lisboa
Interesses : Jazz & Clássica
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 472

Ir para o topo Ir para baixo

cabo supra (alimentação) Empty Re: cabo supra (alimentação)

Mensagem  Convidad 19/12/2007, 23:19

boas ,acho que vou exprementar com terra e sem terra tenho um av da yamaha que o cabo é directo e não tem terra ,vou ter que fazer umas alterações,e logo se vê..recomendação da supra ,fita sem ligação , quanto a terra liga-se nas 2 extremidades das fichas ...cumps :partyman:

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

cabo supra (alimentação) Empty Re: cabo supra (alimentação)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos