Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

helppppp

3 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

helppppp  Empty helppppp

Mensagem  Pedro1984 30/11/2018, 11:09

Olá colegas, pois bem tal como diz no título, é d facto de ajuda q estou á procura, peço desculpa desde já s não estou no bom "sitio" para fazer as mm perguntas.
Passo a explicar, recentemente comprei um algo/muito raro sistema de som da Jamo, um Jamo THX One "assinado" pela LucasFilmes. É um 5.2 e os dois subs são passivos.
Ele está verdadeiramente impecável, encontrei pq andava á procura de substituir o meu home cinema da treta da Samsung um 7.1, então iniciei a minha procura na net e já q andava á procura de algo, pq não algo diferente, ora cá está encontrei esta pérola e num excelente estado.

Primeiro problema/questão, entrei em contacto com a Jamo, (para tentar obter informações de como instalar devidamente o sistema) ela foi "recentemente" comprada pela Klipsch Group e eles não m conseguiram ajudar, pois o sistema sendo dos anos 99, foi anterior á compra da empresa e como tal, népia, enfim. Daí a verdadeira pergunta a esta minha publicação, como o instalar como deve de ser. Apenas tenho as colunas...
3 centrais de 250w cada a 4ohm
2 subs de 250w a 8ohm
2 surround d 200w a 4ohm

ainda não comprei nenhum ampli, pois tinha dúvidas em qual tipo ou modelo comprar assim como depois fazer as ligações dos mm sistemas em si.

do q tenho tentado perceber os subs precisão de amplis só para eles pq são passivos, ora s os fosse conectar a uma saída áudio apenas teria uma.coluna gigante ao invés d um sub...
obrigado desde já pelo vosso tempo e conselhos


Pedro1984
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 22
Data de inscrição : 29/11/2018
Pontos/Reputação : 55

Ir para o topo Ir para baixo

helppppp  Empty Re: helppppp

Mensagem  Pedro1984 30/11/2018, 11:18

helppppp  20181110
helppppp  20181111
helppppp  20181112
helppppp  20181113
helppppp  20181114
helppppp  20181115
helppppp  20181116
helppppp  20181117

Pedro1984
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 22
Data de inscrição : 29/11/2018
Pontos/Reputação : 55

Ir para o topo Ir para baixo

helppppp  Empty Re: helppppp

Mensagem  Pedro1984 30/11/2018, 11:24

helppppp  20181120

Pedro1984
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 22
Data de inscrição : 29/11/2018
Pontos/Reputação : 55

Ir para o topo Ir para baixo

helppppp  Empty Re: helppppp

Mensagem  jpinto 1/12/2018, 19:31

Neste outro forum

https://www.avsforum.com/forum/89-speakers/1445553-jamo-thx-one-lcr.html

pode encontrar o scan do manual original.

Para os sub pode usar um amplificador mono se montar os 2 Sub em paralelo (a carga fica em 4ohm).

Não é muito comum os Amplificadores integrado AV (pré + Amplificador na mesma caixa) terem saída amplificada para Sub, muito possivelmente terá de comprar um amplificador (sem pré) para uso exclusivo dos Sub.
jpinto
jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 267
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 10/03/2009
Pontos/Reputação : 422

Ir para o topo Ir para baixo

helppppp  Empty Re: helppppp

Mensagem  Pedro1984 1/12/2018, 19:55

helppppp  Screen14
helppppp  Screen15
helppppp  Screen16

Pedro1984
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 22
Data de inscrição : 29/11/2018
Pontos/Reputação : 55

Ir para o topo Ir para baixo

helppppp  Empty Re: helppppp

Mensagem  Pedro1984 1/12/2018, 19:58

boa noite e obrigado desde já pela resposta, eu sei q este é um sistema algo diferente do normal, mas bom...simplesmente apaixonei-me por ele, um Jamo em versão THX e ainda por cima "patrocinado" pela Lucasfilms, sendo eu um fã incondicional de StarWars e Indiana, tinha mm q o ter... postei algumas fotos de um ampli q na minha procura dei de caras, um Dayton Áudio... será suficiente? tere q optar por um para cada sub não?

peço desculpa pela qualidade das fotos, mas não consigo postar o link da página original, o forum bloqueia..

Pedro1984
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 22
Data de inscrição : 29/11/2018
Pontos/Reputação : 55

Ir para o topo Ir para baixo

helppppp  Empty Re: helppppp

Mensagem  jpinto 2/12/2018, 19:45

Não conheço esse ampliador mas vendo as especificações parece-me que serve para o que pretende. As colunas terão de ser ligadas em paralelo, não vejo razão para ter 2 amplificadores pois muito possivelmente o seu amplificador/pre AV só terá uma saída para sub.
jpinto
jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 267
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 10/03/2009
Pontos/Reputação : 422

Ir para o topo Ir para baixo

helppppp  Empty Re: helppppp

Mensagem  Pedro1984 2/12/2018, 19:52

pq como é um sistema 5.2, pensei q tinha q optar por um ampli av com 2 saídas de sub tipo um 5.2 ou 7.2 e daí ter pensado neste raciocínio, o ampli av principal para as 5 colunas e os outros 2 para cada um dos subs

Pedro1984
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 22
Data de inscrição : 29/11/2018
Pontos/Reputação : 55

Ir para o topo Ir para baixo

helppppp  Empty Re: helppppp

Mensagem  jpinto 2/12/2018, 23:51

Posso estar errado mas não existe formato AV em termos de filmes x.2 muitos amplificadores AV têm 2 saídas para Subwoofer mas são o mesmo sinal.

No caso de não ser para AV (LFE) mas para Stereo puro em que vamos usar os sinais Esq e Dto pode fazer sentido ter um amplificador para cada subwoofer.

Outra razão para que ter 2 amplificadores de modo a que cada subwoofer tenha o seu amplificador tem que ver com a impedância resultante da junção dos 2 subwoofer que fica em metade, ou seja neste caso concreto 4 ohms. Se os subwoofer fossem de 4 Ohms cada o resultado seria de 2 Ohms o que já é uma impedância muito baixa para alguns amplificadores. Os 4 Ohms são suportados no amplificador que indicou no entanto é dito que não deve ir abaixo deste valor, o problema é que não temos a certeza que a impedância dos subwoofer não seja em alguma frequência um pouco mais baixa que os 8 Ohms indicados como impedância nominal resultando uma impedância do conjunto abaixo dos 4 Ohms.
A escolha de um amplificador que funcione com impedâncias abaixo dos 4 Ohms seria preferível, também pode comprar só um amplificador e se notar alguma distorção ou a proteção actuar quando tem os 2 subwooferes ligados avançar com a compra do segundo amplificador.

jpinto
jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 267
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 10/03/2009
Pontos/Reputação : 422

Ir para o topo Ir para baixo

helppppp  Empty Re: helppppp

Mensagem  miguelbarroso 3/12/2018, 08:44

Embora o sinal seja o mesmo nos AVs x.2, muitos deles efectuam uma equalização independente para cada um quando é feita a calibração do sistema - mais um motivo para usar um canal de amplificação independente para cada subwoofer
miguelbarroso
miguelbarroso
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 92
Idade : 51
Localização : LISBOA - Miraflores
Ocupação : Arquitecto
Interesses : Bicicletas - Audio - Fotografia - Música - Radiomodelismo - 3D Printing - Tecnologia
Data de inscrição : 29/12/2008
Pontos/Reputação : 152

http://www.urbactiv.com

Ir para o topo Ir para baixo

helppppp  Empty Re: helppppp

Mensagem  Pedro1984 3/12/2018, 09:02

bom dia, eu penso q m exprimi mal ao m referir ao ampli Av eu passo a explicar, não comprei qq amplificador ainda, seja como sistema principal com o intuíto de ligar o sistema de colunas e os subwoofers seja qq amplificador para os subwoofers. A minha intenção ao montar todo o sistema é d o usar diariamente seja ligado á TV como ter a PlayStation ou o gira-discos tb ligado a ele. A minha dúvida e isto pq ao ter comprado este sistema de som e pq não o quero de todo estragar é em q tipo de amplificador comprar, visto o sistema de colunas ser um 5.2 daí ter feito a reflexão q deveria tb ter um sistema de amplificador com o mm tipo de possiblidade de conectividade ou seja, 5 colunas e 2 subwoofers, mas estes como são passivos e ainda por cima têm até alguns watts potência, deduzi q (uma x q não têm cabos rca por não serem activos) deveria optar por ter não só de comprar o amplificador principal, mas tb um amplificador para cada um dos subwoofer e então desses amplificadores ligar um cabo para cada uma das saídas de subwoofer (uma x sendo 5.2 ou 7.2) do amplificador principal.
está errado este meu raciocínio pessoal?
desde já muito obrigado pelo apoio e conselhos

Pedro1984
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 22
Data de inscrição : 29/11/2018
Pontos/Reputação : 55

Ir para o topo Ir para baixo

helppppp  Empty Re: helppppp

Mensagem  miguelbarroso 3/12/2018, 12:23

Certíssimo... E foi com base nisso que dei a minha sugestão. Já agora e a título de exemplo, sugiro na Denon ir pelo menos para um X3500h, pois já tem Audissey XT32 que é muito superior a equalizar os subwoofers do que a versão XT simples.

Quanto a amplificadores para o subwoofer, eu sugeria ir para algo como este XTZ, por exemplo: https://www.xtzsound.eu/product/edge-a2-300

Outra opção mais barata, é comprar um par destes módulos, e fazer uma caixa DIY onde os instalar: http://www.bkelec.com/MODULES/bsbp200.htm
miguelbarroso
miguelbarroso
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 92
Idade : 51
Localização : LISBOA - Miraflores
Ocupação : Arquitecto
Interesses : Bicicletas - Audio - Fotografia - Música - Radiomodelismo - 3D Printing - Tecnologia
Data de inscrição : 29/12/2008
Pontos/Reputação : 152

http://www.urbactiv.com

Ir para o topo Ir para baixo

helppppp  Empty Re: helppppp

Mensagem  Pedro1984 3/12/2018, 12:41

fantástico, muito obrigado não só pelos conselhos e clarificação mas pelos links tb, ao abrir o link vejo q o amplificador em questão é super potente, 2x 300 penso ser mais do.q suficiente, optaria então por conectar os 2 sub a ele ao invés de 1 para cada sub, ou é preferível, apesar da potência do ampli xtz mm assim ter um para cada? assim precisaria de um sistema 5.1 ou 7.1 ao invés do q tinha imaginado, qual das opções é a mais adequada? fiquei perdido agora😅

Pedro1984
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 22
Data de inscrição : 29/11/2018
Pontos/Reputação : 55

Ir para o topo Ir para baixo

helppppp  Empty Re: helppppp

Mensagem  miguelbarroso 3/12/2018, 14:28

É de 300W a 4 Ohm, mas de 150W a 8 Ohm ;-)

Para esses sub passivos que admitem 250W de pico, não convém também levar ao limite. Creio que 150W ~ 200W será um bom compromisso.

O sistema será um 5.2 ;-)
miguelbarroso
miguelbarroso
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 92
Idade : 51
Localização : LISBOA - Miraflores
Ocupação : Arquitecto
Interesses : Bicicletas - Audio - Fotografia - Música - Radiomodelismo - 3D Printing - Tecnologia
Data de inscrição : 29/12/2008
Pontos/Reputação : 152

http://www.urbactiv.com

Ir para o topo Ir para baixo

helppppp  Empty Re: helppppp

Mensagem  Pedro1984 3/12/2018, 14:42

pois, não faço de todo ideia de levar ao limite, muito pelo contrário, foi uma compra muito especial para mim, daí ter o maior dos respeitos por o material em questão, com o objetivo de o preservar á vida. Qt ao ampli principal as saídas sugere q tenham no mínimo qts watts?
Tendo em conta q são:
* 3x centrais a 250w
* 2x surround a 200w

Pedro1984
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 22
Data de inscrição : 29/11/2018
Pontos/Reputação : 55

Ir para o topo Ir para baixo

helppppp  Empty Re: helppppp

Mensagem  jpinto 3/12/2018, 23:56

Realmente um amplificador AV 5.2 mais um amplificador stereo para os Subs será o ideal pois reparei que as colunas frontais e central não respondem abaixo dos 80Hz, ou seja terá de haver algum processamento para injectar as frequências a baixo dos 80Hz nos subs e se o fizer sub1 = Left + LFE e sub2 = Right + LFE seria o ideal.

Relativamente ao amplificador para as outras colunas terá de ter em conta o facto de estas serem de 4 Ohms, a maioria do amplificadores indica a potência para colunas de 8 Ohms e só nas especificações mais técnicas indica a potência para 4 Ohms, o tamanho da sala ( a distancia ás colunas) e o quão alto quer ouvir o sistema. Se a sala não for muito grande penso que a sugestão de algo entre os 150W a 200W em 4 Ohms será suficiente.
O ideal seria conseguir ouvir com as suas colunas antes de comprar, mais do que a potência indicada é saber como é que o amplificador se vai comportar com as colunas.Há colunas difíceis de serem amplificadas em que maior potência não quer dizer que toquem melhor pois será mais a capacidade de o amplificador lidar com uma carga complexa e variável em frequência, a incógnita é saber em que categoria essas colunas se situam.
jpinto
jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 267
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 10/03/2009
Pontos/Reputação : 422

Ir para o topo Ir para baixo

helppppp  Empty Re: helppppp

Mensagem  Pedro1984 4/12/2018, 07:56

bom dia, uma x mais muito obrigado por todos os conselhos opiniões e sugestões, sim este sistema para os dias de hoje é algo complexo. Mas do q andei a ler do pouco q existe na net acerca deste sistema específico penso ser de uma excelente qualidade (claro temos q ter em conta tb a qualidade dos amplificadores cabos, distâncias a respeitar para o bom posicionamento das colunas etc) mas ele custava do q li uma média de 4000 euros, s é verdade ou não não faço ideia, mas pela marca q é (embora seja um pouco relativo nos dias actuais, na época ser de uma marca X ou Y era sinônimo de qualidade, pois as marcas assumiam um verdadeiro compromisso de qualidade e saber fazer, hoje em dia a maior parte quer é vender ao fazerem valer o nome e esquecem a qualidade)... mm até os acabamentos impecáveis e o próprio peso das colunas... vê-se a olho nu q é algo d diferente, mas agora ver é na prática 😂. Qd estiver tudo ligado eu mostro... muito obrigado.
Pedro Silv@

Pedro1984
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 22
Data de inscrição : 29/11/2018
Pontos/Reputação : 55

Ir para o topo Ir para baixo

helppppp  Empty Re: helppppp

Mensagem  miguelbarroso 5/12/2018, 00:20

Para receiver, eu sugeriria procurar nos usados um modelo de gama alta, mas com meia dúzia de anos - eu comprei o meu Denon 4311 por menos de 1/4 do valor que ele custava novo. Tem uma fonte de alimentação massiva, que o torna capaz de pegar em colunas mais difíceis. Dispenso os Dolby Atmos e outras especificações mais recentes - para o uso que lhe dou, já tem toda a tecnologia que precisa.

Eventualmente, com um receiver igual ou equivalente ao meu, poderá dispensar o amplificador para os subwoofers, já que o mesmo permite ser configurado em modo de bi-amplificação, usando 4 dos 9 canais para alimentar as colunas frontais. Depois é configurar o receiver para trabalhar sem subwoofer, e direcionar toda a informação de graves e LFE para as frontais (que passam desta forma a "incluir" os subwoofers. Se não trabalhar com o sistema a volumes muito elevados, creio que um receiver destes se comportará relativamente bem.
miguelbarroso
miguelbarroso
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 92
Idade : 51
Localização : LISBOA - Miraflores
Ocupação : Arquitecto
Interesses : Bicicletas - Audio - Fotografia - Música - Radiomodelismo - 3D Printing - Tecnologia
Data de inscrição : 29/12/2008
Pontos/Reputação : 152

http://www.urbactiv.com

Ir para o topo Ir para baixo

helppppp  Empty Re: helppppp

Mensagem  Pedro1984 5/12/2018, 07:47

Bom dia, sim de todas as formas eu para o receiver irei optar por ocasião, qt para os subs caso opte pela primeira opção será amplificadores novos, pois esse tipo de material para a função q temos estado a falar é super raro encontrar usado devido á complexidade da instalação/harmonia do sistema em si. como nos dias de hoje é qs tudo activo esta passo (comprar/encontrar) amplificadores para os subs uma x q são passivos, passa a deixar de existir e como consequência facilitar a instalação do sistema em si... mas bom eu assumo os meus desejos e ambições 😅😁

Pedro1984
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 22
Data de inscrição : 29/11/2018
Pontos/Reputação : 55

Ir para o topo Ir para baixo

helppppp  Empty Re: helppppp

Mensagem  jpinto 5/12/2018, 23:23

A alimentação dos sub a partir dos canais L e R com amplificador próprio é desaconselhado pelo fabricante das colunas pois os sub não têm qualquer filtro. Em resumo todas as frequências serão enviadas para os Sub o que dificulta o ajuste e provoca alguma distorção em frequências que não devem ser enviadas para os sub.
jpinto
jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 267
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 10/03/2009
Pontos/Reputação : 422

Ir para o topo Ir para baixo

helppppp  Empty Re: helppppp

Mensagem  miguelbarroso 6/12/2018, 11:48

jpinto escreveu:A alimentação dos sub a partir dos canais L e R com amplificador próprio é desaconselhado pelo fabricante das colunas pois os sub não têm qualquer filtro. Em resumo todas as frequências serão enviadas para os Sub o que dificulta o ajuste e provoca alguma distorção em frequências que não devem ser enviadas para os sub.

Ah, obrigado - não tinha noção disso. Assim sendo esqueça a minha sugestão - é preferível recorrer ao amp da XTZ ou outro semelhante, e ligado às saídas LFE do receiver.
miguelbarroso
miguelbarroso
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 92
Idade : 51
Localização : LISBOA - Miraflores
Ocupação : Arquitecto
Interesses : Bicicletas - Audio - Fotografia - Música - Radiomodelismo - 3D Printing - Tecnologia
Data de inscrição : 29/12/2008
Pontos/Reputação : 152

http://www.urbactiv.com

Ir para o topo Ir para baixo

helppppp  Empty Re: helppppp

Mensagem  Pedro1984 9/12/2018, 19:33

Boa noite malta e bom pegando em conselhos, opiniões e sugestões acabei por descobrir mais um "achado" uma pérola do oceano...um onkyo TX-NR1007
penso q valeu a pena, o q m dizem?

Pedro1984
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 22
Data de inscrição : 29/11/2018
Pontos/Reputação : 55

Ir para o topo Ir para baixo

helppppp  Empty Re: helppppp

Mensagem  jpinto 9/12/2018, 23:54

Com esse amplificador existe um truque que, em principio, pode prescindir dos amplificadores para subwoofers.
Como permite configurar 3 zonas (Principal, zona 2 e zona 3) pode usar por exemplo a zona 3 para ligar os subwoofers.
O truque é usar 2 cabos RCA para ligar as saídas dos SW à entra por exemplo TV/TAPE (SW1 -> TV/TAPE_L e SW2 -> TV/TAPE_R) e selecionar para a zona 3 a entrada TV/TAPE.
jpinto
jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 267
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 10/03/2009
Pontos/Reputação : 422

Ir para o topo Ir para baixo

helppppp  Empty Re: helppppp

Mensagem  Pedro1984 10/12/2018, 05:18

bom dia, boa..😁😁😁

Pedro1984
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 22
Data de inscrição : 29/11/2018
Pontos/Reputação : 55

Ir para o topo Ir para baixo

helppppp  Empty Re: helppppp

Mensagem  Pedro1984 11/12/2018, 07:51

bom dia colegas, tenho uma questão acerca do ampli da Onkyo, ele vem com o sistema de regular/calibrar/corrigir o som, da audyssey, infelizmente o antigo dono não sabe do microfone, segundo o q li acerca disso, devemos utilizar o indicado, devido a configurações de fábrica q vêm "ajustadas" ás especificações e capacidades do amplificador em questão, o q posso fazer amigos? posso utilizar outro modelo ou marca? vale de facto a pena fazer esse processo? ou é só mais uma questão de marketing?

Pedro1984
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 22
Data de inscrição : 29/11/2018
Pontos/Reputação : 55

Ir para o topo Ir para baixo

helppppp  Empty Re: helppppp

Mensagem  miguelbarroso 12/12/2018, 02:59

Contacta a Audissey... Eles costumam responder. Tive um problema semelhante quando comprei o meu Denon: https://audyssey.zendesk.com/hc/en-us/requests/new
miguelbarroso
miguelbarroso
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 92
Idade : 51
Localização : LISBOA - Miraflores
Ocupação : Arquitecto
Interesses : Bicicletas - Audio - Fotografia - Música - Radiomodelismo - 3D Printing - Tecnologia
Data de inscrição : 29/12/2008
Pontos/Reputação : 152

http://www.urbactiv.com

Ir para o topo Ir para baixo

helppppp  Empty Re: helppppp

Mensagem  Pedro1984 12/12/2018, 07:55

bom dia, obrigado #miguelbarroso# email já enviado, vamos esperar para ver o q dizem.

Pedro1984
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 22
Data de inscrição : 29/11/2018
Pontos/Reputação : 55

Ir para o topo Ir para baixo

helppppp  Empty helppppp

Mensagem  Pedro1984 3/10/2019, 18:17

helppppp  20191010
helppppp  20191011

Pedro1984
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 22
Data de inscrição : 29/11/2018
Pontos/Reputação : 55

Ir para o topo Ir para baixo

helppppp  Empty helppppp

Mensagem  Pedro1984 3/10/2019, 18:18

devo ligar no LFE para cada um dos subs ou optar pela tradicional RCA IN/OUT L/F

Pedro1984
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 22
Data de inscrição : 29/11/2018
Pontos/Reputação : 55

Ir para o topo Ir para baixo

helppppp  Empty helppppp

Mensagem  Pedro1984 3/10/2019, 18:23

Olá malta, lamento ter demorado tanto tempo a voltar a dizer algo, mas finalmente consegui meter tudo no sítio, ainda não está acabado a nível de look, seja calhas para esconder os cabos da TV, pois eu quero pintar a parede em.outra cor, tb o móvel branco vai sair... etc etc, no geral foi uma batalha aqui em casa 😅, para meter algo deste género aqui em casa, não é comum, daí ter dado muito trabalho a convencer... mas gostava de saber a vossa opinião acerca da ligação final dos subs em relação a q saída optar...

Pedro1984
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 22
Data de inscrição : 29/11/2018
Pontos/Reputação : 55

Ir para o topo Ir para baixo

helppppp  Empty Re: helppppp

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos