Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

colunas de som/gira discos

3 participantes

Ir para baixo

colunas de som/gira discos Empty colunas de som/gira discos

Mensagem  ambrosio 26/8/2020, 21:19

Boa noite,
Amigos depois de algum tempo afastado devido a problemas de saúde da minha esposa, comprei finalmente o gira-discos que faltava no meu sistema de som. A escolha recaiu num Sony PS-T20 e a compra foi assim um bocado de ocasião porque fui com um amigo buscar umas colunas que ele tinha comprado e acabei por trazer o gira-discos para mim. A situação é que por vezes quando estou a ouvir vinil uma coluna deixa de tocar durante algum tempo, e depois volta a dar, assim como a outra mas nunca aconteceu as duas ao mesmo tempo não tocarem, também não acontece sempre. Não sei se será algo com amplificador (já o levei a um "amigo" que se "ajeita" nestas coisas) mas disse que o amplificador está bom. Também já pensei em comprar umas colunas de chão para substituir estas (ou ficar com os dois conjuntos) e até também trocar o gira-discos se se vier a apurar que o problema é dele, e como se percebe eu estou com muitas dúvidas em relação ao que fazer, pelo que peço a vossa preciosa ajuda para resolver este "problema". Relembro aqui o meu sistema de som actual que no entanto estou aberto a sugestões para melhoramento do mesmo. Amplificador: Denon PMA-520A, Tape Deck: Denon DRM-510, CD Denon DCD-590, Tuner Denon TU-1500AE, as colunas são Bose Acoustimass 5-series II, e o gira-discos o acima descrito.
Agradecido

ambrosio
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 7
Idade : 59
Localização : Lousada
Ocupação : Funcionário Público
Interesses : Vários
Data de inscrição : 02/05/2017
Pontos/Reputação : 15

Ir para o topo Ir para baixo

colunas de som/gira discos Empty Re: colunas de som/gira discos

Mensagem  joevalve 26/8/2020, 21:55

Não sei como resolveres o problema pois de electrónica nada percebo mas podias tentar pelo sistema de eliminação.

Começavas por conseguir umas colunas emprestadas e logo vias se o problema subsistia ou não. As Bose não são propriamente colunas para um sistema de alta fidelidade, usam-se muito em som ambiente de bares e locais públicos onde se difunde música.

Eu começava por testar as colunas. Se não for das colunas só resta trocares de gira discos e veres se com outro o problema se mantém.

Presumo que com o leitor de cds, o deck de cassetes e o tuner esse problema não exista, certo ? As colunas quando usas outras fontes não se apagam à vez, certo ?

Espero ter ajudado.




joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

colunas de som/gira discos Empty Re: colunas de som/gira discos

Mensagem  jpinto 27/8/2020, 19:21

O problema só acontece quando está a ouvir vinil? ou também acontece por exemplo com o leitor de CD?

jpinto
jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 267
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 10/03/2009
Pontos/Reputação : 422

Ir para o topo Ir para baixo

colunas de som/gira discos Empty Re: colunas de som/gira discos

Mensagem  ambrosio 27/8/2020, 22:05

Boa noite, por vezes também faz com outras fontes, mas aí é mais raro. Vou pedir a um amigo as colunas dele e o gira discos e vou pôr uma fonte de cada vez a tocar para testar então o meu gira discos. Em relação ás colunas o que me aconselham para a troca? Sou de Lousada mas posso me deslocar com alguma facilidade a outras regiões para algum possível negocio. Agradecido

ambrosio
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 7
Idade : 59
Localização : Lousada
Ocupação : Funcionário Público
Interesses : Vários
Data de inscrição : 02/05/2017
Pontos/Reputação : 15

Ir para o topo Ir para baixo

colunas de som/gira discos Empty Re: colunas de som/gira discos

Mensagem  jpinto 28/8/2020, 19:27

Pela descrição do problema estava mais inclinado para um problema com o amplificador até ter visto que as suas colunas têm um sistema de proteção e pode haver um problema com esse sistema. Se conseguir que lhe emprestem umas colunas para testar é o melhor.

Quando a colunas o melhor que lhe posso aconselhar é ouvir, ouvir e ouvir. Está habituado a um tipo de colunas com uma sonoridade muito própria por isso numa primeira audição não tire conclusões precipitadas. Também tenha atenção que o que uns gostam outros detestam por isso só os seus gostos contam.

jpinto
jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 267
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 10/03/2009
Pontos/Reputação : 422

Ir para o topo Ir para baixo

colunas de som/gira discos Empty Re: colunas de som/gira discos

Mensagem  ambrosio 29/8/2020, 23:05

Não sabia (nem sei) que estas colunas tinham esse sistema de proteção. Como é que posso saber mais sobre esse sistema de proteção? Dará para reparar? Estas colunas não as tenho assim á muito tempo, talvez à 4 anos. As minhas primeiras colunas e as únicas até ter comprado estas, foram umas Pionner que comprei separado do compact center que também comprei mas que não gostei das colunas originais isto à já muitos anos (mais de 30) no entanto por contingências da vida (casamento, filhos, etc) desliguei-me destas coisas, voltando então à uns anos a esta parte a comprar o sistema de som que tenho hoje. Estas colunas Bose comprei-as por uma questão de funcionalidade em relação ao espaço onde iam ficar, pelo que se as tiver de trocar por outras que me aconselhem serem mais apropriadas quer para o meu sistema de som, quer para o fim que é ouvir maioritariamente vinil, não tenho problemas em as trocar. Quanto ao espaço devo dizer que consegui arranjar espaço para umas colunas de "chão" se for a melhor opção. Em relação ao amplificador já o levei a um "técnico" que me disse que provavelmente seriam os condensadores, mas que não valia a pena estar a trocar por novos porque depois de "aquecer" ficava, digamos, normal. Agradeço os vossos conselhos sábios e a vosso paciência, obrigado.

ambrosio
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 7
Idade : 59
Localização : Lousada
Ocupação : Funcionário Público
Interesses : Vários
Data de inscrição : 02/05/2017
Pontos/Reputação : 15

Ir para o topo Ir para baixo

colunas de som/gira discos Empty Re: colunas de som/gira discos

Mensagem  jpinto 1/9/2020, 00:37

Se o modelo está correto: Bose Acoustimass 5-series II as colunas devem ter uns 20 anos. Se comprou à uns 4 anos novas são provávelmente as Bose Acoustimass 5-series III ou as Bose Acoustimass 5-series V.
Desconheço como funciona o sistema de proteção, nos manuais diz que pode reduzir o volume quando o sinal for superior ao valor máximo que as colunas devem funcionar.

Em equipamentos antigos pode acontecer os condensadores se deteriorarem, principalmente os electróliticos, se assim for não estou a ver que fique "normal" após aquecer. Talvez seja necessário o amplificador sofrer uma revisão num técnico especializado, a troca de condensadores pode ter consequências na qualidade do som e nem sempre para melhor.
jpinto
jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 267
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 10/03/2009
Pontos/Reputação : 422

ambrosio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

colunas de som/gira discos Empty Re: colunas de som/gira discos

Mensagem  ambrosio 1/9/2020, 20:58

As colunas não as comprei novas, aliás todos os aparelhos que tenho foram comprados usados, mas as colunas na parte de trás está escrito na etiqueta que tem as especificações: 1990 Bose Corporation, penso ser este o ano de fabrico delas. Jà agora será que fica muito caro a revisão do amplificador? E valerá a pena? Ou será melhor começar a pensar em comprar outro? Não digo leva-lo a uma loja da marca, pois já pedi um orçamento a uma loja no porto e só para o receberem pediram 85€, digo leva-lo a um técnico que trabalhe na área, mas por conta própria.
Bom já combinei com o meu amigo para experimentarmos as colunas dele no meu amplificador, e depois o gira discos dele também para ver se há alguma diferença em relação ao meu. Quando tiver novas volto aqui a conta-las.

ambrosio
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 7
Idade : 59
Localização : Lousada
Ocupação : Funcionário Público
Interesses : Vários
Data de inscrição : 02/05/2017
Pontos/Reputação : 15

Ir para o topo Ir para baixo

colunas de som/gira discos Empty Re: colunas de som/gira discos

Mensagem  jpinto 2/9/2020, 00:13

Para o Norte tenho visto boas referências à Manfers, no entanto nunca recorri aos seus serviços:

https://www.facebook.com/manfersaudio/

jpinto
jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 267
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 10/03/2009
Pontos/Reputação : 422

ambrosio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

colunas de som/gira discos Empty Re: colunas de som/gira discos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos