Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cabos interconnect analógicos #1 (kimber geometry)

3 participantes

Ir para baixo

Cabos interconnect analógicos #1 (kimber geometry) Empty Cabos interconnect analógicos #1 (kimber geometry)

Mensagem  Rapdog 1/6/2007, 16:56

Após alguns anos de agradável convivência com um interconnect Kimber PBJ um cabo com uma relação qualidade / preço muito positiva.
(entre o Leitor CD e o Amp e mais recentemente entre o Pré e o Power, aqui com menos sucesso - alguma agressividade e brilho no extremo agudo)

Aventurei-me a copiar a arquitectura de maior sucesso da Kimber Kable.
"Tri-braid field geometry", que não é mais do que 3 condutores entrançados, sem nenhum tipo de blindagem adicional.
Na ligação ás fichas RCA, são utilizados 2 condutores para a massa e um para o sinal.
Esta geometria só por si é bastante efectiva na rejeição de interferências EMI / RFI.
Esta arquitectura é utilizado na maior parte da linha de interconnects analógicos da marca:
Tonik, PBJ, Timbre, Silver Streak e KCAG.
Apenas varia o tipo de condutores (3#cobre, 2#cobre e 1#prata, 3#prata), bem como os dielectricos (teflon, extruded/clear, etc...) utilizados.
http://www.kimber.com/Products/Interconnects/default.aspx

Utilizei 3 condutores de cobre "normalissimo" com secção idêntica ao PBJ, retirados de um cabo de corrente (Pirelli??? não tenho a menor informação acerca do dielectrico, nem do grau de pureza do cobre).

Fiz uma trança com cerca de 100 cm, e soldei com estanho (não foi muito purista esta opção, ms era o que tinha) ás fichas RCA.

Por comparação com o PBJ original, que ligava o pré ao power, não notei diferenças abismais (o que é bom sinal) em nenhum campo (palco, transparência, detalhe, extensão) excepto nos agudos, que me pareceram mais correctos. Que com o PBJ se revelavam excessivamente brilhantes. Posso concluir que não se trata de um cabo própriamente neutro, pois filtra de algum modo as altas frequências, mas neste caso melhorou a performance geral do "sistema". (Com a utilização de condutores / solda e fichas de qualidade superior, o resultado será concerteza melhor.)

A próxima aventura (e nestes nem é necessário soldar)...

A utilização pela Kimber deste tipo de geometria extende-se aos cabos de coluna, estes com mais condutores que complicam significativamente o processo de entrançar:
http://www.kimber.com/Products/LoudSpeakerCables/default.aspx

4PR - secção total (2x14awg) - 8 condutores
8PR - secção total (2x10awg) - 16 condutores
4VS - secção total (2x13awg) - 8 condutores
8VS - secção total (2x9awg) - 16 condutores
4TC - secção total (2x13awg) - 8 condutores
8TC - secção total (2x9awg) - 16 condutores

quadro de correspondência - awg/diâmetro/área/equivalente métrico
http://pt.wikipedia.org/wiki/Awg

Alguns "DIY´s" aplicaram esta técnica a cabos de sector.
http://www.euronet.nl/~mgw/diy/cabling/uk_quadraad_1.html

Alguém já experimentou?
Rapdog
Rapdog
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 96
Idade : 51
Localização : Beira mar
Ocupação : Bastante ocupado
Interesses : Jogging em Hipermercados, Música, Cinema, Gastronomia...
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 84

Ir para o topo Ir para baixo

Cabos interconnect analógicos #1 (kimber geometry) Empty Re: Cabos interconnect analógicos #1 (kimber geometry)

Mensagem  natas 2/6/2007, 19:50

ja reparei que temos ideias proximas e gostos tambem tambem brinquei com os kimber expecialmente c/ 0 4TC que acho é o melhor upgrade para qualquer coluna mortal.......as imortais já tem na alma isto ou outra coisa..........ouvi falar em fazer cabos de interligação c/ cabos utp e que a sonoridade era boa"razoavel" mas nunca experimentei, nem sei o tipo de configuração............c/ o 4Tc e 8Tc é que ja conheço e posso falar c/ experiencia de causa................fiz varios PBJ mais depois cai na audioquest e nunca mais sai...........
natas
natas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 162
Localização : Gafanha da Nazare
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 114

Ir para o topo Ir para baixo

Cabos interconnect analógicos #1 (kimber geometry) Empty Re: Cabos interconnect analógicos #1 (kimber geometry)

Mensagem  Rapdog 3/6/2007, 22:29

Com cabos UTP Já experimentei recentemente uma configuração idêntica ao PBJ, utilizando 3 pares de condutores (1+ e 1-), mas os resultados não me agradaram nada. O som ficou muito "gordo" exagerado no médio/grave e com uma atenuação muito acentuada nos agudos. Muito mau o resultado.
Vou (re)soldar, utilizando 2 pares para a massa e um para o positivo.
Depois posto aqui o resultado.
Rapdog
Rapdog
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 96
Idade : 51
Localização : Beira mar
Ocupação : Bastante ocupado
Interesses : Jogging em Hipermercados, Música, Cinema, Gastronomia...
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 84

Ir para o topo Ir para baixo

Cabos interconnect analógicos #1 (kimber geometry) Empty Re: Cabos interconnect analógicos #1 (kimber geometry)

Mensagem  natas 3/6/2007, 22:44

atenção a secção do UTP ja que o kimber apesar de fino era multifilar ?? ja não me lembro alien
natas
natas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 162
Localização : Gafanha da Nazare
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 114

Ir para o topo Ir para baixo

Cabos interconnect analógicos #1 (kimber geometry) Empty Re: Cabos interconnect analógicos #1 (kimber geometry)

Mensagem  Rapdog 3/6/2007, 22:56

Sim, o PBJ é multifilar e a secção é maior á do UTP.
Por isso utilizo 2 condutores (1 par de UTP), para ter uma secção mais aproximada a cada condutor do PBJ.
Rapdog
Rapdog
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 96
Idade : 51
Localização : Beira mar
Ocupação : Bastante ocupado
Interesses : Jogging em Hipermercados, Música, Cinema, Gastronomia...
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 84

Ir para o topo Ir para baixo

Cabos interconnect analógicos #1 (kimber geometry) Empty Re: Cabos interconnect analógicos #1 (kimber geometry)

Mensagem  natas 3/6/2007, 23:10

atenção.......fans... cheers ......tipo PBJ......... Very Happy Smile Sad Surprised Shocked Cool Laughing Mad Embarassed tenho kilometros de pontas de cabos de rede....basta escolher tamanho, cor, metro e qualidade cat5,cat6 etc.......as vendas revertem para um convio anual de audiofilos... santa ..senhores moderadores affraid affraid affraid affraid affraid deixo a ideia.......(alguem por acaso tem fichas RCA)? confused confused confused
natas
natas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 162
Localização : Gafanha da Nazare
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 114

Ir para o topo Ir para baixo

Cabos interconnect analógicos #1 (kimber geometry) Empty Kimber

Mensagem  one_o_six 11/6/2007, 21:13

Eu nem queria falar disso, mas tenho alguns PBJ e uns 8VS para vender, do tempo em que acreditava em snake oil...

(e nem vos falo do resto que há lá pelo sótão!)
one_o_six
one_o_six
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 126
Idade : 115
Localização : Southwest corner of Europe
Ocupação : Software
Interesses : Music, hi-fi, reading, sailing
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

Cabos interconnect analógicos #1 (kimber geometry) Empty Re: Cabos interconnect analógicos #1 (kimber geometry)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos