Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Acreditar em cabos e companhia......

+2
SOUND
JMSD
6 participantes

Ir para baixo

Acreditar em cabos e companhia...... Empty Acreditar em cabos e companhia......

Mensagem  JMSD 9/11/2008, 15:51

Caros Amigos

Nesta minha incursão no hi-fi, sempre vi como pouco relevante alterar cabos, evoluir a construção destes, ou mesmo simplesmente acreditar que cabos e companhia faziam diferença, relegando para mais tarde um pouco de dedicação a este assunto.
Cheguei mesmo a pensar, ok, vou querer ver para crer, não é que seja como São Tomé mas sempre descorei de facto este assunto. Por um lado o equipamento que tenho fáz-me passar tempos musicais mutio boms como está.
Ontem, sábado concretizou-se o que á muito tempo esperava, e esperava, tenho que ser sincero, esperava ver cabos daqueles que fazem diferença, no meu sistema e poder dizer, ahah estáo a ver não noto nada, mas nao é a ssim e tenho que me render.
Tive o prazer de ter em minha casa o João Gouveia da Pouca Sed Bona e instalei dois interconects no sistema, um conjunto cabo Qed ligado entre o Advance Acoustic e o Project Rpm1, testámos e a diferença aconteceu, depois instalei um conjunto de cabos Atlas do Advance ás MA 5, puxa vida, great, o som tem uma verdadeira presença de palco mágnifica. Troquei o cabo Qed do Rpm para o CD Cambridge Audio e matem-se um som limpo e muito bom, bem melhor do que aquele que tinha.
Estava presente um amigo que também verificou que a alteração é significativa.
Hoje de manhã coloquei a rodar o CD da Ana Moura, que estou a ouvir outra vez agora, e consegui até que a minha esposa note a diferença, ontem não notou diferença, ela não é muito virada para isto, mas se consegui isto, então o som está mesmo melhor.
Não discuto neste momento cabos melhores ou piores, neste ou naquele sistema, o que digo é que estou rendido, obrigado João.
Próximo passo vai ser experimentar cabo de sector e régua.

Fiquem bem
JMSD
JMSD
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 149
Idade : 58
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 20/05/2008
Pontos/Reputação : 56

Ir para o topo Ir para baixo

Acreditar em cabos e companhia...... Empty Re: Acreditar em cabos e companhia......

Mensagem  SOUND 9/11/2008, 16:27

JMSD escreveu:Caros Amigos

Nesta minha incursão no hi-fi, sempre vi como pouco relevante alterar cabos, evoluir a construção destes, ou mesmo simplesmente acreditar que cabos e companhia faziam diferença, relegando para mais tarde um pouco de dedicação a este assunto.
Cheguei mesmo a pensar, ok, vou querer ver para crer, não é que seja como São Tomé mas sempre descorei de facto este assunto. Por um lado o equipamento que tenho fáz-me passar tempos musicais mutio boms como está.
Ontem, sábado concretizou-se o que á muito tempo esperava, e esperava, tenho que ser sincero, esperava ver cabos daqueles que fazem diferença, no meu sistema e poder dizer, ahah estáo a ver não noto nada, mas nao é a ssim e tenho que me render.
Tive o prazer de ter em minha casa o João Gouveia da Pauca Sed Bona e instalei dois interconects no sistema, um conjunto cabo Qed ligado entre o Advance Acoustic e o Project Rpm1, testámos e a diferença aconteceu, depois instalei um conjunto de cabos Atlas do Advance ás MA 5, puxa vida, great, o som tem uma verdadeira presença de palco mágnifica. Troquei o cabo Qed do Rpm para o CD Cambridge Audio e matem-se um som limpo e muito bom, bem melhor do que aquele que tinha.
Estava presente um amigo que também verificou que a alteração é significativa.
Hoje de manhã coloquei a rodar o CD da Ana Moura, que estou a ouvir outra vez agora, e consegui até que a minha esposa note a diferença, ontem não notou diferença, ela não é muito virada para isto, mas se consegui isto, então o som está mesmo melhor.
Não discuto neste momento cabos melhores ou piores, neste ou naquele sistema, o que digo é que estou rendido, obrigado João.
Próximo passo vai ser experimentar cabo de sector e régua.

Fiquem bem



Viva JMSD Very Happy de facto os cabos certos no sistema certo fazem uma grande diferenca. E e claro, e muito importante tambem "encontrar" as pessoas certas e honestas como o João Gouveia da Pauca Sed Bona que gostam de ajudar cheers

Wink Normalmente as opinioes das mulheres sao muito boas. Elas costumam ser mais "independentes" nas opinioes, porque gostam mais de ouvir a musica em vez do hifi.


Última edição por SOUND em 9/11/2008, 21:07, editado 1 vez(es)
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Localização : Neverland
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1074

Ir para o topo Ir para baixo

Acreditar em cabos e companhia...... Empty Re: Acreditar em cabos e companhia......

Mensagem  castro 9/11/2008, 16:30

Os cabos são verdadeiros componentes num sistema e não acessórios como muita gente pensa.
castro
castro
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 295
Idade : 60
Localização : lisboa
Ocupação : restauração
Data de inscrição : 02/04/2008
Pontos/Reputação : 167

Ir para o topo Ir para baixo

Acreditar em cabos e companhia...... Empty Re: Acreditar em cabos e companhia......

Mensagem  Pierre 9/11/2008, 16:47

Cabos de sector... Suspect
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Idade : 55
Localização : Elvas
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 1079

Ir para o topo Ir para baixo

Acreditar em cabos e companhia...... Empty Re: Acreditar em cabos e companhia......

Mensagem  JMSD 9/11/2008, 17:08

Viva Pierre

Penso que cabos que ligam os aparelhos de hi-fi á corrente são os chamados cabos de sector, mas posso estar enganado, perdoem se estou errado, sempre a aprender.

Obrigado
JMSD
JMSD
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 149
Idade : 58
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 20/05/2008
Pontos/Reputação : 56

Ir para o topo Ir para baixo

Acreditar em cabos e companhia...... Empty Re: Acreditar em cabos e companhia......

Mensagem  Pierre 9/11/2008, 17:17

Pois são, pois são...mas seus efeitos... Suspect
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Idade : 55
Localização : Elvas
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 1079

Ir para o topo Ir para baixo

Acreditar em cabos e companhia...... Empty Re: Acreditar em cabos e companhia......

Mensagem  JMSD 9/11/2008, 18:35

Ah Percebi, de qualquer modo é mais uma experiencia que vou querer fazer, depois vejo o resultado, claro que todas as opiniões são discutiveis, mas se houver diferença para melhor em qualidade...pois com interconnects eu também estava recioso...

Obrigado
JMSD
JMSD
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 149
Idade : 58
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 20/05/2008
Pontos/Reputação : 56

Ir para o topo Ir para baixo

Acreditar em cabos e companhia...... Empty Re: Acreditar em cabos e companhia......

Mensagem  Pierre 9/11/2008, 19:22

Na minha opinião, interconects e de coluna faz todo o sentido, transmitindo o sinal eléctrico agora os de sector de corrente eléctrica (volts)... então e os condutores de fio rígido de 2,5mm quase nu, que vêm do quadro eléctrico aos zig zag,s até às tomadas, muitas das vezes nem bem apertados estão aos terminais? Fará sentido centenas de euros em cabos de corrente? Suspect
É experimentarem...de ouvidos bem abertos.
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Idade : 55
Localização : Elvas
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 1079

Ir para o topo Ir para baixo

Acreditar em cabos e companhia...... Empty Re: Acreditar em cabos e companhia......

Mensagem  A Pauca Sed Bona 9/11/2008, 19:24

PAUCA PAUCA PAUCA....PAUCA SED BONA

efectivamente significa pouca, mas o nome é mesmo PAUCA Very Happy Very Happy Very Happy

Obrigado pelas palavras de apreço.Para quem não sabe, todas as pessoas que conheço aqui no forum, tomei contacto e estabeleci relações de trabalho e de amizade com elas, aqui mesmo. Não são pessoas com quem mantinha relações de amizade anteriores e que se insreveram posteriormente neste e noutros forums.Aproveito a ocasião para prestar este esclarecimento para salientar a isenção das intervenções das pessoas com quem tenho tido o privilégio de lidar.

Um Abraço

João Gouveia
A Pauca Sed Bona
A Pauca Sed Bona
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 658
Localização : Casal da Cambra: a 5 min do Dolce Vita Tejo ou: Saír da CREL no nó de Belas
Data de inscrição : 24/07/2007
Pontos/Reputação : 287

Ir para o topo Ir para baixo

Acreditar em cabos e companhia...... Empty Re: Acreditar em cabos e companhia......

Mensagem  pbarata 9/11/2008, 21:31

Os cabos podem ser um dor de cabeça, uma vez que todos são na verdade filtros.
pbarata
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1131
Idade : 57
Localização : Lisboa
Interesses : Jazz & Clássica
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 472

Ir para o topo Ir para baixo

Acreditar em cabos e companhia...... Empty Re: Acreditar em cabos e companhia......

Mensagem  SOUND 9/11/2008, 22:37

pbarata escreveu:Os cabos podem ser um dor de cabeça, uma vez que todos são na verdade filtros.



Very Happy Pois e pbarata, mas mesmo sendo filtros alguns valem bem a pena Very Happy


Ha que investigar ou pedir ajuda a quem ja sabe, para nao ter tantas dores de cabeca lol!
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Localização : Neverland
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1074

Ir para o topo Ir para baixo

Acreditar em cabos e companhia...... Empty Re: Acreditar em cabos e companhia......

Mensagem  pbarata 10/11/2008, 10:03

pbarata escreveu:Os cabos podem ser um dor de cabeça, uma vez que todos são na verdade filtros.
Continuando, uma vez ontem não tive tempo para desenvolver, dizia que efectivamente os cabos fazem alguma diferença e a sua escolha exige algum cuidado para casar bem com o sistema. A partir do momento em que se consiga caracterizar o sistema e identificar o que não está a gosto no som, é relativamente simples escolher o cabo mais adequado, até lá, pode ser realmente uma dor de cabeça.

Já os cabos de sector, a diferença é mais difícil de detectar num sistema, em especial e este já tiver uma boa fonte de alimentação com filtragem da rede. Aqui é um bocado ao contrário, são concebidos para serem filtros, de modo a impedirem a entrada de frequências parasitas no sistema.

Em geral é muito menos oneroso escolher um bom cabo de interligação, que mesmo na gama mais baixa, fazem diferença, do que um bom cabo de sector, que para fazer alguma diferença é comparativamente mais oneroso do que um cabo de interligação do mesmo comprimento.

No meu sistema, optei por usar cabos de sector de valor relativamente moderado, como os Supra LoRad, que acima de tudo evitam a emissão que sinais electromagnéticos para o resto do sistema, tendo os respectivos componentes ligados a um filtro dedicado, no caso um Isotek. Neste caso a diferença é perfeirtamente audível e vísivel (no caso do leitor de DVD e no LCD).

Mas como não à "Bela, sem senão", no caso da amplificação, que perde dinâmica normalmente com filtragem, a opção foi a de ligar directamente o equipamento à tomada, mas com cabos de sector um pouco melhor, no caso uns Merlin Tarantula, que já possuem na sua construção filtragem não intrusiva, com recursos a ferrites para eliminação de altas frequências de contaminação.

Uma alternativa ao filtro da Isotek pode ser a aquisição de uma régua que tenha tomadas filtradas para as fontes de sinal e tomadas não filtradas para as fontes de potência.

Resumindo, em termos de audio puro, a opção por uma régua pode ser uma das soluções mais acessíveis e equilibrada, com os respctivos cabos de sector com blindagem. Mas no caso de existirem fontes de video e televisores/LCD/Plasma, recomento vivamente um filtro mais elaborado como o Isotek, que além de filtrar a alimentação que vai para cada equipamento, evita que haha contaminação entre componentes ligados no mesma régua/filtro. A imagem fica efectivamente mais nítica, sem quaisquer artefactos e interferências, melhorando inclusivé algumas derivadas do ruído da TV cabo (embora aqui tenha cabo de TV já com filtragem).

SOUND escreveu:(...)Ha que investigar ou pedir ajuda a quem ja sabe, para nao ter tantas dores de cabeca lol!

Sem duvida, a ajuda de um profissional pode tirar algumas dores de cabeça, mas também pode deixar a conta bancária com uns digitos a menos !! Twisted Evil

Não generalizando claro, porque ainda temos alguns profissionais extremamente sensatos, que percebendo as necessidades do cliente, os orçamentos disponíveis, sabem efectivamente aconselhar o componente mais adequado, mesmo não sendo representantes do mesmo. sunny
pbarata
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1131
Idade : 57
Localização : Lisboa
Interesses : Jazz & Clássica
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 472

Ir para o topo Ir para baixo

Acreditar em cabos e companhia...... Empty Re: Acreditar em cabos e companhia......

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos