Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Discos Vinil Como Desempenar?

4 participantes

Ir para baixo

Discos Vinil Como Desempenar? Empty Discos Vinil Como Desempenar?

Mensagem  ajca 4/6/2009, 15:34

Aqui fica uma questão, se algum dos caríssimos colegas foristas conhece algum método de como desempenar disco de vinil? scratch
ajca
ajca
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1048
Idade : 59
Interesses : Já nem sei
Data de inscrição : 25/12/2007
Pontos/Reputação : 744

Ir para o topo Ir para baixo

Discos Vinil Como Desempenar? Empty Re: Discos Vinil Como Desempenar?

Mensagem  Blink 4/6/2009, 17:41

ajca escreveu:Aqui fica uma questão, se algum dos caríssimos colegas foristas conhece algum método de como desempenar disco de vinil? scratch

Caro ajca é simples, já desempenei assim alguns e resultou.

Arranja dois vidros de 5mm de espessura aí com 32cm de quadrado, depois de limpos coloca o lp entre os dois e mete tudo numa zona onde dê Sol directo, deixe ficar assim durante algum tempo e vá vendo sem mexer no vidro de cima se o empeno saiu sem nunca tirar o vidro de cima.

Deixe arrefecer assim como está só com o peso do vidro, se quiser experimente primeiro com um lp que não goste ou que esteja estragado.
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Discos Vinil Como Desempenar? Empty Re: Discos Vinil Como Desempenar?

Mensagem  Convidad 4/6/2009, 17:56

essa é uma boa ideia,mas se eu a puser em prática coloco um pano de feltro para entre os vidros e o disco,porque o vidro comprimido e aquecido pode danificar a parte de cima das espiras que tambem contêm informação...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Discos Vinil Como Desempenar? Empty Re: Discos Vinil Como Desempenar?

Mensagem  Blink 4/6/2009, 18:02

milton escreveu:essa é uma boa ideia,mas se eu a puser em prática coloco um pano de feltro para entre os vidros e o disco,porque o vidro comprimido e aquecido pode danificar a parte de cima das espiras que tambem contêm informação...

Com a temperatura que os vidros atingem facilmente a superficie do vinil desliza sob este, e se puser feltro ou outra qualquer coisa pode marcar os sulcos e prender o deslizamento destes, mas nada como experimentar.
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Discos Vinil Como Desempenar? Empty Re: Discos Vinil Como Desempenar?

Mensagem  Convidad 4/6/2009, 18:06

blink escreveu:
milton escreveu:essa é uma boa ideia,mas se eu a puser em prática coloco um pano de feltro para entre os vidros e o disco,porque o vidro comprimido e aquecido pode danificar a parte de cima das espiras que tambem contêm informação...

Com a temperatura que os vidros atingem facilmente a superficie do vinil desliza sob este, e se puser feltro ou outra qualquer coisa pode marcar os sulcos e prender o deslizamento destes, mas nada como experimentar.
mas penso que o que se pretende é o disco fique preso entre os vidros e que não deslise,ou estou enganado?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Discos Vinil Como Desempenar? Empty Re: Discos Vinil Como Desempenar?

Mensagem  Blink 4/6/2009, 18:16

É o peso do vidro mais a temperatura que este vai transmitir directamente ao lp que este vai ser desempenado, fica entalado entre os vidros e suavemente o próprio vidro de cima com a temperatura se encarrega de o endireitar, mas é sempre uma operação com alguns riscos se esquecerem da coisa e ficar durante horas ao Sol directo, sai frango queimado.
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Discos Vinil Como Desempenar? Empty Re: Discos Vinil Como Desempenar?

Mensagem  ajca 4/6/2009, 18:51

Será que coloca los neste caso entre dois não me lembro do nome não são azulejos se não me engano tijoleira para o chão e com bastante peso em cima não trará resultados ou poderá incorrer em alguns riscos para os mesmos. scratch Rolling Eyes
ajca
ajca
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1048
Idade : 59
Interesses : Já nem sei
Data de inscrição : 25/12/2007
Pontos/Reputação : 744

Ir para o topo Ir para baixo

Discos Vinil Como Desempenar? Empty Re: Discos Vinil Como Desempenar?

Mensagem  Convidad 4/6/2009, 19:27

Boa noite o método que uso é precisamente esse e o uníco que conheço, no entanto não deixem demasiado pois os discos perdem muita qualidade.
Bons sons

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Discos Vinil Como Desempenar? Empty Re: Discos Vinil Como Desempenar?

Mensagem  ajca 4/6/2009, 19:42

*©️OsMi©️_KeY§*_®️ escreveu:Boa noite o método que uso é precisamente esse e o uníco que conheço, no entanto não deixem demasiado pois os discos perdem muita qualidade.
Bons sons

Referes te ao método dos vidros ao sol?
ajca
ajca
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1048
Idade : 59
Interesses : Já nem sei
Data de inscrição : 25/12/2007
Pontos/Reputação : 744

Ir para o topo Ir para baixo

Discos Vinil Como Desempenar? Empty Re: Discos Vinil Como Desempenar?

Mensagem  Convidad 4/6/2009, 19:47

ajca escreveu:
*©️OsMi©️_KeY§*_®️ escreveu:Boa noite o método que uso é precisamente esse e o uníco que conheço, no entanto não deixem demasiado pois os discos perdem muita qualidade.
Bons sons

Referes te ao método dos vidros ao sol?

yes
Twisted Evil

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Discos Vinil Como Desempenar? Empty Re: Discos Vinil Como Desempenar?

Mensagem  Convidad 4/6/2009, 19:50

Boa noite

Há umas máquinas à venda para sse efeito, mas infelizmente são bastante caras. Eu fiz uma, com resistência de aquecimento e controlador de temperatura, mas até agora, empena mais do que o que desempena. Very Happy Claro que vou fazer outra, e hei-de conseguir. A máquina que fiz, vai aumentando a temperatura até aos 65 graus durante três horas, começando a arrefecer lentamente até atingir a temperatura ambiente, mas acho que a prensa que fiz, (em vidro) não apertava suficientemente.
O bom da maquinete, é o facto de se por lá o disco, vai-se passear com a família, e quando se volta está direito. As temperaturas e os tempos de exposição foram copiadas pelas originais que há à venda e que custam à volta de 2000 euros.
Assim que estiver funcional, digo-vos como fazer uma. Não sai muito caro.

Abraço

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Discos Vinil Como Desempenar? Empty Re: Discos Vinil Como Desempenar?

Mensagem  ajca 4/6/2009, 19:54

ajca escreveu:Será que coloca los neste caso entre dois não me lembro do nome não são azulejos se não me engano tijoleira para o chão e com bastante peso em cima não trará resultados ou poderá incorrer em alguns riscos para os mesmos. scratch Rolling Eyes


Mas será que este método não dará qualquer tipo de resultados?
ajca
ajca
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1048
Idade : 59
Interesses : Já nem sei
Data de inscrição : 25/12/2007
Pontos/Reputação : 744

Ir para o topo Ir para baixo

Discos Vinil Como Desempenar? Empty Re: Discos Vinil Como Desempenar?

Mensagem  Convidad 4/6/2009, 19:57

ajca escreveu:
ajca escreveu:Será que coloca los neste caso entre dois não me lembro do nome não são azulejos se não me engano tijoleira para o chão e com bastante peso em cima não trará resultados ou poderá incorrer em alguns riscos para os mesmos. scratch Rolling Eyes


Mas será que este método não dará qualquer tipo de resultados?

Esse método resulta mas precisa de muito tempo. Eu lembro-me de ter comprado um disco em 1981, que se deu mal com uma viagem de carro Very Happy e que ficou empenado. Passou um ano e tal entre dois armários, e ainda hoje está direito e toca bem Laughing


Abraço

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Discos Vinil Como Desempenar? Empty Re: Discos Vinil Como Desempenar?

Mensagem  fm&stereo 4/6/2009, 20:35

Ora aí está um exemplo de que o Sol é nosso amigo!... sunny Por isso, respeitem-no! Laughing
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

Discos Vinil Como Desempenar? Empty Re: Discos Vinil Como Desempenar?

Mensagem  MikeF 29/6/2009, 15:27

Não se esqueçam que entre os vidros se vai formar um efeito de estufa, que entre ladrilhos de tijoleira não acontecerá.
E não se esqueçam também que algum vinyl com empenos ligeiros pode ser bem tocado com um clamp do tipo do Michell, com uma anilha central que levanta o disco e com o clamp a fazer pressão apenas no seu anel exterior. Já com um clamp de peso ao centro é mais dificil (aliás, acho sempre estes clamps de utilidade muito duvidosa).

Outra hipótese meia carota, mas não tanto como as máquinas de desempenar, e que só serve a gira-discos substanciais e não suspensos, é um clamp exterior (a clearaudio tem um), que faz pressão na orla do disco, e não no centro.
MikeF
MikeF
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 236
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 314

http://www.ZenAudio.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Discos Vinil Como Desempenar? Empty Re: Discos Vinil Como Desempenar?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos