Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

sistema Zen

+2
Pierre
MPJS
6 participantes

Ir para baixo

sistema Zen Empty sistema Zen

Mensagem  MPJS 12/10/2009, 20:59

Tenho um sistema muito simples, que em vez de ser aumentado (em componentes, potência ou tamanho) tem seguido o sentido oposto: gira-discos Project Debut 3 lacado em negro, comprado em Londres; andar phono da mesma marca, modelo Tube Box SE, para amaciar a células Ortophon (Red e Om5E)... por vezes gosto de juntar uma colher de açucar ao café... a amplificação já foi Denon, depois Sony AV, até chegar aos dias de hoje num liliputiano Nuforce, que apesar da ridicula potência tem um som fantástico com Jazz vocal. A cablagem em tempos idos foi Supra e Profigold, até ter descoberto os Kimber (os digitais Illuminations são realmente muito bons), que cruzam o caminho com os meus projectos minimalistas com influência dos OTA 47Lab... Por fim os transdutores... Sempre apreciei os passes de mágica das monitoras, e depois de longa pesquisa e infindáveis audições (e com um orçamento limitado) optei pelas pequenas Usher, que até têm o mesmo acabamento do Project, e um médio/baixo que disfarça o seu tamanho. Blu Tac em locais estratégicos e por vezes passam alguns paralelepípedos das mais variadas madeiras, colocados sob cada componente, só para experimentar... na calha estão alguns projectos DIY: andar phono... interconnects... cabos de coluna... bananas de coluna em madeira... experiências de alquimista, carpinteiro, cientista maluco, tentando cumprir todas as normas internacionais de segurança!

MPJS
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 14
Localização : Amadora - Lisboa
Ocupação : Gestão
Interesses : Música; Cinema;Literatura; fotografia; DIY
Data de inscrição : 12/10/2009
Pontos/Reputação : 36

Ir para o topo Ir para baixo

sistema Zen Empty Re: sistema Zen

Mensagem  Pierre 12/10/2009, 21:31

Olha! Ta giro! sistema Zen 512983 sistema Zen 87734
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Idade : 55
Localização : Elvas
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 1079

Ir para o topo Ir para baixo

sistema Zen Empty Re: sistema Zen

Mensagem  Conan 13/10/2009, 10:06

Então? como se portam as Usher com o Nuforce??

Enchem a sala?

Tenho umas ligadas a um Naim Nait 5i.
Conan
Conan
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 574
Idade : 51
Localização : Albufeira débs
Ocupação : DJ
Interesses : Curtir
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 63

Ir para o topo Ir para baixo

sistema Zen Empty Re: sistema Zen

Mensagem  Convidad 13/10/2009, 15:18

São umas colunas que sempre tive a curiosidade de ouvir.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

sistema Zen Empty Re: sistema Zen

Mensagem  Pierre 13/10/2009, 17:41

...


Última edição por Pierre em 13/10/2009, 17:43, editado 1 vez(es)
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Idade : 55
Localização : Elvas
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 1079

Ir para o topo Ir para baixo

sistema Zen Empty Re: sistema Zen

Mensagem  Pierre 13/10/2009, 17:42

António José da Silva escreveu:São umas colunas que sempre tive a curiosidade de ouvir.

Quando passares por Elvas, anuncia. sistema Zen 306642
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Idade : 55
Localização : Elvas
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 1079

Ir para o topo Ir para baixo

sistema Zen Empty sistema zen

Mensagem  MPJS 13/10/2009, 20:37

As pequenas Usher sempre se portaram muito bem, enchem uma sala de quase 30 metros quadrados, mas com um volume moderado (limitações da reduzida potência do Nuforce, e da mediana, mas não muito exigente sensibilidade das colunas - 86dB), o ampli nunca entrou em clipping, nem baixou a guarda, mesmo quando dou-lhe com mais instrumentos que seria ideal (para o seu tamanho). O Som das Usher parece inicialmente muito contido, mas assim que terminou a rodagem (aprox 1 semana) agraciou-me com novas e refrescantes versões dos meus discos preferidos. Excelente palco, vozes verdadeiras, muito dinâmicas, médio/baixo inacreditável (para o tamanho), com o Nuforce e a bicablagem conseguem produzir graves, que não abanam os alicerces mas são bem presentes e vagas de micro informação para redescobrir antigas interpretações, mas também imperdoável com maus registos!!! Tenho grande predilecção por registos ao vivo, e com esta combinação, e para o meus gosto pessoal estão perto do ideal, o concerto de Colónia de Keith Jarrett, ou Emergency Ward! de Nina Simone, tiram qualquer dúvida, e os pianos no BTTB de Ryuchi Sakamoto (prensagem japonesa), colocam-me em meditação trancendental - Zen sistema Zen 224944 Claro que suponho que se no lugar destes estivessem um Jeff Rowland com umas Avalon também estariam muito bem...

MPJS
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 14
Localização : Amadora - Lisboa
Ocupação : Gestão
Interesses : Música; Cinema;Literatura; fotografia; DIY
Data de inscrição : 12/10/2009
Pontos/Reputação : 36

Ir para o topo Ir para baixo

sistema Zen Empty Re: sistema Zen

Mensagem  Fernando Novais 13/10/2009, 20:52

As primeiras monitoras que eu procurei comprar foram as Usher S 520, fui à Digimagem para as ouvir, disseram-me que nao tinham para audiçao, que teria que encomnedar e comprar para as poder ouvir, aqui no Porto penso que na altura era a unica casa que as vendia sistema Zen 293719 entao comprei as RS1 que tb mao fiquei descontente, mas fiquei sempre com a vontade de as ouvir sistema Zen 224944

Cumprimentos
Fernando Novais
Fernando Novais
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2644
Idade : 55
Localização : Gondomar/Porto
Ocupação : Funcionario Publico
Interesses : Musica/Cinema/Vespas
Data de inscrição : 18/02/2008
Pontos/Reputação : 1764

Ir para o topo Ir para baixo

sistema Zen Empty Re: sistema Zen

Mensagem  Pierre 13/10/2009, 21:30

A Absolut Sound & Vision em Lisboa ha um ano, tinha vários modelos Usher.
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Idade : 55
Localização : Elvas
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 1079

Ir para o topo Ir para baixo

sistema Zen Empty sistema Zen

Mensagem  MPJS 13/10/2009, 21:48

Tive a sorte de passar numa pequena loja na Amadora, que tinha creio umas lindas X718 em exposição estática, em conversa com o vendedor disse-lhe o que procurava, começou a soletrar os suspeitos do costume - B&W's; Monitor Audio; Focal, e outras marcas que constam nas listagens recomendadas dos media... mas ao fundo da sala de audições estavam umas pequenas colunas, de aspecto simples, e como tinham a grelha retirada, eram de marca desconhecida... depois da roda das cadeiras... speakers varios, ampli, 2 ou 3 selecionados, cabos e cabinhos, mas os meus próprios discos sistema Zen Icon_lol. Conversas várias, audições atentas, mas sempre que as Usher eram ligadas tudo parecia mais correcto, realmente não tinham aquele agudo, nem provocavam aquele tremor de terra, mas a alma estava no sitio certo, o que nem sempre acontecia com as "recomendadas"! Negócio fechado, duas semanas depois desembarcava em Portugal oriundo de Taiwan um pesado volume (+/-14kg) com as preciosidades sistema Zen 858891. O serviço excelente e honestidade tornaram-me fiel cliente daquela "lojinha"! Tinham criado um monstro, agora tinha que acolitar estes anjos negros com componentes dignos... CONTINUA

MPJS
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 14
Localização : Amadora - Lisboa
Ocupação : Gestão
Interesses : Música; Cinema;Literatura; fotografia; DIY
Data de inscrição : 12/10/2009
Pontos/Reputação : 36

Ir para o topo Ir para baixo

sistema Zen Empty Re: sistema Zen

Mensagem  Pierre 14/10/2009, 08:16

Comprei-as usadas e tinha, lido umas reviews. Dei um tiro no escuro sem as ouvir. Precisava com alguma urgência de umas monitoras com estas caracteristícas. Nada arrependido. sistema Zen 156131
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Idade : 55
Localização : Elvas
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 1079

Ir para o topo Ir para baixo

sistema Zen Empty sistema Zen

Mensagem  MPJS 14/10/2009, 20:59

Boa compra, partilho da opinião, e sendo usadas e tendo sido bem tratadas poupa o "sofrimento" da rodagem (e alguns euros). Estou a ouvi-las agora mesmo com o novo disco de Ludovico Einaudi, "Nightbook" (promocional do fornecedor)... os pianos realmente casam bem com esta pequena pérola, a reverberação e os decays são perto da perfeição. Tenho de experimentar uns cabitos de prata DIY com este sistema sistema Zen 29331 ...

MPJS
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 14
Localização : Amadora - Lisboa
Ocupação : Gestão
Interesses : Música; Cinema;Literatura; fotografia; DIY
Data de inscrição : 12/10/2009
Pontos/Reputação : 36

Ir para o topo Ir para baixo

sistema Zen Empty Re: sistema Zen

Mensagem  JCF 14/10/2009, 22:32

Viva

Parabens pelo sistemas e pela descrição que fazes, ve-se que te dá muito prazer. sistema Zen Icon_biggrin

Tenho um GD igual, Debut III com a Ortofon OM5E mas a agulha foi trocada pela DN 165E que é uma agulha feita para a Dual, essa agulha é muito parecida com a OM 10.

Uma das ideias que tenho é trocar esta cabeça por uma 2M RED ou eventualmente até pela Blue. Vou ter de arranjar um contra-peso adequado a essa cabeça.

Assim resumidamente que diferenças notas entre as duas agulhas que tens? Valerá a pena essa troca ou valerá mais a pena arranjar um GD melhor?
JCF
JCF
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 352
Data de inscrição : 06/05/2009
Pontos/Reputação : 431

Ir para o topo Ir para baixo

sistema Zen Empty Sistema Zen

Mensagem  MPJS 14/10/2009, 23:39

O debut sofreu duas alterações de monta: primeiro "ganhou" a red (comprei a cabeça da ortofon ao preço da agulha sistema Zen Icon_biggrin creio que o preço estava mal etiquetado, so descobri quando lia algumas opiniões enquanto "aprendia" a montar a dita), é de um campeonato completamente diferente, se fosse possível reduzir a impressão desta agulha diria: "ela mergulha mais fundo nos tortuosos sulcos escavados no vinil negro, trazendo à superfície sublimes pérolas". De tempos a tempos ouço um pop-rock e eletrónica, e neste caso prefiro a 5E, é mais "perdoadora". Gostaria um dia de experimentar uma Shelter MM sistema Zen Icon_bounce tenho lido muito sobre estas... quem sabe 1 dia....

O 2º passo foi, após alguns meses a experimentar alguns Mats fabricado por mim, para substituir aquele maldito feltro, desisti e coloquei um prato de acrilico! Remédio Santo sistema Zen 29331 Menos estática; menos ressonância; menos feltros colados ao vinyl; menos probalidade de riscar os meus preciosos... mas, nem tudo é menos: o grave melhorou substancialmente! Assim como também muito melhor aspecto! Recomendo, Vale cada euro (apesar das estranhesa inicial de não usar-se um Mat).

MPJS
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 14
Localização : Amadora - Lisboa
Ocupação : Gestão
Interesses : Música; Cinema;Literatura; fotografia; DIY
Data de inscrição : 12/10/2009
Pontos/Reputação : 36

Ir para o topo Ir para baixo

sistema Zen Empty Re: sistema Zen

Mensagem  JCF 15/10/2009, 01:37

O preço da cabeça completa ou só da agulha não é muito diferente. Eu arranjo a cabeça 2M Blue por cerca de 120 euros e a 2M Red por pouco mais de 50 euro. Relativamente ao prato em acrilico acredito que melhore bastante o som mas custa quase 90 euros.

Ouvindo pelo sistema/colunas acho que o Debut III não se safa mal. Contudo ouvindo com atenção utilizando os auscultadores a verdade é que noto algum ruido de fundo. Uma parte desse ruido vem do motor. Basta desligar o botão numa parte silenciosa do disco para perceber isso. Assim que se liga o interruptor e o motor começa a funcionar o ruido volta a fazer-se ouvir. É tipo uma ressonancia.

É por ter estas duvidas que me pergunto se em vez de fazer upgrade ao Debut III com nova cabeça, prato em acrilico, eventualemnte speedbox... se não farei melhor em avançar directamente para algo melhor. Posso eventualmente comprar a 2M Blue e mais tarde se mudar de GD já não preciso de gastar dinheiro na cabeça.
JCF
JCF
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 352
Data de inscrição : 06/05/2009
Pontos/Reputação : 431

Ir para o topo Ir para baixo

sistema Zen Empty Re: sistema Zen

Mensagem  jdickson 15/10/2009, 07:06

JCF escreveu:É por ter estas duvidas que me pergunto se em vez de fazer upgrade ao Debut III com nova cabeça, prato em acrilico, eventualemnte speedbox... se não farei melhor em avançar directamente para algo melhor. Posso eventualmente comprar a 2M Blue e mais tarde se mudar de GD já não preciso de gastar dinheiro na cabeça.


Caro amigo

A tua "questão existencial" é daquelas que mais frequentemente surge no mundo da audiofilia e cuja resposta é mais fácil. Então quando, como parece ser o teu caso, estão reunidas 3 condições (1-gostas de música/som; 2-tens a noção/vontade do upgrade; 3-detectas falhas/aspectos menos conseguidos no actual sistema), não restam dúvidas de que a resposta deverá ser SEMPRE no mesmo caminho: melhorar o elemento mais estrutural, o que constitui verdadeiramente o alicerce do sistema/componente. E, neste caso, é clara e inequivocamente o giradiscos.
Esta noção é universal, com excepção dos casos em que a pessoa inequivocamente sabe que não vai avançar por grandes melhorias do sistema, por variadas razões; nesse caso fica-se por pequenos ajustes, o que não parece ser o teu caso...
Ainda há pouco tempo li um artigo atrasado da HIFI+, em que era avaliado o então recem saído Michell Technodec. O autor, após descrever as melhorias que podiam ser obtidas nesse GD de entrada da Michell, com a introdução de uma fonte de alimentação externa (cara e habitualmente a mais eficaz forma de melhorar a performance de qualquer GD), um melhor braço, etc, chega ao fim e diz "mas se eu tiver que fazer estas alterações ou, em alternativa, comprar um Gyrodec SE e manter o resto, não hesito por esta última hipótese". E o autor adorou o Technodec, nada de confusões.
Por isso, se vislumbrares a possibilidade de enveredar por um caminho tão excitante ( e dispendioso) como é o do upgrade, não percas tempo (e, a prazo, dinheiro) e vai directo ao assunto. Até porque, em matéria de giradiscos, estás no absolutamente básico (sem desprimor), apesar de uma relação qualidade/preço extraordinária. sistema Zen 156131
Cumprimentos

jdickson
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 185
Idade : 60
Localização : Lisboa
Ocupação : mèdico
Interesses : os habituais
Data de inscrição : 28/07/2009
Pontos/Reputação : 328

Ir para o topo Ir para baixo

sistema Zen Empty sistema Zen

Mensagem  MPJS 15/10/2009, 22:00

Não irei discordar, pois imagino que em alguns casos faça mais sentido comprar logo um "hardware" melhor, em oposição a um upgrade. No meu caso fez, pois somando as partes modificadas, economicamente gastei, creio eu, perto do valor do modelo a seguir ao Debut lacado, acrescentando que o "acril it" não existia aquando da compra inicial (e a despesa neste foi metade do valor que refere), a Red saiu a cerca de 40€ (quando tenho visto para o mesmo artigo preços de 75€ a 110€), a Speed Box foi-me oferecida sistema Zen Icon_biggrin . O Pro-ject realmente não é o GD mais inerte, e deve ser mantido distante de quaisquer vibrações, sugiro trocar aqueles pés de plástico/borracha, por outra "coisa" qq (nos meus tweaks, cheguei a colocar três saleiros cónicos de madeira exótica cheios de areia, que adquiri ao preço da chuva numa feira de turismo com artigos africanos ou orientais sistema Zen 29331 , e ... soou "diferente", para melhor).

Entretanto continuo a investir naquilo que considero mais importante: a música!

MPJS
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 14
Localização : Amadora - Lisboa
Ocupação : Gestão
Interesses : Música; Cinema;Literatura; fotografia; DIY
Data de inscrição : 12/10/2009
Pontos/Reputação : 36

Ir para o topo Ir para baixo

sistema Zen Empty Re: sistema Zen

Mensagem  JCF 15/10/2009, 23:18

Não sei até que ponto a speedbox poderá silenciar o motor do Debut III, eventualmente poderá reduzir as vibrações de forma apreciavel, sinceramente não sei. A funcionalidade de permitir comutar as rotações para 45 rpm não tem grande interesse para mim.

Quarenta euros tela 2M Red foi de facto um preço fantastico sistema Zen Icon_wink O preço que coloquei para o prato em acrilico veio do site do importador, por 50 euros acho um excelente up-grade.

O mais importante é estar globalmente satisfeito com o GD porque nesse caso valerá bem a pena limar algumas arestas (ainda para mais a esses preços) e não pensar mais em trocar de GD.

Para já vou manter-me quieto, poderei vir a ter de gastar algum dinheiro noutro aparelho e o orçamento não dá para grandes esticanços sistema Zen Icon_redface
JCF
JCF
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 352
Data de inscrição : 06/05/2009
Pontos/Reputação : 431

Ir para o topo Ir para baixo

sistema Zen Empty Re: sistema Zen

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos