Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Construção de Anti-Cabos em fio de bobinagem...

+2
Fernando Novais
Blink
6 participantes

Ir para baixo

Construção de Anti-Cabos em fio de bobinagem... Empty Construção de Anti-Cabos em fio de bobinagem...

Mensagem  Blink 13/12/2009, 12:58

Tenho lido algo sobre os Anti-cabos e resolvi fazer uns de coluna e uns ICs.

São cabos feitos com fio de cobre para bobinagem com dupla esmaltagem, utilizei fio de 2mm de diâmetro tanto nos de coluna como nos ICs, neste último utilizei no + cabo de 1,10.

Oas cabos de coluna ficaram com uma capacidade de 168pF e os ICs com 22pF.

Ainda inicei hoje os testes dos de coluna, são um pouco de difícil manobra por serem solid core bastante duros devido á espessura mas dobram-se conforme a necessidade e devem estar afastados de outros cabos por não estarem muito ou nada protegidos. Na ligação ás colunas fazem eles o shunt dos graves e agudos. Os Ics só vou testar depois destes.

Construção de Anti-Cabos em fio de bobinagem... Anticabocol

Construção de Anti-Cabos em fio de bobinagem... Anticaboic
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Anti-Cabos em fio de bobinagem... Empty Re: Construção de Anti-Cabos em fio de bobinagem...

Mensagem  Fernando Novais 13/12/2009, 17:06

Ele nao para Construção de Anti-Cabos em fio de bobinagem... 403861
Fernando Novais
Fernando Novais
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2644
Ocupação : Funcionario Publico
Interesses : Musica/Cinema/Vespas
Pontos/Reputação : 1764

Construção de Anti-Cabos em fio de bobinagem... Empty Re: Construção de Anti-Cabos em fio de bobinagem...

Mensagem  bluemonday 17/12/2009, 15:02

Que tal blink , como se comportam ?

Parecem ser muito semelhantes à receita do Paul Speltz . O que usaste para o revistemento ?

Hoje chegaram os Anti-ICs , à primeira vista parecem me excelentes . Mandei vir terminados com rcas Eichmann Bullet e XLR neutrik. Os ICS do paul parecem que tem as "ondulações" mais encurtadas do que os teus, não sei se faz diferença ou não.

No meu sistema este tipo de cabos estão a funcionar muito bem , as melhorias na dinamica foram esmagadoras face à cablagem Kimber que tinha anteriormente.
bluemonday
bluemonday
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2351
Interesses : audio , vjing
Pontos/Reputação : 571

Mensagem  Blink 17/12/2009, 18:20

bluemonday escreveu:Que tal blink , como se comportam ?

Parecem ser muito semelhantes à receita do Paul Speltz . O que usaste para o revistemento ?

Hoje chegaram os Anti-ICs , à primeira vista parecem me excelentes . Mandei vir terminados com rcas Eichmann Bullet e XLR neutrik. Os ICS do paul parecem que tem as "ondulações" mais encurtadas do que os teus, não sei se faz diferença ou não.

No meu sistema este tipo de cabos estão a funcionar muito bem , as melhorias na dinamica foram esmagadoras face à cablagem Kimber que tinha anteriormente.

Não usei nenhum revestimento, eles vêm já assim com duas camadas de um verniz próprio muito resistente, para o decapar uso um pouco de chama e a seguir raspo ao de leve.

Têm um som similar aos solid core, mas nota-se serem rápidos e portam-se bem nas altas e médias fequências, nos baixos não noto grande melhoria, não pioram mas é um passo ao lado, ainda tenho que vêr melhor as distâncias das colunas á parede, parece que para cada cabo diferente querem distância tb diferente, mas á parte a dureza deles são um tweak muito barato e vale bem o trabalho.

Gosto do som dos ICs, detalhados e bastante dinâmicos, é possível que fizesse os ICs mais largos um pouco para diminuir a capacidade, mas vou agora enrolá-los mais juntos para vêr as diferênças.
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  bluemonday 17/12/2009, 18:36

Uma das grandes diferenças que notei no meu sistema foi uma melhoria significativa dos graves. São os cabos mais discutidos e aprovados pela comunidade Magnepan precisamente por esse facto.

Os anti ICs já estão a rodar... a tendência é a mesma dos anti-cables.

Na FAQ do Paul esta algo curioso :

How stiff is the wire? - Back to Top
Coat hanger wire is stiff, the Anti-Cable wire is not like that. It is very soft compared to coat hanger wire. The Anti-Cable wire is flexible enough to loop around a Magic Marker size pen, yet just stiff enough to hold that shape after you let go. Beacuse of it's unique malleability, they can be drawn and formed into virtually and shape you need.

Can the wires touch each other? - Back to Top
Yes, the red coating insulates the copper wire, and is rated at about 10 times the voltage typically seen coming out of a power amplifier. There is no chance of shorting out your amplifier.

........

Se tivesses aqui perto comparavamos o material...
bluemonday
bluemonday

Mensagem  Blink 17/12/2009, 19:17

bluemonday escreveu:...................................
Se tivesses aqui perto comparavamos o material...

Eu vou levá-los ao encontro no dia 19 na Audolici, aparece lé e já os ouves.

Eu penso que o material é o mesmo, eu usei fio de bobinagem com 2mm de diâmetro tanto nos de coluna como nos ICs, só o + do IC é 1,10.
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  bluemonday 17/12/2009, 22:33

ir aí ao Porto dia 19 é complicado para mim .

Tens aqui uma thread sobre a mesma tematica :

http://www.audiocircle.com/index.php?topic=41863.0
bluemonday
bluemonday

Mensagem  Pierre 15/1/2010, 18:16

Para não repetir variados adjectivos típicos nestas análises a cabos, só posso dizer de forma convincente… IMPRESSIONANTE.

- Uma rapidez e abertura fora do comum. Tudo no sítio sem colorações.
- Dos melhores uprades que já fiz.

Anti-cables.
De coluna, entrelaçados cerca de 15cm.
Gentilmente cedidos pelo Blink, graças à sua pesquisa e dedicação.
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Pontos/Reputação : 1079

Mensagem  bluemonday 15/1/2010, 18:32

Ainda bem que estas a ter bons resultados. De facto a rapidez destes cabos é fora do comum.

Tenho os cabos, desde o power ao crossover externo das colunas, completamente no ar . Segundo o Paul Spletz que descobriu a receita original dos cabos é a melhor forma de obter o maximo da cablagem.
bluemonday
bluemonday

Mensagem  Blink 15/1/2010, 22:39

Pierre escreveu:Para não repetir variados adjectivos típicos nestas análises a cabos, só posso dizer de forma convincente… IMPRESSIONANTE.

Anti-cables.

Os meus também estão no ar como refere o Blue, na realidade têm um som fantástico e podem ser revestidos com uma manga de nylon entre o + e o - para melhor apresentação que em nada irá alterar o ataque ás colunas, vou cobrir os meus com nylon e vêr se há alteração mas penso que não face á espessura deles.
E usufrua dessa maravilha durante muitas horas de música.

Cumpts
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  Blink 16/1/2010, 10:01

Caro Lore não costumo responder nem alimentar estas questiúnculas com laivos de vendetta mas vou responder-lhe como forista porque deve estar ansioso por uma resposta. Como Admnistrador teria editado o texto por estar descontextualizado do tema em questão e não entendo porque não contestou em Junho de 2009 se achava assim tão pertinente uma resposta.

O tema criado por mim neste Tópico é sobre Cabo de Colunas Anti-Cables e nada tem a vêr com o Post que escreveu.

Contudo não deixo de constatar que é gratificante para mim o facto de ter registado e memorizado durante 7 meses os meus textos, por outro lado não retiro uma vírgula do que disse no texto que transcreveu, que se o lêr bem reparará que nada tem de contraditório, e dou por finalizada esta questão que não está vinculada ao tema em questão.
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  lore 16/1/2010, 10:16

EDITADO:

Advirto que este tópico não serve para queixas ou chamadas de atenção face ao passado, é desconexo por conter toda uma sintomalogia de vingança face ao que escreveu em Junho de 2009 e por não estar dentro do contexto do tópico em questão. Se tem alguma reclamação ou queixa a fazer face ao que expôs no passado é favor fazê-lo por PM á Administração.

A Admin.
lore
lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 841
Ocupação : http://www.laso.pt/04solucoes/05galeria.php
Interesses : cabrios ,motos , muitos kw , tatoos, adrenalina
Pontos/Reputação : 1037

Mensagem  bluemonday 16/1/2010, 10:59

Caro lore,

Os anti cabos tocam melhor no ar devido à sua tipologia , os outros podem ficar no chão ou como quiser.

Alias por estarem no ar evitam (menos) interferências com outros condutores , até porque o revestimento deles é apenas uma camada de tinta.
bluemonday
bluemonday

Mensagem  lore 16/1/2010, 11:59

boas , caro Bluemonday obrigado pelo seu esclarecimento . pois reforça as minhas ideias .
Rui
lore
lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 841
Ocupação : http://www.laso.pt/04solucoes/05galeria.php
Interesses : cabrios ,motos , muitos kw , tatoos, adrenalina
Pontos/Reputação : 1037

Mensagem  Blink 17/1/2010, 15:44

Pierre escreveu:Para não repetir variados adjectivos típicos nestas análises a cabos, só posso dizer de forma convincente… IMPRESSIONANTE.

Anti-cables.

Conforme lhe tinha dito para baixar um pouco a capacidade (desceram 160pF para 70pF) e dar outro visual meti-os em nylon com a mesma torção, e soldei bananas tipo Z da Nordost para mais fácil encaixe.

Construção de Anti-Cabos em fio de bobinagem... Image1ye

Construção de Anti-Cabos em fio de bobinagem... Image2ry
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  Pierre 17/1/2010, 16:00

Construção de Anti-Cabos em fio de bobinagem... 303574 Prontos para música...
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Construção de Anti-Cabos em fio de bobinagem... Empty anti-cables

Mensagem  FZ 30/1/2010, 17:20

Olá a todos

Adorei ler e ver este tópico

antes de falar dos cabos e fazer perguntas gostaria de contar uma história...

Provisoriamente estou a morar em Lisboa pois compramos um apartamento dos anos
70 que está a ser remodelado por completo à 5 meses..., e não vou fazer
comentários sobre a área de construção civil em Portugal Construção de Anti-Cabos em fio de bobinagem... Icon_evil
Como tudo está a ser feito e refeito, desenhei tudo, incluído a distribuição de
electricidade onde fiz uma linha dedicada para o áudio com um cabo
eléctrico aconselhado pelo meu electrotécnico, com 2 porta-fusíveis no meu quadro trifásico e no
final com uma ligação em estrela nas tomadas.
Apesar de perceber pouco destas coisas... o cabo eléctrico tem um ar bélico...
grosso, blindado e tem 2 circuitos onde as tomadas vão ser divididas em 2
grupos.
O sistema vai ficar suspenso na parede com umas prateleiras da Target,
marca que já esteve na ribalta e que perdeu nome no mercado do audio por falta
de dinâmica publicitária.
Na realidade é uma prateleira simples e uma dupla, com as bases em MDF e com os
suportes a terminar em bico.(usadas pelos senhores do vinyl)
Gostei muito delas pelo ser ar retro, são enormes , robustas, e permitem fazer
uma alteração ao nível da sua construção para esconder a cablagem.

Ou seja... tudo na parede com as cablagens internas e sem tomadas à vista.

Agora sim os cabos de coluna...

Tenho lido na internet centenas de artigos, testes de laboratório, opiniões
sobre cabos para coluna... uffff já começo a ficar cansado de tanto ler e nada
conseguir decidir... é um mundo!

É impossível saber qual o melhor ou médio, etc... pois as variantes são
impossíveis de medir. o tipo de condutor, o tipo de revestimento, a metragem, a
interacção dos diversos aparelhos com todo isto, a espessura... etc..etc...

Como as obras estão a terminar ando já a algum tempo a ver cabos para serem
passados dentro das paredes com uma distancia de 3.25m par.
ufff continuo cansado e sem saber o que fazer...

Claro que li sobre outros cabos com valores que são uma miragem, certos, as suas
características "teóricas" não se coadunam com as características "teoricas" que eu acho que
o meu sistema tem.
Ou seja... tudo é subjectivo... alguns testes de laboratório dizem que ao nível da parte física um cabo menos comum pode ter bons resultados, como telefone ou outras coisas que podem parecer absurdas.
Tipo testes ás cegas... o pessoal ouve diferentes cabos "ás cegas" no mesmo sistema e depois opinam e escolhem o melhor , muitos desses cabos que são eleitos como os melhores podem ser caros e também baratos... .

"Isto dá que pensar"

Depois de muito pesquisar"subjectivamente" cheguei a esta lista... nem sei se por gostar mais do tipo de cobre ou de outra coisa em especial... é um misto de ideias
Ecosse MS 2.3
Atlas Hyper 2.0
Chord ODYSSEY 1 ou 2
E agora ANTI-CABLES

Demarquei-me de marcas como Chord ou Qed pois aparentemente o som é um pouco a puxar para a as altas e médias frequências(prata) e os modelos mais caros tipo EPIC ou REFERENCE ... upa upa... este Odyssey and no ebay a preços baratos e existe também o modelo para instalação

O ECOSSE MS2.3 "subjectivamente" seria a minha escolha

Bom os Anti-Cables são os mais baratos 5€metro na DEVINE AUDIO.

O Ecosse MS2.3 custa 32€ metro
atlas Hyper 2.0 20€
Odyssey 16€ sem o revestimento(instalação) e 18€ a versão2
apesar de que , com os Anti-cables serão sempre 14m de cabo, 7m por par.

Mas lá está! é aconselhado em distâncias curtas, parece funcionar melhor... o tempo de "burning" é de 500 ou mais horas perdendo rapidamente as características que apresentam quando os ligamos da 1ª vez e melhorando progressivamente... .

Cheguei a ler que tem comportamentos semelhantes a certos cabos OCC em determinadas frequências... fazendo parecer este ou aquele cabo de renome mundial a um preço astronómico.. melhor por comparação a cabos já firmados.

muito se fala... destes Anti-cables

Agora as perguntas para quem sabe:

Pode este cabo ser usado dentro das paredes(entubado)? (preocupei-me em afastar os campos energéticos)
3.50m de distancia será demasiado para este cabo?
A ausência de "coisas" na sua proximidade pode prejudicar a sua prestação ?

dúvidas e mais dúvidas...

cumprimentos a todos
FZ
FZ
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 17
Ocupação : Professor de musica, aderecista de cinema e publicidade, marido e pai
Interesses : Musica, instrumentos musicais e afins, pedagogia infantil, manipulação de imagem e som, fotografia, edição de video,
Pontos/Reputação : 53

Mensagem  Pierre 30/1/2010, 18:31

Caro Fz.

Todos os cabos e topologias tocam e funcionam no sistema áudio. Agora uns têm mais "carácter" do que outros em determinado sistema por suas caracteristícas ou topologia. O que queremos são aqueles que sejam o mais neutros possiveis relativamente ao nosso setup. Já tive montes de cabos e topologias baratas e caras no meu modesto equipamento. Cheguei à conclusão após várias teimas que no meu caso, o condutor com menos resistência e unifilar (solid core) é o que mais me satisfáz.
Os unifilares de o,7mm, 1mm empolam e desconcerta de forma geral (no meu caso). Melhorou com maior secção (lá está, baixa resistência) de 2,5mm multifilares. Mas como a cisma é grande tinha de experimentar unifilares de 2,5mm pra aí. Foi então que tive o previlégio de me oferecerem os anti cables, 2mm unifilares revestidos por um esmalte. Foi o melhor som que o meu equipamento alguma vez reproduziu.
Ora como cobre é cobre em todo o mundo, basta pensar um pouco...unifilar de 2,5mm...estão dentro das nossas paredes de casa. Não têm é as cores do arco iris, nem isolamentos de encher o olho, nem nomes pomposos.
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Blink 30/1/2010, 21:22

FZ escreveu:..............................

Pode este cabo ser usado dentro das paredes(entubado)? (preocupei-me em afastar os campos energéticos)
3.50m de distancia será demasiado para este cabo?
A ausência de "coisas" na sua proximidade pode prejudicar a sua prestação ?

dúvidas e mais dúvidas...

cumprimentos a todos

Em relação á distância eu acho que com este tipo de espessuara não há problema nenhum, quando diz se ausência de "coisas" pode prejudicar a prestação, eu acho que se todos os cabos tivessem ausência ou nenhumas coisas ao seu redor seria excelente e o ideal, mas isso torna-se impossível, há sempre cruzamentos de cabos e por vezes em paralelo, e esta teia também influi na sinergia de todo o sistema, teoricamente de forma negativa mas é inevitável.

Quanto ao meter estes cabos emparedados ou entubados, eu não o faria pois vai retirar-lhe o seu modo topológico original para os quais foram concebidos, com o ar como diéctrico e sem blindagem, ao embuti-lo vai aumentar em muito a capacitância do mesmo e diminuir a inductância, mas vai alterar a sua assinatura, mas nada como fazer experiências e ouvi-los no seu estado normal, e se pretender embuti-los e depois fazer as comparações nunca sabe, pode gostar do som, cada caso é sempre um caso diferente.
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Construção de Anti-Cabos em fio de bobinagem... Empty anti-cables

Mensagem  FZ 1/2/2010, 19:47

Olá a todos...
os cabos são mesmo para passar dentro das paredes, os tubos 30 já estão passados assim como todos os outros...

Segundo o que percebi os cabos são feitos com diversas protecções(camadas) para o isolar e proteger dos mais diversos problemas, campos de estática, eléctricos etc....
No meu caso não tenho nem arrancadores, nem campos magnéticos e a electricidade encontra-se no mínimo a 50cm de tudo o resto, daí eu pensar que estes anti-cables poderiam servir.

Será que preciso mesmo de cabos muito grossos? cheios de mangas, algodão, blindagens.. etc...?
Como disse anteriormente tudo foi pensado, desde o cabo eléctrico, disjuntores, tomadas e distribuição dos mesmos

Quanto mais sei mais dúvidas tenho

Cumprimentos a todos(as)
FZ
FZ
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 17
Ocupação : Professor de musica, aderecista de cinema e publicidade, marido e pai
Interesses : Musica, instrumentos musicais e afins, pedagogia infantil, manipulação de imagem e som, fotografia, edição de video,
Pontos/Reputação : 53

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo