Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF

+5
JPessanha
ricardo onga-ku
manel1
longplay
Porsche
9 participantes

Ir para baixo

onkyo - B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF Empty B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF

Mensagem  Porsche 17/2/2010, 11:30

Boas! onkyo - B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF Icon_surprised
Estou a pensar a médio prazo adquirir um sistema de som para a minha nova sala. onkyo - B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF Icon_smile

Assim, após umas primeiras pesquisas estou indeciso entre:

B&W 684 Theatre
Monitor Audio BR5AV
Onkyo HT-S9100THX
Wharfedale VR300
KEF IQ70 Pack

Qual a vossa opinião acerca destes modelos? Devo considerar outros? Quais? onkyo - B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF Icon_rolleyes

Que solução me aconselham? Amp/Rec único ou Receptor e Amplificador em separado. onkyo - B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF Icon_rolleyes

Por último, para os modelos que aponto (com excepção do Onkyo) qual(ais) os Receptores e (ou) Amplificadores que posso ou devo conjugar? onkyo - B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF Icon_rolleyes

Agradeço a vossa opinião. Obrigado. onkyo - B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF Icon_cheers

Ps. alguém me pode indicar onde posso saber o preço destes sistemas em Portugal? onkyo - B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF Confused
Porsche
Porsche
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 12
Data de inscrição : 16/02/2010
Pontos/Reputação : 28

Ir para o topo Ir para baixo

onkyo - B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF Empty Re: B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF

Mensagem  Porsche 20/2/2010, 00:08

Ninguém tem uma opinião!?
Agradecia uma ajuda...
onkyo - B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF 581125
Porsche
Porsche
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 12
Data de inscrição : 16/02/2010
Pontos/Reputação : 28

Ir para o topo Ir para baixo

onkyo - B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF Empty Re: B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF

Mensagem  longplay 20/2/2010, 00:29

Bem,

alguém virá ajudar entretanto, certamente.. do pouco que conheço, em termos de colunas iria para Monitor Audio ou B&W.. no entanto, essas KEF têm bom aspecto... Apenas ouvi sistemas estéreo com estas marcas, por isso a minha opinião não é de fiar onkyo - B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF Icon_redface ..
Onkyo nunca ouvi, Wharfedale e Kef nunca me fascinaram mas as audições foram poucas e com materiais de gamas diferentes..

O ideal seria realmente ouvir... Acho que pode procurar preços na maquimsom (costuma ter preços tentadores em alguns produtos), na imacústica.. haverão mais, se procurar aqui pelo fórum há referências aos sites.. a supersonido, embora seja em Espanha, pode também ser uma referência..

Boas audições e boas compras.. Espero que venha alguém que possa ajudar devidamente, no entanto, as perguntas não são fáceis de responder.. não haverá uma resposta certa, naturalmente.. Procure também na secção Sistemas Multicanal, há muita informação relativamente a amplificadores...
longplay
longplay
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 616
Idade : 45
Localização : Batalha
Data de inscrição : 12/04/2009
Pontos/Reputação : 791

Ir para o topo Ir para baixo

onkyo - B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF Empty Re: B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF

Mensagem  Porsche 22/2/2010, 00:33

longplay escreveu:Bem,

alguém virá ajudar entretanto, certamente.. do pouco que conheço, em termos de colunas iria para Monitor Audio ou B&W.. no entanto, essas KEF têm bom aspecto... Apenas ouvi sistemas estéreo com estas marcas, por isso a minha opinião não é de fiar onkyo - B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF Icon_redface ..
Onkyo nunca ouvi, Wharfedale e Kef nunca me fascinaram mas as audições foram poucas e com materiais de gamas diferentes..

O ideal seria realmente ouvir... Acho que pode procurar preços na maquimsom (costuma ter preços tentadores em alguns produtos), na imacústica.. haverão mais, se procurar aqui pelo fórum há referências aos sites.. a supersonido, embora seja em Espanha, pode também ser uma referência..

Boas audições e boas compras.. Espero que venha alguém que possa ajudar devidamente, no entanto, as perguntas não são fáceis de responder.. não haverá uma resposta certa, naturalmente.. Procure também na secção Sistemas Multicanal, há muita informação relativamente a amplificadores...

Obrigado pelas dicas.
Foram úteis. onkyo - B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF Icon_smile
Porsche
Porsche
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 12
Data de inscrição : 16/02/2010
Pontos/Reputação : 28

Ir para o topo Ir para baixo

onkyo - B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF Empty Re: B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF

Mensagem  longplay 22/2/2010, 00:38

Dentro da minha ignorância onkyo - B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF Icon_sad , sempre às ordens... onkyo - B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF Icon_cheers

Vá dando notícias da evolução do sistema... e claro... o costume: fotos!
longplay
longplay
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 616
Idade : 45
Localização : Batalha
Data de inscrição : 12/04/2009
Pontos/Reputação : 791

Ir para o topo Ir para baixo

onkyo - B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF Empty Re: B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF

Mensagem  manel1 25/2/2010, 00:36

Quais as dimensões da sala? É preferencialmente para AV ou estéreo? Orçamento? Gostos musicais?

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

onkyo - B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF Empty Re: B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF

Mensagem  Porsche 27/2/2010, 02:02

A sala tem cerca de 30m2 contudo penso adquirir as colunas pra me durarem uns anos... quem sabe em divisões maiores.
Gostaria de um sistema de som equilibrado, a sua utilização vai ser 50% AV e 50% música.
onkyo - B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF Icon_smile
Porsche
Porsche
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 12
Data de inscrição : 16/02/2010
Pontos/Reputação : 28

Ir para o topo Ir para baixo

onkyo - B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF Empty Re: B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF

Mensagem  ricardo onga-ku 27/2/2010, 09:15

Caro Porsche,

A sua sala é bastante grande.
Já tem algum budget em mente?
Para uma sala dessas dimensões e um orçamento reduzido eu aconselho-o a procurar no mercado dos usados, ainda para mais se não tenciona trocar de colunas tão cedo.

Cumprimentos,
onga-ku
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

onkyo - B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF Empty Re: B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF

Mensagem  manel1 5/3/2010, 22:33

Viva,
Nos ultimos meses por razões de saúde disponho de muito tempo livre, tenho aproveitado para estar mais em contacto com estas coisas do audio, que é como quem diz não penso noutra coisa.
Tenho pesquisado sobre colunas, amplificadores, e leitor de CD em tudo o que é revista online, leio as criticas dos foruns, e algumas vezes (poucas) tive oportunidade de ouvir umas coisas em lojas da especialidade. Durante muito anos tive umas colunas grandes, no tamanho e no som, TDL RTL3, quando as comprei, para o preço era o que de melhor se conseguia, com um bom amplificador e fonte nem necessitava de subwoofer. hoje no meu sistema tenho umas triangle titus, são muito pequenas, poucos graves mas timbricamente muito superiores e com um palco sonoro excelente. Estou a pensar em adquirir umas Proac response 1SC e quando hover mais massa umas response D two da mesma marca. Tudo isto para dizer que em nenhum momento destas muitas horas de longos meses, me passou pela cabeça comprar colunas de chão, não porque sejam más, mas como é maior é mais caro (tem mais material). Quanto teria eu de gastar para ter a qualidade das proac response 1SC numas colunas de chão?
Assim se gosta de música compre umas colunas boas para ouvir música, quando quiser ver um filme ligue o subwoofer.
No entanto... das colunas que mencionou optaria pelas B&W.

Como o colega disse vale a pena comprar usado e acrescento, comprar usado online também.
Boas compras.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

onkyo - B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF Empty Re: B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF

Mensagem  Porsche 6/3/2010, 01:56

manel1 escreveu:Viva,
Nos ultimos meses por razões de saúde disponho de muito tempo livre, tenho aproveitado para estar mais em contacto com estas coisas do audio, que é como quem diz não penso noutra coisa.
Tenho pesquisado sobre colunas, amplificadores, e leitor de CD em tudo o que é revista online, leio as criticas dos foruns, e algumas vezes (poucas) tive oportunidade de ouvir umas coisas em lojas da especialidade. Durante muito anos tive umas colunas grandes, no tamanho e no som, TDL RTL3, quando as comprei, para o preço era o que de melhor se conseguia, com um bom amplificador e fonte nem necessitava de subwoofer. hoje no meu sistema tenho umas triangle titus, são muito pequenas, poucos graves mas timbricamente muito superiores e com um palco sonoro excelente. Estou a pensar em adquirir umas Proac response 1SC e quando hover mais massa umas response D two da mesma marca. Tudo isto para dizer que em nenhum momento destas muitas horas de longos meses, me passou pela cabeça comprar colunas de chão, não porque sejam más, mas como é maior é mais caro (tem mais material). Quanto teria eu de gastar para ter a qualidade das proac response 1SC numas colunas de chão?
Assim se gosta de música compre umas colunas boas para ouvir música, quando quiser ver um filme ligue o subwoofer.
No entanto... das colunas que mencionou optaria pelas B&W.

Como o colega disse vale a pena comprar usado e acrescento, comprar usado online também.
Boas compras.


Muito obrigado pela opinião.
Espero que os motivos de saúde não sejam de preocupação, mas algo passageiro. onkyo - B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF 423763
De todas as formas as melhoras e mais uma vez agradeço a sua análise. onkyo - B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF 969831
Porsche
Porsche
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 12
Data de inscrição : 16/02/2010
Pontos/Reputação : 28

Ir para o topo Ir para baixo

onkyo - B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF Empty Re: B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF

Mensagem  JPessanha 8/3/2010, 09:19

as kef iq70 ainda nao tive a oportunidade de ouvir, mas tenho as iq50 (frontais) com uma kef central 89c, kef cresta no surround e estou satisfeito com o desempenho tanto em 5.1 como em stereo

JPessanha
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 55
Idade : 51
Localização : Parede
Ocupação : Informática
Interesses : audio; video; kitesurf
Data de inscrição : 04/03/2010
Pontos/Reputação : 110

Ir para o topo Ir para baixo

onkyo - B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF Empty Re: B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF

Mensagem  Porsche 10/3/2010, 13:01

JPessanha escreveu:as kef iq70 ainda nao tive a oportunidade de ouvir, mas tenho as iq50 (frontais) com uma kef central 89c, kef cresta no surround e estou satisfeito com o desempenho tanto em 5.1 como em stereo

Grato pela sua opinião.
onkyo - B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF Icon_smile
Porsche
Porsche
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 12
Data de inscrição : 16/02/2010
Pontos/Reputação : 28

Ir para o topo Ir para baixo

onkyo - B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF Empty Re: B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF

Mensagem  Omar 10/3/2010, 13:53

Boas

Apesar da pouca experiência, tenho como certa a seguinte conclusão :

- Um bom sistema AV não é um bom sistema stereo

Assim sendo o valor investido em AV não é proporcional ao resultado final. Para sistema de cinema em em casa fica-te por equipamento budget que já ficarás bastante satisfeito com o resultado e material budget da wharfedale ou Kef é mais que suficiente, sem esquecer um Sub competente que esse sim fará alguma diferença~.

No que toca ao som stereo, aí sim merece alguma preocupação e investimento.

Cumprimentos,

Omar
Omar
Omar
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 595
Idade : 59
Localização : Portalegre/Margem Sul
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 218

Ir para o topo Ir para baixo

onkyo - B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF Empty Re: B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF

Mensagem  New Challenger 11/3/2010, 01:17

Num 2º sistema A/V optei por ter a seguinte configuração:

Receiver: Pioneer vxa 1015
Amplif. integrado: Audiolab 8000 LX
Frontais: Monitor Audio RS1
Central Monitor Audio Siver Centre
Traseiras: Kef Coda 7

A configuração permite-me estar a ouvir stereo com o audiolab, e 5.1 (neste caso 5.0 dado que em nenhum dos sistemas A/V possuo subwoofer) e consigo ter, de modo equilibrado os dois mundos. O Pio alimenta as traseiras e a central e o audiolab as frontais com sinal recebido dos pre-outs do Pioneer.

No entanto, troquei recentemente outro par de MA RS1 pelas novas RX2, e em termos de palco sonoro, graves e espacialidade, enchem uma boa sala como pudemos comprovar na sua audição prévia.
Se puder ouça este modelo de monitoras....e quem sabe pode experimentar esta configuração com uma central da mesma marca e gama.

Estou muito satisfeito com os 2 sistemas mais ou menos similares em termos de amplificação e colunas, daí que possa sugerir essas mesmas RX2 (maiores em todos os sentidos que as RS1)que não levam coiro nem cabelo e portam-se quase como umas colunas de chão, deixaram-me verdadeiramente impressionado.
New Challenger
New Challenger
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 1742
Idade : 53
Localização : Barreiro / Serra da estrela
Ocupação : Mandar políticos à fava
Interesses : Dedicar-me aos hobbies
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 736

Ir para o topo Ir para baixo

onkyo - B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF Empty Re: B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF

Mensagem  nole 11/3/2010, 01:58

Omar escreveu:Boas

Apesar da pouca experiência, tenho como certa a seguinte conclusão :

- Um bom sistema AV não é um bom sistema stereo
Assim sendo o valor investido em AV não é proporcional ao resultado final. Para sistema de cinema em em casa fica-te por equipamento budget que já ficarás bastante satisfeito com o resultado e material budget da wharfedale ou Kef é mais que suficiente, sem esquecer um Sub competente que esse sim fará alguma diferença~.
No que toca ao som stereo, aí sim merece alguma preocupação e investimento.

Cumprimentos,
Omar
Boas,

Concordo perfeitamente.

Cumprimentos
nole
nole
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 557
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 813

Ir para o topo Ir para baixo

onkyo - B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF Empty Re: B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF

Mensagem  JPessanha 11/3/2010, 09:11

Omar escreveu:Boas

Apesar da pouca experiência, tenho como certa a seguinte conclusão :

- Um bom sistema AV não é um bom sistema stereo

Assim sendo o valor investido em AV não é proporcional ao resultado final. Para sistema de cinema em em casa fica-te por equipamento budget que já ficarás bastante satisfeito com o resultado e material budget da wharfedale ou Kef é mais que suficiente, sem esquecer um Sub competente que esse sim fará alguma diferença~.

No que toca ao som stereo, aí sim merece alguma preocupação e investimento.

Cumprimentos,

Omar

concordo, mas pode-se optar por uma solução como a minha, o a/v amplifica central e surround, e ter um amp estereo que amplifica as frontais, indo por esta solução, pode-se investir um pouco mais numas colunas frontais ( e adquirir mais tarde um amp stereo), e ficar com um sistema com bom desempenho tanto a 5.1 como a 2.0 ou 2.1

JPessanha
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 55
Idade : 51
Localização : Parede
Ocupação : Informática
Interesses : audio; video; kitesurf
Data de inscrição : 04/03/2010
Pontos/Reputação : 110

Ir para o topo Ir para baixo

onkyo - B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF Empty Re: B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF

Mensagem  Miguel 11/3/2010, 12:09

Pois eu discordo totalmente ! Isso de que para Home Cinema qualquer coisa serve já me chateia ! onkyo - B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF 197746

Para home cinema o sistema ainda é mais exigente do que para HI-FI, pois requer umas colunas frontais de grades dimensões para poderem cubrir um maior ranje de frequencias, o subwofer deve apenas reprodzir frequencias abaixo dos 40Hz tudo o resto deve estar nas colunas Frontais.

Para Hi-fi pode ter um pequeno sistema de baixo custo e elevada qualidade. O mesmo não acontece com Home Cinema pelas razoões acima.

Miguel
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 77
Data de inscrição : 11/12/2007
Pontos/Reputação : 106

Ir para o topo Ir para baixo

onkyo - B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF Empty Re: B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF

Mensagem  New Challenger 11/3/2010, 12:20

JPessanha escreveu:
Omar escreveu:Boas

Apesar da pouca experiência, tenho como certa a seguinte conclusão :

- Um bom sistema AV não é um bom sistema stereo

Assim sendo o valor investido em AV não é proporcional ao resultado final. Para sistema de cinema em em casa fica-te por equipamento budget que já ficarás bastante satisfeito com o resultado e material budget da wharfedale ou Kef é mais que suficiente, sem esquecer um Sub competente que esse sim fará alguma diferença~.

No que toca ao som stereo, aí sim merece alguma preocupação e investimento.

Cumprimentos,

Omar

concordo, mas pode-se optar por uma solução como a minha, o a/v amplifica central e surround, e ter um amp estereo que amplifica as frontais, indo por esta solução, pode-se investir um pouco mais numas colunas frontais ( e adquirir mais tarde um amp stereo), e ficar com um sistema com bom desempenho tanto a 5.1 como a 2.0 ou 2.1


É essa a configuração que tenho, e apesar de num dos sistemas ter umas Monitoras frontais, lembro a grande importância de se ter, aí sim.....uma muito boa Central!!! Num sistema 5.1 parece que costuma ser remetida para um plano secundário e aí siml...do lema "qualquer coisa serve", algo que sou completamente contra.

Além disso depende também do espaço da sala...não vejo vantagens em estar a meter umas grandes colunas para os dois sistemas...quando muito do que interessa....até costuma vir da central (isto em termos de A/V).

O que posso dizer é que com o sistema acima descrito estou plenamente satisfeito e consigo usufruir dos dois mundos mais que decentemente.
New Challenger
New Challenger
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 1742
Idade : 53
Localização : Barreiro / Serra da estrela
Ocupação : Mandar políticos à fava
Interesses : Dedicar-me aos hobbies
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 736

Ir para o topo Ir para baixo

onkyo - B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF Empty Re: B&W Vs. Monitor Audio Vs. Wharfedale Vs. Onkyo Vs. KEF

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos