Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

woofer em serie ou paralelo

2 participantes

Ir para baixo

woofer em serie ou paralelo Empty woofer em serie ou paralelo

Mensagem  bikett 17/4/2010, 18:26

boas!!

tenho uma duvida que gostaria de ver esclarecida ou não, qual a melhor forma de ligar dois woofer's, em serie ou paralelo, quais as vantagens e inconvenientes das duas ligações, não tenho duvidas em casar impedâncias mas sim no procedimento correcto ou mais usado.

Levi
bikett
bikett
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 222
Idade : 50
Localização : Porto
Ocupação : Funcionário Publico
Data de inscrição : 29/11/2008
Pontos/Reputação : 104

http://bikett.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

woofer em serie ou paralelo Empty woofer em serie ou paralelo

Mensagem  Racional 17/4/2010, 20:40

Caro Bikett como vai .
A sua pergunta é um tanto vaga , vamos tentar esclarecer melhor a situação que coloca.
1º - Vai ligar os woofers no mesmo canal (que tipo de woofers)?
2º- Como é o resto da instalação , amplificador,colunas etc?
3º- Como vai casar as impedâncias e quais os seus valores?
Cumps.

Racional
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 118
Data de inscrição : 08/02/2010
Pontos/Reputação : 241

Ir para o topo Ir para baixo

woofer em serie ou paralelo Empty Re: woofer em serie ou paralelo

Mensagem  bikett 18/4/2010, 02:33

Caro Racional vou deixar um exemplo:

para obter uma impedância por canal de 8 ohms será melhor ligar dois em serie de 4 ohms cada ou dois de 16 ohms em paralelo??

estando ligados em serie os dois woofer's vão receber o mesmo sinal em simultâneo??
bikett
bikett
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 222
Idade : 50
Localização : Porto
Ocupação : Funcionário Publico
Data de inscrição : 29/11/2008
Pontos/Reputação : 104

http://bikett.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

woofer em serie ou paralelo Empty Re: woofer em serie ou paralelo

Mensagem  Convidad 18/4/2010, 03:18

Bom Dia Bikett,

Deixo a parte teórica para o amigo Racional, já que foi ele quem primeiro abordou a sua pergunta.

Por circunstâncias mais ou menos relaccionadas com a minha paixão por painéis eletrostáticos, tenho feito ao longo dos últimos 30 e tal anos mais experiências com woofers do que (penso eu) devia. Desde logo lhe confesso que até agora nunca obtive uma extensão de reprodução dos graves profundos, que não prejudicasse o som que obtinha das colunas primárias sem o(s) woofer(s).
Para mim, e até prova em contrário, será sempre uma solução de compromisso.
E depedendo daquilo que queremos, ou necessitamos de ouvir. Já tentei um woofer, dois woofers, diversas localizações e posicionamentos, eu sei lá mais o quê. O melhor resultado que obtive, configuração de dois woofers, foi com uma ligação em paralelo, a uma unidade integrada com X/Over, amp mono. Esta unidade tinha a particularidade de ter um controlo de fase para o woofer, o que fez a diferença. A secção do amp da dita unidade, nunca se queixou da minha ligação de dois woofers de 8 ohms cada, apesar de ter sido desenhada para trabalhar apenas com um woofer de 8 ohm.

Cumprimentos,

Mário

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

woofer em serie ou paralelo Empty Re: woofer em serie ou paralelo

Mensagem  bikett 18/4/2010, 11:31

boas M Fernandes, obrigado por partilhar a sua experiencia...

por norma as marcas e os projectos diy que tenho visto as ligações são em paralelo á excepção dos line array que tem ligações "mistas" para obter a impedância desejada

a bobine do woofer quando é atravessada pelas frequências não tem o mesmo comportamento de uma resistência, estando as duas bobines em serie a 1ª vai receber o mesmo sinal que a 2ª??

os woofers vão ter o mesmo comportamento dentro da mesma caixa ou vão reagir um com o outro??

cumprimentos
Levi
bikett
bikett
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 222
Idade : 50
Localização : Porto
Ocupação : Funcionário Publico
Data de inscrição : 29/11/2008
Pontos/Reputação : 104

http://bikett.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

woofer em serie ou paralelo Empty woofer em serie ou paralelo

Mensagem  Racional 19/4/2010, 21:44

Olá M Fernandes obrigado por me passar a bola, mas como diria um famoso Artista “não havia necessidade”.

Quanto há sua questão Bikett tal como referiu a maioria se não a totalidade de construtores de colunas associam woofers em paralelo.
Não possuo literatura , prática ou estudo que me permitam diferenciar as qualidades ou defeitos de ligar woofers em paralelo ou em série.
È minha opinião generalista que qualquer destes tipos de ligação desde que feita em Woofers iguais se comportará de forma idêntica.

Quanto á questão de interacção entre os woofers partilhando o mesmo volume de ar, penso que não se põe visto que é uma solução adoptada
pelos construtores, no entanto se a quisermos analisar diria que os cones ao deslocarem nos dois sentidos provocarão pressões e depressões
com igual valor no ar que os rodeia de maneira sincronizada pelo que os cones sofrerão forças do mesmo valor por cm² na sua superfície e se comportarão como de um só woofer se tratasse.

Racional
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 118
Data de inscrição : 08/02/2010
Pontos/Reputação : 241

Ir para o topo Ir para baixo

woofer em serie ou paralelo Empty Re: woofer em serie ou paralelo

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos