Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tannoy Mercury M3 (falta de graves?)

5 participantes

Ir para baixo

Tannoy Mercury M3  (falta de graves?) Empty Tannoy Mercury M3 (falta de graves?)

Mensagem  chicosta 8/6/2010, 09:16

Bom dia!
Tou com um problema no meu sistema (descrito em http://www.audiopt.net/o-meu-sistema-f21/ate-que-nem-soa-mal-de-todo-t9400.htm).
Tal como descrito no tópico anterior, inicialmente gostei bastante do som das Tannoy M3, mas ao pouco fui notando a falta de qualquer coisa em algumas músicas. Com a instalação de uns spikes a situação melhorou.
Agora verifico que a minha opinião inicial deveu-se a uma escolha feliz, e aleatória nos álbuns que ouvi nos primeiros dias. Assim que comecei a variar mais nos estilos detectei uma falha de graves incrivel.
Se há álbuns que realmente soam muito bem, há outros que se torna quase insuportável ouvir, em que os médios /agudos abafam completamente os graves.
Quando adquiri as colunas não tive oportunidade de as ouvir, no entanto as reviews que li diziam que tinha uns médios e agudos muito bons mesmo. Quanto aos graves, havia quem dissesse que eram bons, mas fracos, enquanto que outros diziam que eram suficientes. Como não me considero um fanático de graves, avancei...
Alguém aqui conhece estas colunas e me pode confirmar se este é a sua performance normal, ou se estou a fazer qualquer coisa mal? Com as ALR Jordan no mesmo sistema, nunca senti falta de graves.
O que me aconcelham a fazer? Trocar de colunas, acrescentar um sub, outra solução...?
Obrigrado e desculpem o post mais longo!

Boas audições,

Francisco Costa

chicosta
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 74
Data de inscrição : 23/03/2010
Pontos/Reputação : 115

Ir para o topo Ir para baixo

Tannoy Mercury M3  (falta de graves?) Empty Re: Tannoy Mercury M3 (falta de graves?)

Mensagem  ricardo onga-ku 8/6/2010, 09:49

Caro Francisco,

Do meu ponto de vista, a 1ª regra de audio é não acreditar naquilo que está escrito nas reviews, que não são mais do que uma eficaz ferramenta de marketing ao serviço dos fabricantes.

Quanto à diferença na quantidade de graves, pode também dar-se o caso de que os graves das Jordan sejam demasiado profundos para a sua sala (excitando e forma indesejável alguns modos desta), ou que não sejam muito profundos e para colmatar essa deficiência o fabricante tenha optado por empolar a resposta antes do decaimento.

Quantidade não significa necessariamente qualidade, eu diria até que num bom sistema não se ouvem nem agudos nem graves já que os extremos de frequência estão perfeitamente integradas no resto do espectro.
Um sistema de alta fidelidade também é exigente com o tipo de música que toca.

Cumprimentos,
onga-ku


Última edição por onga-ku em 8/6/2010, 10:08, editado 2 vez(es)
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

Tannoy Mercury M3  (falta de graves?) Empty Re: Tannoy Mercury M3 (falta de graves?)

Mensagem  gustas 8/6/2010, 10:04

Qual é o tamanho da sala? Qual o afastamento das paredes? Já testaste diferentes posições da coluna na sala?

gustas
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 52
Localização : Vila do Conde
Data de inscrição : 10/05/2010
Pontos/Reputação : 84

Ir para o topo Ir para baixo

Tannoy Mercury M3  (falta de graves?) Empty Re: Tannoy Mercury M3 (falta de graves?)

Mensagem  chicosta 8/6/2010, 10:40

Antes de mais, obrigado pelas respostas.
Caro Onga-Ku Concordo que comprar umas colunas sem as ouvir foi um erro, no entanto comprei-as não baseado em reviews de revistas, mas mais de ouvintes (cada um tem o seu gosto pessoal, eu sei), além da genérica opinião altamente positiva relativamente à Tannoy. Concordo que qualidade não é quantidade, mas neste caso concreto é mesmo da quantidade que me queixo. Os graves, quando audiveis são de qualidade.
Peço desculpa pela minha linguagem pouco audiófila, mas espero que me entendam. Em álbuns mais 'acusticos', elas soam muito bem e não noto qualquer falta. Aretha Franklin - I Never Loved a Man the Way I Loved You soa muito bem. Em Rufus Wainwright - All Days are Nights....... também está tudo lá. No entanto se ouvir MGMT, TV on the Radio, ou qualquer álbum com esta sonoridade, é como se não tivesse graves e soa muito estridente.
Penso que não tem a ver com a habituação às ALR porque somente quando as aproximava demasiado da parede é que tinham demasiado graves.
Caro Gustas, a sala tem entre 25 e 30 m2, é praticamente quadrada, e as colunas estão nos extremos opostos da parede em frente ao ponto de audição. Já experimentei várias posições, mas com pequenas variações, sempre nesse canto apenas alterando o ângulo relativamente ao ponto de audição.
Penso que neste caso nem posso 'provocar' mais graves pela aproximação à parede porque o portal (penso que seja este o termo) é frontal...
Queria evitar adicionar um sub, por todos os motivos e mais alguns, mas neste momento não estou contente com a sonoridade geral, mas também não as quero vender porque em muitos casos prefiro-as às ALR... O que fazer? Que dilema!

chicosta
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 74
Data de inscrição : 23/03/2010
Pontos/Reputação : 115

Ir para o topo Ir para baixo

Tannoy Mercury M3  (falta de graves?) Empty Re: Tannoy Mercury M3 (falta de graves?)

Mensagem  Pierre 8/6/2010, 11:03

Mesmo com o pórtico frontal, a aproximação às paredes traseiras confere "afinação" aos graves.
Contudo não acho que seja a melhor posição o facto de estarem aos cantos conforme a sua descrição.
Se a sala estiver muito "despida" ou apresentar algum eco é natural a ausência de graves.
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Idade : 55
Localização : Elvas
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 1079

Ir para o topo Ir para baixo

Tannoy Mercury M3  (falta de graves?) Empty Re: Tannoy Mercury M3 (falta de graves?)

Mensagem  ricardo onga-ku 8/6/2010, 11:12

chicosta escreveu:Antes de mais, obrigado pelas respostas.
Caro Onga-Ku Concordo que comprar umas colunas sem as ouvir foi um erro, no entanto comprei-as não baseado em reviews de revistas, mas mais de ouvintes (cada um tem o seu gosto pessoal, eu sei), além da genérica opinião altamente positiva relativamente à Tannoy. Concordo que qualidade não é quantidade, mas neste caso concreto é mesmo da quantidade que me queixo. Os graves, quando audiveis são de qualidade.
Peço desculpa pela minha linguagem pouco audiófila, mas espero que me entendam. Em álbuns mais 'acusticos', elas soam muito bem e não noto qualquer falta. Aretha Franklin - I Never Loved a Man the Way I Loved You soa muito bem. Em Rufus Wainwright - All Days are Nights....... também está tudo lá. No entanto se ouvir MGMT, TV on the Radio, ou qualquer álbum com esta sonoridade, é como se não tivesse graves e soa muito estridente.
Penso que não tem a ver com a habituação às ALR porque somente quando as aproximava demasiado da parede é que tinham demasiado graves.
Caro Gustas, a sala tem entre 25 e 30 m2, é praticamente quadrada, e as colunas estão nos extremos opostos da parede em frente ao ponto de audição. Já experimentei várias posições, mas com pequenas variações, sempre nesse canto apenas alterando o ângulo relativamente ao ponto de audição.
Penso que neste caso nem posso 'provocar' mais graves pela aproximação à parede porque o portal (penso que seja este o termo) é frontal...
Queria evitar adicionar um sub, por todos os motivos e mais alguns, mas neste momento não estou contente com a sonoridade geral, mas também não as quero vender porque em muitos casos prefiro-as às ALR... O que fazer? Que dilema!

Caro Francisco,

Não se preocupe com a falta de linguagem audiófila que na maioria das vezes é um entrave ao diálogo.
Quanto à questão do gosto nas "outras" reviews, este depende demasiado da cultura (sonora e musical) e do conhecimento técnico para que possamos dar valor a opiniões de quem não conhecemos.

Por vezes compro material sem ouvir, mas sempre usado para não perder muito na revenda, já que o mercado de usados tem maior variedade e preços bem mais acessíveis; julgo que é uma forma de se ir conhecendo topologias e sonoridades distintas.
Até porque dou pouco crédito a audições em lojas ou em feiras de audio, especialmente no caso das colunas cuja relação com a nossa sala não é replicável.

Pela sua, por sinal muito informativa, descrição as colunas e restante sistema são bastante transparentes o que evidencia a pouca qualidade sonora (e musical?) das gravações de pop e rock.
Uma das características mais interessantes de um sistema de alta fidelidade é que através dessa "selecção" musical nos faz evoluir em termos de gosto ou cultura.

Quanto à solução para o seu problema, ou vende as colunas ou terá de se habituar à sonoridade destas.
A configuração quadrada da sala é responsável por parte do problema que poderá ser minimizado recorrendo a algum tratamento acústico.
Experimente consultar a http://www.audiodesigner.eu/

Cumprimentos,
Ricardo
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

Tannoy Mercury M3  (falta de graves?) Empty Re: Tannoy Mercury M3 (falta de graves?)

Mensagem  ricardo onga-ku 8/6/2010, 11:42

http://www.hunecke.de/en/calculators/loudspeakers.html

Segundo o simulador, a sala anula grande parte das frequências abaixo dos 100Hz...

Tannoy Mercury M3  (falta de graves?) Picture1its

--

Já experimentou colocar as colunas numa das diagonais?

Tannoy Mercury M3  (falta de graves?) 40351804


Última edição por onga-ku em 8/6/2010, 12:57, editado 1 vez(es)
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

Tannoy Mercury M3  (falta de graves?) Empty Re: Tannoy Mercury M3 (falta de graves?)

Mensagem  gustas 8/6/2010, 11:54

Mesmo com o pórtico frontal, a aproximação às paredes traseiras confere
"afinação" aos graves.
Contudo não acho que seja a melhor posição o
facto de estarem aos cantos conforme a sua descrição.
Se a sala
estiver muito "despida" ou apresentar algum eco é natural a ausência de
graves.

Pois, se a sala tem uns 5m e tal de largura, colunas no canto e pouca mobília (não sei se é o caso) é provável que existam cancelamentos... Experimentaste colocá-las como o onga-ku sugeriu no desenho? As paredes em frente estão despidas? Tens tapetes?
Colocá-las mais próximo da parede pode criar algum empolamento dos graves mas pode abafar outras frequências. Umas colunas de chão deveriam estar um pouco afastadas das paredes.

gustas
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 52
Localização : Vila do Conde
Data de inscrição : 10/05/2010
Pontos/Reputação : 84

Ir para o topo Ir para baixo

Tannoy Mercury M3  (falta de graves?) Empty Re: Tannoy Mercury M3 (falta de graves?)

Mensagem  chicosta 8/6/2010, 14:02

As colunas estão nos cantos opostos da parede, mas não propriamente encostadas à parede, têm pelo menos uns 50cms. A sala não está despida, e não faz eco. Alem de que tem um tapete, plantas...
As colunas podem ser postas em diagonal mas só para efeitos de testes, mais palmo menos palmo a posição final terá que ser nos cantos.

chicosta
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 74
Data de inscrição : 23/03/2010
Pontos/Reputação : 115

Ir para o topo Ir para baixo

Tannoy Mercury M3  (falta de graves?) Empty Re: Tannoy Mercury M3 (falta de graves?)

Mensagem  Joao Paulo 8/6/2010, 17:09

E qual é a distância entre as colunas ?

uma distância típica é na casa dos 2/2,5 m até um máximo de 3/3,5 m...e mesmo assim já acho demasiado... é melhor ficar pelos 2,5m...

se a distância for muito grande perde-se geralmente no grave...

Wink
Joao Paulo
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 635
Data de inscrição : 08/02/2010
Pontos/Reputação : 819

Ir para o topo Ir para baixo

Tannoy Mercury M3  (falta de graves?) Empty Re: Tannoy Mercury M3 (falta de graves?)

Mensagem  Convidad 8/6/2010, 17:20

Caro chicosta,

Por acaso vive em Lisboa?

Cumprimentos,

Mário

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tannoy Mercury M3  (falta de graves?) Empty Re: Tannoy Mercury M3 (falta de graves?)

Mensagem  chicosta 8/6/2010, 18:03

Sim, perto de Lisboa.
Em Sao Marcos.

chicosta
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 74
Data de inscrição : 23/03/2010
Pontos/Reputação : 115

Ir para o topo Ir para baixo

Tannoy Mercury M3  (falta de graves?) Empty Re: Tannoy Mercury M3 (falta de graves?)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos