Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PTphones, um hibrido com classe...

+21
TenhoFrio
abstractNomad
luis lopes
Mfigueiredo
manel1
cello
Blink
Orion
Carlomar
longplay
ricardo onga-ku
Racional
Paulo André
AMP
Diplomata
fm&stereo
pumabr
td124
MCA.hifi
RuiGSousa
ferreirafm
25 participantes

Página 21 de 23 Anterior  1 ... 12 ... 20, 21, 22, 23  Seguinte

Ir para baixo

valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 6/10/2012, 00:19

Viva Mfigueiredo

Eu nem necessito de comentar aqui no tópico, no entanto é sempre bom dar sinais de vida.

Pois como seria de esperar os reguladores que lhe enviei para filamentos teriam a função de igualmente filtrar e limpar a linha de alimentação de filamentos.
Normalmente o pessoal despreza esta importante linha de alimentação e pensando que basta ter lá a tensão recomendada será o suficiente, mas não é assim:
Os filamentos destinaam-se a aquecer o catodo da valvula e a tensão de filamentos "poluida" (o que acontece mais frequentemente em DC que propriamente AC) é sininimo de indução de ruido no catodo e claro os resultados são caoticos (tal como o mf tinha).
Pois essas placas que desenvolvii, servem necessáriamente para isso, regulam a tensão e estabilizam-na e estão equipadas com filtros que impedem numa boa percentagem a passagem de ruido na linha de alimentação dos aquecedores, como a regulação é feita com um integrado que normalmente gera ruidos a altas frequencias, foi inserido um filtro que baixa em 18db/oit esse ruido.
O resultado já o Manuel teve oportunidade de avaliar e descrever, na verdade só falta a ilustração.

As caractristicas do som que descreve, são necessariamente as caractristicas que a 6922/6DJ8 imprime na reprodução de som.
Reproduzem um som rico em transitorios, limpo e com muita dinâmica. Por vrses podem tornar-se um pouco analiticas e exigentes nas fontes de sinal. Mas isso não é defeito delas é das fontes.
Toca a melhorar as fontes e resolver esses problemas a nascente.

Como comenta o Carlomar, esta é mesmo a versão MKIII do PTphones.

Ainda está em primeira fase de estudo, Tal como na vesão MKII o carlomar foi o "piloto de testes", agora na versão MKIII será o mfigueiredo.

Depois desta primeira fase, estão previstas mais algumas, sendo a proxima a instalação de um reguladores de HT, os "Grand régulage" como gosto de lhe chamar, porque na realidade regulam em grande escala anulando o riple a niveis muitissimo baixos, e em françês pelo requinte que imprimem à musica reproduzida. valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 581248
Já se encontram em prototipo, e a funcionar lindamente, vão agora os desenhos dos circuitos passar a limpo e fazer fotolitos para a construção de placas.

Cumprimentos
MCA
valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 969831
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Mfigueiredo 7/10/2012, 15:14

Boas.

Ando há uns dias com imagens das alterações para colocar, mas como mudámos recentemente de PC cá em casa, a coisa ainda não está devidamente apetrechada de software e não está a funcionar a 100%. Resultado: Há que ir buscar o velhinho pc que ainda funciona muito bem. Vamos ver se aqui consigo. (A verdade é que me esqueço sempre de umas vezes para as outras como se carregam as imagens, eheheh.)

Bom, mas falando no PTPré MKIII, o menino está a meio de mais uma mudança radical. Vai ficar tão diferente do original que mais vale chamar-lhe outra coisa. Mais tarde, e se valer a pena pelos resultados, comentarei. Estas coisas são mesmo assim. Com o meu amplificador DIY (Ella), foi a mesma coisa. De original só tem a caixa/chassis e os transformadores. Tudo o resto foi alterado, desde a topologia dos circuitos aos materiais.
A pouco e pouco vou ficando com o som que quero.

Com o PTPré versão MKIII, utilizando as 6DJ8/6922, noto mais rapidez e presença do som. Aproximei os músicos mais um pouco. Noto também um silêncio muito maior que só pode ser derivado da utilização das placas reguladoras/filtrantes que o MCA desenvolveu e fez o favor de me dispensar.

Concluindo: Desafio todos os PTPhoneiros a experimentar regular essas tensões. Não se vão arrepender. Para já apenas posso falar da regulação da tensão de filamentos. Se a regulação da HT funcionar do mesmo modo e eu acredito que sim, então é que se vai notar a melhoria radical. Fico a aguardar os trabalhos do MCA para usufruir dessa maravilha.

E o engraçado é que agora tenho o circuito de audio bem mais simples, eheheh!

Bom, vamos aguardar por mais "um capítulo".

Para o MCA: cheers

valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 100_4570Small_zps6970ef88
Aqui as novas placas reguladoras dos 6,3V.

valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 100_4566Small_zps229fca4b

Pormenor de uma das placas
valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 100_4569Small_zps77135fa6
Uma das 6DJ8/6922 no seu lugar
valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 100_4568Small_zps50742a33
Panorama geral: Confusão, eheh

Está claramente a necessitar da arrumação dentro de caixa dedicada. Os fios usados são triviais, logo aqui também se esperam melhorias logo que tudo seja colocado no seu lugar e devidamente ligado com material de boa qualidade.

Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Mfigueiredo 7/10/2012, 15:15


Ufa!!!

Custou mas consegui. Viva, viva...(as imagens, claro).
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 12/10/2012, 20:36

vivam carissimos

Não posso deixar de ver e ler com apreço o post do mf. Está uma "tábua toda arrumadinha" muito mais arrumado que a minha. Very Happy Very Happy

Nesta versão do PTphones, que se pode chamar de MKIII, foi o Mf o piloto de testes, claro que com o seu automovel. Desde já todos lhe agradecemos, e à imagem do carlomar que foi o da versão II, a disponibilidade e a divulgação dos resultados do seu investimento. valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 165844 valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 165844

Sendo eu o pica miolos destas mudanças, alterações e calculo do circuito, do nosso querido pré não posso deixar de partilhar a alegria e satisfação para com os melhores resultados alcançados com esta versão.

Tal como previa, a utilização da famosa valvula de origem russa, a 6922, o som iria alcançar uma dinâmica e presença que não permitirá ler o jornal ao mesmo tempo que se ouve musica, para atestestar isso está a descrição do Mf.

A implamtação de reguladores filtrados no circuito de filamentos é muito importante. Há muito pessoal que pensa que tendo ali a tensão recomendada é o suficiente. Mas não é bem assim, uma tensão de aquecimento é muito importante ser limpa, o facto de alimentar os filamentos de aquecimento do catodo implica que a ocorrencia de ruido na linha de alimentação acaba por afetar catodo e logo todo o circuito da valvula.
Mais uma vez temos que agradecer ao Mf o facto de utilizar dois desses reguladores filtrados que lhe dispensei e publicar os resultados, neste caso audiveis logo à primeira, ou melhor inaudiveis (hum) à primeira. Normalmente há mais ruido de Hum numa alimentação CC de filamentos, mal filtrada que numa alimentação AC com uma terra bem feita e dimencionada.

Sempre que possivel, sou apologista das alimentações AC para os filamentos das valvulas, mas nem sempre é fácil de encontrar um transformador bem feito que permita esse luxo, mas que a valvula funciona melhor e o resultado de audio é melhor com alimentação AC ... lé isso é. Very Happy Very Happy Very Happy

O Mf diz utilizar fios absolutamente normais, e faz muito bem. Tal como já referi anteriormente há circuitos muito analiticos, como sendo os SE ou pior os SE em cascata ou aralelos, estes circuitos são demasiado reveladores de tudo o que se possa utilizar, por veses muito difisseis de "afinar" e compatibilizar os componentes e cablagem.
O circuito SRPP é o circuito utilizado no PTphones, caractriza-se por ser um circuito simples e bastante compativel com os componentes ou cablagens, portanto sempre achei ser a topologia de circuito adquada para DIY.
Mais uma vez o amigo Mf pode atestar essa minha convicção de que deve utilizar material de boa qualidade, mas nada justifica a utilização de componentes e cablagens ditas audiofilas.
Antes pelo contrário a minha experiencia com o PTphones diz-me que quando utilizei esse tipo de componentes nesse circuito deitei por terra toda a beleza e colorido musical que tinha alcançado com a utilização dos materiais de qualidade mas normalissimos.

Continue Mf, valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 403861

MCA

MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Mfigueiredo 14/10/2012, 09:06



Boas!

Por agora ando numa de ouvir.....

Neste momento, por exemplo, estou a deliciar-me com a June Tabor. Uma maravilha de timbre!

Ah! E fui esclarecido que as 6922 têm uma impedância de saída muito baixa, por isso.....

MCA continue a "picar miolos" que pela minha parte agradeço! Um abraço.

Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Mfigueiredo 14/1/2013, 10:41

Boas.

Ao fim de mais umas quantas voltas e reviravoltas em experiências com novas melhorias na fonte de alimentação, eis que cheguei ao fim (espero) da montagem e devido "encaixotamento" do meu PTpré MKIII. As alterações mais significativas foram o uso de placas reguladoras na tensão de filamentos, como já tinha dito, mas acima de tudo, o grande salto foi instalar também regulação na HT. E mais uma vez com a enorme disponibilidade do amigo MCA que desenvolveu e construiu estas placas. Poderão ver-se na imagem.

No circuito de audio, foram suprimidos os transistores de acoplamento entre as válvulas e os transformadores, uma vez que este circuito, com estas válvulas não necessita desse componente.

Depois foi só ligar tudo definitivamente e com material mais de acordo com a qualidade geral, instalar na caixa, ligar....E ouvir... ouvir....ouvir.....

Obrigado MCA! cheers cheers cheers

valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 Dsc0117smallb
Imagem geral, com o circuito da fonte.
valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 Dsc0118small
As placas reguladoras. À direita de HT. A de cima direita, uma das de filamentos.
valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 Dsc0123small
A caixinha do menino
valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 Dsc0125small
Final. Já a tocar lindamente.
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Blink 14/1/2013, 12:15

Parabéns, está muito bom e todo esse trabalho deve ser bastante compensador. cheers
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  asoares 14/1/2013, 12:34

Parabens valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 969831
Sem duvida inpirador. Não sei se foi azelhice minha mas não vi ainda o esquema dessas maravilhas (reguladores) nem do proprio pré. Dá para dispensar aqui à gente?
Ainda não comecei o meu pré por o Power estar atrasado, e já me estão a dar cabo da cabeça com mais uma versão!? Assim fico drunken
Bom trabalho sem duvida, tanto na montagem como na caixa do menino. Quando começar a construção a ver se meto aqui uma fotozitas.
asoares
asoares
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 60
Localização : Pinhal Novo/Lisboa
Ocupação : Enfermeiro
Interesses : Aquariofilia, Aeromodelismo, Restauro Automóvel, Modelismo estático, musica (ouvir e tocar) e mais coisas
Data de inscrição : 19/03/2012
Pontos/Reputação : 121

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  luis lopes 14/1/2013, 14:56

parabens valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 403861
ficou realmente uma obra de arte.
espero que agora em termos sonoros seja também muito bom.
luis lopes
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2877
Idade : 57
Localização : Maiorca F.Foz
Ocupação : Motorista á espera de melhores dias...
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Data de inscrição : 19/04/2009
Pontos/Reputação : 3131

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Carlomar 14/1/2013, 20:53

Mfigueiredo escreveu:Boas.

...Final. Já a tocar lindamente.

Viva Mfigueiredo,

Foi uma grande emoção ver o resultado final que se traduz nestas belíssimas imagens.

Fiquei mesmo contente bounce valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 140916 valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 950882
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  manel1 15/1/2013, 09:19

Viva Manuel

Bom trabalho esse que aí fez, a caixa ficou muito bonita, valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 969831

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Mfigueiredo 15/1/2013, 11:37

Obrigado a todos pelas palavras amigas!

asoares disse:
"Sem duvida inpirador. Não sei se foi azelhice minha mas não vi ainda o esquema dessas maravilhas (reguladores) nem do proprio pré. Dá para dispensar aqui à gente?"

Os esquemas das placas são propriedade do MCA. Só ele poderá fornecê-los. É uma questão de o contactar. O esquema do PTpré original está no início do presente tópico. A minha versão também é da responsabilidade do MCA, pelo que, por respeito ao autor, não o poderei divulgar sem a respectiva autorização. Fala com ele, ok?

Carlomar disse:
"Foi uma grande emoção ver o resultado final que se traduz nestas belíssimas imagens.

Fiquei mesmo contente
"

Obrigado Carlomar. É sempre um prazer ouvir as suas apreciações e sentir o seu interesse. Grande abraço.

Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 15/1/2013, 23:37

Boa Noite

chego a pensar que este PTphones é imortal e a prova-lo está mais um amigo que se empenhou e concluiu este maravilhoso projecto da autoria do amigo TD124.

Atendendo aos pedidos de várias familias e à curiosidade de outros, incluindo a minha, avancei duas versões aonde foram essencialmente utilizadas duas valvulas diferentes da original do projecto, a grande ECC82/12AU7. As versões MKII e MKIII utilizam respectivamente a 6SN7 e 6DJ8.
Por respeito ao criador do tópico e do projecto PTPhones, tive o cuidado de não alterar o circuito do PTphones e apenas propor a busca da e sonoridade de outro tipo de valvulas. Para isso claro foi necessário proceder aos ajustes que se impôem para cada tipo de valvula.

Os resultados:
Fiz e ouvi vários prototipos das diferentes versões e posso apenas garantir uma coisa, soam todos de forma diferente, mas muito bem.
A escolha de cada um deles depende do gosto pessoal e da adaptação à amplificação de cada um.

No caso concreto do amigo Mfigueiredo, as coisas foram mais longue. Mas como certamente haverão de compreender, este tópico assenta num projecto designado por PTphones que foi apresentado e oferecido por um amigo, o TD124, que por respeito certamente ninguem pode esperar que eu publique ou venha a publicar neste tópico berço, qualquer circuito ou acessório que vá alterar o projecto deste fabuloso amplificador de phones ou pré ampli, dependendo do fim que lhe queiram dar.
Como eu dizia, com o Mfigueiredo houve na realidade uma utilização de acessorios que a meu ver ajudam a refinar e atinguir um nivel musical superior ao do circuito base.
Um desses acessório foram placas de regulação e filtragem para filamentos, isto porque o Mfigueiro optou por utilizar a versão MKIII com as 6DJ8 e sendo que os filamentos desta valvula funcionam apenas com 6,3V, houve a necessidade de introduzir estes reguladores e já que foi necessário propus um circuito desenhado por mim aonde estas placas são equipadas com um circuito de filtragem de RF na entrada e saída da regulação.

Outro dos acessórios foram uma placas reguladoras de tensão (HT). Estas placas são igualmente desenhadas por mim e baseiam-se essencialmente num FET de potencia de baixa impedância e um circuito de comamdo do FET.
Isto aparentemente parece fácil, mas na realidade não é. São quase 12 anos (mais 12 anos de noitadas) de estudo e combate contra o insucesso. Contruí neste espaço de tempo 6 versões em que consegui melhorias significativas de uma para a seguinte.
Posso é garantir uma coisa desde que construí há 12 anos a primeira versão nunca mais pude ouvir qualquer pré sem inserir na linha de alimentação estes circuitos.
Estes circuitos oferecem muitas virtudes e vantagens na alimentação dos circuitos de audio, eu elevaria três delas ao podium:
- Reduzem o riple para valores absolutamente baixos, cheguei a medir 100 veses inferior que o vulgar circito de resistencia condensador.
- Fazem um desacopolamento entre a rectificação/filtragem e o circuito de audio, isto é muito importante porque os diodos geram um "ruido" caractrístico e os condensadores electroliticos de filtragem têm fugas de corrente que pertubam a linha de alimentação, sem querer entrar muito em promenores técnicos sem interesse para a maioria dos DIY, resumiria afirmando que podem separar a confusão que se passa na rectificação do circuitos de audio.
- Por fim, retiram a componente capacitiva da fonte de alimentação e baixam a sua impedância para cerca de 3 ohms (dependendo do FET).

Com uma coisa destas, quem poderá alguma vez dispensar estes circuitos do seu pré amplificador depois de ouvir musica com eles.
Estes circuitos não são faceis de contruir, porque mal dimencionados, um posicionamento dos componentes errado ou funcionamento fora de limites, podem originar que facilmente o circuito entre em oscilação e pronto lá se vai a regulação. É uma dor de cabeça.
Por outro lado estes circuitos têm que ser construidos quase por medida para cada tipo de circuito que vão alimentar, dependendo do consumo e tensão que se pretende, assim como fato por medida.
Portanto não seria de todo prodente a publicação deste circuito, poderia inclusivé levar á depressão de muitos DIYs sem experiencia nesta area e equipqamento avançado de medida. Smile. Aliás não é haitual encontrar-se com facilidade publicação destes circuitos.

Quando da minha partida para a versão MKVI das minhas placas reguladoras, e por ter encontrado no amigo Mfiguiredo uma pessoa conhecida muito interessada nestes assuntos, resolvi partir para esta versão do projecto, partilhando as despesas de invetimento (muitos Euros) com um amigo que se mostrou interessado em utilizar estes circuitos no seu PTpré. E foi assim que fizemos uma vaquinha para despesas de material que importei para 6 placas reguladoras, desenhei e contrui o circuito impresso, montei os componentes nas placas e testei e afinei para cada circuito especifico a que se destinavam.
O Mfigueiredo ajudou-me no invertimento e na validação do resultado final na reprodução musical do PTpré artilhado com estes acessórios. Eu ofereci-lhe o meu trabalho de investigação e contrução destas placas maravilhosas que resolvi chamar de "Grand régulage".

Um dia, se tiver tempo, gostaria de abrir um tópico, não para publicar circuitos de reguladores, mas para apresentar as grandes vantagens de utilizar estes circuitos na linha de alimentação de pré's ou drives de amplificadoresde potencia. Até lá fica apenas uma explicação do que penso sobre este assunto e um agradecimento especial ao amigo Mfigueiredo por ter confiado em mim, ter partlhado de certa forma na minha investigação e acima de tudo ter validado o circuito regulador e ter instalado as "Grand régulage" no seu belissimo pré que apresentou no tópico.

Um abraço a todos
MCA cat

MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Mfigueiredo 16/1/2013, 17:53


Bom, a verdade é que eu não arrisquei assim tanto quanto isso! Para minha segurança tinha já todo o historial do MCA no desenvolvimento deste projecto do PTPré, que é uma garantia da sua capacidade e saber para desenvolver estes circuitos.

Vamos ao desempenho:

Desde as primeiras experiências com apenas as placas de filtragem/regulação dos filamentos que notei uma nítida melhoria na "limpeza" operada no desempenho do PTPré. Mais tarde, e com num estado intermédio, já com as 6DJ8/6922 essas diferenças foram acentuadas com uma maior pujança, rapidez e ainda melhor som de uma forma geral. Aqui, as 6922 cumprem os seus pergaminhos de maior transparência, rapidez e "genica".
Por fim, com a inserção na fonte de alimentação das placas de regulação HT (as Grand Régulage como o MCA baptizou), e a montagem definitiva de todos os circuitos com os componentes de qualidade mais cuidada, cheguei a um estado de refinamento no meu sistema que me parece difícil de melhorar ainda mais, a não ser que gaste fortunas e mesmo assim de utilidade duvidosa.

Como é evidente nas minhas palavras, estou muito satisfeito com este trabalho e só posso enviar daqui um abraço ao MCA pela sua disponibilidade para me ir guiando, pelo seu trabalho e vontade de partilhar os seus grandes conhecimentos.

Agora, se tiver de andar para trás por algum motivo, vai ser muito complicado!

cheers cheers cheers
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  asoares 17/1/2013, 20:30

Excelente sem duvida. Quanto à explicação dada sobre os reguladores, nada a acrescentar. Sei bem da dificuldade de fazer uma regulação eficaz e acima de tudo estável por via das oscilações que ocorrem com muito mais facilidade do que se possa pensar. Apesar de ser uma área na qual não investi ainda parece-me que será algo para ver melhor num futuro próximo tendo em conta as diferenças apontadas pelo amigo MCA a ponto de já não conseguir viver sem elas. Very Happy
Não queria entrar numa de pedinchice (passe a expressão) ao ter falado sobre os esquemas e muito menos diminuir o imenso trabalho que deram a construir pelo amigo MCA. Quando falei do esquema do pré era relativamente à implementação da 6DJ8 no circuito que os outros já os tenho e fiquei I love you por eles daí ter ter decidido imediatamente adoptá-lo para meu pré. Aqui também tenho de agradecer ao amigo carlomar pela optima audição que me proporcionou e que só veio confirmar que este é o caminho a seguir. Aliás como alguns saberão já há muito tempo que acompanho o tópico e estou a iniciar a construção do PTPré (junto com o power F5) e estava só curioso relativamente à implementação da estabilização. Isto de ter macaquinhos no sotão tem destas coisas. Fico sempre assim: scratch
Para já o objectivo é acabar a versão MK II. Depois logo se verá que 'melhoramentos' levará para se tornar na MK II&half pois para mim a 6SN7 é soberba (com toda a subjectividade que um gosto pessoal encerra). Ando doido para experimentar uns toroidais de saída que me estão quase a chegar ás mãos para poder comprar com os outros 'standart' que estou a começar a bobinar. Já ouvi e conheço a 6DJ8 e é diferente mas em SRPP ainda não a pude avaliar. Isto ainda há muito para experimentar e o PTpré é algo que começa mesmo a ser intemporal como o MCA refere.
O meu obrigado ao mfigueiredo, ao MCA e ao carlomar pela pachorra para me aturar. E o melhor que posso prometer é continuar a chatear com mais duvidas quando elas surgirem porque ainda há muito para study
asoares
asoares
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 60
Localização : Pinhal Novo/Lisboa
Ocupação : Enfermeiro
Interesses : Aquariofilia, Aeromodelismo, Restauro Automóvel, Modelismo estático, musica (ouvir e tocar) e mais coisas
Data de inscrição : 19/03/2012
Pontos/Reputação : 121

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Diplomata 18/1/2013, 15:20

Viva a todos

Pois, tenho andado bastante calado, ao contrário do meu PTphones que vai tocando e encantando apesar de não ser com a frequência que eu gostaria.
Mesmo estando plenamente satisfeito com ele, sempre fiquei a intenção de o fazer evoluir para pré amplificador quando logo no inicio da saga " PTphones, um hibrido com classe..." nos já idos anos de 2009 ( a construção começou em 2010), o nosso caro MCA (tudo bem? valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 969831 ) andou por aí com uma tábua debaixo do braço com a 1ª montagem do PTphones a desafiar e derrotar pré amplificadores com muitos zeros na etiqueta do preço....
Entretanto o projeto evoluiu, MK II, MK III, pelo meio o mentor e vários participantes no PTphones abandonaram o forum, enfim, o mundo não pára.
Agora que finalmente consegui um pouco de t€€€mpo para iniciar a minha conversão em pré e com mais um esforço passar para a versão MK II, eis que o pai do projeto (td 124) no forum para onde se mudou, apresenta uma modificação ao circuito original que diz, faz o circuito original transcender-se, e que consiste em utilizar não 1 mas sim 4 transistores por canal no circuito...
Esta variante apesar de ser a de implementação mais barata e fácil de fazer tem no entanto uma dificuldade, não é fácil de encontrar o transistor à venda....
Tenho de voltar a analisar todas as hipóteses, quem sabe se com alguma ajuda não dará para implementar todas as alterações no circuito valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 16044 .
Bom, a conversa já vai longa, vou fazer por aparecer mais, mas se vocês soubessem o esforço que ando a fazer para me afastar do tópico de construção do F5...
fiquem bem

carlos barata
Diplomata
Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 153
Idade : 50
Localização : Massamá
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 270

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Antero Pereira 17/4/2013, 22:40

boas

ja ando ha alguns dias a ler os dois topicos (ainda vou na pag.26 do segundo) mas nao resisti em fazer ca um post.

eu estou interessado em entrar no mundo das valvulas é um projeto para ser feito com bastante calma e para isso contava com toda a vossa ajuda (posso contar?) para me aturar e orientar principalmente na escoha e encomenda de material, li algures no topico que a prioridade eram os transformadores de audio, onde se podem encomendar? e ja agora qual a ultima versao estavel e equilibrada?

abraço e agradeço desde ja toda a ajuda que me possam dispensar

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Diplomata 19/4/2013, 13:44

Viva

O "problema" deste projecto é mesmo encontrar os transformadores de saida, os que existem foram feitos de encomenda para um grupo de interessados, depois penso que já ouve uma 2ª fornada não tenho a certeza se foram feitos com o material sobrante da 1ª encomenda ou se foi encomendado material novo (ferro de grão orientado para o nucleo) a pessoa que foi responsável pelo cálculo e encomenda dos transformadores e pelo levar deste projecto a bom porto foi o MCA, como já deve ter reparado em toda a sua contribuição ao longo desses longos tópicos. Entre em contacto com o MCA e/ou coloque um pedido na secção de compra/venda pois existe pessoal que passado todo este tempo ainda não começou o projecto e pode estar interessado em vender o material que tem.
Boa pesquisa.

Carlos Barata
Diplomata
Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 153
Idade : 50
Localização : Massamá
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 270

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Mfigueiredo 19/4/2013, 16:31

Diplomata escreveu:Viva

O "problema" deste projecto é mesmo encontrar os transformadores de saida, os que existem foram feitos de encomenda para um grupo de interessados, depois penso que já ouve uma 2ª fornada não tenho a certeza se foram feitos com o material sobrante da 1ª encomenda ou se foi encomendado material novo (ferro de grão orientado para o nucleo) a pessoa que foi responsável pelo cálculo e encomenda dos transformadores e pelo levar deste projecto a bom porto foi o MCA, como já deve ter reparado em toda a sua contribuição ao longo desses longos tópicos. Entre em contacto com o MCA e/ou coloque um pedido na secção de compra/venda pois existe pessoal que passado todo este tempo ainda não começou o projecto e pode estar interessado em vender o material que tem.
Boa pesquisa.

Carlos Barata

Boas Antero Pereira.

Faço minhas as palavras do Diplomata. A melhor pessoa para ajudar é o MCA.
Eu também comprei mais tarde um segundo par de transformadores de saída para um segundo projecto. Tive a sorte de um forista ter desistido de construir o dele. Pode ser qua ainda haja alguém que também tenha desistido do PTPhones e venda o material.

Vale a pena tentar.



Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Antero Pereira 19/4/2013, 20:58

boas ja tentei entrar em contacto com o MCA por mensagem privada mas ainda nao obtive resposta, pode ser que ainda nao tenha visto.

vou seguir o vosso conselho e peço desde ja aqui a quem tenha material para o pt phones que por favor entre em contacto comigo obrigado.

a caixa ja tenho era de um antigo aparelho que deve dar bastante espaço 430x250x90 é em chapa e aluminio e dá para aproveitar alguns botoes.

abraço e obrigado por tudo

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 4/5/2013, 23:13

Boa Noite

Já lhe respondi, Antero Pereira.

Na realidade volta e meia fico sem alertas no meu computador. Só hoje vi a sua mensagem.

Pois é isso mesmo, os transformadores são muito difisseis de encontrar e carissimos, pois a sua topologia de construção é a chamada paraffed.

Estes transformadores foram desenhados por mim e mandados fazer a um bobinador. O trabalho teve duas edições de encomendas num total de perto de 38 transformadores (Se bem me lembro). Sairam um exito de qualidade, mesmo do melhor.

O circuito é fabuloso e foi apresentado pelo nosso amigo TD124, mas se os transformadores não lhe fizessem justiça de nada serviria o circuito.
Portanto ao exito do projecto deve-se ao já conhecido exito do circuito e os novissimos transformadores por mim calculados.

Não foram baratos, mas atendendo à complexidade da construção: bobinagem dividida em 8 secções e ferro para o núcleo de grão orientado, um luxo que resultou num luxo de som.

Cumprimentos
mca
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  pumabr 10/5/2013, 13:50

Ao tempo que eu não vinha aqui...deixei há muito de receber também notificações sobre este tópico. Já vi que tenho muito para reler...
Já agora, o meu PTphones continua a ser usado, e bem usado. Mas anda parado em termos de ser colocado numa caixa definitiva...e esta crise não ajuda a isso...bem, esperemos que melhores dias virão valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 981259
pumabr
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 209
Data de inscrição : 03/06/2008
Pontos/Reputação : 448

http://www.olharporumprismadeluz.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 10/5/2013, 20:13

Olá Pumabr

Há quantas luas, é verdade o tempo passa e parece que foi ontem que montamos o prejecto Ptphones ... na realidade um hibrido com muita classe. valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 981259

Ainda hoje sinto um grande orgulho de ter feito o calculo e desenho dos transformadores de saída parafeed. :<<<--
Foram na realidade uma peças fabulosas que fizeram toda a justiça ao circuito que o TB124 nos facultou. :>>_<&

Já utilizei e utilizo estes transformadores em circuitos e valvulas mais exigentes que as do circuito PTphones, e eles lá estão presentes com toda a categoria a fazer a mesma justiça.

Força faça uma caixa toda bonita o projecto mereçe.

Um Abraço
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Diplomata 10/5/2013, 22:45

Olá a todos e permitam-me uma saudação em particular ao nosso amigo MCA

Parece que andamos todos um pouco afastados deste tópico, em principio será bom sinal, o estado de satisfação a que chegámos com o PTphones não nos leva a estarmos insatisfeitos e como tal não temos tendencia de "procurar ver se no tópico haverá evoluções".
No entanto eu não me encontro totalmente integrado neste grupo, não por insatisfação para com o PTphones, mas sim porque desde o inicio deste projecto sempre quis tornar este não só um amplificador de auscultadores mas também um pré amplificador.
E apesar de na minha cabeça as ideias estarem a ser organizadas na prática não se via muito feito, pois desde à já algum tempo que este estado tem vindo a mudar, já encontrei uma "nova" (reciclada/reaproveitada) caixa para acomodar todos os componentes do circuito, desta vez a fonte de alimentação vai partilhar o mesmo espaço do circuito em si, já encomendei uns metros de cabo de cobre plaqueado a prata revestido a teflon e agora ando na busca de mais transistores BF471 e BF472.
Esta ultima busca merece uma explicação mais pormenorizada mas vai ter de ficar para outra oportunidade.
fiquem bem

carlos barata
Diplomata
Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 153
Idade : 50
Localização : Massamá
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 270

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  pumabr 10/5/2013, 23:03

Concordo consigo, eu também estou bastante satisfeito com o som do PTphones, um ainda da primeira geração e que apenas sofreu alguns upgrades em relação a alguns dos componentes. Mas agora pondero fazer a alteração para as outras válvulas, que ao que tudo indica, parecem ser superiores às originais. E no meu caso queria tornar o PTphones num aparelho muito versátil, sendo este ao mesmo tempo: pré-amplificador, amplificador de auscultadores com controlo de volume, amplificador de auscultadores sem controlo de volume (com um bypass ao potenciómetro, que será um motorizado para controlo de volume por telecomando. O "power" será usado com uma das fontes que tem controlo de volume próprio), e amplificador para colunas de alta sensibilidade! Portanto, juntando tudo isto, a complexidade de comutadores/fichas necessárias é grande...e o investimento ainda mais. E não basta apenas termos dinheiro para comprar material, é preciso tempo e inspiração para procurar o que comprar, e acima de tudo, para montar tudo com calma e serenidade. E esse acho que é afinal o maior desafio do PTphones, até porque para questões técnicas temos a grande ajuda do MCA, que desde o início nos tem ajudado a todos nesta demanda, perdendo com certeza várias horas nesse processo, em prol de nos ajudar a criarmos o nosso PTphones, que acaba de certo modo a ser único consoante cada construtor! MCA, valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 950882
pumabr
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 209
Data de inscrição : 03/06/2008
Pontos/Reputação : 448

http://www.olharporumprismadeluz.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  MCA.hifi 10/5/2013, 23:50

Caro PumaBr
Obrigado pela parte que me toca, além dos resltados técnicos que desenvolvi e partilhei, ainda tenho a satisfação de ter conseguido a amizade e consideração de todos os Ptphoneiros que conheci pessoalmente. Para mim muito importante esta vertente do Ptphones.

E o amigo Diplomata, sempre a gozar o PTphones de 1ª versão e lá no horizonte novas experiencias com as outras versões. Não vou acrescentar mais ao que já foi dito a esse respeito.
Mas agora que falou em transsitores BF471 e BF472, faz-me crer que está com edeias de meter condensadores no desacopulamento da saida. Já fiz essa experiencia e francamente, tal como já tive oportunidade de escrever, o hibrido com classe passou a ser apenas igual a tantos outros que por aí há, sem classe.
Na realidade o que fez do Ptphones o exito que foi e será certamente para aqueles que ainda andam a desenvolver o projecto,foi mesmo a utilização de transformadores parafeed na saída.

Cumprimentos a todos
E obrigado tambem pela amizade e confiança que depositaram em mim.
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Mfigueiredo 13/5/2013, 16:45



Na parte que me toca, já quase nem me lembro que tenho um PTPré MKII. Ligo e pronto. Faz parte do sistema sem qualquer intenção de o abandonar.

Um dia destes vou resolver o problema de o usar também para amplificador de auscultadores. Para isso farei apenas um pequeno cabo com fichas adaptadoras RCA --> Jack. Deste modo não usarei comutadores internos. É um pouco mais chato de mudar a ligação, mas uso tão pouco os auscultadores que não justifica meter mais um "obstáculo" ao sinal na saída.
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Carlomar 13/5/2013, 21:01

Mfigueiredo escreveu:

... tenho um PTPré MKII....
Viva Figueiredo,

O amigo tem é a versão MK3. Very Happy

Ainda bem que continua satisfeito.
Eu lembro-me de que também tive alguma "culpa" ao incentiva-lo a construir um Ptphones.
Vale a pena pelo que toca e pelo que se aprende.
Para mim o Ptphones foi a rampa de lançamento para "voos" mais altos.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Mfigueiredo 14/5/2013, 16:30



Olá Carlomar.

Tem razão. A minha versão já é a MkIII. E também tem razão quando diz que tem "culpa" por eu ter avançado também com este projecto.

Nestas coisas, há sempre uns mais entusiastas que vão incentivando os outros...Ainda bem que assim é!

Abç.
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Mfigueiredo 18/12/2013, 21:43



Ora vamos lá tentar ressuscitar este tópico!
Há que tempos que não se "fala" nada por aqui.

Bom, desta vez não é tanto por uma boa razão, por uma alteração ou refinamento. Infelizmente é por uma avaria. "Gaita"!!!! Aconteceu que um dos canais ficou meio anémico e com ruídos bastante desagradáveis e perigosos para os altifalantes. Vá de desmontar tudo do sistema e começar a avaliar circuito a circuito até ver onde é que está o gato. E lá está ele! Um dos transformadores de saída deu o berro. Ou pelo menos, abriu o enrolamento primário. A minha esperança é que seja apenas uma deficiência nas ligações soldadas. Se for visível e soldável, tanto melhor. Se por artes do diabo, for uma ruptura do condutor no interior, onde é impossível chegar sem destruir os enrolamentos...Bem, aí adeus transformador.

E o pior é que destes já não há por aí mais à mão de semear. Vou "rezar" aos santinhos todos para que seja reparável.

Já alguém teve este tipo de problema?


Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - PTphones, um hibrido com classe... - Página 21 Empty Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 21 de 23 Anterior  1 ... 12 ... 20, 21, 22, 23  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos