Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colunas e amp. antigos

3 participantes

Ir para baixo

Colunas e amp. antigos Empty Colunas e amp. antigos

Mensagem  enxuto 22/9/2010, 18:21

Pessoal, bom dia.

Só para saber de é dos meus ouvidos...

Estas colunas Pioneer S-X340, com os tais 20 e poucos anos estão a tocar muito bem... acho eu.

Alguém já as ouviu? e acerca do amp A-X340?
É que eu ouvia esta combinação quando era chavalito. A colunas faziam abanar os móveis, copos e janelas... e são monitoras. Grandes, mas monitoras. Será que a qualidade vem das saudades? tongue

O tweeter é de seda e os woofers de cartão, tecnologia antiga mas boa. A rega ainda distribui assim.

Cumps,
enxuto

P.S. Apesar de ouvir a volumas altos, não chegava sequer perto de um amigo meu: Parece inacreditável, mas eu conseguia ouvir a aparelhagem dele a 500M!!!! e esse abanava as minhas janelas, e eu morava numa vivenda a 50 m, sendo que o meu quarto nem sequer era de frente para o dele. A aparelhagem dele era uma AKAI, a dos meus velhotes uma pioneer.

Bons tempos. Very Happy

enxuto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 672
Pontos/Reputação : 588

http://anos80.abportal.net

Ir para o topo Ir para baixo

Colunas e amp. antigos Empty Re: Colunas e amp. antigos

Mensagem  manel1 22/9/2010, 18:36

Viva

Deve ser saudades, esse tipo de colunas e aparelhagens tinha um som agradável pois tinha ênfase nos graves. Ainda hoje me estou a desintoxicar desse genero de som, pois quando ouço um sistema mais neutro como o caso do meu, parece que falta algo. Já por cá passaram alguns amplificadores pré/power, e a musicalidade que mais me agrada é a do meu Pioneer A400 com quase 20 anos. Mas já estou com saudades do controlo e transparência, refinamento das soluções mais caras e melhores, estou só à espera que o meu novo power chegue para matar saúdades.

Atenção aos volumes de som, pelos vistos nem todas as pessoas pagam a conta antes dos 50-60 anos, mas a malta que tem agora entre 30-40 anos e frequentou discos e abusou dos phones, já ouve como um velho de 70 anos. Portanto se gostam de música, não pensem que os males só acontecem aos outros, cuidado com os abusos.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2465

Mensagem  joevalve 22/9/2010, 19:14

Essas aparelhagens a debitar sons "telúricos" nunca foram sinónimo de nada, a qualidade era mesmo sobre o fraco.

O problema nessa altura era que nós que gostávamos de ouvir equipamentos pouco nos importávamos com estes factores a que hoje damos muita importância: palco sonoro, graves, agudos, etc etc

Quando eu não tinha dinheiro para mandar tocar um cego sempre que passava na rua 31 de janeiro no porto parava extasiado na montra da discoteca santo antonio a ver os scott, aciko, nikko e outros equipamentos que me preenchiam o imaginário. Hoje se os tiver aqui em casa se calhar vou ouvi-los com algum desprezo (estou a presumir, não a afirmar).

Desse tempo recordo com saudades alguns amplificadores que ainda hoje enchem de prazer os seus proprietários: Pioneer A400, Audiolab 8000A, Cyrus 2 + PSX, Musical Fidelity B1.

Não havia net, acreditávamos no que o lojista nos "impingia" sem colocar em causa o que quer que fosse pois tudo aquilo que ele nos transmitia para nós era verdadeiro. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, hoje colocamos tudo em causa. É a vida.

E lembrem-se sempre: há vida para além do hi-fi

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  enxuto 22/9/2010, 20:09

Bem, concordo com isso tudo. A rapaziada às veze abusa.

Curiosamente, no caso destas colunas acho até que os agudos são bons.

Enxuto

enxuto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 672
Pontos/Reputação : 588

http://anos80.abportal.net

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado