Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Conjunto 5.1 para NAD VISO FIVE

3 participantes

Ir para baixo

Conjunto 5.1 para NAD VISO FIVE Empty Conjunto 5.1 para NAD VISO FIVE

Mensagem  Nuno Cota Teixeira 19/11/2010, 00:12

Boa niote a todos!

Sou um pouco leigo nesta matéria do "audio", no entanto, para além de estar aqui para aprender, estou tb diponível para ajudar dentro dos meus conhecimentos, ainda que escassos, nesta área.

Gosto muito de ouvir boa música (CD's de rock, blues, alternativa) e ver/ouvir concertos (DVD/Blue Ray), e pretendo começar a fazê-lo com alguma qualidade, procurando obter, para esse efeito, aconselhamento junto dos participantes neste forum.

O meu sistema (se é que lhe posso chamar assim) é composto por:
Amplificador c/leitor CD/DVD incoporado » NAD VISO FIVE (adquirido recentemente - precisa ser potenciado por conjunto 5.1 à sua altura)
Leitor Blue Ray » PS3
Colunas » TECHNICS (um par delas, antigas e fraquinhas - a subtituir, muito em breve)
TV ("das antigas")» PHILIPS (tem-se portado bem, mas já está a precisar de reforma - a substituir, muito em breve, por moderno LCD)

Como podem ver o único aparelho razoável que possuo é o NAD! Neste sentido, venho solicitar a vossa ajuda para a escolha do conjunto 5.1 c/melhor relação preço/qualidade que possa tirar o melhor aproveitamento deste aparelho (a minha única jóia, se assim lhe posso chamar), partindo dos seguintes pressupostos:
- não quero gastar mais de 1.500€;
- o sistema vais ficar instalado numa parte (cerca de 2/3) de uma sala rectangular com área total de 7m x 5m;


Um abraço e até breve,
Nuno Cota Teixeira
Nuno Cota Teixeira
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 10
Idade : 53
Localização : Lisboa - Odivelas
Ocupação : Bancário
Interesses : Música, Filmes, Concertos Musica, Desporto
Data de inscrição : 17/11/2010
Pontos/Reputação : 21

Ir para o topo Ir para baixo

Conjunto 5.1 para NAD VISO FIVE Empty Re: Conjunto 5.1 para NAD VISO FIVE

Mensagem  Digitalillusions 19/11/2010, 11:03

Boas.
Se fosse eu a comprar faria uma divisão entre amplificação colunas e cablagem.
Seria :
450-500€ p ampli 5.1
900€ em colunas e o resto em cablagem.

A considerar colunas wharfedale serie 9 ou 10 mais o sub.
as frontais de chão para poder ouvir em stereo sem o sub.
cabos de coluna de 2,5 mm de secção pelo menos .
ouvir ouvir ouvir...
Cumps.
Digitalillusions
Digitalillusions
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 289
Idade : 57
Localização : Porto-Salvo Oeiras
Ocupação : Técnico de som RTP
Interesses : edição video - informática -
Data de inscrição : 04/10/2009
Pontos/Reputação : 405

http://www.digitalillusions.pt.vu

Ir para o topo Ir para baixo

Conjunto 5.1 para NAD VISO FIVE Empty Re: Conjunto 5.1 para NAD VISO FIVE

Mensagem  Lotp 19/11/2010, 13:11

Se bem percebo a ideia é manter o Viso Five, que é uma bela máquina, apenas não tendo entradas HDMI...e não descodifica os novos formatos. Seja como for, não impede que compres agora as colunas e mais tarde um receptor AV com essas funcionalidades, até porque na minha opinião, o grande avanço do bluray foi mesmo os formatos audio, que, não sendo eu de forma nenhuma defensor de hypes, tenho que reconhecer que são qualquer coisa. Por forma que podes desde já comprar umas colunas (que, estimadas, te duram uma vida) a pensar na compra de um receptor daqui a uns anos.

Depois as soluções no mercado são muitas, desde um belíssimo pack da Qacustic por +/- 600 euros, mas se a sala tem 35m2 já justificava uma solução com umas colunas de chão como a Wharfedale que é sugerida antes, ou se quiseres ir ao limite do orçamento a Monitor Audio. Quanto aos cabos, eu tenho cabo "normal" (Jamo) de 2,50 de secção e funciona ás mil maravilhas. Recomendo este para começar.

Se eventualmente, do ponto de vista estético, for necessário uma solução mais "leve", tens sempre os ovos da KEF, que tão apreciados por aqui são...devem fazer umas belas omoletes lol!
Lotp
Lotp
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 119
Data de inscrição : 26/03/2009
Pontos/Reputação : 206

Ir para o topo Ir para baixo

Conjunto 5.1 para NAD VISO FIVE Empty Re: Conjunto 5.1 para NAD VISO FIVE

Mensagem  Nuno Cota Teixeira 19/11/2010, 17:59

Boas,

Digitalillusions e Lotp, agradeço desde já a vossa atenção!

De facto pretendo, para já, manter o NAD VISO FIVE como amplificador e reprodutor CD/DVD.

Relativamente às sugestões apresentadas para conjunto 5.1, Whaferdale/Monitor Audio/Kef, partindo do pressuposto que a totalidade do orçamento (cerca de 1.500€)será destinado a esse fim, com que marca e respectivo modelo ficarei mais bem servido?

Que marca e modelo de cabos sugerem, para colunas e sub, respectivamente?

Também já tinha pensado num conjunto B&W, o que acham?

Lembro-vos que irei utilizar o sistema, fundamentalmente, para ouvir CD's e ver/ouvir DVD's concertos/música.

Agora uma pregunta básica: Pode fazer algum sentido ou é um prefeito disparate a audição de CD's em sistema 5.1? (como já tinha dito, sou "leigo" na matéria)


Obrigado e até breve,
Nuno Cota Teixeira
Nuno Cota Teixeira
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 10
Idade : 53
Localização : Lisboa - Odivelas
Ocupação : Bancário
Interesses : Música, Filmes, Concertos Musica, Desporto
Data de inscrição : 17/11/2010
Pontos/Reputação : 21

Ir para o topo Ir para baixo

Conjunto 5.1 para NAD VISO FIVE Empty Re: Conjunto 5.1 para NAD VISO FIVE

Mensagem  Digitalillusions 19/11/2010, 18:19

Boas.
Não tendo experiência em termos de comparações e idas a audioshows nos últimos anos e não sendo purista a minha opinião é a seguinte: haverá diferenças entre amplis 5.1 e stereo em termos de qualidade mas se calhar investindo em duas boas colunas frontais e bicablagem (para ter uma secção maior e logo menos resistência à passagem de corrente ,nos graves principalmente) e um leitor de cds dedicado teremos uma qualidade muito razoável em stereo .
Cabos de interligação minimamente bem construídos para substituir os de origem fininhos (profigold,ixos,hama,qed entre outros mas sem entrar em esoterismos.
As marcas de colunas terás de ver o que cabe no orçamento não comprando em kit, sendo que a questão estética também te irá pesar na decisão mas lá está ouvir primeiro em stereo e construir o resto do sistema à posteriori.
Acrescenta à lista a tannoy que tem colunas com um som fantástico e que devido ao seu tweeter concêntrico como nas kef têm uma capacidade de criar um palco sonoro quase holográfico.
cumps.
Henrique
Digitalillusions
Digitalillusions
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 289
Idade : 57
Localização : Porto-Salvo Oeiras
Ocupação : Técnico de som RTP
Interesses : edição video - informática -
Data de inscrição : 04/10/2009
Pontos/Reputação : 405

http://www.digitalillusions.pt.vu

Ir para o topo Ir para baixo

Conjunto 5.1 para NAD VISO FIVE Empty Re: Conjunto 5.1 para NAD VISO FIVE

Mensagem  Lotp 19/11/2010, 19:29

B&W upa upa, mais na casa dos 2k para fazer um sistema 5.1, e normalmente são colunas ávidas de corrente, que o teu Viso não consegue dar. Eu nunca ouvi as Tannoy mas parecem uma boa opção também.
Lotp
Lotp
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 119
Data de inscrição : 26/03/2009
Pontos/Reputação : 206

Ir para o topo Ir para baixo

Conjunto 5.1 para NAD VISO FIVE Empty Re: Conjunto 5.1 para NAD VISO FIVE

Mensagem  Nuno Cota Teixeira 19/11/2010, 20:21

Voltando à estaca zero!

Se a minha decisão recaí-se agora, para começar, por um bom sistema 2.1 (duas colunas frontais, sem ser de chão + subw), com o mesmo orçamento (cerca de 1.500€) ,na vossa optica, qual a melhor escolha? (as colunas e o subw não têm que ser, obrigatoriamente, da mesma marca)

Neste sistema (2.1) , a utilização do subw trás alguma mais valia ou é melhor desligá-lo aquando da audição de CD's?

Desculpem a minha ignorância ... o que é isso de bicablagem?

Obrigado e até breve,
Nuno Cota Teixeira
Nuno Cota Teixeira
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 10
Idade : 53
Localização : Lisboa - Odivelas
Ocupação : Bancário
Interesses : Música, Filmes, Concertos Musica, Desporto
Data de inscrição : 17/11/2010
Pontos/Reputação : 21

Ir para o topo Ir para baixo

Conjunto 5.1 para NAD VISO FIVE Empty Re: Conjunto 5.1 para NAD VISO FIVE

Mensagem  Lotp 19/11/2010, 20:42

Para stereo só precisas realmente do Sub se as colunas não te derem resposta nas frequências mais baixas, já para filmes recomendo o sub veementemente.

Em stereo a "música" é outra, eu na minha óptica a primeira pergunta a fazer é: Qual (quais) são as tuas fontes? Precisas de um amp que se adapte a isso. Normalmente os receivers A/V têm entradas para tudo e mais alguma coisa, se não fores muito exigente com o som, podes ter o melhor de dois mundos com um amp que seja bem musical, e olha que há vários. Mas um amplificador stereo dedicado, é outra coisa completamente diferente.

Eu tive até há pouco tempo um Denon AV 2808 que fazia tudo, tanto 5.1 como bi-amplificava * as frontais com resultados satisfatórios em ambos os mundos, mas acabei por comprar um integrado para o stereo e é outra coisa.

*Bicablar consiste em usar um cabo "duplo" que liga ao amplificador numa saída, 2 a 2, e acaba por ter 4 cabos ligados na coluna. Há várias variantes, e defensores de todas elas. Dessa forma aumentas a secção disponível de cabo. Biamplificar, como eu tinha antes de comprar o integrado, consiste em usar duas saídas distintas do receiver/amp para amplicar as altas e baixas frequências, possibilidade oferecida por muitos receivers av 7.1.

Edit: só para acrescentar, a biamplificação é possível em muitos dos novos receivers AV, e é uma boa maneira de meter mais sumo numas colunas competentes, já que a maior parte das pessoas não usa a tipologia 7.1 e tem dessa forma os canais disponíveis para o fazer. Recordo que quando recorri a essa solução no Denon, os resultados foram bastante satisfatórios.
Lotp
Lotp
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 119
Data de inscrição : 26/03/2009
Pontos/Reputação : 206

Ir para o topo Ir para baixo

Conjunto 5.1 para NAD VISO FIVE Empty Re: Conjunto 5.1 para NAD VISO FIVE

Mensagem  Nuno Cota Teixeira 24/11/2010, 23:16

Obrigado a todos p/sugestões!

Após algum trabalho de investigação, acho que vou optar p/aquisição, numa 1ª fase, do conjunto 2.1 NAD TWENTY (2 satélites frontais + subw) , especialmente desenvolvido pela "PSB Speakers" para a linha NAD VISO (Tow e Five). Mais tarde tenho a hipotese de completar o sitema com o conjunto NAD THIRTY (2 satélites traseiras + 1 central).

Qual a vossa opinião?
Nuno Cota Teixeira
Nuno Cota Teixeira
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 10
Idade : 53
Localização : Lisboa - Odivelas
Ocupação : Bancário
Interesses : Música, Filmes, Concertos Musica, Desporto
Data de inscrição : 17/11/2010
Pontos/Reputação : 21

Ir para o topo Ir para baixo

Conjunto 5.1 para NAD VISO FIVE Empty Re: Conjunto 5.1 para NAD VISO FIVE

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos