Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Construção de amplificador a válvulas

+7
luis lopes
vfarias
manel1
Czar
Joao Pedro
paa
tagus
11 participantes

Ir para baixo

Construção de amplificador a válvulas Empty Construção de amplificador a válvulas

Mensagem  tagus 10/12/2010, 14:29

Já faz mais de 30 anos que não construo equipamentos a válvulas e gostaria de saber onde na Europa se encontram materiais de boa qualidade, nomeadamente os transformadores de saída de garantida qualidade. As minhas referências são escassas pois estou completamente desactualizado. A última aquisição de materiais deste tipo que fiz foi para recuperar um amplificador RADFORD e foi na TAD.
Gostava pois de trocar impressões com alguém que construiu, reconstruiu ou está a construir um amplificador a válvulas.

Agradeço desde já as respostas.
Tagus
tagus
tagus
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 7
Localização : Ribatejo
Data de inscrição : 07/12/2010
Pontos/Reputação : 18

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de amplificador a válvulas Empty Re: Construção de amplificador a válvulas

Mensagem  paa 17/12/2010, 21:17

Tenho mandado vir da china e dos EUA. Estes dois sítios são especialmente recomendados:
http://www.diyhifisupply.com/
http://www.partsconnexion.com/

Mas também já fiz umas compras aqui:
http://www.hificollective.co.uk/

Bem sei que não é grande ajuda, mas pelos vistos é o que se arranja...
paa
paa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 149
Idade : 60
Localização : Lisboa
Interesses : Válvulas, tweaks
Data de inscrição : 08/05/2010
Pontos/Reputação : 297

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de amplificador a válvulas Empty Re: Construção de amplificador a válvulas

Mensagem  tagus 17/12/2010, 21:48

Obrigado paa pelos endereços, vou espreitar e actualizar-me.
Entretanto vou juntar algum material que tenho dos velhos tempos, enquanto me vou deliciando com o velhinho Radford que me está a dar grande prazer...
Um abraço
Tagus
tagus
tagus
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 7
Localização : Ribatejo
Data de inscrição : 07/12/2010
Pontos/Reputação : 18

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de amplificador a válvulas Empty Re: Construção de amplificador a válvulas

Mensagem  paa 18/12/2010, 00:30

Não corre o risco de estar desactualizado. Os circuitos continuam a ser basicamente os mesmos. Apareceram uns condensadores que parecem ser fantásticos (v-cap) mas custam uma fortuna. O abandono da valvula rectificadora também é mais ou menos generalizado, apesa de polémico, trocada por diodos rápidos. Juntes resistências de filme e cabo de prata. A fonte também tem evoluido (veja a diyhify, que têm umas sem condensadores), e a parte do autobias, agora com electrónica. Não precisavam de ter inventado o transistor...
paa
paa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 149
Idade : 60
Localização : Lisboa
Interesses : Válvulas, tweaks
Data de inscrição : 08/05/2010
Pontos/Reputação : 297

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de amplificador a válvulas Empty Re: Construção de amplificador a válvulas

Mensagem  Joao Pedro 18/12/2010, 12:27

Se aceitar uma opiniao:

- Em relaçao aos transformadores o melhor mesmo é arranjar ferro/nucleo silicioso de boa qualidade (exemplo ferro philips ou partridge, anos 50/60), calcular os enrolamentos e mandar bobinar a quem sabe. Dá trabalho mas nao tem nada a ver com tad´s ou hammonds ou semelhantes que se vendem pré-feitos hoje em dia.
E se depois disto puder juntar rectificaçao por valvula mas com inicio de filtragem por "choke" em vez de consensador, e condensadores "paper in oil" no caminho de sinal... Tem tudo para construir um bom amplificador.
A cablagem em prata para mim é um mito mas lá está, é apenas uma opiniao. O melhor é um bom fio de cobre solid-core.

Joao Pedro
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 189
Data de inscrição : 28/03/2008
Pontos/Reputação : 12

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de amplificador a válvulas Empty Re: Construção de amplificador a válvulas

Mensagem  tagus 18/12/2010, 17:20

Viva João Pedro e obrigado pelas informações.
Ainda cá tenho alguns transformadores de saída desse tempo para a EL84, EL95, etc., óbviamente que para uma só válvula e para as potências (baixas) respectivas. Ainda há pouco tempo adquiri alguns transformadores desses no ebay para recuperação de alguns rádios antigos a válvulas que é outro dos meus passatempos.
A nível de alimentações penso que tenho material suficiente, no sótão guardei em tempos algum material entre choques de filtro, condensadores a óleo e penso que algumas válvulas rectificadores tipo AZ1, EZ80 ou similares.
Lembro-me de ter montado alguns amplificadores a válvulas, coisas muito simples aproveitando chassis de rádios antigos, na época não estava muito sensibilizado para o que era o hi-fi mas lembro-me que tinham muita qualidade (pelo menos para os meus ouvidos)fruto também das colunas que ainda hoje tenho em uso com o Radford e que se baseiam em altifalantes da Philips.
Pouco mais de uma dúzia de componentes faziam a delícia dos serões e das festas de garagem ... ;-))) bons tempos!
Depois passados + 30 anos, vem a nostalgia dos velhos tempos e cá andamos a rebuscar as gavetas e os sótãos.
Um abraço e agradeço a todos as informações, vou tentar recuperar o "tempo perdido" hi!
Boas festas!
Tagus

tagus
tagus
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 7
Localização : Ribatejo
Data de inscrição : 07/12/2010
Pontos/Reputação : 18

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de amplificador a válvulas Empty Re: Construção de amplificador a válvulas

Mensagem  Joao Pedro 18/12/2010, 19:54

Viva Tagus.

Pois bem ja vi que partilhamos gostos semelhantes. Por cá também existe muito material antigo de hi-fi. Transformadores, valvulas, altifalantes, fichas é que nao falta por cá.. É um hobby que tenho e mantenho com gosto. O hi-fi hoje em dia está muito elitizado infelizmente. A pessoas sao diferentes, os gostos também e por isso cada som, ou sistema, deve ir ao encontro de cada gosto pessoal. Hoje tudo o que tenha "rótulo" é bom.. independentemente do som que tenha.. é bom construir sistemas hi-fi caseiros (muitas das vezes com peças com dezenas de anos), olhar para "aquilo" e, mesmo com mau aspecto, tocar como qualquer coisa fenomenal.

Força nesse passatempo!

Joao Pedro
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 189
Data de inscrição : 28/03/2008
Pontos/Reputação : 12

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de amplificador a válvulas Empty Re: Construção de amplificador a válvulas

Mensagem  tagus 18/12/2010, 20:02

Viva João!
Em cheio na mouche! Laughing
Vamos concerteza trocar mais impressões, haja saúde e tempo para disfrutar... o ferro de soldar! bounce .
Obrigado.
Tagus
tagus
tagus
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 7
Localização : Ribatejo
Data de inscrição : 07/12/2010
Pontos/Reputação : 18

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de amplificador a válvulas Empty Re: Construção de amplificador a válvulas

Mensagem  Czar 26/12/2010, 12:36

Partilha o teu projecto de construcção com alguma teoria e se possível com fotos, gostaria de fazer algo semelhante.

Czar
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 61
Data de inscrição : 01/05/2009
Pontos/Reputação : 74

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de amplificador a válvulas Empty Re: Construção de amplificador a válvulas

Mensagem  manel1 9/2/2011, 16:01

Viva

O fotografo não tem nada que se envergonhar, estão aí uma boas fotos e para todos os gostos. Quanto ao reviewer também não esteve mal, apenas pedia mais um ou outro comentário em jeito de comparação com a amplificação residente. E que tal se porta a nível de potência, os 13W chegam para incomodar os vizinhos, sente-se a falta de potência em termos de controlo das colunas.

Obrigado por partilhar connosco.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de amplificador a válvulas Empty Re: Construção de amplificador a válvulas

Mensagem  vfarias 9/2/2011, 16:24

Viva Manel,

obrigado pela sua observação, ao contrário do que possa parecer não sou assim tão tendencioso, pois é sabido do meu love affair com a Rega, mas honestamente para por a coisa preto no branco, trocava o meu Rega Maia por este amplificador, mais impressionado que isto... presumo que não é possível... Naturalmente que o Rega Maia tem muito mais musculo e potência, permitindo volumes que incomodam os vizinhos, leia-se todo o prédio (sim já tive queixas... sim, há quem não goste de Jazz Shocked ), no entanto, este amplificador a válvulas mostrou-se realmente uma agradável surpresa.

Um controlo superlativo, muito mais tight especialmente no grave e na separação de canais, muito envolvente e mais (desculpem se o adjectivo não é o mais correcto) "suave" na apresentação da gama média/ aguda e foi capaz de produzir volumes surpreendentes, estava lá tudo, comecei logo a ouvir detalhes que ainda não tinha tido o prazer de ouvir em gravações que conheço bem, mas... que apenas permitem incomodar os vizinhos do 5º e do 3º andar... Very Happy Atenção, nunca senti constrangimentos ao nivel do volume, o máximo de volume a que fui foram as 13h, i.e., um pouco mais de meio e foi mais do que suficiente.

"Atacou" sem problemas nenhuns as Dynaudio (4 ohms) e é efectivamente um amplificador muito solto e musical, gostaria muito de ter compartilhado esta experiência com outros foristas, foi um bom momento. Para hoje e amanhã tenho já discografia selecionada, que irá alternar também com outra fonte, desta feita vou também usar o meu Minidisc Teac.

Logo que possa vou querer um destes para mim. Decidi montar um 2º sistema.
(Desculpem o tópico enorme mas eu gosto de escrever)
vfarias
vfarias
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 894
Idade : 48
Localização : Barreiro
Ocupação : Engº Sistemas
Interesses : Musica, Aikido, Fotografia
Data de inscrição : 17/09/2008
Pontos/Reputação : 1088

http://www.myaudiophilestore.eu/

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de amplificador a válvulas Empty Re: Construção de amplificador a válvulas

Mensagem  luis lopes 9/2/2011, 18:18

ficou bem bonito cheers
luis lopes
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2877
Idade : 57
Localização : Maiorca F.Foz
Ocupação : Motorista á espera de melhores dias...
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Data de inscrição : 19/04/2009
Pontos/Reputação : 3131

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de amplificador a válvulas Empty Re: Construção de amplificador a válvulas

Mensagem  vfarias 10/2/2011, 22:37

Ora vamos lá então:
Parte II - Amplificador a válvulas emprestado - A Saga continua - Pelo menos até Domingo!

Acompanhado pela minha própria solidão e sofá, infelizmente com um pouco menos de tempo e à vontade que na 3ª feira, meti mais umas "coisas" a tocar no Rega Apollo, mas em primeiro lugar deixar o Mr. Tube aquecer... Acabei mais uma ronda de audições... com sorriso de orelha-a-orelha... só um reparo, estou a gostar muito do Apollo a tocar com este amp... tem qualidade este leitor.

CD 1: Erik Truffaz - Mantis- É sem dúvida uma das melhores gravações que detenho neste formato (CD - BlueNote/ JMLab)... o Sr. Truffaz, trompetista exímio, referência na onda do Nu-Jazz, joga não só com o silêncio mas também com o caos... digamos que aquele trompete e contrabaixo nunca haviam soado daquela forma, nem tenho adjectivos para categorizar o que acabei de ouvir... é favor ouvir as 2 primeiras faixas para perceberem o que estou a dizer.

CD 2: Pink Floyd - The Wall- Estes senhores não precisam de apresentações, uma excelente remasterização da EMI, uma separação de canais incrivel, um palco... e o helicóptero?!...

CD 3: Herbie Hancock - Gershwin's World - Homenagem merecida a um dos grandes nomes do século passado, recomendam-se especialmente as faixas 5 (St. Louis Blues, com harmónica e voz de Stevie Wonder) e 10 (Summertime, com a voz inconfundível de Joni Mitchell) - nota de rodapé deste disco que achei interessante: Jazz is the result of the energy stored up in America. - George Gershwin

CD 4: Pat Metheny - Imaginary Day- Any track will do... As guitarras acusticas, não ofuscam o balanço dos pratos desse grande baterista que é o Paul Vertico. Extensão do contrabaixo simplesmente soberba, considerando que não estamos a falar de gravações ditas audiófilas, ou de labels como a Chesky ou outras.

Realmente o futuro está no antigo - vfarias (Grande Pseudo-Poeta barreirense wannabe Pianista)

vfarias
vfarias
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 894
Idade : 48
Localização : Barreiro
Ocupação : Engº Sistemas
Interesses : Musica, Aikido, Fotografia
Data de inscrição : 17/09/2008
Pontos/Reputação : 1088

http://www.myaudiophilestore.eu/

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de amplificador a válvulas Empty Re: Construção de amplificador a válvulas

Mensagem  joevalve 11/2/2011, 09:18

Como diz um amigo meu "mais vale descobrir as válvulas tarde" do que nunca.

De facto, quando se gosta dos valvulados, desde que bem construidos e o mais simples possivel, é outra música.


joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de amplificador a válvulas Empty Re: Construção de amplificador a válvulas

Mensagem  Joao Paulo 11/2/2011, 15:11

vfarias escreveu:

Logo que possa vou querer um destes para mim. Decidi montar um 2º sistema.

Isso é amp para custar quanto ?
Joao Paulo
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 635
Data de inscrição : 08/02/2010
Pontos/Reputação : 819

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de amplificador a válvulas Empty Re: Construção de amplificador a válvulas

Mensagem  vfarias 11/2/2011, 15:14

Não sei... vou saber no Domingo... sei que leva 2-3 meses a construir. A pessoa em questão está a preparar um pré-amplificador.
vfarias
vfarias
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 894
Idade : 48
Localização : Barreiro
Ocupação : Engº Sistemas
Interesses : Musica, Aikido, Fotografia
Data de inscrição : 17/09/2008
Pontos/Reputação : 1088

http://www.myaudiophilestore.eu/

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de amplificador a válvulas Empty Re: Construção de amplificador a válvulas

Mensagem  vfarias 14/2/2011, 16:21

Parte III - Amplificador a válvulas emprestado - O Sonho.

Pois é, foi este fim de semana que, com muita pena minha, me despedi do amplificador a válvulas. Não é um completo adeus, antes um até breve visto que decididamente pretendo adquirir um. Foi mais um sábado dedicado a audições, desta feita acompanhado pelo meu cunhado, também ele um Regaómano.

Não vou listar o que ouvimos em 3 horas de puro deleite e prazer, mas tentamos testar todo o tipo de gravações com variados espectros musicais, desde o rock ao jazz passando do folk à musica erudita. O resultado foi no minimo surpreendente. Fiquei fã. Mas como o respectivo amplificador, custa aproximandamente 3000€, a montagem de um segundo sistema ficará para outras núpcias, leia-se, quando tiver "tempo" para um investimento desta natureza.

Terei o dito cujo mais uns tempos em casa para uma sessão fotográfica das suas entranhas.
Já foram feitos testes cegos com este amplificador há algum tempo, e segundo me disse o respectivo construtor bateu-se com bravura e distinção com referências de outrora, como Quad's e afins.

A boa noticia é que ele equaciona a produção mais ou menos em serie deste equipamento para breve... Bem haja pelo seu empreendorismo e capacidade.
vfarias
vfarias
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 894
Idade : 48
Localização : Barreiro
Ocupação : Engº Sistemas
Interesses : Musica, Aikido, Fotografia
Data de inscrição : 17/09/2008
Pontos/Reputação : 1088

http://www.myaudiophilestore.eu/

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de amplificador a válvulas Empty Contrui o meu agora

Mensagem  asoares 19/3/2012, 12:14

Ora andava eu nas minhas buscas na net e vim parar a este topico.
Acabei agora de construir o meu primeiro amplificador a valvulas e caso alguém esteja interessado acho que é um optimo primeiro projecto - desculpem o P mas não uso o (des)acordo ortográfico porque me irrita
Não é mais que um simples Single Ended em modo triodo usando uma PCL86 por canal. Dá uns 2 Watts por canal -embora com as válvulas pareça sempre mais- e desconfio que vou ter de fazer outro para o meu irmão quando ele o ouvir tocar. E ainda mais quando souber que as PCL86 na niposom custam a fabulosa quantia de 1Eur já com iva Laughing
Os transformadores de saída fui eu que os fiz após muito calculo e algumas dores de costas mas maior parte do material saiu da minha sucata no sotão pelo que me ficou bem barato. Para primeiro amplificador a valvulas não se pode pedir mais não é? Meti-lhe um 'extra' com um sistema temporizado para ligar os anodos só quando os filamentos já estiverem quentes e agora está em testes.

Se o tagus ainda estiver interessado em ajuda quanto à construção e fontes de materiais posso dizer que ainda há algumas coisas.
O material electronico ainda se consegue arranjar apesar das casas de material estarem a desaparecer rapidamente. Qualquer dia só a Dimofel é que fica e temos de ir lá para comprar uma resistência....
Quanto a transformadores há algumas opções:
-Li algures que a Retralihas em lisboa pode bobinar transformadores de acordo com as especificações que forem pedidas mas não faço ideia do preço.
-Hammond 125 *SE - São bons pois estas novas versões já trazem 'Air Gap'. É o transformador de saída mais vendido no mundo para SingleEnded. Mas existem para push-pull também. O * é substituido por a,b,c,d,e conforme a potênca. São mais ou menos universais porque se pode adaptar a várias impedancias de primário e de secundário. Não se fiem nas especificações da largura de banda ser de 100 a 15000Hz (-1dB) porque é bem melhor. Isso é à potencia máxima porque em funcionamento normal é mais extensa. Conseguem-se por 30 a 45Eur cada pela net. Para mim o de melhor valor é o 125CSE (8w) por 33eur na Antique Electronic Euply (acho que são mais 12 de portes e vem de dentro da UE)
-Novarria- Feitos em italia e com uma altissima qualidade. Além disso são baratissimos e tão bons como os sowter e companhia (para mim). Podem ser encomendados pela Net -nuova electronica novarria- e só para terem uma ideia um transformador para Single Ended de 12W para 4 e 8 ohms fica por 29eur na versão base. Outros acabamentos são mais caros. Ainda estou a ver se mos mandam por correio normal porque pediram-me 32Eur de portes... Mesmo assim são um excelente negócio. E fazem de encomenda também com especificações a pedido. O site é todo em italiano mas eles também respondem em inglês aos mails.
-Edcor- Feitos na america e com muito boas criticas em relação à qualidade. São baratos de base e com o facto de o dolar valer menos que o euro o preço final é bem convidativo. Não sei é que taxas alfandegárias são aplicadas quando cá chegarem. Mesmo assim talvez compensem. só têm é secundários unicos (só 4 ou só 8 ohms) o que melhora a qualidade de som mas diminui a flexibilidade das montagens. E têm uma cor azul linda de morrer; mas a tinta não toca Very Happy
-Edonion- Feitos em portugal e segundo consta com uma excelente qualidade de som. A página é bem convidativa e respondem a todas as perguntas sendo excepcionais em disponibilidade. Quando montar mais um amplificador a valvulas ou melhorar o que acabei agora provavelmente passará a ser equipado com eles. São relativamente acessiveis, de altissima qualidade e sempre é nosso. E acrescento que são feitos por quem sabe e tem paixão pela alta-fidelidade. Até me responderam a um domingo e de uma forma que não deixa margem para duvidas.
Depois para desenrascar há 2 opções que não são hi-fi mas assim mais ai-ai Laughing
A antique electronic suply tem um PT31 que custa 13eur mas acho que os portes deles são estupidamente altos o que o põe ao preço de um BOM transformador.
A RS online tem um a 20eur mas não faço ideia dos portes porque não há essa informação no site. Pedem logo o numero do cartão de crédito antes de avançar mais

Espero ter ajudado e desculpem pelo testamento. Depois meto uma fotos do meu menino aqui se quiserem
asoares
asoares
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 60
Localização : Pinhal Novo/Lisboa
Ocupação : Enfermeiro
Interesses : Aquariofilia, Aeromodelismo, Restauro Automóvel, Modelismo estático, musica (ouvir e tocar) e mais coisas
Data de inscrição : 19/03/2012
Pontos/Reputação : 121

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de amplificador a válvulas Empty Re: Construção de amplificador a válvulas

Mensagem  Orion 19/3/2012, 19:04

Excelente tópico, carregado de boas experiências dispares que vão num mesmo sentido... a carolice peleo áudio eo almejar a algo mais. É assim mesmo que o áudio tem de ser vivido. Concordo com a filosofia e com a paixão que a move. Jeito é que não tenho nenhum, mas admiro o empreendorismo de quem o tenha e quem consiga contrariar o referido elitismo que, também eu concordo, cada vez mais existir e que, tem minado o áudio, na sua essência.

Um bem-haja pelo espírito e pela alma empreendedora, que é o que faz promover o melhor do DIY Wink .
Orion
Orion
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4626
Idade : 52
Localização : bem localizado
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Data de inscrição : 28/06/2007
Pontos/Reputação : 2573

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de amplificador a válvulas Empty Re: Construção de amplificador a válvulas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos