Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Problema no amplificador a válvulas

+9
Joao Pedro
joevalve
ccavis
Henri
music
Paulo André
Fernando Novais
lore
Bluzz
13 participantes

Ir para baixo

Problema no amplificador a válvulas Empty Problema no amplificador a válvulas

Mensagem  Bluzz 26/8/2011, 22:01

Boa noite
O meu Audio Innovations 200, pre-power, apresenta no canal direito um volume de som inferior ao esquerdo, com predominância nos graves. Pretendia uma ajuda na identificação do problema para, caso seja possível, resolver cá em casa.
Já limpei e verifiquei os potenciómetros de volume e balance do pré e já toquei as válvulas do power (El 84). Já veriquei e troquei as colunas, e o problema vem mesmo do amp,do power ou do pré.

Desde já agradeço as respostas.

Abraço
Bluzz
Bluzz
Bluzz
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 113
Localização : Viseu
Data de inscrição : 22/11/2007
Pontos/Reputação : 22

Ir para o topo Ir para baixo

Problema no amplificador a válvulas Empty Re: Problema no amplificador a válvulas

Mensagem  lore 26/8/2011, 23:27

o BIAS esta afinado ?
lore
lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 841
Idade : 48
Localização : lisboa
Ocupação : http://www.laso.pt/04solucoes/05galeria.php
Interesses : cabrios ,motos , muitos kw , tatoos, adrenalina
Data de inscrição : 26/10/2008
Pontos/Reputação : 1037

Ir para o topo Ir para baixo

Problema no amplificador a válvulas Empty Re: Problema no amplificador a válvulas

Mensagem  Bluzz 27/8/2011, 11:52

lore escreveu:o BIAS esta afinado ?

Bom dia.

O Bias é de regulação automática, Auto-Bias.

Abraço
Bluzz
Bluzz
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 113
Localização : Viseu
Data de inscrição : 22/11/2007
Pontos/Reputação : 22

Ir para o topo Ir para baixo

Problema no amplificador a válvulas Empty Re: Problema no amplificador a válvulas

Mensagem  Fernando Novais 27/8/2011, 12:27

Bluzz, e os cabos de coluna, tb já trocou?
Fernando Novais
Fernando Novais
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2644
Idade : 55
Localização : Gondomar/Porto
Ocupação : Funcionario Publico
Interesses : Musica/Cinema/Vespas
Data de inscrição : 18/02/2008
Pontos/Reputação : 1764

Ir para o topo Ir para baixo

Problema no amplificador a válvulas Empty Re: Problema no amplificador a válvulas

Mensagem  Bluzz 27/8/2011, 13:26

Fernando Novais escreveu:Bluzz, e os cabos de coluna, tb já trocou?

Já troquei os cabos e até as colunas. Tb troquei as colunas de canal (R-L e L-R).
Bluzz
Bluzz
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 113
Localização : Viseu
Data de inscrição : 22/11/2007
Pontos/Reputação : 22

Ir para o topo Ir para baixo

Problema no amplificador a válvulas Empty Re: Problema no amplificador a válvulas

Mensagem  Paulo André 27/8/2011, 13:57

Esse pré-amp não tem valvulas de pré amplificação?
Paulo André
Paulo André
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 5978
Idade : 51
Localização : Barreiro
Ocupação : Ferroviário
Interesses : Audio DIY
Data de inscrição : 19/12/2007
Pontos/Reputação : 3209

Ir para o topo Ir para baixo

Problema no amplificador a válvulas Empty Re: Problema no amplificador a válvulas

Mensagem  Bluzz 27/8/2011, 16:07

Paulo André escreveu:Esse pré-amp não tem valvulas de pré amplificação?

Sim, tem o pré com 2x ecc83 + 1x ecc82.
Ainda não troquei estas válvulas, tenho algum receio, pois comprei umas ecc 803 s Tesla, supostamente originais e com maior ganho. Posteriormente fiquei com dúvidas quanto à origem, se são Tesla NOS ou cópia da JJ electronics. Mesmo assim julgo não haver problema, no entanto tenho receio que as características não sejam similares às ecc 83.

Abraço

Bluzz
Bluzz
Bluzz
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 113
Localização : Viseu
Data de inscrição : 22/11/2007
Pontos/Reputação : 22

Ir para o topo Ir para baixo

Problema no amplificador a válvulas Empty Re: Problema no amplificador a válvulas

Mensagem  music 27/8/2011, 21:12

Bluzz escreveu:
Paulo André escreveu:Esse pré-amp não tem valvulas de pré amplificação?

Sim, tem o pré com 2x ecc83 + 1x ecc82.
Ainda não troquei estas válvulas, tenho algum receio, pois comprei umas ecc 803 s Tesla, supostamente originais e com maior ganho. Posteriormente fiquei com dúvidas quanto à origem, se são Tesla NOS ou cópia da JJ electronics. Mesmo assim julgo não haver problema, no entanto tenho receio que as características não sejam similares às ecc 83.

Abraço

Bluzz
Boa Noite Bluzz,
eu já tive esse conjunto (igual) e penso que as válvulas que se encontram no pré são apenas para o phono o que pressupõe não interferirem em nada no som de pré.
Aliás esse pré até desligado funciona.
Corrija-me se eu estiver errado, pois pode-se tratar de um modelo diferente do que eu tive.
Contudo não sendo eu tecnico imagino que seria de todo importante explicar o historico do equipamento para que quem sabe da "poda" possa ajudar melhor.
abraço
music
music
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1560
Data de inscrição : 04/06/2007
Pontos/Reputação : 613

Ir para o topo Ir para baixo

Problema no amplificador a válvulas Empty Re: Problema no amplificador a válvulas

Mensagem  Henri 27/8/2011, 22:36

Provavelmente uma das valvulas esta a entregar a "alma" ao criador... ou pode ser outra coisa, pois a mim aconteceu uma coisa muito curiosa: meti duas valvulas novas, medidas e em boas condiçoes, quando cheguei a casa liguei o amplificador e noto que de um dos lados (uma das colunas) tocava mais baixo e com muito ruido! voltei ``a origem das valvulas e depois de muitas mediçoes foi descoberto que uma das valvulas que supostamente estava boa/carregada, pura e simplesmente nao deixava passar sinal para o canal!!!

Henri
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 529
Idade : 59
Localização : V.N.Gaia
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Problema no amplificador a válvulas Empty Re: Problema no amplificador a válvulas

Mensagem  ccavis 27/8/2011, 23:39

caro bluzz

Veja lá se não trocou as válvulas de pré , pois a série 200 só leva uma ecc83/12ax7......... e duas ecc82 , acho que deve ir por aí..
a Ecc83 , trabalha só para o pre de mm e está destacada a esquerda sozinha.

coloque as cada ecc82 á frente das el 84 .

Acho que o que você ouve diferente são os ganhos diferentes de cada válvula em cada canal .ecc82/ ( 30 )ecc83 (90).

olhe tentar não custa , não estou a ver como vai utilizar as novas ecc83 pois só precisa de uma para o gd/mm

consulte : http://www.borderpatrol.net/aiind.htm


cumprimentos




ccavis
ccavis
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 118
Data de inscrição : 11/11/2008
Pontos/Reputação : 158

Ir para o topo Ir para baixo

Problema no amplificador a válvulas Empty Re: Problema no amplificador a válvulas

Mensagem  joevalve 28/8/2011, 10:34

Quantas vezes já sucedeu as pessoas comprarem válvulas e elas estarem esgotadas ou perto disso ou terem até defeito de construção. Poderá suceder isso contigo mas não tenho conhecimentos técnicos para te ajudar.

Substituir as válvulas de origem por outras similares (equivalentes) pode em muitos casos significar obter um som pior.

Eu tenho um audio innovations P2MC (phono MC) e quando as válvulas foram trocadas quem o fez procedeu também à rectificação do circuito de modo a que o AI ficasse em consonância com as novas válvulas. E a diferença foi abismal porque foi efectuada a alteração por quem sabe da poda.

Ao invés, no Dynavox a substituição das válvulas pré-amplificadoras de origem (chinocas) por outras "famosas" só piorava o som.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

Problema no amplificador a válvulas Empty Re: Problema no amplificador a válvulas

Mensagem  Bluzz 28/8/2011, 11:49

music escreveu:
Boa Noite Bluzz,
eu já tive esse conjunto (igual) e penso que as válvulas que se encontram no pré são apenas para o phono o que pressupõe não interferirem em nada no som de pré.
Aliás esse pré até desligado funciona.
Corrija-me se eu estiver errado, pois pode-se tratar de um modelo diferente do que eu tive.
Contudo não sendo eu tecnico imagino que seria de todo importante explicar o historico do equipamento para que quem sabe da "poda" possa ajudar melhor.
abraço

Viva music
Exacto, é um pré passivo, funciona como regulação de volume de sinal de entrada.

ccavis escreveu:caro bluzz

Veja lá se não trocou as válvulas de pré , pois a série 200 só leva uma ecc83/12ax7......... e duas ecc82 , acho que deve ir por aí..
a Ecc83 , trabalha só para o pre de mm e está destacada a esquerda sozinha.

coloque as cada ecc82 á frente das el 84 .

Acho que o que você ouve diferente são os ganhos diferentes de cada válvula em cada canal .ecc82/ ( 30 )ecc83 (90).

olhe tentar não custa , não estou a ver como vai utilizar as novas ecc83 pois só precisa de uma para o gd/mm

consulte : http://www.borderpatrol.net/aiind.htm

cumprimentos


O pre tem efectivamente 2x ecc83 e 1x ecc82, o que está de acordo com o esquema referido em www.borderpatrol.net .
O power tem 3x ecc82 que também troquei por novas. Neste momento tenho todas as válvulas antigas que efectivamente dão melhor sonoridade mas com o desequilíbrio de canais já referido.
Sou levado a pensar que foi algum desequilíbrio criado pela mudança das válvulas, pois inicialmente estava tudo bem e só aconteceu isto depois de mudar para válvulas novas, para experimentar. Como não gostei voltei a pôr as antigas e surgiu o problema...

Abraço
Bluzz
Bluzz
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 113
Localização : Viseu
Data de inscrição : 22/11/2007
Pontos/Reputação : 22

Ir para o topo Ir para baixo

Problema no amplificador a válvulas Empty Re: Problema no amplificador a válvulas

Mensagem  Joao Pedro 28/8/2011, 13:26


Nao me parece que o problema venha das valvulas.. no entanto..

Quando liga o sistema, o defeito é imediatamente notado ou só passado algum tempo de funcionamento?

Joao Pedro
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 189
Data de inscrição : 28/03/2008
Pontos/Reputação : 12

Ir para o topo Ir para baixo

Problema no amplificador a válvulas Empty Re: Problema no amplificador a válvulas

Mensagem  Bluzz 28/8/2011, 20:42

Joao Pedro escreveu:
Nao me parece que o problema venha das valvulas.. no entanto..

Quando liga o sistema, o defeito é imediatamente notado ou só passado algum tempo de funcionamento?

É logo de início, assim que liga.
Abraço
Bluzz
Bluzz
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 113
Localização : Viseu
Data de inscrição : 22/11/2007
Pontos/Reputação : 22

Ir para o topo Ir para baixo

Problema no amplificador a válvulas Empty Re: Problema no amplificador a válvulas

Mensagem  Joao Pedro 29/8/2011, 12:17

Já experimentou trocar os cabos de entrada de sinal? L para o R e vice versa? É realmente estranho mas pode alguma parte de circuito ter alterado as com a mudança de valvulas: Alguma resistencia alterada ou algum condensador em fuga ou mesmo curto.

Joao Pedro
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 189
Data de inscrição : 28/03/2008
Pontos/Reputação : 12

Ir para o topo Ir para baixo

Problema no amplificador a válvulas Empty Re: Problema no amplificador a válvulas

Mensagem  Mfigueiredo 29/8/2011, 13:39



Caro Bluzz.

Se conseguires obter o esquema técnico do amplificador será muito mais fácil de verificar onde está o problema.

Se já fizeste todas as trocas de cabos, fontes, colunas, etc e o problema se manteve inalterado, mesmo depois de trocadas as válvulas, só pode mesmo ser de algum componente interno do amplificador que perdeu características. Isso provavelmente só poderá ser resolvido com uma visita a um bom técnico.

De qualquer forma, e visto que somos conterrâneos, se quiseres fazer umas medições a partir do esquema técnico (este é imprescindível), sempre poderemos combinar um encontro a ver se se descobre algum coisa.
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

Problema no amplificador a válvulas Empty Re: Problema no amplificador a válvulas

Mensagem  Bluzz 30/8/2011, 13:29

Obrigado pela disponibilidade, Mfigueiredo. Se fôr necessário contactarei.
Entretanto irei tentar verificar os condensadores da FA, e se for o caso, substituir. Penso que o problema poderá ser daí, ou então levarei a um serviço técnico mais especializado.

Cumprimentos,
Bluzz
Bluzz
Bluzz
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 113
Localização : Viseu
Data de inscrição : 22/11/2007
Pontos/Reputação : 22

Ir para o topo Ir para baixo

Problema no amplificador a válvulas Empty Re: Problema no amplificador a válvulas

Mensagem  Marmes 7/9/2011, 00:41

Ja foi verificada a alimentação das valvulas de pré?

Marmes
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 51
Data de inscrição : 29/09/2009
Pontos/Reputação : 106

Ir para o topo Ir para baixo

Problema no amplificador a válvulas Empty Re: Problema no amplificador a válvulas

Mensagem  xch 7/9/2011, 11:39

Curioso, aconteceu-me exactamente o mesmo ao meu power quando desliguei o meu equipamento para mudanças. Mudei a posição do cabo de alimentação e voltou tudo ao normal, não fiquei a saber se foi da mudança ou estática... Smile
xch
xch
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 222
Idade : 49
Localização : Fuzeta
Ocupação : Designer
Interesses : Fotografia, Música, Motas...
Data de inscrição : 03/09/2008
Pontos/Reputação : 182

Ir para o topo Ir para baixo

Problema no amplificador a válvulas Empty Re: Problema no amplificador a válvulas

Mensagem  Bluzz 19/9/2011, 14:58

Problema detectado e resolvido.
Afinal era o leitor de CDs, já foi reparado e trocado.
Cumprimentos
Bluzz
Bluzz
Bluzz
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 113
Localização : Viseu
Data de inscrição : 22/11/2007
Pontos/Reputação : 22

Ir para o topo Ir para baixo

Problema no amplificador a válvulas Empty Re: Problema no amplificador a válvulas

Mensagem  vfarias 19/9/2011, 15:34

Isso está a precisar de uma fonte nova...
vfarias
vfarias
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 894
Idade : 48
Localização : Barreiro
Ocupação : Engº Sistemas
Interesses : Musica, Aikido, Fotografia
Data de inscrição : 17/09/2008
Pontos/Reputação : 1088

http://www.myaudiophilestore.eu/

Ir para o topo Ir para baixo

Problema no amplificador a válvulas Empty Re: Problema no amplificador a válvulas

Mensagem  Mfigueiredo 19/9/2011, 16:58

Bluzz escreveu:Problema detectado e resolvido.
Afinal era o leitor de CDs, já foi reparado e trocado.
Cumprimentos
Bluzz

No que respeita ao amplificador: Ainda bem.
No que respeita ao leitor: Ora bolas!

Mas não tinhas feito todas as trocas de fonte, cabos e colunas?

Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

Problema no amplificador a válvulas Empty Re: Problema no amplificador a válvulas

Mensagem  Bluzz 19/9/2011, 17:51

Pois.. há que arranjar novo leitor.

Efectivamente não tinha trocado a fonte,só os canais R-L, mas talvez por deficiência de ouvido... pareceu que a falta de ganho continuava no mesmo canal..

Bluzz
Bluzz
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 113
Localização : Viseu
Data de inscrição : 22/11/2007
Pontos/Reputação : 22

Ir para o topo Ir para baixo

Problema no amplificador a válvulas Empty Re: Problema no amplificador a válvulas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos