Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda com restauração do sistema e aquisição de novo materia

5 participantes

Ir para baixo

Ajuda com restauração do sistema e aquisição de novo materia Empty Ajuda com restauração do sistema e aquisição de novo materia

Mensagem  doping1989 30/12/2010, 23:37

Depois de feita a minha apresentação:

Venho aqui abrir o meu primeiro topico. Vou copiar algumas partes do que escrevi na apresentação, e espero que alguns de voces me possam ajudar.

O meu nome é Nuno e descobri este site à uns tempos no google enquanto pesquisava sobre o meu gira discos. A principal razão da minha inscrição no forum é o meu gosto pelo vynil ou seja o analógico e querer aprender algo mais neste campo.

Eu não tenho nenhum sistema de som XPTO, tenho uma aparelhagem Tensai (se alguém souber algo sobre a marca que me diga) com uns bons anos, prenda de casamento dos meus pais (acho eu), ou seja mais de 20 anos. Esta aparelhagem tem um gira discos também da Tensai. Já pesquisei no google e não consegui encontrar informação alguma sobre este sistema. O sistema não é nada do outro mundo, mas reproduz um som bem mais agradável que as aparelhagens que tinha cá por casa. E assim também posso ouvir alguns dos vynils da minha pequena colecção, cerca de 40.

O que eu tinha em mente para o meu sistema, era a compra ou então ser eu próprio a fazer, um amplificador a valvulas. Como sou aluno de electrotécnica, tenho alguns conhecimentos na área da electrónica. Gostava também de fazer uma limpeza aos meus discos e principalmente substituir os cabos das colunas e do giradiscos, já que estes têm muitos maus contactos e são bastante frágeis, ou seja, realizar uma restauração. Mas para isso precisarei da vossa ajuda. ou então de alguns manuais que expliquem o que pretendo.

Por fim quero dar os parabéns a todos que mantêm este forum e espero puder ser mais um a contribuir para a sua divulgação e bom funcionamento.

Abraço
doping1989
doping1989
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 57
Idade : 35
Localização : Póvoa de Varzim
Ocupação : Estudante
Interesses : Basquetebol e Vinil
Data de inscrição : 27/12/2010
Pontos/Reputação : 110

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com restauração do sistema e aquisição de novo materia Empty Re: Ajuda com restauração do sistema e aquisição de novo materia

Mensagem  Orion 31/12/2010, 00:53

Parabéns pela iniciativa caro Nuno, é assim mesmo, por mãos à obra e em frente Wink . Se quiseres vai aqui expondo os teus avanços e recuos, assim como as tuas dúvidas, pois há por aí muitos talentosos do DIY. Very Happy
Orion
Orion
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4626
Idade : 53
Localização : bem localizado
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Data de inscrição : 28/06/2007
Pontos/Reputação : 2573

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com restauração do sistema e aquisição de novo materia Empty Re: Ajuda com restauração do sistema e aquisição de novo materia

Mensagem  joevalve 31/12/2010, 10:52

caro Nuno

Sê então bem-vindo ao forum.

A Tensai foi uma marca de há mais de 20 anos atrás da chamada electrónica popular, com equipamentos a baixo preço e que na altura fez bastante sucesso em especial nos videos. O grande problema comum a esse tipo de equipamentos audio eram as colunas e respectivos cabos fio de candeeiro, alguns até traziam o amplificador numa caixa juntamente com o leitor de cassetes normalmente duplo e quando traziam gira discos era por assim dizer de fraquíssima qualidade. Nesse tempo nós os audiófilos comiamos de tudo, não eramos esquisitos, não havia a net para nos alertar para outro tipo de soluções audio, para podermos comparar coisas, para se desfazerem certos tabus.

Hoje evoluimos, estamos muito mais exigentes, tornamo-nos muito esquisitos e mesmo assim metemos barretes até dizer basta, basta ver a quantidade de foristas que passam a vida a fazer upgrades e downgrades e a torrar pipas de massa sem jeito, fruto de um mau aconselhamento e de alguma ignorância em acreditar em tudo o que se diz e se escreve e de ignorarem a regra base do audio: OUVIR.

Se gostas de válvulas, isso é bom sinal, eu sou um apreciador incondicional de valvulados, de preferência usando as EL34. Acho uma boa ideia construires um amplificador pois sendo tu um estudante de electrónica certamente te será mais ou menos fácil fazer um de raiz. Caso não vás tão longe podes comprar em kit as várias opções e montares com as adaptações que julgares pertinentes à melhoria do som.

Por último e se não quiseres dar-te a todo esse trabalho podes, entre as várias opções, optar por exemplo por gastar cerca de 400 euros num integrado chinoca Dynavox VR70E (versão I) que te dá já uma entrada no mundo das válvulas com uma razoável relação qualidade/preço. Depois naturalmente que até o podes melhorar. Já alguns foristas disseram não ter grandes transformadores de saída, etc etc mas para mim continua a ser o eleito (o meu está kitado, mas isso é outra história que não vem ao caso).

Quanto a cabos, eu sou adepto de cabos de baixa capacidade que devem ser o mais neutros possiveis em relação ao som proveniente da fonte + amp procurando assim obter-se a melhor resolução possivel sem nada acrescentarem ao sinal, sem terem "assinatura". Há cabos que custam o preço da uva mijona e que espantam muita gente por comparação com os chamados high-end. Como pensas em substituir o cabo IC do gira discos, caso tenha entrada para tal, aconselho-te este:

http://www.bluejeanscable.com/store/audio/LC1-design-notes.htm

Por cerca de 40 euros um cabo blindado, de baixissima capacidade (medida) e que tem uma relação qualidade/preço fantástica.

E claro que no final umas boas colunas necessitam-se para casar com as válvulas, de preferência com elevada sensibilidade (mas não basta) para que seja mesmo a cereja no topo do bolo para os incondicionais do género e aí podes bem recorrer ao mercado de vintage que continua a oferecer coisas como já não se fazem e com a vantagem de serem a um preço baixissimo por oposição às colunas actuais.

Espero ter ajudado

jose mario


obs: de que localidade és ?

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com restauração do sistema e aquisição de novo materia Empty Re: Ajuda com restauração do sistema e aquisição de novo materia

Mensagem  doping1989 31/12/2010, 14:23

Bom dia,

Mesmo percebendo pouco do assunto, já tinha reparado que os cabos destes aparelhos eram de fraca qualidade. Eu gostaria de fazer uma restauração a esses mesmo cabos, principalmente os que ligam as colunas à aparelhagem. Não tendo o ouvido muito apurado, acho o som deste meu aparelho razoável, e com algumas melhorias penso que podia ser bastante satisfatório. No fundo este sistema de som, tem algum valor sentimental, visto ser bastante antigo e se ruma espécie de herança vinda dos meus pais, que eu gostaria de preservar.
Esta restauração se fosse feita por um profissional e eu tivesse que pagar algum dinheiro não me importaria minimamente, mas também não conheço ninguém aqui na zona do porto que faça isso, e respondendo à pergunta eu sou da Póvoa de Varzim.

Quanto ao amplificador a válvulas, o ideal seria eu próprio fazer um, mas para isso teria de ter uma ajuda muito grande para iniciar neste campo. Por isso o mais apropriado para já, seria a montagem de um kit, mas mesmo estes não os sei aonde adquirir, nem os com melhor qualidade/preço.

Quanto aos cabos e para fazer a restauração, comprarei o que me indicaste. Obrigado Smile

Desde já agradeço as vossas respostas.
doping1989
doping1989
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 57
Idade : 35
Localização : Póvoa de Varzim
Ocupação : Estudante
Interesses : Basquetebol e Vinil
Data de inscrição : 27/12/2010
Pontos/Reputação : 110

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com restauração do sistema e aquisição de novo materia Empty Re: Ajuda com restauração do sistema e aquisição de novo materia

Mensagem  Blink 31/12/2010, 16:45

Caro Nuno, na realidade aqui na Póvoa tirando a Megatronica não vejo mais ninguém para te dar um arranjo nesse aparelho que gostas, existem vários técnicos aqui na zona, mas é mais do solda dessolda componentes e talvez não tenham muita apetência para esses tipo de afinações.
Provavelmente no Porto poderás encontrar algum mais refinado nos tímpanos.

Em relação ao kit do amplificador a válvulas, muito sinceramente não te aconselhava devido aos teus parcos conhecimentos, mas encontras alguns amplificadores valvulados a preços baixos, por vezes aqui nos Classificados e nas promoções que as casas de Audio fazem, basta ficares atento. cheers
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com restauração do sistema e aquisição de novo materia Empty Re: Ajuda com restauração do sistema e aquisição de novo materia

Mensagem  joevalve 31/12/2010, 16:52

Sendo o valor sentimental importante, tenho algumas dúvidas que valha a pena tentar melhorar o sistema de som pelos motivos que já te dei a entender, em especial pela fraca qualidade dos gira discos.

Normalmente a qualidade sonora desses aparelhos é muito fraca e nem a troca de cabos salvará a situação, mas é como te digo, é tudo uma questão de se ouvir primeiro e avaliar se a coisa merece essa tentativa. Se me estivesses a falar por exemplo da Onkyo, aí o caso mudava de figura, sendo Tensai tenho dúvidas mas posso estar profundamente enganado.

Podes manter esse sistema e partires para outro, quem sabe será o mais aconselhável.

Hoje em dia com menos 1000 euros conseguem-se sistemas vintage muito bons que não envergonham ninguém, antes pelo contrário (incluindo gira discos), é tudo uma questão de se ter calma e esperar pelas oportunidades do mercado de usados.

Ouve, escuta, compara e decide em função do que os teus ouvidos te disserem.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com restauração do sistema e aquisição de novo materia Empty Re: Ajuda com restauração do sistema e aquisição de novo materia

Mensagem  luis lopes 31/12/2010, 17:10

como vês ideias, abundam por aqui Very Happy
vai com muita calma, ouvindo e vendo a oportunidade certa.
em materia de vintage tens muito por onde escolher,....
como referido acima, têns o onkyo, o sansui que tem fabulosos reciveres.
e mais alguns,.......
luis lopes
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2877
Idade : 57
Localização : Maiorca F.Foz
Ocupação : Motorista á espera de melhores dias...
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Data de inscrição : 19/04/2009
Pontos/Reputação : 3131

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com restauração do sistema e aquisição de novo materia Empty Re: Ajuda com restauração do sistema e aquisição de novo materia

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos