Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Wharfedale 9.1 vs Quad 11L vs M.A. BX2 vs KEF iQ10

+2
Joao Paulo
Fulci
6 participantes

Ir para baixo

Wharfedale 9.1 vs Quad 11L vs M.A. BX2 vs KEF iQ10 Empty Wharfedale 9.1 vs Quad 11L vs M.A. BX2 vs KEF iQ10

Mensagem  Fulci 5/2/2011, 20:28

Estou a pensar adquirir um sistema novo, dado que neste momento não tenho como ouvir os meus CDs. O sistema que estava a pensar construir constitui-se pelo amp Yamaha A-S500 e o leitor de CDs CD-S300 também da Yamaha. O meu problema é as colunas.

A minha primeira opção seria as Wharfedale 9.1. Pessoalmente não gosto nada do aspecto das 10.1. São muito... brilhantes e espelhadas... as Wharfedale, tendo em conta o preço com que se consegue arranjar, parecem-me uma boa opção.

As outra opções seriam as Quad 11L ou as 12L2, as KEF iQ10 ou 30 e as Monitor Audio BX2.

Pessoalmente, acho as Monitor Audio com um aspecto um pouco plástico, ainda que bem construídas, parecem ser revestidas com um vinílico a imitar madeira.

O meu grande problema é que ainda não tive oportunidade de ouvir nenhum destes modelos, nem das colunas nem do amplificador. Queria saber portanto:

1. Onde posso adquirir estas colunas e equipamentos na zona do Porto?
2. Haverá algum sítio onde as possa experimentar antes de comprar, de preferencia com alguns destes modelos para poder comparar?
3. Qual destas será, na vossa opinião, a melhor opção, ou que outros por €300?
4. O que acham os equipamentos da Yamaha, apesar dos prémios da What HiFi, ou se recomendam outros quaisquer? O leitor de CDs penso que poderá haver melhor, mas queria manter na mesma gama e marca, por questões estéticas, na quero cá misturas... Num futuro a médio prazo, dentro de uns anos, poderei vir troca-los por outros de outra gama, tipo Arcam ou Densen.

Obrigado desde já a todos que tiveram paciencia para ler tudo isto, e agradeço todas as respostas e ajudas que possam fornecer.

A sala tem cerca de 22m2 (tem 18m2 num rectangulo de 4x4,5m mas tem mais um espaço para acesso aos outro compartimentos). Como disse na apresentação, ouço maioritáriamente Prog-Rock e clássica.

Fulci
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 75
Pontos/Reputação : 149

Ir para o topo Ir para baixo

Wharfedale 9.1 vs Quad 11L vs M.A. BX2 vs KEF iQ10 Empty Re: Wharfedale 9.1 vs Quad 11L vs M.A. BX2 vs KEF iQ10

Mensagem  Joao Paulo 6/2/2011, 01:31

Fulci escreveu:Estou a pensar adquirir um sistema novo, dado que neste momento não tenho como ouvir os meus CDs. O sistema que estava a pensar construir constitui-se pelo amp Yamaha A-S500 e o leitor de CDs CD-S300 também da Yamaha. O meu problema é as colunas.

A minha primeira opção seria as Wharfedale 9.1. Pessoalmente não gosto nada do aspecto das 10.1. São muito... brilhantes e espelhadas... as Wharfedale, tendo em conta o preço com que se consegue arranjar, parecem-me uma boa opção.

Já tive ambas... as 10.1 em termos sonoros são claramente superiores às 9.1...em questão de estética é gosto pessoal...mas concordo que as 10.1 dão muito nas vistas... Smile esse yamaha sendo um produto novo e bem cotado em termos de som merece algo melhor que as 9.1

Fulci escreveu:
As outra opções seriam as Quad 11L ou as 12L2, as KEF iQ10 ou 30 e as Monitor Audio BX2.

As iQ10 e iQ30 foram descontinuadas... na KEF tens agora as novas Q100 e Q300... é ouvires a ver se gostas.

Fulci escreveu:
Pessoalmente, acho as Monitor Audio com um aspecto um pouco plástico, ainda que bem construídas, parecem ser revestidas com um vinílico a imitar madeira.

Se gostas de colunas com um acabamento em madeira natural, e conseguires esticar um pouco mais o orçamento tens as excelentes Xavian Primissima... dá uma olhada aqui ao meu sistema: http://www.audiopt.net/t9260p15-sistema-joaopaulo

o representante é a www.zenaudio.pt

Fulci escreveu:
O meu grande problema é que ainda não tive oportunidade de ouvir nenhum destes modelos, nem das colunas nem do amplificador. Queria saber portanto:

1. Onde posso adquirir estas colunas e equipamentos na zona do Porto?
2. Haverá algum sítio onde as possa experimentar antes de comprar, de preferencia com alguns destes modelos para poder comparar?
3. Qual destas será, na vossa opinião, a melhor opção, ou que outros por €300?
4. O que acham os equipamentos da Yamaha, apesar dos prémios da What HiFi, ou se recomendam outros quaisquer? O leitor de CDs penso que poderá haver melhor, mas queria manter na mesma gama e marca, por questões estéticas, na quero cá misturas... Num futuro a médio prazo, dentro de uns anos, poderei vir troca-los por outros de outra gama, tipo Arcam ou Densen.

No Porto não conheço lojas por isso não posso ajudar.
Em relação ao amp e cd, eu pessoalmente apostava nesse yamaha, tem sido muito bem falado em revistas e foruns pelo que deve ser um equipamento interessante, de qualquer forma deverias considerar as alternativas em preços equivalentes da NAD, Marantz e talvez Cambridge Audio... são tudo marcas com propostas muito interessantes nessa fasquia de preço.

E depois disto tudo, o mais importante, tentar ouvir os equipamentos... só ouvindo (e vendo) é que podes ter uma ideia mais concreta.

Cumps,

JP
Joao Paulo
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 635
Pontos/Reputação : 819

Wharfedale 9.1 vs Quad 11L vs M.A. BX2 vs KEF iQ10 Empty Re: Wharfedale 9.1 vs Quad 11L vs M.A. BX2 vs KEF iQ10

Mensagem  joevalve 6/2/2011, 15:55

Caro Fulci

A regra nº 1 em audio é OUVIR. Depois podes COMPARAR e finalmemte DECIDIR.

Posto isto, no Porto há algumas lojas onde podes ouvir equipamentos e depois decidir:

http://www.luzesom.pt/ falas com o francisco que é um tipo excepcional e amigo dos audiófilos com pouco dinheiro. Aconselho uma audição às colunas DALI.

tens a digimagem perto da casa de saude da boavista:
http://www.digimagem.pt/engine.php?cat=1

e a imacustica que é assim um pouco mais para o carote:
http://www.imacustica.pt/index.php?&resolution=1024x768

tens ainda o el corte ingles (v.n.gaia) e a media markt

Acerca dos equipamentos Yamaha e dos prémios das revistas, esquece os prémios e a reviews, isso é tudo "encomendado" e "bem pago" e decide em função dos teus ouvidos e do teu orçamento.

Há muita malta no Porto que gosta de ouvir música em boas condições, o ideal seria contactares essa malta, ouvires o que eles têm e depois decidir. Vou-te depois enviar uma Mensagem Pessoal (PM) com alguns endereços que te podem ajudar nessa tarefa.

Não te precipites, em audio como na vida a PRESSA É MÁ CONSELHEIRA.

Espero ter ajudado

Jose Mario

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  manel1 6/2/2011, 16:16

Viva

No Porto para além da Imacustica, poderá visitar a Digimagem onde poderá ouvir por exemplo Monitor Audio ou a Luz e Som onde poderá ouvir por exemplo colunas da Dali, uma marca que também aconselho a ouvir.
No entanto colunas para esses preços e marcas tambem podem ser vistas e ouvidas (mais vistas) na FNAC ou Media Markt, nestas penso que poderá ouvir com material da Yamaha.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2465

Mensagem  Fulci 7/2/2011, 16:04

A todos um grande obrigado, pelas respostas e pelo vosso tempo e dedicação.

Neste momento ainda estou a ver o que há e que opções poderei ter na altura de escolher. A compra não será feita já, é um investimento a ser feito a médio prazo. A ideia será de tentar ouvir alguns modelos até lá, e apenas depois comprar de acordo com a disponibilidade na altura. As opções neste momento foram feitas tendo em conta as especificações no papel e a estética nos elementos em questão. Convenhamos, os olhos também comem e sempre é mais fácil convencer a outra metade que vive em casa a encher a sala com equipamentos que não lhes interessam e que não são propriamente discretos.

Daí a opção, como o João Paulo disse, das colunas em madeira, nogueira, carvalho ou cerejeira. Agradeço também o conselho que deu mas penso que essas Xavian já passam em muito o orçamento, pelo que não queria passar muito mais os €300 para as colunas, e mesmo assim teria de justifica-las muito bem. Talvez usadas...

As Quad parecem-me, esteticamente e pelas criticas que li, o caminho a seguir. Gostava de ouvir a Monitor Audio BX1 ou 2 e mais algumas na mesma gama, Acoustic Energy Aelite, Rega RS1, etc.

O amp e o leitor de CDs é a questão de ouvir. Parecem-me estar com um bom preço, mas se tiver oportunidade de ouvir os NAD ou Rotel e me surpreenderem, posso mudar a minha opinião. Mas a nível estético, confesso preferir os Yamaha.

As lojas, conheço as três, só ainda não tive oportunidade de as visitar. A Imacustica fica mesmo ao lado de casa, posso lá ir um dia destes, a Luz e Som é que tenho de atravessar a cidade para lá ir e dá-me preguiça conduzir... queria ver se alguém conhecia mais alguma cá no Norte. As Fnac não as vi todas, mas a oferta da de Sta. Catarina e do Gaiashopping não é muito grande. O mesmo com os Mediamarkt.

Estou actualmente a ouvir o Parsifal na magnifica condução do Solti, e isto até dói não ser ouvido num equipamento digno da interpretação.

Uma vez mais, obrigado a todos pelas respostas.

Fulci
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo onga-ku 7/2/2011, 16:16

O meu conselho é que esqueça todas as reviews que leu.
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Pontos/Reputação : 4662

Mensagem  joevalve 7/2/2011, 17:47

Para ir a Matosinhos não precisas conduzir, vais de metro que fica a 300 metros da Luz e Som e era exactamente por aí que eu começaria devido à excelente relação qualidade/preço das colunas Dali mas tu é que decides.

No dia em que a boa "estética" tocar "bem" estamos todos conversados e não precisamos de andar aqui a pedir opiniões acerca de equipamentos. E então se forem a válvulas, a maioria é de meter medo ao mais pintado, depois ouvimos alguns deles e mandamos a "estética" às urtigas.........

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  Joao Paulo 7/2/2011, 19:06

Fulci escreveu:
As Quad parecem-me, esteticamente e pelas criticas que li, o caminho a seguir. Gostava de ouvir a Monitor Audio BX1 ou 2 e mais algumas na mesma gama, Acoustic Energy Aelite, Rega RS1, etc.

O amp e o leitor de CDs é a questão de ouvir. Parecem-me estar com um bom preço, mas se tiver oportunidade de ouvir os NAD ou Rotel e me surpreenderem, posso mudar a minha opinião. Mas a nível estético, confesso preferir os Yamaha.

As criticas podem ajudar e são um bom ponto de partida. Mas apenas isso, um ponto de partida.

Para quem não tem oportunidade e facilidade de ouvir podem ajudar, mas têm de ser lidas com "uma pitada de sal"... ou seja não se esqueça que os criticos são humanos como nós...e como tal a sua opinião, reflecte isso mesmo a opinião pessoal deles... leia, mas depois ouça...o seu gosto pode ser diferente.

Contráriamente a outras opiniões não vejo nas revistas da especialidade nenhum papão, nem forçam a compra de nada... claro que, sendo opinion makers, vão levar uma série de pessoas a comprar by the book...

Mas ai entram os fóruns... Smile

Não esquecendo que a opinião dos foristas, tal como a dos criticos, reflecte o seu gosto pessoal... no entanto, regra geral, se um produto tem boa aceitação em ambos os mundos... então é um produto minimamente decente.

O melhor será fazer uma pequena shortlist e tentar ouvir os equipamentos que à partida lhe parecem reunir os consensos de estética, orçamento e qualidade...o resto é ouvir.

Essas Quad têm um bom acabamento... em relação ao som não posso dizer nada pois não conheço.

Como tem a possibilidade de visitar com relativa facilidade a luz e som eu tentava ouvir as Dali Lektor2.... a par com as Rega RS1 eram a minha opção alternativa às Xavian...Cool

Boas audições.

Cumps,

JP

Joao Paulo
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Fulci 7/2/2011, 19:48

Claro, as criticas deverão ser tidas apenas pelo aspecto referencial. Não duvido que não haja muitas feitas apenas como propaganda à marca, mas há uma probabilidade maior de um produto ao ter uma boa critica ser melhor que um que teve 2 estrelas. No entanto não se deve comprar por catálogo e é um elemento que tem que ser experimentado antes de adquirir, tendo em conta os valores nos investimentos. Daí o forum, e as opiniões e experiências de todos os utilizadores e de toda a comunidade audiófila aqui presente. O objectivo será perceber quais os modelos a optar e onde procura-los, para poder ouvir e decidir nos próximos meses.

A questão da estética, não se pode julgar um livro pela sua capa, obviamente, mas como disse antes, também é preciso saber convencer as namoradas, companheiras e esposas, que penso a maioria aqui concordar. Se puser um mono gigante e hediondo no meio da sala, pode não durar lá 24h. Iria recambiado para o escritório, o que até era bom porque trabalhava mais. O ideal será conjugar a qualidade sonica com o factor estético.

Realmente posso ir para o edificio transparente de metro, estava-me a esquecer isso, apesar de ser uma viagem de quase uma hora. Ou posso ir a pedalar, que só me ia fazer bem também. Um dia que tenha mais tempo livre e não esteja aqui a escrever.

Quanto às Xavian, certamente terão um som excelente e pelas fotos seriam perfeitas cá em casa, mas quando disse €300 seria pelo par, só se as conseguisse usadas ou ex-demo num valor imperdivel.

Queria também aproveitar para agradecer as mensagens privadas e pedir desculpa por não as responder, mas só posso fazer ao fim de 50 posts, segundo as regras do forum.

Quanto à dimensão da sala, os tais 18 a 22m2, que tipo ou dimensão acham que apropria neste caso? Acham que chegam uma pequenas tipo as Quad 9L2 ou as M.A. BX1 ou Dali Lektor 1, ou deverei procurar o tamanho a seguir? E será que uma colunas com essas dimensão tão reduzidas poderão oferecer uma dinâmica razoável, especialmente a nivel de baixos?

Fulci
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Joao Paulo 7/2/2011, 20:17

Fulci escreveu:
Quanto à dimensão da sala, os tais 18 a 22m2, que tipo ou dimensão acham que apropria neste caso? Acham que chegam uma pequenas tipo as Quad 9L2 ou as M.A. BX1 ou Dali Lektor 1, ou deverei procurar o tamanho a seguir? E será que uma colunas com essas dimensão tão reduzidas poderão oferecer uma dinâmica razoável, especialmente a nivel de baixos?

Não.

Ainda não é possível contornar as leis da fisica no que toca aos níveis de baixos... maior caixa -> mais graves

Para essa àrea eu apostava nos modelos já referidos anteriormente e com maior dimensão...BX2, Lektor2, etc...

As Xavian dificilmente encontrará à venda nos classificados...eu nunca vi. É aquele tipo de produto que se compra para ficar. Os acabamentos das caixas são tal como se vê nas fotos...muito bons. São colunas feitas à mão...e muito diferentes dos produtos massificados...mas claro, a qualidade paga-se... não há volta a dar.
Joao Paulo
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Fulci 7/2/2011, 21:08

Pois, mas assim está a ser mauzinho... Very Happy Se me põem a ver equipamento desse nível, quando der por ela estou a comprar as ProAc e o leitor da Audiolab... Tenho de me manter por baixo por enquanto. Não posso mesmo passar os valores referidos.

Fulci
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Joao Paulo 8/2/2011, 19:09

Sim há que definir um patamar e manter o bom senso...

não se esqueça que por muito que se goste disto, existe vida para além do hi-fi...

posto isto, acabamentos em madeira natural custam sempre mais, pelo que na fasquia dos 300 €, o acabamento em vinil é quase obrigatório

quanto às Xavian o Miguel da Zenaudio (forista MikeF) costuma fazer uma atenção sobre os preços de tabela, pelo que é uma questão de contactá-lo... claro que não vem para metade...

desconfio que as Dali Lektor2 são um produto consistente...

Joao Paulo
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo onga-ku 9/2/2011, 12:06

Fulci escreveu:Claro, as criticas deverão ser tidas apenas pelo aspecto referencial. Não duvido que não haja muitas feitas apenas como propaganda à marca, mas há uma probabilidade maior de um produto ao ter uma boa critica ser melhor que um que teve 2 estrelas.

Isso seria admitir que os reviewers "percebem" da safra o que nem sempre é o caso.
Muitos, até de renome, têm salas vergonhosas e outros tnatos não efectuam as avaliações subjectivas com uma metodologia adequada.
Não nos podemos esquecer que foram os reviewers que "inventaram" o desporto de ouvir diferenças, e os mesmos "confundem" desempenho deficiente com feitio e queima com habituação... Cool
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  ricardo onga-ku 9/2/2011, 12:10

Joao Paulo escreveu:
Fulci escreveu:

Não.

Ainda não é possível contornar as leis da fisica no que toca aos níveis de baixos... maior caixa -> mais graves

Para essa àrea eu apostava nos modelos já referidos anteriormente e com maior dimensão...BX2, Lektor2, etc...

As Xavian dificilmente encontrará à venda nos classificados...eu nunca vi. É aquele tipo de produto que se compra para ficar. Os acabamentos das caixas são tal como se vê nas fotos...muito bons. São colunas feitas à mão...e muito diferentes dos produtos massificados...mas claro, a qualidade paga-se... não há volta a dar.

Se o objectivo é obter uma maior extensão das baixas frequências pode-se sempre juntar um (par de) subwoofer(s). Wink
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  Joao Paulo 9/2/2011, 12:12

onga-ku escreveu:
Joao Paulo escreveu:
Fulci escreveu:

Não.

Se o objectivo é obter uma maior extensão das baixas frequências pode-se sempre juntar um (par de) subwoofer(s). Wink

Sim é verdade, mas neste caso o orçamento subiria consideravelmente e deixava de fazer sentido.
Joao Paulo
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Fulci 21/2/2011, 12:30

Estive a rever os valores, os preços e o orçamente total que posso disponibilizar para o sistema completo e mudei a minha estratégia as colunas. Tenho um orçamento total de €1200 com cabo incluídos, por isso, se subtrair o amplificador e o leitor de CDs que juntos ficam por cerca de €630 para os Yamaha ou €600 para os NAD, fico com pouco mais de €500 para as colunas.

Assim a oferta já é um pouco mais abrangente. Das que vi e que se consegue comprar facilmente no Porto, tenho estas opções:

REGA RS1 - €405
MONITOR AUDIO BX2 - €325
MONITOR AUDIO RX1 - €505
B&W 685 - €540

As outras opções que queria considerar mas que não há, ou ainda não encontrei no Porto, seriam:

QUAD 11L +-€400
MORDAUNT-SHORT MEZZO 2
XAVIAN PRIMISSIMA +-€550

Apesar da minha primeira opção ser as QUAD 11L, se não arranjar um representante cá no Porto que me permita ouvi-las, provavelmente deveria ir em direcção às Monitor Audio. Quanto mais baratas, melhor, assim sobra para o gira-discos ou para o Squeezebox ou outro parecido.

Já alguém experimentou ou tem alguma destas colunas ou consegue recomendar alguma destas?

E já agora, alguém sabe se há alguma representante da Mordaunt-Short no Norte ou em pelo menos em Portugal Continental?

Fulci
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Joao Paulo 21/2/2011, 13:17

Caro fulci,

vou colocar aqui o link de uma mini-review que fiz às Xavian Primissima noutro fórum (espero não estar a infringir nenhuma regra)

http://forumhifi.com/forum/showthread.php?26224-Xavian-Primissima-Mini-Review

atendendo a que as primissima vieram substituir umas RX1 já dá para ter uma ideia destas duas, de acordo claro com o meu gosto pessoal e equipamento/espaço

para os 22 m2 que julgo ser a sua àrea... as RX1 enchem mais o espaço... cuidado no entanto com a proximidade da parede traseira, pois gostam de espaço...

o ideal seria, como é óbvio tentar ouvir... já que como deve imaginar, todos os modelos da sua shortlist são competentes, mas diferentes entre si...

Smile
Joao Paulo
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  thendless 21/2/2011, 15:20

Fulci escreveu:Quanto mais baratas, melhor, assim sobra para o gira-discos ou para o Squeezebox ou outro parecido.
Eu sei que a ânsia de se ter o sistema completo deve ser grande, mas estar a poupar nas colunas para ir gastar o dinheiro em fontes secundárias que vão precisamente tirar partido da maior ou menor qualidade das colunas não me parece ser a melhor forma de fazer as coisas. As colunas são a componente principal do seu sistema e se algo deve ser sacrificado, não são elas. É preferível investir nelas agora e deixar a aquisição de fontes alternativas para mais tarde.

Cada coisa a seu tempo.

thendless
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 70
Pontos/Reputação : 123

Mensagem  ricardo onga-ku 21/2/2011, 15:26

thendless escreveu:
Fulci escreveu:Quanto mais baratas, melhor, assim sobra para o gira-discos ou para o Squeezebox ou outro parecido.
Eu sei que a ânsia de se ter o sistema completo deve ser grande, mas estar a poupar nas colunas para ir gastar o dinheiro em fontes secundárias que vão precisamente tirar partido da maior ou menor qualidade das colunas não me parece ser a melhor forma de fazer as coisas. As colunas são a componente principal do seu sistema e se algo deve ser sacrificado, não são elas. É preferível investir nelas agora e deixar a aquisição de fontes alternativas para mais tarde.

Cada coisa a seu tempo.

Subscrevo inteiramente.
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo