Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cabos para frontais, traseiras e outras devem ser iguais?

4 participantes

Ir para baixo

cabos - Cabos para frontais, traseiras e outras devem ser iguais? Empty Cabos para frontais, traseiras e outras devem ser iguais?

Mensagem  carlosfer 23/3/2011, 15:42

Ainda não adquiri is cabos para o sistema de som, mas já li que estes tem muita importancia.
Tendo em conta que as colunas traseiras são mais fracas do que as frontais e apenas são para surrund, devem os cabos ser tão bons como os cabos para as frontais?
E para o sub woofer e central?
carlosfer
carlosfer
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 64
Idade : 44
Localização : Norte
Ocupação : Professor
Interesses : Música, Desporto, Tecnologia, Fotografia...
Data de inscrição : 19/10/2010
Pontos/Reputação : 144

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabos para frontais, traseiras e outras devem ser iguais? Empty Re: Cabos para frontais, traseiras e outras devem ser iguais?

Mensagem  ricardo onga-ku 23/3/2011, 16:10

Em teoria, quanto maior for a distância, maior deverá ser o diâmetro dos cabos e para a boa condução de sinal audio o objectivo é minimizar ao máximo as perdas, procurando também evitar a captação de interferências ou ruídos parasitas.
Mas na prática as pessoas gostam de experimentar.
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabos para frontais, traseiras e outras devem ser iguais? Empty Cabos e distâncias!

Mensagem  carlosfer 24/3/2011, 02:32

Realmente tem lógica os cabos serem melhores conforme aumenta a distância. Mas como vou precisar de muitos metros para as traseiras (motivo pelo qual coloquei este tópico), sendo cabos bons, o investimento sobe consideravelmente.
Passo a explicar.

No total vou precisar de 25 metros, repartidos da seguinte forma:
Frontais: 4 metros (2+2)
Subwoofer: 2 metros
Central: 1 metro
Traseiras: 18 metros (9+9), pois o tubo por onde passa o cabo está embutido na parede e sobe até ao tecto pela parede junto ao receptor, vai pelo tecto e desde novamente pela parede traseira até ao local onde vai ficar cada uma das colunas.

Ou seja, dos 25 metros, 18 serão para as traseiras e por isso estou a ponderar investir bastante no cabos para as restantes colunas e colocar uns médios nestas, esperando com isto, a nível sonoro, não perder muito no resultado final.

As colunas são MABR5+MABR1+MABRLCR+MABRW10 e o receptor será, em principio, o Onkyo 708.

Qualquer ajuda em cabos equilibrados (qualidade/preço tendo em conta este conjunto) e tendo em conta o que escrevi em cima, eu agradeço. Confesso que de cabos percebo "0", nem marcas conheço! Fico a aguardar ajuda. bom

Cumprimentos
carlosfer
carlosfer
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 64
Idade : 44
Localização : Norte
Ocupação : Professor
Interesses : Música, Desporto, Tecnologia, Fotografia...
Data de inscrição : 19/10/2010
Pontos/Reputação : 144

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabos para frontais, traseiras e outras devem ser iguais? Empty Re: Cabos para frontais, traseiras e outras devem ser iguais?

Mensagem  ricardo onga-ku 24/3/2011, 07:52

Note que eu não falei em cabos "melhores", apenas em maior diâmetro porque o valor da resistência é inversamente proporcional ao diâmetro.
Na realidade, se as suas colunas não forem muito difíceis basta 1,5mm de diâmetro para as frontais e 2,5mm de diâmetro para as traseiras.
Quanto a equilibrados, compre a entrada de gama da Atlas ou semelhante e fica bem servido; são tão adequados para um sistema de 3 ou 150.000€.

Boas compras,
onga-ku
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabos para frontais, traseiras e outras devem ser iguais? Empty cabos

Mensagem  carlosfer 28/3/2011, 00:07

Alguém conhece lojas fisicas para o norte do Porto, de preferência Braga e arredores onde se possam comprar cabos para colunas? Nomes de lojas? Fui à Mediamarkt e disseram que não tinham nada de cabos especificos para colunas.
E já agora, que cabos me aconselham tendo em conta um orçamento de até +- 5/6 euros por metro,contando que penso adquirir com 2,5 mm ou entao no minimo com 1,5 mm. Ah, tenho um Sub MABRW10, que tipo de cabo leva? E as bananas, que tem na ponta tem de ser compradas à parte? Pois já ja vi tanta ponta diferente na net que acho que ainda percebo menos, lol.
De marcas tb não percebo e tive dificuldade em encotrar coisas da atlas na net e não sei qual é o modelo de entrada. Gostei bastante de um da QEB (preto, já que infelizmente ainda não vi nenhum castanho - mais discreto no chão de madeira).
Agradeço a Help:)

carlosfer
carlosfer
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 64
Idade : 44
Localização : Norte
Ocupação : Professor
Interesses : Música, Desporto, Tecnologia, Fotografia...
Data de inscrição : 19/10/2010
Pontos/Reputação : 144

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabos para frontais, traseiras e outras devem ser iguais? Empty Re: Cabos para frontais, traseiras e outras devem ser iguais?

Mensagem  Vítor Almeida 28/3/2011, 01:22

Viva

Para o sistema que descreve eu utilizaria cabo de 2,5mm. Igual para todas as colunas. O último cabo que comprei foi no Belmiro na Amadora mas, como mora no Porto, terá de procurar por aí. Todas as lojas de equipamentos áudio têm cabo à venda, até a FNAC costuma ter. Pode sempre mandar vir de fora por correio, eu só não mandei vir o QED para biamplificar as minhas colunas frontais porque não estive para esperar dois ou três dias. Se quiser mandar vir de fora ou ver apenas na Net para ter uma ideia dos preços e tipos pode consultar: http://www.supersonido.es/cas/site/default.asp . Já lhes comprei várias coisas (projector, AVR, pés de coluna) e nunca tive problemas, em dois, três dias, via SEUR, estavam à porta de casa. Vantagem: Preço (preferia comprar cá mas os preços eram muito mais caros do que lá). Desvantagem: Nenhuma até agora, as garantias são europeia ou peninsulares.


No meu caso (B&W) o cabo é preso directamente nos terminais das colunas sem precisar de forquilhas. É só enrolar o cabo nas pontas, descarnadas à medida, e enfiar no furo do eixo dos terminais das colunas e enroscar.

O meu subwoofer é activo não utiliza cabo de coluna, usa um cabo com fichas tipo BNC. O sinal é amplificado no subwoofer. Veja bem qual é o que o seu sub deve usar.

PS: Não escolha o cabo pela cor. Eu tive de adquirir o QED para a biamplificação na cor branca Sad mas era o cabo mais acertado para a verba e objectivo que eu pretendia atingir.

Cumprimentos

Vítor Almeida
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 138
Localização : Lisboa
Interesses : Música e vídeo, entre outras
Data de inscrição : 16/03/2011
Pontos/Reputação : 282

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabos para frontais, traseiras e outras devem ser iguais? Empty cabos

Mensagem  carlosfer 28/3/2011, 01:39

Boas, por no acaso site supersonido já tinha dado uma vista de olhos. E foi lá que me agradaram os Qed Original a preço que me parece muito bom:3,85 euros o metro. Só não sei se esses cabos são bons também!!
Será que me pode dar uma ajuda. As colunas são 5.1 da serie Bronze (BR).
http://www.supersonido.es/cas/site/productos-ficha.asp?id=1749
carlosfer
carlosfer
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 64
Idade : 44
Localização : Norte
Ocupação : Professor
Interesses : Música, Desporto, Tecnologia, Fotografia...
Data de inscrição : 19/10/2010
Pontos/Reputação : 144

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabos para frontais, traseiras e outras devem ser iguais? Empty Re: Cabos para frontais, traseiras e outras devem ser iguais?

Mensagem  Vítor Almeida 28/3/2011, 01:53

Eu nas minhas B&W ligadas ao Pio uso cabo quadruplo QED de 2,5mm (para biamplificação), outro de 4mm (central) e outro de 2,5mm alemão, não me lembro da marca, para as traseiras. A diferença nos tipos de cabo deve-se a razões de ordem temporal na aquisição e a reaproveitamento. Tento sempre em colunas iguais usar o mesmo tipo de cabo. Pelo que tenho lido e pela experiência que tenho o QED é considerado um cabo aceitável em qualidade/preço. Pode sempre optar por cabo MUITO mais caro. No meu caso não achei que não se justificava. Estou contente com o resultado e não estou a equacionar substitui-los.

Cumprimentos

Vítor Almeida
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 138
Localização : Lisboa
Interesses : Música e vídeo, entre outras
Data de inscrição : 16/03/2011
Pontos/Reputação : 282

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabos para frontais, traseiras e outras devem ser iguais? Empty Re: Cabos para frontais, traseiras e outras devem ser iguais?

Mensagem  ricardo onga-ku 28/3/2011, 10:52

carlosfer escreveu:Boas, por no acaso site supersonido já tinha dado uma vista de olhos. E foi lá que me agradaram os Qed Original a preço que me parece muito bom:3,85 euros o metro. Só não sei se esses cabos são bons também!!
Será que me pode dar uma ajuda. As colunas são 5.1 da serie Bronze (BR).
http://www.supersonido.es/cas/site/productos-ficha.asp?id=1749

Os QED cumprem perfeitamente a sua função mas estes Norstone são equivalentes e sempre poupa uns trocos:

http://www.supersonido.es/cas/site/productos-ficha.asp?id=8623

A bi-cablagem é dispensável pois o único resultado prático vai ser o aliviar da carteira.

Boas compras,
onga-ku
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabos para frontais, traseiras e outras devem ser iguais? Empty Re: Cabos para frontais, traseiras e outras devem ser iguais?

Mensagem  jpinto 28/3/2011, 11:13

Onga-ku,

Tens alguma ideia porque os cabos da Norstone têm setas a indicar a sentido do sinal? cosmética? cabos - Cabos para frontais, traseiras e outras devem ser iguais? 16044

jpinto
jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 267
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 10/03/2009
Pontos/Reputação : 422

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabos para frontais, traseiras e outras devem ser iguais? Empty Re: Cabos para frontais, traseiras e outras devem ser iguais?

Mensagem  ricardo onga-ku 28/3/2011, 11:19

Acho que é mais uma questão de marketing... Suspect
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabos para frontais, traseiras e outras devem ser iguais? Empty Re: Cabos para frontais, traseiras e outras devem ser iguais?

Mensagem  carlosfer 28/3/2011, 12:10

onga-ku escreveu:
Os QED cumprem perfeitamente a sua função mas estes Norstone são equivalentes e sempre poupa uns trocos:

http://www.supersonido.es/cas/site/productos-ficha.asp?id=8623

A bi-cablagem é dispensável pois o único resultado prático vai ser o aliviar da carteira.

Boas compras,
onga-ku

Agradeço a ajuda e sendo assim, por esse preço, não me chateio mais e provavelmente vão ser mesmo esses. Bem baratos. Vou primeiro ver se arranjo numa loja fisica, senão encomendo pela supersonido.

já agora mais duasumas questões:
  • E para o sub MABRW10, que cabo devo utilizar? Convem ser diferente ou com outras especificações ou basta esse também? E que tipo de ficha tenho de comprar para ligar o cabo ao Sub?
  • E para ligar os cabos ao onkyo 609 e 708 que fichas devo usar?


Obrigado
carlosfer
carlosfer
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 64
Idade : 44
Localização : Norte
Ocupação : Professor
Interesses : Música, Desporto, Tecnologia, Fotografia...
Data de inscrição : 19/10/2010
Pontos/Reputação : 144

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabos para frontais, traseiras e outras devem ser iguais? Empty Re: Cabos para frontais, traseiras e outras devem ser iguais?

Mensagem  ricardo onga-ku 28/3/2011, 13:11

Para ligações entre componentes electrónicos deve usar cabos com fichas RCA e para o subwoofer um cabo adequado a este efeito:

http://www.supersonido.es/cas/site/productos-subcategorias.asp?id=69&orden=3&submit=ok&idMarca=0
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabos para frontais, traseiras e outras devem ser iguais? Empty Re: Cabos para frontais, traseiras e outras devem ser iguais?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos