Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cabos para colunas

+7
SOUND
joevalve
japm
music
georgemg
jofecoma
Fernando Novais
11 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Cabos para colunas Empty Cabos para colunas

Mensagem  Fernando Novais 20/3/2008, 18:10

Boas, cheers

Nao sei se o que vou perguntar vai ser uma idiotice, mas tenho lido as vossas experiencias e entao queria perguntar se alguem já tentou fazer uns cabos para colunas em prata. Se isto for possivel, gostaria de saber qual seria espessura ideal do fio, esses permenores importantes.
Muito obrigado.
Fernando Novais
Fernando Novais
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2644
Idade : 55
Localização : Gondomar/Porto
Ocupação : Funcionario Publico
Interesses : Musica/Cinema/Vespas
Data de inscrição : 18/02/2008
Pontos/Reputação : 1764

Ir para o topo Ir para baixo

Cabos para colunas Empty Re: Cabos para colunas

Mensagem  Convidad 20/3/2008, 22:29

Olá Fernando,

Sinceramente, é jogar dinheiro fora. Você já viu como são finos os fios das bobinas dos falantes ou os fios que vão do borne da caixa até o terminhal dos falantes? São "normais".

Invista no sistema, pois os cabos são secundários.

Abraços.

José

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cabos para colunas Empty Re: Cabos para colunas

Mensagem  Fernando Novais 20/3/2008, 22:41

É mesmo isso que vou fazer....
Mt obrigado. :partyman:
Fernando Novais
Fernando Novais
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2644
Idade : 55
Localização : Gondomar/Porto
Ocupação : Funcionario Publico
Interesses : Musica/Cinema/Vespas
Data de inscrição : 18/02/2008
Pontos/Reputação : 1764

Ir para o topo Ir para baixo

Cabos para colunas Empty Re: Cabos para colunas

Mensagem  jofecoma 24/3/2008, 20:54

Essa dos cabos serem secundários, é verdade, mas não lhe retira a importancia.O sal também é secundário na comida e no entanto a falta dele ou o excesso podem dar cabo da mesma.
Já experimentei cabos que davam cabo do meu sistema...Muito capacitivos, excesso de grave e médio grave.

Eu acho que vale a pena escolher bem os cabos de coluna,sem preconceitos de preço. Eles podem ser muito reveladores e ajudarem a definir coisas como palco,ataque,etc
jofecoma
jofecoma
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 11
Idade : 71
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 09/12/2007
Pontos/Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

Cabos para colunas Empty Re: Cabos para colunas

Mensagem  Convidad 24/3/2008, 22:06

Olá Jofecoma,

Nobre colega, por favor me explique:
Como pode um cabo melhorar o palco sonoro e o ataque dos instrumentos?
O que define isso não é o pré-amplicador, as caixas acústicas, a mídia, etc.?

Abraços.

José

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cabos para colunas Empty Re: Cabos para colunas

Mensagem  Fernando Novais 24/3/2008, 22:22

Boas,

Caro José eu concordo plenamente consigo, mas as opinioes divergem muito. Ora veja-mos. Mais de 70% dos forista concordam que os cabos têm muita importancia... scratch
Um abraço
Fernando Novais
Fernando Novais
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2644
Idade : 55
Localização : Gondomar/Porto
Ocupação : Funcionario Publico
Interesses : Musica/Cinema/Vespas
Data de inscrição : 18/02/2008
Pontos/Reputação : 1764

Ir para o topo Ir para baixo

Cabos para colunas Empty Re: Cabos para colunas

Mensagem  Convidad 25/3/2008, 02:42

Olá Fernando,

Pois é, nobre colega, os vendedores e fabricantes dos caríssimos cabos devem gostar bastante dessa estatística. Laughing

Não faz sentido um cabo "melhorar" o desempenho de um sistema, pois é apenas um punhado de fios, sem componentes ativos como um pré-amplificador, por exemplo. E outra, a distância que os componentes do sistema ficam um do outro são mínimas, eventuais perdas de sinal na fiação ocorrem somente depois de centenas de metros.
O que pode acontecer é de um cabo ruim inibir certas frequências, dando a ilusão de que melhorou as outras.

Por acaso, já foi feito algum teste prático entre os menbros do fórum, um teste comparativo "às cegas", sem que se saiba qual cabo está sendo usado no momento, utilizando-se cabos "comuns" e baratos e cabos "caríssimos" e de "marca"!

Abraços.

José

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cabos para colunas Empty Re: Cabos para colunas

Mensagem  georgemg 25/3/2008, 05:08

Caros colegas, os cabos soam diferentes , por exemplo a sonus faber guarniere tocava bem na parte alta e limpidez com cabos de prata- usei o nordost red daw e o pure note paragon, com o de interconexão siltech forbes lake G6( muito caro, que ja vendi), mas quando colocava cabos de cobre como o kimber 3033, elas murchavam os agudos. Agora com as caixas Merlins vsm mxe é o contrario é muito ruim de se ouvir com prata , tenho que usar tudo cobre- uso cardas golden reference, aqui em Fortaleza ja fizemos varios teste- não foram cegos- mas cabos de de força são que mais tem nos deixados supresos, por exemplo o virtual dynamics master controla o grave de um sitesma todo, inclusive quando usando no preamplificador com fonte externa( que em tese não era para ocorrer) .Acho sempre que a prata limpa , da velocidade mas exarceba os agudos, dependendo do sistema metaliza ( digit) o som. Hoje por aqui nossas experiencias tem sido mais com cabos de força paracem que modificam todo uma istema, e as tomadas tambem por exemplo uso oyade, que soa diferente da huble, parece ser non sense, mas que muda isto muda o som, agora se fica melhor varia de acordo com o gosto de cada um.

georgemg
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 129
Idade : 67
Localização : Fortaleza / Ceará/ Brasil
Ocupação : médico
Interesses : musica, karate
Data de inscrição : 01/03/2008
Pontos/Reputação : 103

Ir para o topo Ir para baixo

Cabos para colunas Empty Re: Cabos para colunas

Mensagem  music 25/3/2008, 06:11

Caros intervenientes:

Embora para alguns (supostamente puristas) os cabos tenhem de ser unifilares tipo solid core e para alguns outros menos puristas poderá ser das mais diferentes especies, formas e feitios tenho a acrescentar que cabos são sempre filtros com determinada curva de frequência sem exepção.
Na minha modesta opinião de alguns anitos de trocadofilia concluo que a ligação (vulgo casamento) é a base de um som ao nosso gosto primeiro nos equipamentos e por fim nos cabos para ajustes ao nosso gosto.
Passaria então a fazer aqui uma comparação interessante:
Gosto de bacalhau grelhado mas acho que liga especialmente bem com batata a murro, cebola crua ás rodelas e um azeitito com alho fervido ligeiramente , já não acho que a francesinha (á moda do Porto) se ligue com a dita batata e respectivo azeite...if you know what I mean.

cumprimentos
music
music
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1560
Data de inscrição : 04/06/2007
Pontos/Reputação : 613

Ir para o topo Ir para baixo

Cabos para colunas Empty Re: Cabos para colunas

Mensagem  japm 25/3/2008, 08:35

Caros,
Aqui, como em muitos outros aspectos do audio, a experiência é rainha... e mesmo depois de experimentar, tudo depende do gosto pessoal: Haverá pessoal que não "ouve" a diferença (sortudos Smile ), outros que preferem "sempre" os cabos mais caros e outros ainda que efectivamente tentam optimizar o sistema ao seu gosto pessoal, pois no fundo é disso que se trata: Os cabos são, hoje em dia, elementos de afinação de um sistema.
Cumps,
JAPM

japm
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 76
Idade : 55
Localização : Lisboa
Ocupação : IT
Data de inscrição : 16/11/2007
Pontos/Reputação : 65

Ir para o topo Ir para baixo

Cabos para colunas Empty Re: Cabos para colunas

Mensagem  Convidad 25/3/2008, 13:35

Olá georgemg,

Nobre colega, você atribui características de pré-amplificação para os cabos?

Não sei qual é seu sistema, mas, pelo que disse, suas experiências com os cabos parece uma tentativa de diminuir algumas deficiências do mesmo.

Seria o equivalente a reformar o asfalto para o carro “andar melhor”.

Abraços

José

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cabos para colunas Empty Re: Cabos para colunas

Mensagem  jofecoma 25/3/2008, 14:20

Os cabos são elementos passivos, como bem disse o colega do outro lado do atlântico. Mas os elementos passivos também introduzem alterações no caminho do sinal. Os condensadores, as bobines e as resistências são passivos e no entanto tem características de resposta diferentes consoante o tipo e o fabricante. As colunas de som são essencialmente componentes passivos.

Nenhum cabo tem zero de influencia no sinal, ou seja zero de impedância (zero de capacitancia e zero de indutância). Embora a sua influencia seja menor do que os elementos activos, ela existe, e pode ser negativa para o sistema. Há muitos amplificadores que não se dão bem com altas capacitancias, podendo mesmo entrar em oscilação.

Um bom cabo, e não é necessariamente um cabo caro, deve apresentar poucas impurezas no metal e um isolamento com uma constante de dielectrico baixa. A minha configuração preferida é a ZIP Cord, mas a LITZ é a mais usada.
jofecoma
jofecoma
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 11
Idade : 71
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 09/12/2007
Pontos/Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

Cabos para colunas Empty Re: Cabos para colunas

Mensagem  Convidad 25/3/2008, 21:56

jofecoma escreveu:Essa dos cabos serem secundários, é verdade, mas não lhe retira a importancia.O sal também é secundário na comida e no entanto a falta dele ou o excesso podem dar cabo da mesma.
Já experimentei cabos que davam cabo do meu sistema...Muito capacitivos, excesso de grave e médio grave.

Eu acho que vale a pena escolher bem os cabos de coluna,sem preconceitos de preço. Eles podem ser muito reveladores e ajudarem a definir coisas como palco,ataque,etc
é isso é, nós por cá (Ribatejo)também achamos que a pedra é que faz a sopa Laughing Laughing

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cabos para colunas Empty Re: Cabos para colunas

Mensagem  Convidad 25/3/2008, 22:17

japm escreveu:Caros,
Aqui, como em muitos outros aspectos do audio, a experiência é rainha... e mesmo depois de experimentar, tudo depende do gosto pessoal: Haverá pessoal que não "ouve" a diferença (sortudos Smile ), outros que preferem "sempre" os cabos mais caros e outros ainda que efectivamente tentam optimizar o sistema ao seu gosto pessoal, pois no fundo é disso que se trata: Os cabos são, hoje em dia, elementos de afinação de um sistema.
Cumps,
JAPM
graças a deus eu sou um desses sortudos duros de ouvido,mas felizmente vejo bem quando a "rainha" vai nua.. Smile

http://www.matrixhifi.com/ENG_ppec.htm

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cabos para colunas Empty Re: Cabos para colunas

Mensagem  georgemg 26/3/2008, 05:52

Caro Jose
Aqui tem um link no audiopt para os sitemas que ja tive, a diferença que tenho hoje da ultima foto que antes usava um audio aero capitole mk2 direto no amplificador e hoje uso um audio aero prestige(SACDplayer) diereo no amplificador , pois ja tem um amplificador interno, ja tenetei um AR reference 3 , um audiopax model 5 e o gamut D3, nenhum foi melhor que o pre do CD, alias esta parece ser a experiencia de muitos que tem o prestige.
https://audiopt.forumeiros.com/colunas-f4/quais-sao-as-tuas-colunas-t653-120.htm

O cabo mais caro que usei foi o siltech forbes lake ($4.700 novo), os poucos audiofilos daqui ainda hoje falam dele. O que aprendi é que há mudanças no som com mudanças de cabos qualquer que sejam eles , tem jente la no audiogon forum que ja colocaram até a percentagem de importancia entre cabos de força, interconexão, e de caixas. Tenho me impresionado com os de força , Porque? porque não acreditava que fosse verdade, ate testar. Que ver uma diferença , pegue um cabo de força simples da fonte e troque por um electraglide ephyfani, as vezes da um susto.

georgemg
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 129
Idade : 67
Localização : Fortaleza / Ceará/ Brasil
Ocupação : médico
Interesses : musica, karate
Data de inscrição : 01/03/2008
Pontos/Reputação : 103

Ir para o topo Ir para baixo

Cabos para colunas Empty Re: Cabos para colunas

Mensagem  joevalve 26/3/2008, 09:51

caro fernando novais

o teu homónimo messias novais (slasmes) fez uma brincadeira com cabos de coluna em prata, podes acompanhar aqui a thread:

http://forumhifi.com/board/index.php?PHPSESSID=69819e18ae2557eb8764046deb91544c&topic=7411.0

desde que o cabo não "estrague" o som, vale todo o tipo de cabos. eu uso uns cyrus solid core porque preciso de 4 metros, caso contrário construiria uns DIY usando o cat5.

se quiseres acmpanhar a thread, tens aqui muito por onde te informar:

http://forumhifi.com/board/index.php?PHPSESSID=69819e18ae2557eb8764046deb91544c&topic=5792.0

cumps

jose mario

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

Cabos para colunas Empty Re: Cabos para colunas

Mensagem  Fernando Novais 26/3/2008, 13:07

José Mário, sunny
Muito obrigado...era mesmo isto que eu procurava. Pelos vistos nao é nada complicado fazer os cabos, o mais complicado é mesmo a prata, mas que para mim se torna o mais facil.
Já agora alguém me sabe explicar a importancia da cortiça no meio do fio?

Um abraço
Fernando Novais
Fernando Novais
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2644
Idade : 55
Localização : Gondomar/Porto
Ocupação : Funcionario Publico
Interesses : Musica/Cinema/Vespas
Data de inscrição : 18/02/2008
Pontos/Reputação : 1764

Ir para o topo Ir para baixo

Cabos para colunas Empty Re: Cabos para colunas

Mensagem  Convidad 26/3/2008, 14:51

Olá Georgemg,

Nobre colega, essas "mudanças" que ocorrem no som justificam o gasto de $4.700 ou mais em um simples cabo? Ou seja, a melhoria no som é proporcional ao investimento?

Abraços

José

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cabos para colunas Empty Re: Cabos para colunas

Mensagem  jofecoma 26/3/2008, 16:21

Caro José Augusto,

Gastar $5 000 para melhorar 2 ou 3% do conjunto sonoro faz sentido? Eu não sei, porque depende de muitos factores, nomeadamente do dinheiro disponivel e do grau de satisfação que esses 2 ou 3% trazem ao individuo.

Aí entramos numa de filosofia,cultura, etc... e isso dava pano para mangas.
jofecoma
jofecoma
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 11
Idade : 71
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 09/12/2007
Pontos/Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

Cabos para colunas Empty Re: Cabos para colunas

Mensagem  georgemg 26/3/2008, 16:29

Caro Jose Augusto

Quando escuto algo que melhora o nivel de sastifação, não consigo voltar atrás, e não é questão de percetagem, é questão de sabor!

" Tudo que o dinheiro pode comprar é barato"

georgemg
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 129
Idade : 67
Localização : Fortaleza / Ceará/ Brasil
Ocupação : médico
Interesses : musica, karate
Data de inscrição : 01/03/2008
Pontos/Reputação : 103

Ir para o topo Ir para baixo

Cabos para colunas Empty Re: Cabos para colunas

Mensagem  music 27/3/2008, 00:24

Sem querer de forma nenhuma defender qualquer tese venho por este meio (tópico) expor mais uma opinião que poderá clarificar ou aumentar a duvida de certa forma algumas questões: :confused1:

1º Os cabos não são o sistema, mas são parte integrante e veiculo de transmissão que altera frequências e dinamica de transporte do sinal consoante o tipo de cabo.
2ºOs cabos não se medem pelo que custam mas sim pelo fazem tocar.
3ºO teste ás cegas é uma boa forma de escolha.
4ºTudo que eu possa fazer para ouvir musica com mais agrado farei dentro das minhas possibilidades financeiras e sem qualquer tipo de complexos de purismo.
5ºE por fim , a boa Vitela come-se com temperos a má nem com molho de tomate.
cumps
Rui
music
music
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1560
Data de inscrição : 04/06/2007
Pontos/Reputação : 613

Ir para o topo Ir para baixo

Cabos para colunas Empty Re: Cabos para colunas

Mensagem  Convidad 27/3/2008, 14:45

Caro georgemg,

Como pode um cabo de força mudar o som de um amplificador, se a tomada e a fiação da residência e a fiação interna do amplificador continuam as mesmas?
Ainda tem o fato da corrente ainda passar pelos fúsiveis do aparelho.

Enfim, não vejo sentido nisso, como um "pedaço de fio diferente" nessa cadeia toda vai alterar algo?

Abraços.

José

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cabos para colunas Empty Re: Cabos para colunas

Mensagem  georgemg 27/3/2008, 14:51

Tente

Sapiência é nenhum poder
um pouquinho de saber
e o maximo possível de sabor

georgemg
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 129
Idade : 67
Localização : Fortaleza / Ceará/ Brasil
Ocupação : médico
Interesses : musica, karate
Data de inscrição : 01/03/2008
Pontos/Reputação : 103

Ir para o topo Ir para baixo

Cabos para colunas Empty Re: Cabos para colunas

Mensagem  Convidad 27/3/2008, 19:18

Olá georgemg,

Tentar entender? scratch Não sem ajuda...

Bom, se isso ocorre mesmo, deve haver explicação. Algum colega pode ajudar?

Abraços.

José

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cabos para colunas Empty Re: Cabos para colunas

Mensagem  music 27/3/2008, 19:23

José Augusto escreveu:Caro georgemg,

Como pode um cabo de força mudar o som de um amplificador, se a tomada e a fiação da residência e a fiação interna do amplificador continuam as mesmas?
Ainda tem o fato da corrente ainda passar pelos fúsiveis do aparelho.

Enfim, não vejo sentido nisso, como um "pedaço de fio diferente" nessa cadeia toda vai alterar algo?

Abraços.

José

Quam me dera não notar a difrença! Sad
music
music
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1560
Data de inscrição : 04/06/2007
Pontos/Reputação : 613

Ir para o topo Ir para baixo

Cabos para colunas Empty Re: Cabos para colunas

Mensagem  joevalve 27/3/2008, 20:11

caro jose augusto

será importante a explicação do proquê de muitos cabos "arruinarem" por vezes um sistema de som ?

a explicação entrará certamente nos dominios da matemática e da física, mas o que realmente sucede é que as diferenças são perfeitamente audíveis.

o meu sistema melhorou bastante a partir do momento em que passei a usar cabos de coluna de baixa capacidade e IC DIY. esse é um facto, real, inquestionável, audível (pelo menos no meu sistema é, noutros poderá não ser tão linear assim).

se me perguntas porquê não te sei responder, nem me preocupa essa questão. deixo isso para os profundos conhecedores da matéria.

cumps

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

Cabos para colunas Empty Re: Cabos para colunas

Mensagem  SOUND 27/3/2008, 20:13

José Augusto escreveu:Olá georgemg,

Tentar entender? scratch Não sem ajuda...

Bom, se isso ocorre mesmo, deve haver explicação. Algum colega pode ajudar?

Abraços.

José


O melhor e mesmo experimentar e sentir a diferenca.

As diferencas existem e as vezes sao bem grandes. Eu nao me privo delas
Very Happy As vezes as vantagens de utilizar um cabo um pouco melhor sao ate maiores do que um equipamento superior.
Ja perdi a conta as vezes que vi equipamentos superiores ao meu(em preco) a tocar horrivelmente mal devido a usarem cabos muito maus. What a Face

Um sistema de audio pode ser muito bom mas se nao estiver conectado com cabos decentes nao conseguira deitar ca para fora o seu melhor cyclops

Apesar de ter esta opiniao tambem nao sou apologista de que usar um cabo muito caro ou muito bom, va fazer milagres no sistema. As coisas tem de estar um pouco equilibradas.

Abracos
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Localização : Neverland
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1074

Ir para o topo Ir para baixo

Cabos para colunas Empty Re: Cabos para colunas

Mensagem  Convidad 27/3/2008, 23:15

Nobre colegas,

Então, mas devemos tentar "quantificar" essas diferenças.
Por exemplo, quando, de tempos em tempos, eu desmonto todo meu sistema, limpo contatos, bornes e potenciômetros, chaves, etc., ao remontar e ligar noto diferença no som para melhor. Não que ele "vire" outro sistema, mais fica mais afinado.
Seria por aí a diferença que os cabos dão no sistema?

Abraços.

José

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cabos para colunas Empty Re: Cabos para colunas

Mensagem  music 27/3/2008, 23:42

José Augusto escreveu:Nobre colegas,

Então, mas devemos tentar "quantificar" essas diferenças.
Por exemplo, quando, de tempos em tempos, eu desmonto todo meu sistema, limpo contatos, bornes e potenciômetros, chaves, etc., ao remontar e ligar noto diferença no som para melhor. Não que ele "vire" outro sistema, mais fica mais afinado.
Seria por aí a diferença que os cabos dão no sistema?

Abraços.

José

Caro José:

Deverias experimentar ouvir varios com a ajuda de um amigo para os trocar e ouvir as diferenças (blind test).
As coisas no audio , só ouvindo é que se conclui algo.
cumps
Rui
music
music
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1560
Data de inscrição : 04/06/2007
Pontos/Reputação : 613

Ir para o topo Ir para baixo

Cabos para colunas Empty Re: Cabos para colunas

Mensagem  Convidad 28/3/2008, 01:54

Nobre colega Rui,

O que estou notando é que os colegas não gostam muito de questionamentos sobre as "qualidades" e importância dos cabos. Seria isso mesmo?

Me parece que grande parte do pessoal daqui é fã do analógico, do LP. Ou estou enganado?
Digo isso pois geralmente quem é mais fã do digital dá mais importância para os cabos.

Enfim, não tenho como testar cabos sem comprá-los e isso não vou fazer (comprar).
Existe outra opção? Fazer cabos DIY de melhor qualidade, por exemplo?

Grande abraço.

José.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cabos para colunas Empty Re: Cabos para colunas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos