Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Isolamento Acústico, Como? Quanto?

+2
lore
Mister W
6 participantes

Ir para baixo

Isolamento Acústico, Como?  Quanto? Empty Isolamento Acústico, Como? Quanto?

Mensagem  Mister W 26/6/2011, 17:15

Caríssimos,
Sou um membro recente, acabei de fazer as apresentações e de listar o meu sistema ...

Uma vez que vou utilizar uma sala que tenho disponível para instalar um segunda configuração de Audio e Video, gostava antes de mais de obter as Vossas sábias recomendações.

Encontrando-se a sala vazia (de momento) achei por bem investigar um pouco sobre um possível isolamento acústico, pois moro num segundo andar e queria evitar alguns desacatos com a vizinhança...

Não tenho como pretenção criar um "bunker" com um isolamento profissional, até porque em termos de custos, imagino que seja altamente dispendioso.
Pretendo apenas conhecer algumas soluções interessantes e de custo moderado, que permitam minimizar o impacto de um sistema audio num segundo andar de um prédio com mais de 30 anos (o que penso ser uma vantagem, atendendo ao chão de madeira em tacos, à robustez das paredes e à altura dos tetos com cerca de 2,80 metros ...).

Por exemplo: Existe alguma tinta ou derivado para paredes, que possa ajudar? Que outro tipo de material pode ser aplicado nas paredes? Placas de cortiça?
E no chão? Poderei aplicar algum tipo de revestimento por cima dos tacos? E a aplicação de tapetes? Poderá ajudar?
Que empresas especializadas poderão prestar algum apoio e até mesmo executar alguns serviços? Contactos? (moro em Almada)

Agradeço desde já a Vossa ajuda, que será certamente preciosa na concepção deste espaço que me encontro actualmente a planear.

Abraço
José Almeida

Mister W
Mister W
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 87
Interesses : Girls, Girls, Girls
Pontos/Reputação : 173

Ir para o topo Ir para baixo

Isolamento Acústico, Como?  Quanto? Empty Re: Isolamento Acústico, Como? Quanto?

Mensagem  lore 26/6/2011, 17:19

Quanto a isso :
Audiodesigner na pessoa do sr Marcelo Tavares
lore
lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 841
Ocupação : http://www.laso.pt/04solucoes/05galeria.php
Interesses : cabrios ,motos , muitos kw , tatoos, adrenalina
Pontos/Reputação : 1037

Isolamento Acústico, Como?  Quanto? Empty Re: Isolamento Acústico, Como? Quanto?

Mensagem  Sweet Mastering Studio 26/6/2011, 17:59

Pois... que orçamento tens disponível? è que o isolares um espaço nunca sai barato e então a contactares empresas para o fazerem... vais mesmo ter que largar a bela da nota...

Podes começar por janelas e portas... Se tiveres janelas na sala e as possas eliminar, melhor... Quanto á porta, se tiveres algum espirito e habilidade poderás fazer uma boa porta acústica... ( caso não tenhas interesse... só uma boa porta custa para cima de 750€ )... E imagina o que é para além de teres que te preocupares com portas... teres também as janelas...

Onde passa ar passa som... e a sala tem de ser perfeitamente isolada... se não, adianta pouco pois o que vale estares a investir fortunas em esquemas para isolares o tecto, paredes e chão se depois passa tudo pela porta ou pela janela...

è uma boa obra para se fazer e a meu ver não é obrigatório teres que falar com uma empresa especializada... podes muito bem isolares o tecto, paredes e chão e então falares com alguém para te fazer uma boa porta.

Tens técnicas especificas que se pode conseguir melhores resultados dependente da situação. Cada sala é uma sala e todas são diferentes... Por isso terás de ver a que melhor se adecua.

Eu isolei a minha sala baseada na técnica chamada Box in a Box. Ou seja, sala dentro de uma sala. Onde a sala "interior" toca apenas na sala "exterior" pelos molejos e pelo ar. usei como materiais principais a lã de rocha de alta densidade, placas de gesso acartonado ( acartonado apenas de um lado ), pedra, madeira e metal ( apenas para a estrutura ). Tentei aproveitar o mais possível os espaços de ar. Quanto ao chão não me preocupei pois não vivo na vertical, apenas apliquei um soalho de madeira por cima do mosaico com este material pelo meio ISO ... na altura comprei á Auralex . Fiz dois tectos falsos, ou seja fiquei com 2 espaços de ar... ( que é sempre melhor que apenas ter um ).

Se quiseres tenho umas fotos da construção da mesma sala... se tiveres interessado poderei te as enviar.

Desculpa não ser mais especifico mais isolares uma sala... sai sempre, mas sempre caro... o tratamento acústico também sai caro, mas hoje em dia a ciência e os materiais já são acessíveis a todos e já se consegue fazer soluções artesanais melhores ( sim em alguns casos bastante melhores ) que as soluções apresentadas por muitos fabricantes de painéis esponjosos e soluções milagrosas...

Cumps.
Sweet Mastering Studio
Sweet Mastering Studio
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 118
Interesses : Som & Música
Pontos/Reputação : 179

Mensagem  luis lopes 26/6/2011, 18:52

boas
decerto que a solução mais barata, é a diy.
em relação á madeira "ela" propaga o som.
em relação ás paredes têns que fazer criar outras paredes
com isolamento.
tenho na arrecadação um suplemento de uma solução destas.
posso mostrar no chiado..... Very Happy
luis lopes
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2877
Ocupação : Motorista á espera de melhores dias...
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Pontos/Reputação : 3131

Mensagem  Sweet Mastering Studio 26/6/2011, 19:34

luis lopes escreveu:boas
em relação á madeira "ela" propaga o som.

Estás a confundir tratamento com isolamento acústico. è certo que a madeira é um material difusor ( daí se usar bastante no tratamento de espaços ), mas também é um material bem eficiente na absorção ( daí se usar muito nas estruturas para o tecto, parede e chão.
Sweet Mastering Studio
Sweet Mastering Studio
Profissional
Profissional

Mensagem  Sweet Mastering Studio 26/6/2011, 19:35

O sr. moderador que apague este post por favor pois enviei duas vezes...

Última edição por madrugador em 26/6/2011, 19:37, editado 1 vez(es)
Sweet Mastering Studio
Sweet Mastering Studio
Profissional
Profissional

Mensagem  Carlomar 26/6/2011, 19:36

Viva,
a minha construção também é antiga, + de 30 anos o que é bom.

O meu problema era apenas evitar problemas com os vizinhos de cima.
Coloquei um teto falso em pladur, com o dobro dos parafusos, mais uma camada de areia do rio por cima do pladur para este não vibrar e mais uma camada de lã de rocha de alta densidade.
Não isolei paredes.
Normalmente não abuso do volume.
Já perguntei aos vizinhos e eles não se queixam.

Cumpr.

Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Interesses : Audio - Diy
Pontos/Reputação : 1519

Isolamento Acústico, Como?  Quanto? Empty Isolamento Acústico, Como? Quanto?

Mensagem  Mister W 27/6/2011, 17:59

Agradeço a todos pelas dicas e informação extremamente útil.

De facto, tenho que analisar melhor este assunto que à partida parecia ser extremamente simples mas que afinal requer uma análise e planeamento bastante cuidados, para que não se cometam erros básicos e para que no fim não fique tudo na mesma ... ou quase.

Contrariamente a alguma soluções apresentadas (Carlomar, Madrugador ...) e que me pareceram bastante efectivas, eu não faço intenções de me por a executar trabalhos de construção civil, carpintaria ou bricolage porque não tenho grande jeito para tal. Em vez disso, gostaria de chamar alguém que pecebesse do assunto ... mas já ví que corro o sério risco de ficar sem um bracinho ... (como o utro do anúncio ...).

Terei que ponderar e pedir alguns orçamentos, pois apesar de todos me garantirem que esta obra vai ficar muito cara, ainda não tenho qualquer ideia de valores e de alternativas ... (se é assim tão caro talvez tenha que pensar no velho método das caixas de ovos, utilizado nalguns estúdios ...) Razz

Agora a sério: O tecto falso devidamente forrado é uma ideia interessante, o DIY (que não faço ideia do que seja) poderá igualmente constituir uma opção (agradeço a disponibilidade do Luis Lopes); enfim terei que analisar as diferentes opções e a relação custo/qualidade de cada uma ...

Dar-vos-ei conta da evolução deste projecto em devido tempo e agradeço a divulgação de novas ideias que possam entretanto surgir.
Para já, o projecto vai ficar em banho maria pois vou uma semanita pró Algarve ... Isolamento Acústico, Como?  Quanto? 915520
Mister W
Mister W
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 87
Interesses : Girls, Girls, Girls
Pontos/Reputação : 173

Mensagem  ricardo onga-ku 3/7/2011, 09:59

José Manuel Almeida escreveu:Uma vez que vou utilizar uma sala que tenho disponível para instalar um segunda configuração de Audio e Video, gostava antes de mais de obter as Vossas sábias recomendações.

Encontrando-se a sala vazia (de momento) achei por bem investigar um pouco sobre um possível isolamento acústico, pois moro num segundo andar e queria evitar alguns desacatos com a vizinhança...

Não tenho como pretenção criar um "bunker" com um isolamento profissional, até porque em termos de custos, imagino que seja altamente dispendioso.
Pretendo apenas conhecer algumas soluções interessantes e de custo moderado, que permitam minimizar o impacto de um sistema audio num segundo andar de um prédio com mais de 30 anos (o que penso ser uma vantagem, atendendo ao chão de madeira em tacos, à robustez das paredes e à altura dos tetos com cerca de 2,80 metros ...).

Por exemplo: Existe alguma tinta ou derivado para paredes, que possa ajudar? Que outro tipo de material pode ser aplicado nas paredes? Placas de cortiça?
E no chão? Poderei aplicar algum tipo de revestimento por cima dos tacos? E a aplicação de tapetes? Poderá ajudar?
Que empresas especializadas poderão prestar algum apoio e até mesmo executar alguns serviços? Contactos? (moro em Almada)

A solução ideal é construir uma nova sala dentro da sala existente, desacoplando-a de paredes pavimento e tecto para evitar transmissão de ruído por vibração e isolando as paredes novas por forma a atenuar a propagação de ruído por via aérea.

O recurso a cortiça em todas as superfíces, o descoplamento das colunas e a colocação de uma porta adequada poderá ser uma alternativa viável.

Se contactar a Audidesigner poderá ainda aproveitar para corrigir o "mau feitio" da sala.
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Pontos/Reputação : 4662

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo