Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cabos para frontais, Central e Sub (principalmente)

3 participantes

Ir para baixo

cabos - Cabos para frontais, Central e Sub (principalmente) Empty Cabos para frontais, Central e Sub (principalmente)

Mensagem  carlosfer 20/7/2011, 10:28

Boas:
Ando a ver cabos e deparo-me com algumas dúvidas:
Algumas pessoas aqui no forum costroem os seus cabos.
Eu estou a pensar comprar na pior das hipoteses uns cabos supra classic 2.5mm a um pouco menos de 4€/m, senao me engano ou na melhor das hipotese uns QED a perto de 8€/m e necessitando de cerca de 2,5 metros para cada uma das frontais, 1 metro para a central, 2,5 metros para o sub (nem reparei se o sub tras cabo próprio e se presta algulga coisa - Sub Monitor audio BRW10) e cerca de 10m ou 5m caso passe o cabo por baixo da carpete, para cada as traseiras usando uns cabos mais baratos de 1,5 ou 2,5mm. Para já nao estou a pensar em colocar bananas pois são muito caras (pelo menos nas lojas normais tipo fnac, mediamarket) e dizem que não melhora o som (se nao melhora para mim não tem interesse).

Tendo em conta estas caracteristica e fazendo as contas para as frontais e central (6m), gasto entre 24 e 48€. Para o sub não tenho ideia da despesa e para as traseiras, estou a pensar usar uns cabos Hama 1,5 ou 2.5mm mais baratos que custam +- 7 ou 10 euros os 10m.

Dúvidas:
1º - com despesas não muito diferentes, poderei ganhar qualidade em construir eu os cabos em casa, como algum pessoal faz? Ou
2º - será que construíndo não vou ganhar qualidade ou que construíndo até ganho qualidade mas tenho de gastar muito mais?

Caso valha a pena gostava de um bom tutorial a explicar a construção dos cabos, desde onde comprar material, o que comprar e como os construir.

Obrigado
carlosfer
carlosfer
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 64
Idade : 44
Localização : Norte
Ocupação : Professor
Interesses : Música, Desporto, Tecnologia, Fotografia...
Data de inscrição : 19/10/2010
Pontos/Reputação : 144

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabos para frontais, Central e Sub (principalmente) Empty Re: Cabos para frontais, Central e Sub (principalmente)

Mensagem  ricardo onga-ku 20/7/2011, 10:51

Se o cabo tiver a mesma topologia e os condutores o mesmo diâmetro, não existirão diferenças entre Hama, Qed ou Supra; é comprar o mais barato, ou o mais bonito.

Quanto às bananas, não vão melhorar a conductividade do cabo, antes pelo contrário, e como não previnem a oxidação (a menos que tenham uma manga retractil) não servem para nada.
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabos para frontais, Central e Sub (principalmente) Empty cabos

Mensagem  carlosfer 20/7/2011, 10:57

Os QED são os Silver (não sei se esse condutor será melhor que o usado nos outros??). Quanto aos supra e Hama, penso que o fio interior sera o normal, tendo os supra um melhor acabamento exterior (isolamento), penso.
E para o Sub?

Um aparte: aqui há uns tempos comprei uns caliber (penso q se escreve assim), mas eram muito fraquinhos, os fios de cobre partiam facilmente, muito fininhos, esses não voltei a comprar.

Quanto às bananas, obrigado, não me apetece gastar mais dinheiro, alem do preço dos cabos.
carlosfer
carlosfer
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 64
Idade : 44
Localização : Norte
Ocupação : Professor
Interesses : Música, Desporto, Tecnologia, Fotografia...
Data de inscrição : 19/10/2010
Pontos/Reputação : 144

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabos para frontais, Central e Sub (principalmente) Empty Re: Cabos para frontais, Central e Sub (principalmente)

Mensagem  Mfigueiredo 20/7/2011, 11:08



Se o sub for activo, que é o mais normal. o cabo para este não é igual aos restantes. É um cabo do mesmo material dos ICs. Aliás trata-se de um IC, com fichas RCA.

No meu caso, para colunas, uso cabos DIY , somente nas frontais. Como não ligo muito ao AV, tenho-o todo ligado com cabo comercial de preços "terrenos". Penso que é Oehlbach de 2,5 mm2 e foi oferecido com a compra de equipamentos. Para mim chega muito bem. Também não gosto de fichas onde as posso evitar. A ligação directa é a mais eficiente e até tem a vantagem de não custar nada.

Para fazeres os teus próprios cabos, faz uma pesquisa porque há inúmeros tópicos sobre isso.
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabos para frontais, Central e Sub (principalmente) Empty Cabos coluna

Mensagem  carlosfer 25/7/2011, 13:51

Este fim de semana precisei de arranjar uns cabos à pressão para ligar as MA RX6 e optei por uns caliber 1,5mm (cabos de radio de carro - 10€/10m) e até se desenrascaram, mas são muito fraquinhos, tao fraquinhos que partem facilmente. Quando a sala estiver pronta vou comprar algo com o minimo de qualidade.

Para já serviram.
carlosfer
carlosfer
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 64
Idade : 44
Localização : Norte
Ocupação : Professor
Interesses : Música, Desporto, Tecnologia, Fotografia...
Data de inscrição : 19/10/2010
Pontos/Reputação : 144

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Cabos para frontais, Central e Sub (principalmente) Empty Re: Cabos para frontais, Central e Sub (principalmente)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos