Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tratamento Acústico Doméstico

+3
jmarcedo
longplay
Mister W
7 participantes

Ir para baixo

Tratamento Acústico Doméstico Empty Tratamento Acústico Doméstico

Mensagem  Mister W 11/9/2011, 14:53

Caros Membros,
Na sequência de um outro tópico que tinha iniciado há uns meses, decidí agora criar este para Vos dar conta de um projeto caseiro de preparação de uma sala, especificamente (ou quase) para fins de audição.
Tendo sempre em conta as limitações orçamentais, depois de efectuar alguma pesquisa, optei por iniciar esta obra com o chão e o tecto, ficando a colocação de alguns páineis acústicos para uma segunda fase.
Como os trabalhos ainda estão a decorrer, tenciono dar-vos conta dos detalhes e evolução geral do projeto (com fotos) à medida que o mesmo vai sendo executado.
Espero que gostem.
Mister W
Mister W
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 87
Idade : 57
Localização : Almada
Interesses : Girls, Girls, Girls
Data de inscrição : 03/06/2011
Pontos/Reputação : 173

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento Acústico Doméstico Empty Re: Tratamento Acústico Doméstico

Mensagem  longplay 11/9/2011, 14:58

Vou tentar seguir este tópico atentamente. Num futuro próximo também terei que fazer algumas adaptações para tentar melhorar a sala de audição.

venham daí os detalhes.

cumprimentos
longplay
longplay
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 616
Idade : 45
Localização : Batalha
Data de inscrição : 12/04/2009
Pontos/Reputação : 791

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento Acústico Doméstico Empty Dia #1 - Mãos à Obra!

Mensagem  Mister W 11/9/2011, 17:35

Os trabalhos tiveram (por fim) o seu inicio na tarde da passada quinta-feira (dia 08/09).

Depois de ter retirado toda a tralha do referido quarto No procedeu-se à remoção dos tacos existentes. Trata-se de uma casa num 2º andar de um prédio antigo (certamente com mais de 40 anos) e com chão de tacos envernizados (ver foto).
Para surpresa minha (e dos envolvidos) este tipo de tacos era colocado com pregos invertidos (na parte inferior) e assentes em cimento, o que tornou a sua remoção numa tarefa bastante mais dificil e demorada do que inicialmente se previra Mad
Tratamento Acústico Doméstico CIMG4861
Além do mais, este pouco inteligente sistema de colocação de tacos, fez com que a sua remoção trouxesse atrás uma parte significativa do cimento onde estava assente. Eis o aspecto final. Desolador ... Mad
Tratamento Acústico Doméstico CIMG4869
Perante este primeiro contratempo, havia que rectificar minimamente os desníveis do chão através da aplicação de massa. No final, gastaram-se praticamente 3 sacos de preparado de cimento (incluindo também os acertos dos rodapés). Não ficou mal, como podem comprovar (foto no final do Dia #2).
Tratamento Acústico Doméstico CIMG4879
Observação: Para todos aqueles que um dia pensarem em substituir o chão, aconselho a examinarem convenientemente estes detalhes e a concluirem se devem optar pela substituição ou pela simples colocação em cima do chão existente. No meu caso, devido ao desnível em relação ao resto casa, onde vou conservar o chão de tacos, não havia outra opção senão a de remover por completo o chão existente.
Claro está que na maioria dos casos (principalmente em prédios mais recentes) a remoção do chão existente (tacos, parquet, flutuante, etc.) é um processo extremamente simples e de fácil execução.
Mister W
Mister W
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 87
Idade : 57
Localização : Almada
Interesses : Girls, Girls, Girls
Data de inscrição : 03/06/2011
Pontos/Reputação : 173

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento Acústico Doméstico Empty Tacos

Mensagem  jmarcedo 11/9/2011, 19:48

Hummm... Ou muito me engano, ou mais tarde ou mais cedo vai arrepender-se de ter tirado os tacos. Não por questões de tratamento acústico, mas substituir os tacos por outro material de nobreza equivalente é muito caro...
jmarcedo
jmarcedo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 125
Idade : 49
Localização : Coimbra
Interesses : Design | Arquitectura | Viagens | Literatura | Música | Cinema
Data de inscrição : 11/01/2011
Pontos/Reputação : 185

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento Acústico Doméstico Empty Dia #3 - Continuação

Mensagem  Mister W 11/9/2011, 21:46

Uma vez que o chão já se encontrava seco, no dia seguinte (10/09) demos inicio à obra referente ao teto.

Com um pé direito bastante alto (2,65 metros), o seguinte trabalho consistiria na criação de um teto falso para aplicação de lã de rocha no seu interior.
Tratamento Acústico Doméstico CIMG4887
Depois de efectuadas e marcadas todas as medidas, procedeu-se à instalação da estrutura metálica onde serão fixados os páineis de gesso (Fibroplac) de 1,20 x 3,00 metros.
Nota: Em locais de dificil acesso, nomeadamente em andares cujo acesso se faça por elevador, é recomendável a utilização de páineis de menor dimensão uma vez que a sua maleabilidade e transporte se torna bem mais fácil. Apesar de serem bastante pesados, estes painéis são realmente frágeis e quebram com relativa facilidade... Crying or Very sad
Tratamento Acústico Doméstico CIMG4889
Todos os materias aqui utilizados podem ser facilmente encontrados nas grandes superficies do setor da construção. No entanto, apesar de extremamente práticas, nem sempre são as grandes superficies que praticam os melhor preços. Se tiverem algum conhecimento ligado à construção não hesitem em perguntar-lhe.
Tratamento Acústico Doméstico CIMG4877
A estrutura para aplicação do teto falso ficou praticamente concluída, como poderão constatar pelas fotos abaixo.
Esta parte da obra requer o máximo de cuidado para garantirmos que todos os elementos da estrutura (varetas, encaixes, barras laterais, etc.) ficam convenientemente presos uma vez que irão suportar um peso considerável. Além disso, uma boa planificação e pré-definição detalhada de todas as medidas é fundamental nesta parte do projeto.
Tratamento Acústico Doméstico CIMG4876
Este longo e cansativo Sábado de trabalho valeu a pena já que o avanço na obra foi considerável.
Só espero que não me caia na cabeça ... Laughing
Tratamento Acústico Doméstico CIMG4875
Até ao meu regresso ...

Mister W
Mister W
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 87
Idade : 57
Localização : Almada
Interesses : Girls, Girls, Girls
Data de inscrição : 03/06/2011
Pontos/Reputação : 173

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento Acústico Doméstico Empty Re: Tratamento Acústico Doméstico

Mensagem  ricardo onga-ku 12/9/2011, 09:11

Para que o tecto não vibre demasiado (criando ressonâncias desagradáveis) convém que a malha estrutural seja o mais apertada possível (se ainda for a tempo coloque um perfil entre cada um dos já instalados ou una-os perpendicularmente) e que sejam utilizadas duas (ou três) placas.
É também benéfico aumentar a massa do tecto colocando um material denso sobre as placas.

Em seguida dever-se-à controlar os reflexos provocados pela superfície lisa do tecto criando ou colocando superfícies irregulares (difusores) nos pontos de primeira reflexão; o mesmo deverá ser feito nas paredes (laterais e traseira).

Cumprimentos,
onga-ku
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento Acústico Doméstico Empty Re: Tratamento Acústico Doméstico

Mensagem  Mister W 13/9/2011, 09:42

onga-ku escreveu:Para que o tecto não vibre demasiado (criando ressonâncias desagradáveis) convém que a malha estrutural seja o mais apertada possível (se ainda for a tempo coloque um perfil entre cada um dos já instalados ou una-os perpendicularmente) e que sejam utilizadas duas (ou três) placas.
É também benéfico aumentar a massa do tecto colocando um material denso sobre as placas.

Em seguida dever-se-à controlar os reflexos provocados pela superfície lisa do tecto criando ou colocando superfícies irregulares (difusores) nos pontos de primeira reflexão; o mesmo deverá ser feito nas paredes (laterais e traseira).

Caro Onga-Ku,
Agradeço as sugestões.

Quanto à estrutura, foi tida em conta a preocupação de garantir que ficasse bem apertada (qb).

A sugestão de colocar duas ou três placas (de lã de rocha, presumo) pareceu-me interessante apesar de encarecer um pouco o projecto. Shocked
É igualmente importante garantir que as placas ficam bem justas nas extremidades (sem folgas) suportadas nos encaixes e comprimidas contra os perfis.

Em relação aos difusores, concordo plenamente, mas conforme referí anteriormente essa parte vai ficar para uma segunda fase, não só porque os páineis são bastante caros mas também porque é fundamental estudar convenientemente a sua localização.
JA

Mister W
Mister W
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 87
Idade : 57
Localização : Almada
Interesses : Girls, Girls, Girls
Data de inscrição : 03/06/2011
Pontos/Reputação : 173

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento Acústico Doméstico Empty Dia #4 - Já não falta tudo ...

Mensagem  Mister W 13/9/2011, 11:00

Amigos,
Embora com um ligeiro atraso, diria que a obra está a correr bastante bem. Naturalmente que estou desejoso de ver a obra concluída, não só para começar a montar o meu sistema (que se encontra no chão da sala ... Evil or Very Mad) mas também para me ver livre do pó e da desorganização que este tipo de obras acarreta.
Convém salientar que este tem sido um trabalho em regime de part-time e que não são aproveitadas na totalidade as 8 ou 9 horas diárias (com excepção do Sábado).

Iniciámos a semana (com a estrutura montada) concentrados na conclusão do teto. Foi colocada a lã de rocha e de seguida fixados os paineis à estrutura.
Tratamento Acústico Doméstico CIMG4913
Nesta fase é impriscindível a utilização de mais mão-de-obra. Com páineis de tão grande dimensão, são no minímo necessários 3 elementos (dois para segurar o painel e um para aparafusar). Conforme referí anteriormente, a alternativa passa pela utilização de páineis menores para um manuseamento mais fácil.
Foram também efectuadas quatro aberturas para instalação de 4 focos centrais bem como a respectiva instalação elétrica.
Tratamento Acústico Doméstico CIMG4919
Optei por um foco de lâmpadas normais (casquilho largo) em vez de uma série de outros modelos que pareciam estar mais na moda (leds, halógeneo, etc.).
O principal motivo (além de poder utilizar lâmpadas de baixo consumo) prendeu-se com o facto do acesso ao seu interior me parecer bastante prático, o que nem sempre acontece em focos de dimensões mais reduzidas ... Não sei se fiz bem ... mas está feito e vão ser estes que vão ser montados ... (salvo seja).
Tratamento Acústico Doméstico CIMG4896
Procedeu-se por fim à aplicação de massa fina para rectificação de pequenas imperfeições e desníveis.
Tratamento Acústico Doméstico CIMG4930
Demos por concluído mais uma dia de trabalho, ficando a massa a secar durante a noite para que no dia seguinte se possa começar a lixar, a aplicar o primário (teto) e idealmente concluir todos os trabalhos de pintura... Razz

Já não falta tudo! Very Happy
Até amanhã!

Mister W
Mister W
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 87
Idade : 57
Localização : Almada
Interesses : Girls, Girls, Girls
Data de inscrição : 03/06/2011
Pontos/Reputação : 173

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento Acústico Doméstico Empty Re: Tratamento Acústico Doméstico

Mensagem  ricardo onga-ku 13/9/2011, 20:44

José Manuel Almeida escreveu:
onga-ku escreveu:Para que o tecto não vibre demasiado (criando ressonâncias desagradáveis) convém que a malha estrutural seja o mais apertada possível (se ainda for a tempo coloque um perfil entre cada um dos já instalados ou una-os perpendicularmente) e que sejam utilizadas duas (ou três) placas.
É também benéfico aumentar a massa do tecto colocando um material denso sobre as placas.

Em seguida dever-se-à controlar os reflexos provocados pela superfície lisa do tecto criando ou colocando superfícies irregulares (difusores) nos pontos de primeira reflexão; o mesmo deverá ser feito nas paredes (laterais e traseira).

Caro Onga-Ku,
Agradeço as sugestões.

Quanto à estrutura, foi tida em conta a preocupação de garantir que ficasse bem apertada (qb).

A sugestão de colocar duas ou três placas (de lã de rocha, presumo) pareceu-me interessante apesar de encarecer um pouco o projecto. Shocked
É igualmente importante garantir que as placas ficam bem justas nas extremidades (sem folgas) suportadas nos encaixes e comprimidas contra os perfis.

Em relação aos difusores, concordo plenamente, mas conforme referí anteriormente essa parte vai ficar para uma segunda fase, não só porque os páineis são bastante caros mas também porque é fundamental estudar convenientemente a sua localização.
JA


Caro José Manuel,

Na verdade referia-me a duas ou três placas de gesso cartonado.

Cumprimentos,
onga-ku
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento Acústico Doméstico Empty Re: Tratamento Acústico Doméstico

Mensagem  Mister W 14/9/2011, 09:24

onga-ku escreveu:
Caro José Manuel,
Na verdade referia-me a duas ou três placas de gesso cartonado.
Cumprimentos,
onga-ku

Caro Onga-Ku,
Não considerei sequer essa possibilidade mas não tenho dúvida da sua maior eficácia.

Porém, no meu caso, com placas de gesso cartonado de 3 metros e com um peso considerável, essa opção parece-me um pouco mais dificil de executar Neutral
Como é que colocaria a segunda placa? Fixava primeiro as duas placas e procedia à sua instalação como se fosse apenas uma?! Ou fixava uma de cada vez?

Quem sabe numa próxima oportunidade ...
Cpts,
José Almeida
Mister W
Mister W
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 87
Idade : 57
Localização : Almada
Interesses : Girls, Girls, Girls
Data de inscrição : 03/06/2011
Pontos/Reputação : 173

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento Acústico Doméstico Empty Re: Tratamento Acústico Doméstico

Mensagem  ricardo onga-ku 14/9/2011, 09:33

Pode sempre seccionar as placas e dessa forma não só irá facilitar o seu manuseamento como irá também fazer subir a frequência de ressonância do tecto e provavelmente reduzir o tempo de dissipação da energia.
Julgo que nestes casos se monta uma chapa sobre a estrutura e a segunda é aplicada sobre a outra, talvez cruzada para aumentar a rigidez.

Cumprimentos,
Ricardo



P.S.: esse tecto está com bom aspecto.
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento Acústico Doméstico Empty Re: Tratamento Acústico Doméstico

Mensagem  Mfigueiredo 14/9/2011, 09:45



Parabéns.

É de louvar esta disposição para "meter as mãos na massa".

Eu faria apenas uma sugestão: Utilizar iluminação mais eficiente. Lâmpadas de descarga com cor confortável seriam muito mais interessantes. (A meu ver, claro).
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento Acústico Doméstico Empty Re: Tratamento Acústico Doméstico

Mensagem  Carlomar 14/9/2011, 23:35

onga-ku escreveu:
É também benéfico aumentar a massa do tecto colocando um material denso sobre as placas.

Eu fiz isso por colocar uma camada fina (2 a 3 cm)de areia do rio seca por cima do pladur e antes da lã de rocha.
Segui uma indicação que li há uns bons anos atraz do Mestre Hulbein.

De facto ao se bater com os dedos numa zona com areia tem um som muito mais seco do que onde não tem areia.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento Acústico Doméstico Empty Dia #5 - Contagem Decrescente ...

Mensagem  Mister W 15/9/2011, 18:21

Caros amigos,
Tenho a noção de que o pior já passou ... mas também tenho um ligeiro feeling de que este projecto a que tendenciosamente apelidei de Tratamento Acústico Doméstico nunca vai estar concluído, nunca vai ter um fim, pois receio que vai estar em constante transformação pelas inúmeras ideias que me vão ocorrendo e pelas sábias sugestões dos membros deste fórum a quem gostaria desde já de endereçar os meus agradecimentos.

Sem mais demoras a obra continuou com a parte da pintura, iluminação e pequenos acabamentos. Seleccionei uma combinação de duas cores, um vermelho escuro e uma espécie de cinzento a que de momento não me ocorre o nome correcto. Apesar de numa sala de pequenas dimensões as cores fortes poderem não ser aconselháveis (por quebrarem a ideia de profundidade) estou convicto que, depois de começar a preencher a sala com mobiliário claro e por fim, quando aplicados os painéis de difusão e absorção, este espaço terá um aspecto bem mais composto e agradável. Fica uma pequena ideia.
Tratamento Acústico Doméstico CIMG4941

Depois de concluídas as pinturas démos por fim inicio à colocação do chão.
Para a base optei por uma espuma em rolo da Vicoustic, a ISO Underfloor 16. Infelizmente tive que comprar um rolo (o mais pequeno) já que este produto não se comercializa em menores quantidades. Este rolo tem 1,5 x 16 metros e dá para cobrir 24m2. A expessura é de cerca de 5mm.
Existem outros produtos para isolamento acústico, mas o que me levou a optar por este foram, as credênciais desta empresa nacional (com projecção mundial) e a qualidade dos seus produtos bem como o facto de ser um produto económico.
Tratamento Acústico Doméstico CIMG4882-1
Por cima do Vicoustic Underfloor foram colocadas umas placas de um produto da Axton com vários compostos e que garante um grau razoável de isolamento acústico (22dB) e térmico. Sem querer fazer publicidade, este produto encontra-se à venda no Leroy Merlin em pacotes de 5m2 por um preço bastante em conta.
Tratamento Acústico Doméstico CIMG4909-1
Quanto ao chão, optei por um de valor intermédio com cerca de 10mm de expessura, com isolamento acústico e um pouco texturado (Ref. Carvalho - Elegance Rustic). Optei também por um rodapé de carvalho (idêntico ao chão) com 8 cm.
A escolha do chão passa acima de tudo por uma questão de gosto pessoal. No entanto, importa ter o seguinte em consideração:
-Qualidade C5 e expessura minima de 8mm;
-Recomendável alguma textura e de preferência sem verniz já que um chão demasiado liso e brilhante, não é normalmente sinónimo de uma acústica razoável;
-Evitar as promoções das grandes superficies já que estas se destinam ao stock-off de produtos que não se vendem bem e por isso, não são normalmente o garante da melhor qualidade.
Tratamento Acústico Doméstico CIMG4921-1
Posto isto, demos inicio à instalação do chão, com as camadas de isolamento e rodapé, respectivamente.
São 19:00 horas do dia 15/09/2011 e espero sinceramente ver o chão completamente instalado ainda hoje, para começar a rechear a sala e passar ao que realmente interessa: USUFRUIR! Smile
Tratamento Acústico Doméstico CIMG4943
Amanhã conto dar-vos uma ideia global do projecto com uma(s) foto(s) da sala. Hoje já não ... estou demasiado cansado e desesperadamente a precisar de um grande banho e depois ... vou ver a bola!
Um Abraço.
Mister W
Mister W
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 87
Idade : 57
Localização : Almada
Interesses : Girls, Girls, Girls
Data de inscrição : 03/06/2011
Pontos/Reputação : 173

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento Acústico Doméstico Empty Re: Tratamento Acústico Doméstico

Mensagem  ricardo onga-ku 15/9/2011, 18:38

Se o pavimento ficar demasiado "esponjoso" proponho que assente o soalho flutuante sobre chapas de Viroc ou MDF.
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento Acústico Doméstico Empty Re: Tratamento Acústico Doméstico

Mensagem  Mfigueiredo 16/9/2011, 10:36

onga-ku escreveu:Se o pavimento ficar demasiado "esponjoso" proponho que assente o soalho flutuante sobre chapas de Viroc ou MDF.

Eu juntaria às várias possibilidades, placas de corticite!~


Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento Acústico Doméstico Empty Re: Tratamento Acústico Doméstico

Mensagem  Mister W 17/9/2011, 11:50

onga-ku escreveu:Se o pavimento ficar demasiado "esponjoso" proponho que assente o soalho flutuante sobre chapas de Viroc ou MDF.
De facto, estava com algum receio que o chão ficasse demasiado "flutuante" (que é uma das caracteristicas que menos gosto neste tipo de chão...) mas por acaso não ficou praticamente nada "esponjoso". Presumo que seja pelo facto do chão ter uma expessura bastante razoável.

Para quem estiver na disposição de gastar um pouco mais (ou melhor, bastante mais) existem opções de parquet com uma expessura de 20 e 25 mm, mas que custam 60, 70, ou até 100 Euros por metro quadrado!
No meu caso, para um chão de 10 mm de expessura, creio que custou à volta dos 18 euros m2.



Mister W
Mister W
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 87
Idade : 57
Localização : Almada
Interesses : Girls, Girls, Girls
Data de inscrição : 03/06/2011
Pontos/Reputação : 173

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento Acústico Doméstico Empty Re: Tratamento Acústico Doméstico

Mensagem  Mister W 17/9/2011, 11:59

Carlomar escreveu:
onga-ku escreveu:
É também benéfico aumentar a massa do tecto colocando um material denso sobre as placas.
Eu fiz isso por colocar uma camada fina (2 a 3 cm)de areia do rio seca por cima do pladur e antes da lã de rocha.
Segui uma indicação que li há uns bons anos atraz do Mestre Hulbein.
De facto ao se bater com os dedos numa zona com areia tem um som muito mais seco do que onde não tem areia.
Carlomar,
Como é que essa areia foi colocada? Dentro de sacos ou simplesmente espalhada ao longo das placas do teto?
Essa é concerteza uma boa opção, mas conforme já referí, não arriscaria colocar mais peso em cima de placas desta dimensão (3 metros).
Para uma solução dessas (i.e., com areia) aconselho placas de menor dimensão e um reforço adicional da estrutura ... não vá o diabo tecê-las ... What a Face
Mister W
Mister W
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 87
Idade : 57
Localização : Almada
Interesses : Girls, Girls, Girls
Data de inscrição : 03/06/2011
Pontos/Reputação : 173

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento Acústico Doméstico Empty Re: Tratamento Acústico Doméstico

Mensagem  lore 17/9/2011, 12:49

Boas, o tecto esta nivelado , ou foi feito a descair de forma a quebrar o paralelismo com o chao ?
lore
lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 841
Idade : 48
Localização : lisboa
Ocupação : http://www.laso.pt/04solucoes/05galeria.php
Interesses : cabrios ,motos , muitos kw , tatoos, adrenalina
Data de inscrição : 26/10/2008
Pontos/Reputação : 1037

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento Acústico Doméstico Empty Re: Tratamento Acústico Doméstico

Mensagem  Mister W 17/9/2011, 15:02

lore escreveu:Boas, o tecto esta nivelado , ou foi feito a descair de forma a quebrar o paralelismo com o chao ?
Boas,
O tecto está nivelado. Não houve qualquer intenção de o fazer descair, como refere.
O que por vezes acontece, em casas com mais de 40 anos (como é o caso) é existirem alguns desníveis de origem, mas nada de muito significativo ou alarmante.


Mister W
Mister W
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 87
Idade : 57
Localização : Almada
Interesses : Girls, Girls, Girls
Data de inscrição : 03/06/2011
Pontos/Reputação : 173

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento Acústico Doméstico Empty Re: Tratamento Acústico Doméstico

Mensagem  lore 17/9/2011, 16:55

O paralelismo entre tecto e chao nao acrescenta nada de bom á acustica , por isso pensava que podia ter sido executado de modo a quebrar essa simetria .

Ja agora entre as placas e os perfis metalicos podia aplicaralgum tipo de pasta de juntas para matar possiveis vibraçoes se os parafusos perderem a força de aperto.
lore
lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 841
Idade : 48
Localização : lisboa
Ocupação : http://www.laso.pt/04solucoes/05galeria.php
Interesses : cabrios ,motos , muitos kw , tatoos, adrenalina
Data de inscrição : 26/10/2008
Pontos/Reputação : 1037

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento Acústico Doméstico Empty Dia #6 - Uff !

Mensagem  Mister W 17/9/2011, 21:15

Caríssimos,
A obra ficou por fim concluída ao 6º dia, depois de alguns contratempos, interrupções e muito pó inalado (!). Estou convencido que caso tivessemos utilizado dias completos de trabalho (8 horas minímo) teríamos certamente concluído os trabalhos em 4 ou 5 dias (chão, tecto, pintura, etc.).

Tenho que admitir que o resultado final superou as minhas expectativas mais positivas. Deixo-vos uma fotos para a Vossa apreciação.
Tratamento Acústico Doméstico CIMG4970
Esta é a bancada/armário (da Kemen) que por agora vai servir para colocar o equipamento. Vou utilizar umas bases Vincent de madeira com spikes metálicos. Gostava de arranjar um outro armário destes para espalhar horizontalmente os vários módulos do meu sistema (incluindo gira-discos) mas por enquanto é o que se pode arranjar.
Tratamento Acústico Doméstico CIMG4960
Num dos cantos existe um roupeiro (quase da altura do teto) que espero em breve transferir deste espaço ... só não sei para onde.
No Interessados?!
Tratamento Acústico Doméstico CIMG4982
A porta não foi esquecida (principalmente porque tem mais de 2 cms de altura do chão) mas por questões de orçamento terá que ficar para mais tarde.
Alguém faz ideia de quanto poderá custar uma porta tipo estúdio?
Tratamento Acústico Doméstico CIMG4974
Nota: O chão está sujo. Não liguem ...
Tratamento Acústico Doméstico CIMG4962
Ainda faltam uns detalhes para compor a coisa, tais como: tapete (já tenho), sofá, candeeiro de chão e por último os tão aclamados painéis acústicos (difusão e absorção). Estes últimos terão que aguardar um pouco, uma vez que o plafond evaporou-se ...
Apesar de tudo, este tipo de obra não é tão caro como julgava antes de começar a pesquisar. Obviamente que depende muito da àrea, da qualidade dos materiais a aplicar e principalmente de quem executa.
Tratamento Acústico Doméstico CIMG4948
Em breve tratarei de publicar algumas fotos com o meu sistema, ou melhor, amostra de sistema (mas que faz as delicias do seu dono) bounce
Até Breve

Mister W
Mister W
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 87
Idade : 57
Localização : Almada
Interesses : Girls, Girls, Girls
Data de inscrição : 03/06/2011
Pontos/Reputação : 173

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento Acústico Doméstico Empty Enfiim ... sós!

Mensagem  Mister W 20/9/2011, 11:05


Depois de concluídos os trabalhos que aqui fui dando conta, eis que liguei por fim o sistema e ...

vejam os detalhes em "O Meu Sistema":
http://www.audiopt.net/t11795-o-mesmo-sistema-um-novo-plateau#134151
Mister W
Mister W
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 87
Idade : 57
Localização : Almada
Interesses : Girls, Girls, Girls
Data de inscrição : 03/06/2011
Pontos/Reputação : 173

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento Acústico Doméstico Empty Re: Tratamento Acústico Doméstico

Mensagem  longplay 26/9/2011, 23:08

Muito bom aspecto... Tratamento Acústico Doméstico 969831
Agora, está na fase em que me encontro, painéis acústicos e afins. Já tem algo em mente?
longplay
longplay
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 616
Idade : 45
Localização : Batalha
Data de inscrição : 12/04/2009
Pontos/Reputação : 791

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento Acústico Doméstico Empty Re: Tratamento Acústico Doméstico

Mensagem  Mister W 27/9/2011, 10:24

longplay escreveu:Muito bom aspecto... Tratamento Acústico Doméstico 969831
Agora, está na fase em que me encontro, painéis acústicos e afins. Já tem algo em mente?
Caro Longplay,
Em mente tenho muita coisa ... o que não tenho é aquilo com que se compra o que tenho em mente ... Crying or Very sad

Apesar de termos no nosso pais dois dos mais conceituados fabricantes de paineis a nível mundial (Jocavi e Vicoustic) nem assim os preços praticados são minimamente atractivos. (Aliás, acho que em certos casos, fica mais barato comprar os produtos Made in Portugal lá fora ... enfim)

Acho incrivel pedir-se mais de 100 euros por um painel de 60 X 60 cm e apesar de não precisar de muitos, certamente não vou dar essas quantias que andam abusivamente a pedir por aí. Nem pensar! Mad

De qualquer das formas, já comprei duas caixas de uns painéis (diy) da marca francesa Col'Sound e uns temp tabs da Auralex que permitem colocar painéis e retirá-los mais tarde sem os danificar. Deixo um link dos painéis (mas não foi aqui que eu comprei):
http://www.mixexperience.com/products/product-detail/col-sound-anti-flutter-st415.html

Agora só estou à espera de um estudo de um amigo quanto ao melhor posicionamento e às quantidades. Caso seja tecnicamente recomendável, gostava de colocar os painéis da Col'Sound no tecto, pois tenho vários e acho que ficam bem.

Darei noticias quando surgirem novidades.
Mister W
Mister W
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 87
Idade : 57
Localização : Almada
Interesses : Girls, Girls, Girls
Data de inscrição : 03/06/2011
Pontos/Reputação : 173

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento Acústico Doméstico Empty Re: Tratamento Acústico Doméstico

Mensagem  Carlomar 30/9/2011, 19:46

José Manuel Almeida escreveu:
Carlomar,
Como é que essa areia foi colocada? Dentro de sacos ou simplesmente espalhada ao longo das placas do teto?
Essa é concerteza uma boa opção, mas conforme já referí, não arriscaria colocar mais peso em cima de placas desta dimensão (3 metros).
Para uma solução dessas (i.e., com areia) aconselho placas de menor dimensão e um reforço adicional da estrutura ... não vá o diabo tecê-las ... What a Face
Peço desculpa pelo atraso na resposta.
Areia foi colocada diretamente por cima das placas.
A ultima placa não levou areia, porque teria de abrir um buraco para ter acesso ao interior.
O toque dos dedos entre as placas que tem areia a placa que não tem areia é bastante diferente.
Para compensar o aumento de peso, coloquei o dobro dos parafusos.

Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento Acústico Doméstico Empty Re: Tratamento Acústico Doméstico

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos