Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O mesmo sistema ... um novo plateau

+5
Orion
ricardo onga-ku
Fernando Novais
ginjas
Mister W
9 participantes

Ir para baixo

O mesmo sistema ... um novo plateau Empty O mesmo sistema ... um novo plateau

Mensagem  Mister W 20/9/2011, 11:01

Caríssimos,
Depois de concluídas as obras de melhoramento de uma sala que vou utilizar quase exclusivamente para fins de audição (ver projecto em D.I.Y. - Tratamento Acústico Doméstico) eis que surgiu o tão esperado momento de instalar o meu sistema e por fim constatar se esta trabalheira toda valeu mesmo a pena. confused

Em termos estéticos e de valorização do espaço, já referí que o projecto excedeu largamente as minhas expectativas. E em termos acústicos, que é o que realmente interessa? Vamos ver...
Duma coisa estou certo. Este projecto (melhoramento acústico da sala) não terminou aqui. Entre outros, posso facilmente enumerar umas quantas alterações ... que aguardam por melhores dias (i.e. refresh financeiro): Páineis acústicos (absorção e difusão), Substituição de Porta, novo armário ou base para gira-discos, etc.
Bem, vamos então ao que interessa.
O mesmo sistema ... um novo plateau CIMG4986
Uma panorâmica geral do set-up.
De salientar que esta pode não ser a disposição final, bem como a base/armário que deverá ser substituída, apesar de nem desgostar da mesma ....
O mesmo sistema ... um novo plateau CIMG4988
O alinhamento da equipa principal é o seguinte:
-Yamaha Stereo Amplifier A-S1000
-Yamaha SACD Player CD-S1000
-Vincent Tube AM/FM Tuner STU-2
-Power Supply Filter Unit Von Masoch TW-D1005
-Power cords Vincent + Soundright
-B&W 684 Speakers (black)
-Mission 753 Freedom Speakers (black)
-QED Silver Anniversary XT (SW) speaker cable
-Chord Silverscreen Bi-wire speaker cable
O mesmo sistema ... um novo plateau CIMG4997
O grande dilema é que um dos pares de colunas tem que passar para a 2ª equipa (para fazer companhia ao grande/pequeno TEAC CR-H500).
Se por um lado as B&W 684 são claramente portadoras de uma maior profundidade e dinamismo, as Mission 753 Freedom tem um som bastante mais neutro e puro o que lhes confere uma musicalidade muito própria e agradável. Quanto à construção, não há muito a dizer já que as Mission são incomparavelmente mais robustas e de melhor construção (Made in UK) e os materiais usados de muito melhor qualidade (muito mais pesadas também).
O mesmo sistema ... um novo plateau CIMG4991
Apesar de muito diferentes, tanto as B&W como as Mission encaixam bastante bem neste set-up.
Um dos pontos que poderá eventualmente desempatar tem por base a relação com o gira-discos que estou prestes a instalar.
Um outro factor, bastante relevante por sinal, é o facto das B&W me causarem algum cansaço auditivo após um periodo consideravel de audição. Com as Mission parece acontecer precisamente o contrário. Quantro mais oiço mas vontade tenho de continuar a ouvir.
Estou certo que muitos de Vós entendem o que quero dizer e possivelmente já passaram por situações idênticas ...
O mesmo sistema ... um novo plateau CIMG4994
Por úlltimo e em relação à envolvência da nova sala e a sua acústica em geral, não há dúvida que o melhoramento foi notório e considerável.

No entanto, devido às superficies planas em demasia, nota-se que o som está bastante "escorregadio" e pouco controlado nas suas diferentes vertentes mas nada que meia-dúzia de difusores não possam facilmente resolver.

Quanto a ecos, reverbação ou outro tipo de ruídos causados pela estrutura do tecto (que era o meu receio) não encontrei absolutamente nada. De qualquer das formas ainda é cedo para tecer considerações finais ou muito profundas. Vou continuar a publicar aqui os upgrades futuros e os feed-backs respectivos para a Vossa apreciação.

Cada vez mais me convenço que é mais importante possuir um sistema, por modesto que seja, num ambiente com acústica apropriada do que um super sistema em condições medíocres de audição.

Um Abraço
Mister W
Mister W
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 87
Idade : 57
Localização : Almada
Interesses : Girls, Girls, Girls
Data de inscrição : 03/06/2011
Pontos/Reputação : 173

Ir para o topo Ir para baixo

O mesmo sistema ... um novo plateau Empty Re: O mesmo sistema ... um novo plateau

Mensagem  ginjas 20/9/2011, 12:19

Parabéns pelo espaço, aconselho só um movel o mais baixo possivel, e vai ver que as colunas "desaparecem" mais facilmente. Outra coisa é escolher quais as colunas a ficar, pois assim como estão, uma delas "toca" sempre mesmo desligadas.
ginjas
ginjas
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 953
Idade : 46
Localização : Charneca
Ocupação : artes gráficas
Interesses : btt, tenis de mesa, squash, musica, fotografia
Data de inscrição : 04/06/2007
Pontos/Reputação : 550

Ir para o topo Ir para baixo

O mesmo sistema ... um novo plateau Empty Re: O mesmo sistema ... um novo plateau

Mensagem  Fernando Novais 20/9/2011, 13:11

Parabens pelo sistema O mesmo sistema ... um novo plateau 403861
Concordo também com o Ginjas lol!
Fernando Novais
Fernando Novais
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2644
Idade : 55
Localização : Gondomar/Porto
Ocupação : Funcionario Publico
Interesses : Musica/Cinema/Vespas
Data de inscrição : 18/02/2008
Pontos/Reputação : 1764

Ir para o topo Ir para baixo

O mesmo sistema ... um novo plateau Empty Re: O mesmo sistema ... um novo plateau

Mensagem  ricardo onga-ku 20/9/2011, 17:39

O primeiro comentário é que as colunas devem ser colocadas de forma simétrica em relação à sala com distância diferente à parede lateral e à traseira.
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

O mesmo sistema ... um novo plateau Empty Re: O mesmo sistema ... um novo plateau

Mensagem  Orion 20/9/2011, 17:56

Parabéns pelo conjunto e obrigado pela partilha. Wink

Cumprimentos
Orion
Orion
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4626
Idade : 53
Localização : bem localizado
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Data de inscrição : 28/06/2007
Pontos/Reputação : 2573

Ir para o topo Ir para baixo

O mesmo sistema ... um novo plateau Empty Re: O mesmo sistema ... um novo plateau

Mensagem  luis lopes 20/9/2011, 19:32

O mesmo sistema ... um novo plateau 403861
uma pequenas rectificações,... e fica um mimo O mesmo sistema ... um novo plateau 950882
luis lopes
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2877
Idade : 57
Localização : Maiorca F.Foz
Ocupação : Motorista á espera de melhores dias...
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Data de inscrição : 19/04/2009
Pontos/Reputação : 3131

Ir para o topo Ir para baixo

O mesmo sistema ... um novo plateau Empty Re: O mesmo sistema ... um novo plateau

Mensagem  cocharro 20/9/2011, 20:25

Assim uma pessoa ainda fica é com ideias de fazer o mesmo em casa Very Happy e la se vao mais uns euros hehehe

cocharro
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 52
Idade : 48
Localização : Lisboa
Ocupação : Analista informatico
Interesses : Viajar, comer
Data de inscrição : 19/06/2011
Pontos/Reputação : 122

Ir para o topo Ir para baixo

O mesmo sistema ... um novo plateau Empty Re: O mesmo sistema ... um novo plateau

Mensagem  manel1 20/9/2011, 20:54

Parabéns pela sala, ainda bem que sente que valeu a pena. É certo que a sala está muito despida, mas com uns paineis difusores e algo que atenue um pouco as altas e médias frequências deverá ficar 5***.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

O mesmo sistema ... um novo plateau Empty Melhoramentos ...

Mensagem  Mister W 12/10/2011, 16:17

Caríssimos,
Lá me decidí a comprar um móvel para acomodar convenientemente o meu equipamento ...
Reconheço que o vidro não é propriamente o melhor material para este fim (preferia madeira) mas tendo em conta o preço, a qualidade e o facto de ser bonito, creio ter feito uma boa escolha.
Ficam as fotos para a Vossa apreciação.
O mesmo sistema ... um novo plateau CIMG5023
O facto de poder expandir futuramente o meu set-up foi também um dos motivos que me levou a optar por este formato pois não fico condicionado em termos de espaço.
O mesmo sistema ... um novo plateau CIMG5006
Agora só falta mesmo melhorar a acústica da sala com a inclusão de uns painéis (e talvez uma porta nova) e nos próximos tempos não quero ouvir falar em gastar mais dinheiro neste espaço. Só mesmo em discos ... Agora é só usufruir ao máximo! Basketball

P.S. Para os que cultivam o gosto pelo vinil, vou colocar mais umas fotos do meu gira&toca-discos na secção apropriada.
Mister W
Mister W
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 87
Idade : 57
Localização : Almada
Interesses : Girls, Girls, Girls
Data de inscrição : 03/06/2011
Pontos/Reputação : 173

Ir para o topo Ir para baixo

O mesmo sistema ... um novo plateau Empty Re: O mesmo sistema ... um novo plateau

Mensagem  facso 13/10/2011, 01:24

boa noite caro josé,

posso-lhe perguntar qual a sua opinião geral sobre o amplificador? destinge-lhe algum carácter sónico que valha a pena mencionar?

cumprimentos
facso
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 403
Ocupação : Bastante!
Interesses : Diversos, mas este é um grande...
Data de inscrição : 21/04/2010
Pontos/Reputação : 595

Ir para o topo Ir para baixo

O mesmo sistema ... um novo plateau Empty Opinião s/ Yamaha A-S1000

Mensagem  Mister W 13/10/2011, 20:38

Caro Facso,

De uma forma resumida (espero) e com uma linguagem não-técnica, tenho todo o prazer em deixar a minha opinião sobre o Yamaha A-S1000, mas quero salientar que não tenho quaisquer pretensões audiófilas nem nada que se pareça, pelo que a minha análise pode, por vezes, parecer pouco rigorosa e profunda. Aliás, o que eu vou expressar não se trata de uma análise sequer, mas uma mera opinião de um consumidor e mero amante de música.

Curiosamente, adquiri primeiro o Yamaha CD-S1000 (Leitor SACD) e passados uns meses largos, como precisava igualmente de substituir o meu Myryad T-40, optei pelo amplificador da mesma linha, o Yamaha A-S1000, em parte porque estava plenamente satisfeito com o leitor SACD.

Além da irrepreensível qualidade de construção, do seu agradável look retro (e duns modestos 22 KGs!) o A-S1000 pareceu-me desde o inicio muito equilibrado e acima de tudo com variadas possibilidades de expansão. Por exemplo:
Além dos cinco canais (Main Direct, Line 2, Line 1, CD, Tuner) vem ainda equipado com uma excelente etápa de phono (MM ou MC) à qual eu não tenho dado o minímo descanso. O mesmo sistema ... um novo plateau 503122
Dois grupos de saídas (por canal) para dois pares de colunas ou para possibilitar bi-wiring (coisa rara ...). (Mais um ponto a favor, pois sou um utilizador regular de bi-cablagem nos meus sistemas).
Ligações independentes (In/Out) que possibilitam uma utilização futura como pré ou power amp. (Excelente).
Capacidade de 4-ohms que permite a utilização de uma vasta gama de colunas. (Fantástico. Como um dia penso transitar para as válvulas, posso começar por umas colunas de 4 ohms ... e mais tarde, quando me cansar do A-S1000, o amplificador ... a válvulas).
Etc. Etc.

Além de tudo isto e dos seus 90W por canal, o A-S1000 é portador de uma transparência e pureza de som excepcionais, com níveis minimos de distorção, mesmo nos suportes e passagens mais exigentes e independentemente dos níveis de volume utilizado (... muito honestamente ainda não me atreví a passar ¼ da sua potência).

Após vários meses de utilização exaustiva, posso afirmar com convicção que ainda não me cansei minimamente e que continuo a ter exactamente o mesmo prazer que sentia nos primeiros dias de audição.
Das fontes que tenho utilizado com maior frequência, permitam-me destacar o Super Audio, cujo “casamento” com o CD-S1000 tem dado os melhores frutos (apesar da limitação deste suporte, em termos de variedade) bem como a excelente etápa phono que tem deixado o meu Thorens 850 (e principalmente o dono) completamente maravilhado. Esta poderá consistir uma excelente alternativa para os amantes de vinil.

Sinceramente não compreendo algumas criticas que tenho lido, em que alguns apelidam o A-S1000 de “...demasiado rico e detalhado... e com um baixo demasiado agressivo ...”. Eu considero que possui um som bastante natural e detalhado (nada exagerado) e um baixo extremamente sólido, só isso.
Enfim, esforço-me por acreditar que poderão ser meras opiniões, mas tivesse este suberbo equipamento um logotipo de um outro fabricante (por ex: Krell) e as ditas critícas seriam certamente diferentes.

Um abraço a todos.

Nota: Não tenho nada contra a Krell, muito pelo conrário. (Contra, só mesmo o facto de serem estupidamente caros).
Mister W
Mister W
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 87
Idade : 57
Localização : Almada
Interesses : Girls, Girls, Girls
Data de inscrição : 03/06/2011
Pontos/Reputação : 173

Ir para o topo Ir para baixo

O mesmo sistema ... um novo plateau Empty Re: O mesmo sistema ... um novo plateau

Mensagem  facso 13/10/2011, 21:33

obrigado caro José,

sim...realmente sobre esses yamys lê-se de tudo... bom e mau:)

apesar de ainda não ter conseguido ouvir nenhum deles (amplificadores), há uns tempos atrás pisquei o olho ao as2000... e ainda não perdi a vontade de o ouvir.

tem uma construção interna e externa espectacular... isso é certo!

cumprimentos!
facso
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 403
Ocupação : Bastante!
Interesses : Diversos, mas este é um grande...
Data de inscrição : 21/04/2010
Pontos/Reputação : 595

Ir para o topo Ir para baixo

O mesmo sistema ... um novo plateau Empty Re: O mesmo sistema ... um novo plateau

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos