Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O meu Sistema Audio

5 participantes

Ir para baixo

O meu Sistema Audio Empty O meu Sistema Audio

Mensagem  Rui_Rodrig 27/2/2012, 19:11

Boas tardes, caros colegas do Forum,

Resolvi transferir e editar a informação sobre o meu sistema audio para este local do forum que é o mais adequado para apresentar os nossos sistemas e respectivas alterações, bem como dissertar sobre isso.

Ainda novo, comecei por ter um gravador de bobinas (13cm) portátil da Sony de que me desfiz !
Depois deram-me um gira-discos Philips com amplificação a válvulas e altifalante incluído na tampa do conjunto que também era portátil, embora não o usasse como tal. A este não fiz o disparate de me desfazer dele: ainda se encontra guardado e um dia destes vou buscá-lo para ver se funciona !...
Depois ofereceram-me um compacto NEC stereo (receiver + giradiscos + colunas) e logo comecei a ouvir outro som. Está também guardado há anos ! Mas chega de nostalgia ...

Comprei a minha primeira aparelhagem hi-fi em 1976, a qual começou com um amplificador Scott e duas colunas também Scott, tudo novo, e um deck de cassettes emprestado para poder ouvir qualquer som !... Logo a seguir, alimentei a entrada auxiliar do amp com as saídas para as colunas do compacto NEC (receiver + gira-discos) e logo a seguir recebi um deck novo da AIWA que entretanto me ofereceram e assim aguentei quase seis anos! Tempos difíceis em que não havia muito dinheiro, nem compras a crédito, nem emprego para pagar os sonhos ! Eram os familiares que ofereciam de vez em quando um presente. Bem mas isso é a essência da vida com dias melhores e menos bons e agora, noutras condições, estou a começar a cuidar e renovar a minha velhinha hi-fi ...

Comecei por mandar fazer a revisão ao amplificador. Depois, mandei arranjar o carregamento frontal do deck. Agora, foi o gira-discos para afinar e mudar a célula. Também a gaveta do leitor de CD que fazia ruído foi reparada. A seguir, irão as velhas colunas pois uma parece soar com menos agudos de que a outra ...
Entretanto, comecei também a adquirir alguns novos componentes para não "estafar" demais os antigos que tão bons e leais serviços me prestaram ao longo de mais de trinta anos e ainda para experimentar ouvir outro som !...

Vou tirar umas fotos ao equipamento (não sou muito habilidoso nisso...) e depois colocar aqui neste tópico.

Não considero que o meu sistema tenha um som muito bom até porque um amigo meu que tinha mais
disponibilidades financeiras e na mesma altura comprou um amplificador Scott da linha profissional e umas colunas Altec-Lansing apresentava diferenças notórias a tocar !

Mas uma conclusão já tirei de tudo quanto tenho lido e um pouco ouvido: cuidado com as opiniões dos outros, mesmo as bem intencionadas, às vezes um pouco extremadas e também das revistas (principalmente as inglesas) e também das lojas que representam marcas e só consideram os seus equipamentos ! Nada, mas mesmo nada, substitui umas boas audições (os nossos ouvidos, portanto) em várias casas da especialidade (notem o plural ...), pois a aparelhagem deve soar bem mas também ao nosso gosto, pois não soam todas iguais, claro !

=== Aparelhagem inicial ===
(1976)
Amplificador SCOTT A436
Colunas SCOTT S61
Deck cassettes AIWA AD-6500
(1983/4)
Gira-discos THORENS TD166MKII c/ ORTOFON FF15XEII
Auscultadores SENNHEISER HD-420
Tuner YAMAHA T-07
(1990)
Leitor de CD PHILIPS CD-618
=== início de remodelação ===
(2010)
Deck cassettes TECHNICS RS-AZ7
Deck cassettes TECHNICS RS-BX601
(2011)
Tuner DENON TU-1800DAB
(2011)
Colunas Monitor Audio BR2
(2011)
Deck Minidisc SONY JA-30ES
(2012)
Leitor de CD NAD C515BEE

Cablagem de interconexão Hama e de colunas QED 79

(datas de aquisição entretanto corrigidas)

Peço a vossa paciência para aguardarem as fotos. Smile

Obrigado,
Rui
Rui_Rodrig
Rui_Rodrig
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 129
Idade : 66
Localização : Porto
Ocupação : Técnico Superior de Lazer
Interesses : Autos, motos, computadores e música
Data de inscrição : 16/02/2012
Pontos/Reputação : 197

Ir para o topo Ir para baixo

O meu Sistema Audio Empty Re: O meu Sistema Audio

Mensagem  Rui_Rodrig 2/3/2012, 22:38

Caros foristas, conforme o prometido, seguem algumas fotos dos componentes do meu sistema.

O meu Sistema Audio P1000210g

O meu Sistema Audio P1000236bk

O meu Sistema Audio P1000208j

O meu Sistema Audio P1000211lg

Cumprimentos,
Rui


Rui_Rodrig
Rui_Rodrig
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 129
Idade : 66
Localização : Porto
Ocupação : Técnico Superior de Lazer
Interesses : Autos, motos, computadores e música
Data de inscrição : 16/02/2012
Pontos/Reputação : 197

Ir para o topo Ir para baixo

O meu Sistema Audio Empty Re: O meu Sistema Audio

Mensagem  Fernando Novais 3/3/2012, 08:03

Parabéns Rui pelo seu sistema lol!
Fernando Novais
Fernando Novais
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2644
Idade : 55
Localização : Gondomar/Porto
Ocupação : Funcionario Publico
Interesses : Musica/Cinema/Vespas
Data de inscrição : 18/02/2008
Pontos/Reputação : 1764

Ir para o topo Ir para baixo

O meu Sistema Audio Empty Re: O meu Sistema Audio

Mensagem  manel1 3/3/2012, 11:06

Viva

Pelo que vejo é fã das gravações O meu Sistema Audio 915520 . A ministra do interior não se chateia com tanto cabo à vista? O meu Sistema Audio 16044 podia reunir os cabos de potência num daqueles acessório usados na informática para o efeito e fazer o mesmo com os cabos de sinal, ficava mais arrumadinho. Pelo que vejo as colunas estão bem afastadas das paredes, isso dá uma ajuda imensa para uma boa qualidade de som. O meu Sistema Audio 403861

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

O meu Sistema Audio Empty Re: O meu Sistema Audio

Mensagem  Rui_Rodrig 5/3/2012, 00:02

Boa noite, caros amigos do fórum:

Caro Novais, o sistema não está lá grande coisa; está em curso de mudança do "sistema antigo" Scott
para um mais moderno ainda pouco definido mas, que me vou esforçar por me satisfazer como o antigo
me proporcionou há muitos anos. Pode ver-se alguns componentes já alterados, outros não.

Caro Manel, tem toda a razão mas aquele armário não permite muitas facilidades em lidar com cabos e
os componentes estão onde estão. Por vezes, tenho cabos um pouco compridos mas se mexer nas posições de alguns componentes para testes, ficam à justa. Juntar cabos de alimentação sim, mas os
de sinal (Hama, gama média) não dará mal resultado ? Quanto às gravações, realmente exagerei mas
actualmente ando um pouco preguiçoso. Mas olhe que o Technics toca mesmo bem uma cassette tipo I
bem gravada ! Mas o que eu ouço com mais gosto ainda é o tuner que é um espectáculo ! Recomendo,
excepto o preço, mas também não é preciso escolher a versão DAB, agora que a emissão DAB está indisponível em Portugal. Aguardemos ...
Quanto às colunas, foi só para a foto. As Scott actualmente estão encostadas num sítio da sala e não as uso. Já as Monitor Audio BR2 nos suportes, para a sala de 15m2, são um espectáculo: que som e
que palco que permitem a partir do Denon a ouvir a Rádio Nova que tem uma qualidade de emissão
muito boa. Já o Nad não faz a mesma festa e quanto a competir com o velhinho Philips, a cada um
o seu som característico. Aguardem alterações, pois estou a começar a mexer começando pela
corrente do sector, tomadas, réguas, cabos, etc.

Cumps, Rui
Rui_Rodrig
Rui_Rodrig
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 129
Idade : 66
Localização : Porto
Ocupação : Técnico Superior de Lazer
Interesses : Autos, motos, computadores e música
Data de inscrição : 16/02/2012
Pontos/Reputação : 197

Ir para o topo Ir para baixo

O meu Sistema Audio Empty Re: O meu Sistema Audio

Mensagem  luis lopes 5/3/2012, 21:29

bonitos aparelhos cheers
e o thorens fica sempre bem em qualquer ambiente Cool
luis lopes
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2877
Idade : 57
Localização : Maiorca F.Foz
Ocupação : Motorista á espera de melhores dias...
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Data de inscrição : 19/04/2009
Pontos/Reputação : 3131

Ir para o topo Ir para baixo

O meu Sistema Audio Empty Re: O meu Sistema Audio

Mensagem  Rui_Rodrig 16/7/2013, 09:39

Caros foristas:

Novas imagens dos meu sistemas devido a recentes aquisições ...

O meu Sistema Audio P1000346g
O meu Sistema Audio P1000345b
O meu Sistema Audio P1000343l
O meu Sistema Audio P1000342j
O meu Sistema Audio P1000227f
O meu Sistema Audio P1000227f
O meu Sistema Audio P1000340zb
O meu Sistema Audio P1000339l

Podem distinguir-se três sistemas: o de referência (Roksan), o vintage (Scott) e o de válvulas (Dynavox). Além disso existem mais uns componentes micro da NuForce, Pro-ject e Tripath (Indeed Hifi Lab). As colunas são Monitor Audio BR2, Xavian Gran Colonna e Scott S61.

Cumprimentos,
Rui
Rui_Rodrig
Rui_Rodrig
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 129
Idade : 66
Localização : Porto
Ocupação : Técnico Superior de Lazer
Interesses : Autos, motos, computadores e música
Data de inscrição : 16/02/2012
Pontos/Reputação : 197

Ir para o topo Ir para baixo

O meu Sistema Audio Empty Re: O meu Sistema Audio

Mensagem  joevalve 16/7/2013, 11:38

Boas

E que tal se porta esse dynavox com phono ? Numca ouvi, dai a minha curiosidade. Já experimentaste tirar a protecção metálica ?

cumps

jose mario

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

O meu Sistema Audio Empty Re: O meu Sistema Audio

Mensagem  Rui_Rodrig 16/7/2013, 17:31

Viva Joevalve:

Não faço a mais pequena ideia da entrada phono porque nunca a usei, isto para além do facto de que suporta entrada MM e MC, o que me parece capacidades a mais ... Shocked 
Tenho um gira-discos Thorens TD-166 com alguns anos mas neste momento está parado sem uso embora tenha sido revisto numa loja de alta-fidelidade aqui do burgo.

Quanto à grelha já a tirei por causa das etiquetas que caíram das válvulas de potência, mas voltei a fechar por segurança. Qualquer dia volto a abri-la e colo as etiquetas para ficar como deve ser. Mas não estou muito convencido em ter o Dynavox "aberto" ...

Cumprimentos,
Rui Rodrigues
Rui_Rodrig
Rui_Rodrig
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 129
Idade : 66
Localização : Porto
Ocupação : Técnico Superior de Lazer
Interesses : Autos, motos, computadores e música
Data de inscrição : 16/02/2012
Pontos/Reputação : 197

Ir para o topo Ir para baixo

O meu Sistema Audio Empty Re: O meu Sistema Audio

Mensagem  manel1 16/7/2013, 19:49

E que tal soa o sistema com esses novos componentes?

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

O meu Sistema Audio Empty Re: O meu Sistema Audio

Mensagem  Rui_Rodrig 18/7/2013, 10:37

Parece-me que a sala (15 m2) é muito pequena para "puxar" por qualquer um dos sistemas, porque já não gosto de ouvir música alto como quando era mais novo. O Roksan tem potência que sobra mas ainda não tem as colunas que pretendo ... O Dynavox, que está muito equilibrado com as Xavian, por vezes "zango-me" com o potenciómetro do volume porque sendo por degraus, não me permite ajustar, à noite, o volume a meu gosto ... O Scott tem estado parado, mas um dia destes começa outra vez a tocar ... Quanto ao NuForce, está pefeitamente adequado ao volume de som a que eu ouço à noite (7 watts RMS, 8 ohms), e toca muito bem ligado às Monitor Audio BR2 (90 dB), alimentado pelo tuner Pro-Ject ou pelo leitor de CD Philips CD-618.

Resumindo, ouço muito o NuForce, o Dynavox está, também, ao meu gosto. O Roksan ainda se encontra em fase de audições. Smile

Cumps,
Rui
Rui_Rodrig
Rui_Rodrig
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 129
Idade : 66
Localização : Porto
Ocupação : Técnico Superior de Lazer
Interesses : Autos, motos, computadores e música
Data de inscrição : 16/02/2012
Pontos/Reputação : 197

Ir para o topo Ir para baixo

O meu Sistema Audio Empty Re: O meu Sistema Audio

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos