Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ajuda caixa para woofer

4 participantes

Ir para baixo

ajuda caixa para woofer Empty ajuda caixa para woofer

Mensagem  Antero Pereira 27/9/2012, 21:53

boa noite a todos deste forum, gostava que dessem uma ajuda tenho um woofer da marca UNIT mas na net nao consigo encontrar referencias dele, nas caracteristicas que tem impresso atras tem o seguinte:
300 watts , 8 ohms , 25hz-5000hz, tem de diametro exterior 27cm e de cone 22.5cm, é possivel calcular a litragem de caixa?

o woofer é este

ajuda caixa para woofer DSCF1127

ajuda caixa para woofer DSCF1126

toda ajuda é bem vinda obrigado

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda caixa para woofer Empty Re: ajuda caixa para woofer

Mensagem  ughö 29/9/2012, 20:41

Dá uma olhada aqui:

http://forum.caraudiopt.com/index.php?PHPSESSID=j9d10kb8p0lmh7ejj81o93j4b6&topic=36255.20

a certa altura surge uma resposta que aponta para vários programas para calculo de caixas. Não testei nenhum nem sei se são fiaveis mas podes tentar e ver o que te parece. Aconselho a verificar os downloads com um anti-virus (não faço ideia se são seguros ou não). Apenas algo que encontrei e achei que poderia ser útil. Infelizmente nesse mesmo tópico existia muita informação interessante que foi removida mas ainda estão os tais programas.
ughö
ughö
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 285
Localização : Porto
Interesses : musica; fotografia
Data de inscrição : 30/04/2011
Pontos/Reputação : 285

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda caixa para woofer Empty Re: ajuda caixa para woofer

Mensagem  Carlomar 29/9/2012, 20:42

Gostava de ajudar mas sem conhecer os parâmetros TS não é possível calcular o volume ideal para esse woofer.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda caixa para woofer Empty Re: ajuda caixa para woofer

Mensagem  Antero Pereira 29/9/2012, 21:26

ughö escreveu:Dá uma olhada aqui:

http://forum.caraudiopt.com/index.php?PHPSESSID=j9d10kb8p0lmh7ejj81o93j4b6&topic=36255.20

a certa altura surge uma resposta que aponta para vários programas para calculo de caixas. Não testei nenhum nem sei se são fiaveis mas podes tentar e ver o que te parece. Aconselho a verificar os downloads com um anti-virus (não faço ideia se são seguros ou não). Apenas algo que encontrei e achei que poderia ser útil. Infelizmente nesse mesmo tópico existia muita informação interessante que foi removida mas ainda estão os tais programas.

obrigado mas esses programas necessitam dos outros parametros que eu nao sei.

Carlomar escreveu:Gostava de ajudar mas sem conhecer os parâmetros TS não é possível calcular o volume ideal para esse woofer.

pois com esse parametro tudo se simplificava mas como nao tenho, um teste que eu fiz foi com uma caixa selada de + - 10L e outra de +- 50L na pequena a batida é mais seca e precisa, na grande o grave torna-se mais extenso e profundo. este woofer e para umas colunas que vai ter um tweeter, uma coluna full-range e um woofer. a ideia é fazer uma caixa em pinho de 3cm de espessura para assim tentar evitar coluraçao.

abraço


Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda caixa para woofer Empty Re: ajuda caixa para woofer

Mensagem  Carlomar 29/9/2012, 22:00

Antero Pereira escreveu:... um teste que eu fiz foi com uma caixa selada de + - 10L e outra de +- 50L na pequena a batida é mais seca e precisa, na grande o grave torna-se mais extenso e profundo.
È muito vago, mas eu diria 30 a 40 litros.

Pode agarrar na caixa que tem de 50 litros e meter encher com areia para reduzir o volume experimentalmente.

De qualquer forma as caixas seladas normalmente não são muito criticas em relação ao volume.

Este tópico poderia ter mais ajuda se estive na secção Diy
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda caixa para woofer Empty Re: ajuda caixa para woofer

Mensagem  Antero Pereira 29/9/2012, 22:30

Carlomar escreveu:
Antero Pereira escreveu:... um teste que eu fiz foi com uma caixa selada de + - 10L e outra de +- 50L na pequena a batida é mais seca e precisa, na grande o grave torna-se mais extenso e profundo.
È muito vago, mas eu diria 30 a 40 litros.

Pode agarrar na caixa que tem de 50 litros e meter encher com areia para reduzir o volume experimentalmente.

De qualquer forma as caixas seladas normalmente não são muito criticas em relação ao volume.

Este tópico poderia ter mais ajuda se estive na secção Diy

eu pessoalmente gosto mais da batida da caixa pequena mas agora queria fazer umas definitivas e assim encontrar o volume ideal, umas medidas por alto que tirei para fazer as colunas ia ficar para o woofer á volta de 30L. que enchimento devo ulilizar ou so devo forrar as paredes da caixa? alguma loja ? tava a pensar um usar espuma de PU de 15mm e lã de poliester por cima que dizem?


peço á admnistraçao o favor de mover este topico para DIY

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda caixa para woofer Empty Re: ajuda caixa para woofer

Mensagem  Antero Pereira 30/9/2012, 12:18

Agora na seccao mais adequada conto com a ajuda dos mais entendidos

Abraco e obrigado

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda caixa para woofer Empty Re: ajuda caixa para woofer

Mensagem  Carlomar 30/9/2012, 12:42

Antero Pereira escreveu: ...tava a pensar um usar espuma de PU de 15mm e lã de poliester por cima que dizem?
Esta questão também não tem uma resposta fácil.

Eu costumo usar Drakalon que se vende nas retrosarias. É muito idêntico á lã de Polyester que falas.

A Visaton também tem esta lã de polyester branco sintético em saquinhos, na DIMOFEL por exemplo.

Também gosto de usar Lã de carneiro natural da VISATON. Este não há na Dimofel. Quem vendia antes era a Megaudio, mas fechou. A lã de carneiro tem mais capacidade absorvente que a lã de polyester.

Também já mandei vir daqui:
http://www.europe-audio.com/Product.asp?Product_ID=1934

Ou uma mistura de ambos.

Mas cada caso é um caso.

Como estes materiais não são caros deves tentar experimentalmente o que gostas mais.

Pode até ser o caso(raro) de funcionar melhor sem nada no interior. Alguns subwoofers funcionam sem material absorvente. O meu REL por exemplo.

O caso também difere se vai funcionar como médio-grave ou só grave.

Os absorventes também atenuam os médios.

Nos casos que tenho mais experiência, o médio-grave, aumentar a quantidade de amortecimento interno, permite um maior controlo do grave e menos coloração de caixa, mas retira musicalidade e médio á caixa. Por isso é um compromisso.

No teu caso, fiquei com a ideia que é só para grave. Tens de ser tu a escolher como vais gostar mais.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda caixa para woofer Empty Re: ajuda caixa para woofer

Mensagem  Mfigueiredo 1/10/2012, 17:06



Num dos últimos projectos que fiz, utilizei lã natural e gostei do resultado. Mas nada substitui a experiência com mais alternativas.

O volume da caixa depende do tipo desta. As mais utilizadas são com "Bass-reflex" (pórtico de graves) que tem de ser calculado em função dos parâmetros do altifalante (que são desconhecidos). A capacidade da caixa, a partir de certo volume deixa de ser tão relevante. Uma caixa maior pode ser sempre afinada com preenchimento de inertes.

Penso que 40 a 50 litros seria um bom ponto de partida para vir reduzindo a gosto.

Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda caixa para woofer Empty Re: ajuda caixa para woofer

Mensagem  Antero Pereira 10/10/2012, 21:49

boa noite

depois de alguns calculos cheguei as medidas de 55cmx30cmx25cm em madeira maciça de pinho de 3cm de espessura,a caixa nao vai ter parafusos os paineis encaixam todos entre si, vou usar cola de madeira nos encaixes e cola e veda por dentro no cantos que dizem?
tenho por ca alguma tela de asfalto de 3mm aconselham forrar as paredes internas com ela?

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda caixa para woofer Empty Re: ajuda caixa para woofer

Mensagem  Carlomar 15/10/2012, 22:49

Parece-me bem.

quanto á tela asfaltica, ... quando não sei prefiro não dizer nada.

Se fosse MDF, que é muito ressonante, eu colocava as telas.

Mas como é madeira... ajuda caixa para woofer 16044 eu deixava ficar a madeira ao natural.

È só uma opinião.

O comportamento acustico muitas vezes é imprevisivel.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda caixa para woofer Empty Re: ajuda caixa para woofer

Mensagem  Antero Pereira 16/10/2012, 20:27

Carlomar escreveu:

Mas como é madeira... ajuda caixa para woofer 16044 eu deixava ficar a madeira ao natural


Entao dizes nao fazer nada ás paredes internas deixa-las como estão?

Se fizer ums furos (so a ponta da broca) uns pequenos outros maiores aleatoriamente no interior e cobrir com selicone irá reduzir algumas ressonancias que possam aparecer?

que dizem

esta cabeça nao pára sao muitas ideias a surgir mas antes de as por em pratica gosto de partilhar e obter outras opiniões de quem tem mais experiencia que eu.

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda caixa para woofer Empty Re: ajuda caixa para woofer

Mensagem  Carlomar 16/10/2012, 23:32

Carlomar escreveu:

Entao dizes nao fazer nada ás paredes internas deixa-las como estão?
Estava a referir-me á tela asfaltica, tipo tela de alcatrão ou outro material betuminoso.


Em relação a material absorvente, (polyester ou lá de carneiro) mante-se aquilo que disse anteriormente.
Usar com moderação, escutar e afinar ao gosto.

Essa do silicone nunca vi fazer, acho que já estás a inventar demais.

Mas se houver forma de tornar o interior da coluna irregular, evitando superficies paralelas, tanto melhor.

Por exemplo a Xavian que fabrica (na minha opinião) excelentes caixas usa pequenas piramides para tornar as superficies irregulares e evitar ondas estacionárias, cancelamentos e reverberação de caixa.

ajuda caixa para woofer 080sn

Usar paredes não paralelas também ajuda mas dificulta a construção da caixa.

Por exeplo as minhas colunas que se encontram no meu Avatar, praticamente não tem superficies paralelas, exceto entre fundo e teto.


ajuda caixa para woofer Cmaudio2and3

Teoricamente é assim, na pratica ás vezes nem tanto, por isso devemos experiemntar.

E fica o aviso:

Contruir umas colunas é fácil.
Afinar uma colunas é dificil.
Contruir umas colunas muitos boas é MUITO dificil.
Bem mais dificil do que construir um bom amplificador.

Eu nunca construi umas colunas que possa considerar Muitos boas, embora agora estou bastante satifeito com as minhas mini-monitoras que estou a desenvolver com base num excelente Médio da DAVIS Acoustics.

Estas são as mais simples que já construi e com os melhores resultados.
Uma caixa vulgar com paredes paralelas, duas a duas de apenas 4 a 5 litros com portico Bass Reflex(mal necessário) na traseira e um tweter SB 29RDC desacoplado por meio de borrachas da caixa principal com crossover exterior e igualmente desacoplado da caixa do medio-grave.
Crossover de 1 ordem minimalista.

Este cone de Kevlar da DAVIS é excelente e tem uma sensibilidade simpatica de 91dbs.
De tal forma que encostei os Scan Speak.

ajuda caixa para woofer P1060470e





Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda caixa para woofer Empty Re: ajuda caixa para woofer

Mensagem  Carlomar 18/10/2012, 20:47

O topico do Vinyl 33 sobre os Bass extenders, tem em comum com este seu projecto, o facto de ser também uma caixa de graves e também usou o mesmo tipo de madeira - pinho.

Repare no revestimento interno usado. Poderá trocar ideias com ele sobre o porque dos materiais usados.

No entanto há uma ENORME diferença entre as caixas de graves do Vinyl33 e as suas:

Ele parte de um projecto conhecido e com provas dadas de bom funcionamento e aproveitamento dos componentes.
Todos os dados, dimensões das caixas, Volume interno, volume, esquema do crossover, etc, são conhecidos.

Eu sei que a sua ideia foi aproveitar os woofers, mas se não formos construtores experientes e com equipamentos de medida, é sempre preferivel partir de um projeto conhecido.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda caixa para woofer Empty Re: ajuda caixa para woofer

Mensagem  Antero Pereira 18/10/2012, 21:11

de facto estou a seguir atentamente o topico do vinyl 33, vou entrar em contacto com ele para tirar umas ideias.

obrigado e abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda caixa para woofer Empty Re: ajuda caixa para woofer

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos